Governo do RN nomeia 178 novos policiais civis após decisão judicial

Governo do RN nomeia 178 novos policiais civis após decisão judicial

Nomeação de policiais civis no RN ocorre após decisão judicial e publicação no Diário Oficial

O Governo do Rio Grande do Norte nomeou 178 novos policiais civis nesta quinta-feira (2), conforme publicação no Diário Oficial do Estado. A convocação contempla candidatos aprovados no último curso de formação, concluído em fevereiro deste ano, e integra o processo de recomposição do efetivo da Polícia Civil.

Os nomeados são 134 agentes de polícia civil, 25 delegados e 19 escrivães. A publicação oficializa um anúncio feito anteriormente pelo governo, no dia 24 de fevereiro, quando havia sido informada a nomeação de 161 policiais. Na ocasião, a medida ainda não havia sido formalizada no Diário Oficial.

A nomeação ocorre após decisão da Justiça do Rio Grande do Norte, que, em março, atendeu a um pedido do Ministério Público e determinou que o governo estadual nomeasse todos os candidatos aprovados nas etapas do último curso de formação. A decisão também estabeleceu a necessidade de novas convocações e a realização de concurso público até que pelo menos 50% dos cargos previstos em lei para a Polícia Civil sejam ocupados.

De acordo com o Ministério Público, o estado possui mais de 3 mil cargos vagos na corporação. Apesar da determinação judicial, a nomeação publicada nesta quinta-feira corresponde apenas ao preenchimento de vagas abertas em decorrência de aposentadorias, exonerações, demissões ou falecimento de servidores.

O governo estadual informou que a medida faz parte de um conjunto de ações voltadas para a segurança pública, incluindo recomposição de efetivo, investimentos em estrutura, modernização de unidades e uso de tecnologia. Também foi mencionada a valorização dos profissionais como parte das diretrizes adotadas.

Segundo o governo, desde 2019 já foram nomeados 905 policiais civis no estado, o que representa a renovação de cerca de 75% do efetivo existente naquele período. A atual convocação é apresentada como continuidade desse processo.

Nas redes sociais, candidatos aprovados no curso de formação que não foram convocados manifestaram posicionamento sobre a nomeação. Em publicações, há cobranças pelo cumprimento integral da decisão judicial que determinou a convocação de todos os aprovados.

Entre os relatos, candidatos destacam que deixaram atividades profissionais para participar do curso de formação e aguardam a nomeação. As manifestações mencionam a existência de déficit na Polícia Civil e a expectativa de que as vagas sejam preenchidas conforme a decisão da Justiça.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade