Segundo a prefeitura, o projeto de enrocamento e de engorda de Ponta Negra será realizado de forma pausada para evitar transtornos na região.
Após a emissão da Licença de Instalação e Operação (LIO) para a implantação do enrocamento de Ponta Negra por parte do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), realizou a assinatura da ordem de serviço para as obras de enrocamento e de engorda de Ponta Negra. Segundo a gestão municipal, serão investidos cerca de R$ 100 milhões em recursos da gestão municipal e do Governo Federal no conjunto de intervenções, que incluirá posteriormente a engorda, com o aumento da faixa da praia.
A solenidade ocorreu nesta terça-feira (11.out.2022) no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. Na ocasião, o prefeito celebrou o início das obras e falou da importância das intervenções para o turismo local. “Hoje começamos a reescrever a história do nosso principal cartão postal e também da nossa cidade. O futuro da nossa cidade com o início das obras de enrocamento e de engorda da praia de Ponta Negra é muito promissor. Vamos incrementar e potencializar o turismo, nossa principal atividade econômica, com a geração de novos empregos, empreendimentos e divisas”, disse Álvaro.
Segundo a prefeitura, a obra de enrocamento e de engorda de Ponta Negra faz parte de um projeto que já existe nas proximidades do Morro do Careca e que terá mais 1.173 metros de extensão. A previsão é de que sejam construídas também uma proteção costeira com sete escadas e quatro rampas de acesso à praia. O projeto será realizado de forma pausada para evitar transtornos aos turistas e banhistas que trafegam pelo local. Nessa etapa do enrocamento, serão investidos R$ 23,5 milhões.
A prefeitura explicou ainda que a chamada engorda de Ponta Negra virá na sequência do projeto e deve ser iniciada nos próximos meses. Quando estiver concluída, vai deixar a faixa de areia com 100 metros na maré seca e com 50 metros na maré cheia. A intervenção acontecerá da área do Morro do Careca e se estenderá até imediações do Hotel Serhs. A complementação do enrocamento, protegendo a zona costeira, partindo do final do calçadão até um pouco depois do Serhs, já começa nos próximos dias. A expectativa é de que os serviços sejam realizados em pouco mais de 12 meses.
Foto: Alex Régis/ Secom
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.