Boletim de balneabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente aponta trechos impróprios em Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, Tibau do Sul e Baía Formosa
Quem vai curtir o Carnaval no litoral potiguar precisa redobrar a atenção antes de entrar no mar. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) divulgou, nesta sexta-feira (13), o mais recente boletim de balneabilidade, apontando que 11 trechos de praias estão impróprios para banho. A lista inclui pontos turísticos famosos em Natal, na região Metropolitana e no Litoral Sul do estado.
Onde ficam as praias impróprias no RN para o Carnaval 2026
De acordo com o relatório do Idema, os banhistas devem evitar o contato com a água nos seguintes locais, distribuídos por Baía Formosa, Tibau do Sul, Nísia Floresta, Parnamirim e na capital potiguar:
Baía Formosa
Bacupari (Rua Antônio Henrique Souto)
Porto (Praça da Conceição)
Tibau do Sul
Sibaúma (Restaurante Sabores do Mar)
Nísia Floresta
Pirangi do Sul (Igreja)
Foz do Rio Pirangi
Parnamirim
Rio Pirangi (Ponte Nova)
Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium)
Natal
Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza)
Praia dos Artistas (Centro de Artesanato)
Praia do Meio (Quiosque 13)
Redinha (Rio Potengi)
Como funciona o monitoramento de balneabilidade no litoral potiguar
A análise que resulta na classificação das praias impróprias é realizada pelo Programa Água Azul, uma parceria entre o Idema, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern).

Durante o verão, o programa ampliou o número de pontos monitorados. Atualmente, são 51 trechos analisados ao longo de toda a costa do estado, abrangendo desde Tibau, no Oeste potiguar, até Baía Formosa, no Litoral Sul. Esse número é 18 pontos superior à média monitorada durante o restante do ano.
Critérios técnicos para definição das praias impróprias
A classificação da água como própria ou imprópria segue rigorosamente os critérios estabelecidos por uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O órgão utiliza como parâmetro principal a quantidade de coliformes termotolerantes (popularmente conhecidos como coliformes fecais) presentes na água.

O boletim divulgado nesta sexta tem validade durante todo o feriado de Carnaval. A vigência se estende até a próxima quinta-feira (19), quando um novo levantamento será publicado pelo instituto na sexta-feira (20). O Idema recomenda que os turistas e moradores consultem a lista completa antes de escolher o local para mergulho, a fim de evitar riscos à saúde.
Foto: Sandro Menezes/Governo do RN / Danny Nunes/Idema
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







