Operação apreende 120 toneladas de farinha de trigo por sonegação de impostos em Parnamirim

Operação apreende 120 toneladas de farinha de trigo por sonegação de impostos em Parnamirim

Duas carretas carregadas com 60 toneladas do produto seriam transportadas para tentar distribuir o derivado do trigo em bairros de Parnamirim

120 toneladas de farinha de trigo irregular foram apreendidas em Parnamirim durante uma operação de fiscalização de rotina de auditores fiscais da Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN). O caso aconteceu no último sábado (24.dez.2022), em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal.

Segundo a SET-RN, duas carretas carregadas com 60 toneladas do produto seriam transportadas para tentar distribuir o derivado do trigo em bairros de Parnamirim com documentação fiscal irregular.

O valor avaliado da carga é de R$ 506 mil. De acordo com a secretaria, a multa e o imposto devido juntos, somam R$ 167 mil, que seriam sonegados. A carga vai ficar retida até que os responsáveis paguem pelo imposto devido.

As equipes flagraram o descarregamento de 2.400 sacos de 25 quilos de farinha no depósito de um estabelecimento, no bairro de Santos Reis, em Parnamirim. Além dessa descoberta, uma segunda carreta, que repassava a carga para outro empreendimento no bairro Monte Castelo, também em Parnamirim, também foi flagrada pela equipe da SET-RN.

Durante as inspeções, os auditores constataram que as 120 toneladas de farinha de trigo tinham notas fiscais que indicavam outros estados como destino, e não o Rio Grande do Norte, o que configura uma fraude fiscal, enquadrada como crime contra a ordem tributária.

Segundo a SET-RN, a operação deflagrada faz parte do calendário de fiscalização da Receita Estadual, que intensifica as inspeções e abordagens ao transporte de mercadorias neste período de fim de ano, quando é registrado um maior volume de tráfego de veículos cargueiros pelas rodovias do estado.

A secretaria informou ainda que a farinha de trigo está entre os itens que são apreendidos com regularidade pela fiscalização da SET-RN, juntamente com artigos de confecção – o recordista em irregularidades, gêneros alimentícios e combustíveis.

Ainda segundo a secretaria, mais de 60 milhões de mercadorias irregulares foram apreendidas em 2022.

Foto: Divulgação/SET-RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal