André Mendonça afirma que “bom juiz não é estrela” e defende humildade no exercício do poder

André Mendonça afirma que “bom juiz não é estrela” e defende humildade no exercício do poder

Ministro do STF participou de evento da OAB no Rio de Janeiro e falou sobre tomada de decisões difíceis na magistratura

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, afirmou nesta sexta-feira (20) que o papel do juiz não é buscar protagonismo, mas decidir com responsabilidade e equilíbrio. A declaração foi feita durante evento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio de Janeiro.

“Bom juiz não é estrela”, disse o ministro. “Como eu sou cristão, peço que julgue da forma certa, reconhecendo que não somos perfeitos.”

Mendonça destacou que tomar decisões difíceis faz parte da função pública e orientou magistrados a não temerem o processo decisório. “Não tenha medo de tomar decisões. Se estiver errado, peça desculpas e corrija a rota, mas não deixe de decidir.”

Coragem e humildade na magistratura

O ministro também discorreu sobre o conceito de coragem no exercício da função judicante. “Coragem é a capacidade de, no meio da adversidade, ter tranquilidade para decidir. Não é falar alto, ser arrogante ou subir o tom. Coragem não é irracionalidade; é tomar decisões de forma racional, justificada e motivada.”

Mendonça defendeu ainda a humildade como virtude essencial para os magistrados. “Humildade não é fraqueza, é grandeza. É saber que, no fundo, você não é mais do que ninguém.”

O ministro ressaltou que não busca protagonismo no STF e que os integrantes da Corte devem agir com responsabilidade para preservar a confiança da sociedade na instituição.

Voo do ministro sofreu falha mecânica

Antes de participar do evento no Rio de Janeiro, Mendonça teve um voo abortado na noite de quinta-feira (19) após o piloto identificar uma falha mecânica na aeronave. De acordo com informações apuradas pela coluna da jornalista Manoela Alcântara, do Metrópoles, o avião pertencia à Latam.

O ministro estava em Brasília e participou da sessão plenária com os demais ministros do STF. Com a falha, o voo que sairia do Aeroporto Internacional de Brasília com destino ao Santos Dumont foi remarcado para esta sexta-feira (20).

Mendonça embarcou em outro voo para o Rio de Janeiro, onde participou da palestra na OAB. A Latam não se pronunciou sobre o episódio até a publicação desta matéria.

Fotos: Carlos Moura/SCO/STF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade