Casa Escola realiza exposição pedagógica convidando alunos a refletir sobre os limites e as fronteiras para o conhecimento

Casa Escola realiza exposição pedagógica convidando alunos a refletir sobre os limites e as fronteiras para o conhecimento

Exposição pedagógica da Casa Escola, que acontece nesta sexta-feira (23) e sábado (24), convida a refletir sobre as fronteiras do mundo real e virtual.

No ano em que se comemora 39 anos de atuação em Natal/RN, a Casa Escola propõe um mergulho nas fronteiras visíveis e invisíveis do nosso dia a dia. Desde o início deste ano, os alunos são estimulados a desbravar os mundos real e virtual em busca de mais conhecimento a respeito dos limites que existem neles. Na próxima sexta-feira (23) e sábado (24), os estudantes irão apresentar o resultado de suas pesquisas na 31º Exposição Pedagógica, que tem como tema Fronteiras.

Nos últimos meses, os alunos e a equipe escolar se empenharam em desvendar as nuances do tema proposto. Foram muitas leituras, poesias, músicas, experimentos e uso de tecnologia. O Ensino Fundamental II, por exemplo, construiu hologramas para explicar as fronteiras imaginárias/virtuais aos visitantes da exposição, com a orientação do Laboratório de Educação Tecnológica da Casa Escola, uma parceria da instituição com a Robô Ciência.

A professora de Português, Thayane Morais, explica que o subtema de um dos grupos do Ensino Fundamental II é ‘Quebra de Fronteiras’. “A intenção dos alunos é que os visitantes da Exposição possam experimentar a sensação de vivenciar a virtualidade e perceber como se mistura com a realidade em que vivemos, da mesma forma que jogos como Pokémon Go fazem: unem tecnologia e mundo real”, explica Morais.

Já os alunos do 1° ano matutino, se dedicaram a estudar o subtema ‘Fronteiras culturais e territoriais dos povos indígenas’. Ao explorar os costumes que herdamos da cultura indígena, as crianças se surpreenderam ao tomar conhecimento que o uso de redes de balanço e o banho diário são apenas duas das muitas coisas que a sociedade herdou desses povos.

A influência indígena no nosso vocabulário também foi um ponto estudado pelos alunos. Durante as aulas, descobriram que muitas palavras do Português brasileiro são de origem indígena, principalmente nomes de animais, plantas e frutas. Com esse conhecimento, a turma apresentará durante a exposição um mini dicionário com alguns desses termos, ilustrado e produzido pelos próprios estudantes.

Os nossos estudantes se empenharam bastante em suas pesquisas, debates e se aprofundaram, tudo segundo as possibilidades de cada turma, como sempre. Teremos uma Exposição divertida, curiosa, interessante, que, para além disso, será também um local de encontros e maior socialização entre as famílias”, comemora Priscila Griner, diretora da escola.

A Exposição Pedagógica ‘Fronteiras’ tem as apresentações no turno da tarde na sexta-feira (23) e pela manhã no sábado (24), sendo este último aberto ao público externo à Casa Escola. Para saber mais sobre o evento basta acessar o Instagram da escola (@casaescola) e conferir a programação oficial.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo