O grupo realizará a apresentação do espetáculo Nuvem de Pássaros nas cidades onde as oficinas serão ministradas
Em sequência à série de oficinas realizadas nos municípios do Rio Grande do Norte, o grupo Movidos Dança está prestes a chegar às cidades de Portalegre (09/06) e Carnaúba dos Dantas (10/06). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site (www.movidosdanca.com) ou nos locais indicados pelas Prefeituras. Há um limite de 25 vagas disponíveis. As oficinas são destinadas a jovens acima de 14 anos, e o público-alvo é aberto a todas e todos, pessoas com ou sem deficiência, as diversas etnias, os diversos gêneros. Os interessados podem entrar em contato através das redes sociais do grupo de dança (@movidosdanca).
As aulas serão ministradas pelos bailarinos Ariadna Medeiros, professora de danças urbanas com formação em Pedagogia e pós-graduada em dança pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e Michael Skimo, professor de breakdance e estudante de Licenciatura em Dança na UFRN. Elas terão como base a coreografia do espetáculo Nuvem de Pássaros, apresentado pelo grupo.
De acordo com Daniel Silva, um dos fundadores do grupo, a expectativa é de que o projeto seja um marco importante para divulgar a arte produzida no estado e para que mais pessoas possam reconhecer o potencial artístico, cultural e social desses processos nas cidades. O Laboratório Movidos à Dança é a continuação de uma ação iniciada em 2022 e representa a expansão das atividades do grupo para o interior.
Em agosto, o grupo apresentará o espetáculo Nuvem de Pássaros em cada um dos municípios onde as oficinas serão realizadas. A obra coreográfica foi inspirada na trajetória de espécies que compartilham rotas de voo para enfrentar diferentes climas e ameaças. A direção e coreografia são de Anderson Leão, e a peça é encenada pelos bailarinos Rodolpho Santos, Ariadna Medeiros, Daniel Silva, Jamaica Macedo e Michael Skimó.
“Através da circulação do espetáculo Nuvem de Pássaros e da realização da oficina de dança contemporânea, esperamos contribuir para a redução das disparidades no acesso aos bens culturais, promovendo a democratização da arte por meio de atividades gratuitas”, afirma Daniel Silva
O Laboratório Movidos à Dança conta com o patrocínio do Governo do Estado do RN, da Secretaria Extraordinária de Cultura, da Fundação José Augusto, da Neoenergia COSERN e do Instituto Neoenergia, por meio do Edital Transformando Energia em Cultura, através da Lei Câmara Cascudo. A produção é realizada pela Mapa Realizações Culturais, com o Movidos Dança como responsável pelo projeto.
Movidos Dança
Movidos Dança é um grupo de dança contemporânea sediado em Natal/RN que tem como objetivo promover uma nova perspectiva para a dança na investigação da identidade de corpos diversificados sem delimitar padrões estéticos tradicionais como meio para a execução da cena artística. O grupo foi idealizado pelo coreógrafo e diretor artístico Anderson Leão e pelo bailarino Daniel Silva, em 2018. Desde então, o grupo, composto por pessoas com e sem deficiência, tem se dedicado aos estudos do movimento contemporâneo, com a proposta de fomentar e oferecer ao cenário cultural um espaço de possibilidades para a cena artística com corpos diversificados.
Serviço:
Período de inscrições e ciclo de oficinas do Laboratório Movidos à Dança
Portalegre
Inscrições: 02 a 09 de junho (no site www.movidos.com.br)
Oficina: 09/06 (18h às 21h), local a definir
Carnaúba do Dantas
Inscrições: 02 a 09 de junho (no site www.movidos.com.br)
Oficina: 10/06 (14h às 17h), no CRAS
Foto: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.