Americanas entrega documentos à CPI com indícios de fraude contábil e participação de auditorias e bancos

Americanas entrega documentos à CPI com indícios de fraude contábil e participação de auditorias e bancos

As informações foram publicadas pelo Estadão

A Americanas entregou, na última terça-feira (13.jun.2023), à CPI da Câmara dos Deputados documentos que indicam que a diretoria tinha uma versão falsa do balanço da empresa para ser apresentada ao Conselho de Administração e ao mercado. As informações foram publicadas pelo Estadão.

As mensagens também trazem indícios de participação das empresas de auditoria PriceWaterhouseCoopers (PwC) e KPMG na elaboração de documentos com redações favoráveis à empresa.

Os bancos Itaú e Santander são apontados como responsáveis por suavizar o texto das cartas de circularização, usadas como parte da auditoria, em relação aos financiamentos para o pagamento de fornecedores conhecidos como “risco sacado”.

O CEO da varejista, Leonardo Coelho, citou à CPI trocas de e-mails entre os auditores da KPMG e a diretoria da Americanas nas quais a intenção era amenizar os termos da carta da auditoria sobre os resultados da companhia.

O CEO ainda disse que os indícios recolhidos até então não revelam participação do Conselho de Administração ou dos acionistas de referência. As revelações fizeram aumentar a pressão para que a CPI da Americanas convoque acionistas e representantes das auditorias KPMG e PwC.

Foto: Thiago Martins/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber