Arrematado por R$ 320 milhões, terminal aéreo será comandado por suíços pelos próximos 30 anos
Nesta sexta-feira (19.mai.2023), ocorreu o primeiro leilão de relicitação da aviação nacional. Conduzido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na Bolsa de Valores de São Paulo, o Aeroporto de Natal, localizado em São Gonçalo do Amarante, foi arrematado pela empresa Zurich Airport International. O lance vencedor atingiu R$ 320 milhões, o que representa um valor 41% acima do mínimo estabelecido para o terminal.
A empresa vencedora do leilão precisará cumprir obrigações prévias antes de assinar o contrato, que será de 30 anos. Após a assinatura, serão realizados os pagamentos de outorga, marcando o início efetivo do contrato com a Zurich Airport.
A governadora Fátima Bezerra (PT) expressou sua satisfação com a aquisição do aeroporto pela empresa suíça Zurich. “Ficamos imensamente felizes com o arremate pela empresa suíça, Zurich, no nosso principal aeroporto. Tenho certeza que teremos excelentes resultados em captação de novas rotas para o Rio Grande do Norte, bem como o protagonismo do nosso destino. Agora é trabalhar com a empresa vencedora”, disse.
Aninha Costa, secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, explicou que a parceria com a Zurich possibilitará atrair novas rotas, investimentos e fortalecer a colaboração com o governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur). “Ter um concessionária aeroportuária forte é peça fundamental para o desenvolvimento do turismo e para a economia potiguar”, disse.
Além de Fátima Bezerra e Aninha Costa, acompanharam o leilão o vice-governador Walter Alves e pelos secretários de Estado: Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico), Gustavo Coelho (Infraestrutura), Virgínia Ferreira (SEGRI) e Daniel Cabral (Asscom). Também estiveram presentes o deputado federal Fernando Mineiro, a deputada estadual Divaneide Basílio, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, e o gerente de feiras e mercados da Embratur, Bruno Reis.
A nova controladora do aeroporto
A Zurich Airport Brasil é uma empresa do grupo Zurich Airport, responsável pela operação de 100% dos aeroportos de Florianópolis (SC), Macaé (RJ) e Vitória (ES), por meio de contratos de concessão com duração de 30 anos. Em Belo Horizonte (MG), o grupo suíço também opera, em parceria com os grupos CCR e Infraero, o Aeroporto de Confins desde 2014.
O Grupo Zurich Airport está envolvido na operação de nove aeroportos ao redor do mundo. Além do Aeroporto de Zurique, na Suíça, a empresa concentra seus investimentos na América Latina, onde atua nos aeroportos de Bogotá (COL), Curaçao, Iquique e Antofagasta, no Chile. Em 2019, a empresa também conquistou a concessão para construir e operar o segundo aeroporto de Nova Delhi, na Índia.
Foto: Ilustração/POR DENTRO DO RN/Arquivo
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.