Painel instalado na Praça de Alimentação aponta que, até o mês de abril, 52 toneladas de resíduos foram reciclados com ajuda do empreendimento
Em mais uma ação de comprometimento com a sustentabilidade, o Natal Shopping instalou em sua Praça de Alimentação um “Reciclômetro”, dispositivo que acompanha em tempo real o volume de resíduos que foram reaproveitados ou enviados para o descarte correto com apoio do empreendimento. Neste dia 17 de maio, quando é celebrado o Dia da Reciclagem, o NAT reforça seu envolvimento permanente nas causas de preservação ambiental, sempre com o objetivo de incentivar a população a adotar práticas sustentáveis.
Conforme dados do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Estado do Rio Grande do Norte (SindRecicla-RN), na última década a indústria da reciclagem e de descartáveis do Rio Grande do Norte cresceu mais de 300%. No entanto, atualmente, apenas 18% do lixo produzido localmente é reaproveitado.
Também na Praça de Alimentação do Natal Shopping, os clientes têm à sua disposição um Hub da Reciclagem, onde os resíduos produzidos em casa como papel e papelão, alumínio, vidro, plástico, lixo eletrônico, pilhas e baterias, cápsulas de café, tampinhas de plástico e até lâmpadas e óleo de cozinha usado podem ser entregues para o descarte correto.
Todo o material é destinado a cooperativas de reciclagem ou instituições que reaproveitam os resíduos: o óleo de cozinha é destinado para uma Organização Não Governamental onde o material é usado para produção de sabão; e a cada 150 kg de tampinhas plásticas arrecadadas, uma cadeira de rodas é doada a uma instituição social, por exemplo.
Além disso, o shopping também abriga uma Retorna Machine atrelada ao projeto Vale Luz, do grupo Neoenergia, onde os clientes podem depositar seus resíduos sólidos – latas de alumínios, garrafas pet e outros – em troca de pontos que podem ser resgatados como descontos na conta de energia elétrica ou revertidos em doações para as entidades assistenciais. O aparelho fica no Espaço Coworking, no piso L2.
No NAT, ainda acontece uma ação em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) para a reutilização das sobras de alimentos deixadas nas bandejas dos clientes da praça de alimentação. Esse material orgânico é separado na central de bandejas e transportado para a sede da instituição, onde é transformado em adubo antes de retornar para as prateleiras do shopping, no espaço Sustentabilidade Transforma, no piso L2, completando o ciclo de atividade sustentável. Com o valor arrecadado, ações socioeducativas são beneficiadas.
Felipe Furtado, superintendente do empreendimento, reforça que essas iniciativas são prioridade para a governança do Natal Shopping e sua administradora, a Ancar Ivanhoe. “Em 2022, foram 89 toneladas de resíduos destinados para cooperativas de reciclagem ou locais de descarte adequado e, para este ano, queremos aumentar esse volume. Até o mês de abril, já registramos 52 toneladas com esse destino, o que nos dá uma taxa de reciclabilidade de quase 25%, um número muito satisfatório para o ritmo que queremos manter”, afirma.
Outras iniciativas sustentáveis
Além da reciclagem, no Natal Shopping outras iniciativas foram adotadas para diminuir o impacto ambiental do empreendimento, como a substituição de lâmpadas fluorescentes por modelos de LED; a adoção de clarabóias nos corredores para aproveitar a luz natural durante o dia e até estratégias tecnológicas, como um software de automação responsável por monitorar o consumo de água em toda a estrutura para evitar desperdícios por vazamentos.
Outra estratégia para preservar água é o sistema de Osmose Reversa que reaproveita um volume que seria descartado no tratamento da água do poço que abastece o shopping e destina esse volume para os mictórios dos banheiros masculinos, sanitários e irrigação de jardins.
As torneiras do empreendimento também têm instalado um equipamento conhecido como “arejador”: a peça redistribui a saída d’água reduzindo sua vazão, o que diminui o fluxo, mas mantém a sensação de volume na lavagem das mãos. Com isso, até 60% do volume utilizado nas torneiras consegue ser economizado.
Educação ambiental para os pequenos
E educar as próximas gerações também é um dos compromissos do shopping relacionados ao cuidado com o meio ambiente. Com a ajuda da mascote Naty, uma elefantinha muito engajada, o shopping dialoga com o público infantil em ações nas escolas públicas do seu entorno, com apresentação da peça Naty e a Natureza e distribuição do livro homônimo.
“Sabemos que tudo que a gente faz atualmente precisa continuar no futuro, então com a ajuda da Naty conseguimos apresentar o tema da educação ambiental para crianças pequenas, que muitas vezes, levam esse assunto pra casa, conversam com os pais e assim, um passo de cada vez, conseguimos ajudar a construir um futuro diferente”, explica Diana Petta, gerente de marketing do shopping.
Para receber a programação do Naty nas Escolas, os gestores escolares devem entrar em contato com a equipe de marketing do Natal Shopping através do email [email protected].
Foto: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.