A fábrica pioneira será instalada na unidade da Coteminas em Macaíba; projeto-piloto prevê a geração de 100 mil novos empregos nos próximos três anos
A varejista de moda Shein escolheu o Rio Grande do Norte para instalar sua primeira fábrica no Brasil. A parceria foi anunciada nesta quinta-feira (29.jun.2023), em uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da governadora Fátima Bezerra (PT), o presidente da Shein para a América Latina, Marcelo Claure, e o presidente da Fiesp e dono da Coteminas, Josué Alencar.
O projeto-piloto, realizado em colaboração com a Coteminas, prevê a geração de 100 mil novos empregos nos próximos três anos.
A fábrica pioneira será instalada na unidade da Coteminas em Macaíba, município da Região Metropolitana de Natal, e expandirá suas oficinas de costura para o interior do estado. Os principais municípios envolvidos nesse projeto estão localizados na região do semiárido nordestino, com destaque para o Seridó.
A governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância da interiorização do emprego e das oportunidades para as diversas regiões do estado. O programa de incentivos fiscais adotado busca favorecer a expansão do emprego para o interior, proporcionando um estímulo adicional a essas áreas.
Com um investimento de R$ 750 milhões, a Shein visa aumentar a competitividade da indústria têxtil brasileira. O presidente da varejista para a América Latina, Marcelo Claure, enfatizou que o Rio Grande do Norte foi o primeiro estado escolhido para a parceria no Brasil. A fabricação de jeans e malhas de algodão, sendo o Brasil um dos maiores produtores de algodão do mundo, estará entre os principais produtos a serem produzidos na fábrica.
A iniciativa recebeu apoio e confiança do presidente da Fiesp, Josué Alencar, proprietário da Coteminas. Alencar destacou a competitividade dos produtos fabricados e a qualidade proporcionada pela mão de obra qualificada disponível no Rio Grande do Norte.
Foto: Dick Thomas Johnson/VisualHunt/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.