Governo assina acordo para realizar concurso do IDEMA

Governo assina acordo para realizar concurso do IDEMA

riado em 1974, o IDEMA nunca havia realizado um concurso público

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), assinou, nesta terça-feira (6.jun.2023), um Termo de Ajuste de Gestão com o Ministério Público de Contas para viabilizar o primeiro concurso público do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA). O acordo foi celebrado na sede do Tribunal de Contas do Estado.

Criado em 1974, o IDEMA nunca havia realizado um concurso público e conta atualmente com uma equipe composta principalmente por agentes temporários, responsáveis pela fiscalização e licenciamento ambiental. A governadora ressaltou a importância de um órgão bem estruturado e servidores valorizados para cumprir a missão de promover o desenvolvimento sustentável.

O Rio Grande do Norte destaca-se como líder no campo das energias renováveis no Brasil e na América Latina, com a adoção da transição energética para uma economia de baixo carbono. A governadora afirmou que a transição energética tão necessária para o planeta já aconteceu no estado.

No entanto, a realização do concurso público do IDEMA só foi possível mediante o acordo com o Ministério Público de Contas, já que o estado se encontra acima do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O procurador-geral do Ministério Público de Contas,Luciano Silva Costa Ramos, ressaltou a importância do termo de ajuste e a necessidade de conciliar a sustentabilidade financeira com a sustentabilidade ambiental.

O IDEMA necessita de 180 profissionais efetivos para preenchimento de cargos, de acordo com um diagnóstico e plano de reestruturação administrativa. O concurso público é fundamental para atender a essa demanda. O diretor-presidente do IDEMA, Leonlene de Sousa Aguiar, destacou a importância do acordo para o desenvolvimento econômico do estado, não se limitando apenas ao plantio de árvores, mas abrangendo setores como mineração, turismo e outros projetos que requerem atenção e serviços públicos adequados.

O edital do concurso público está previsto para ser publicado em dezembro, e as nomeações devem ocorrer a partir de maio de 2024. Além do IDEMA, o governo do Rio Grande do Norte está em diálogo com o Ministério Público de Contas para a realização de um concurso geral para todos os órgãos do Executivo. A assinatura do acordo contou com a presença de autoridades governamentais e representantes dos órgãos envolvidos, ressaltando o compromisso em fortalecer o desenvolvimento sustentável do estado.

Foto: Sandro Menezes – Assecom/RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo