O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) indeferiu, na segunda-feira (27.set.2022), as candidaturas de Lourdes Melo e Cloves José, que concorriam ao Governo do Piauí pelo PCO (Partido da Causa Operária). Os registros foram indeferidos por causa da perda de prazo para a substituição do candidato a vice-governador.
Lourdes viralizou nas redes sociais após participar de um debate em uma televisão local do Piauí no dia 16 de agosto e rebater o apresentador. Na ocasião, o jornalista Joelson Giordani, da TV Cidade Verde, pediu que ela formulasse uma pergunta de tema livre para qualquer um dos candidatos. Lourdes, porém, iniciou a fala dizendo: “Então, gente… a gente vem para um debate desse…”. Nesse momento, ela foi interrompida pelo mediador, que cobrava a pergunta.
A candidata não gostou da interrupção e rebateu: “Ah, você quer me calar?”. O apresentador explicou as regras do debate para Lourdes, que novamente o rebateu dizendo: “Ah, você quer proteger os candidatos?”.
De acordo com a imprensa local, a chapa trocou o nome do vice por três vezes durante o processo eleitoral deste ano. O primeiro vice de Lourdes, Ronaldo Soares, renunciou no dia 31 de agosto e teve a desistência homologada pelo TRE-PI no dia 10 de setembro. Surgiu, então, a segunda candidata a vice, Grazielle Alves, que renunciou no dia 12 de setembro. Sua renúncia foi homologada no mesmo Tribunal. A data era o último dia para registro de um novo substituto, visto que a Lei Eleitoral determina que essas alterações ocorram até 20 dias antes do pleito eleitoral.
Porém, segundo o TRE-PI, o registro de candidatura de Cloves José dos Santos – atual vice – só aconteceu na madrugada do dia 13 de setembro. Segundo o TRE-PI, quando a substituição ocorreu, já estava fora do prazo. Os candidatos têm três dias para recorrer da decisão.
Foto: Reprodução
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







