Golpistas têm se aproveitado dos ataques criminosos para enganar pessoas e pedir transferências via pix
Golpistas estão se aproveitando da onda de ataques criminosos no Rio Grande do Norte para enganar a população e solicitar transferências via pix. A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e a Polícia Militar emitiram um alerta nesta terça-feira (21.mar.2023) sobre os golpes.
De acordo com o comunicado, os golpistas estão se aproveitando do contexto atual para disseminar supostas “ordens” de fechamento do comércio em algumas regiões, impondo o pânico na população. Eles solicitam a transferência de valores por meio do Pix.
O alerta destaca que se alguém receber uma ligação ou mensagem ameaçando o incêndio ou disparo de arma de fogo em imóveis ou estabelecimentos comerciais, e exigindo algum tipo de pagamento para evitar que isso ocorra, acione imediatamente as autoridades através dos telefones 190 e 181.
O alerta ainda ressalta que não se deve fazer qualquer tipo de transferência e que é importante informar à polícia. Segundo a PM, esse tipo de crime é considerado extorsão e está previsto no Código Penal Brasileiro (Artigo 158), podendo resultar em prisão de 4 a 5 anos.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.