Parlamentar de Natal é alvo de ataque homofóbico
A vereadora de Natal Brisa Bracchi (PT) denunciou nesta quarta-feira (11.out.2023) que recebeu uma ameaça de estupro por e-mail. A mensagem foi enviada a partir de uma plataforma de e-mails anônimos e é assinada pelo codinome Astolfo Bozzônio Rodrigues, usado normalmente para ameaças a mulheres homossexuais ou bissexuais.
De acordo com a parlamentar, na mensagem o homem descreve uma cena de abuso sexual, diz ter o endereço dela e sugere praticar o que chama de “estupro corretivo” para “curar” a homossexualidade. A parlamentar é lésbica.
No e-mail, o criminoso afirma que não está sugerindo um abuso, e sim um “estupro corretivo terapêutico, terapia de eficácia comprovada que cura o homossexualismo, porque ser sapatão é ser uma aberração”.
A vereadora informou que vai denunciar o caso à Polícia Civil e à Polícia Federal e pediu reforço na segurança da Câmara, especialmente perto do seu gabinete. “Queria não só repudiar, mas dizer que vamos até o fim para que esse canalha, criminoso, seja responsabilizado”, disse Brisa.
Na tribuna da Câmara, a vereadora desabafou: “Isso é uma ameaça contra mim, minha pessoa, meu mandato, mas sem dúvida alguma é uma ameaça que agride o conjunto dos parlamentares. Ameaça contra uma mulher, uma pessoa, mas também para tentar nos paralisar, dizer que nós não devemos estar nesse espaço. Que esse espaço não é nosso, que eu preciso ser curada…”.
Após o relato, a vereadora recebeu mensagens de solidariedade dos colegas Bispo Francisco de Assis (Republicanos), Anderson Lopes (PSDB), Eribaldo Medeiros (Rede), Felipe Alves (União Brasil), Luciano Nascimento (PTB), Daniel Valença (PT) e Robério Paulino (PSOL).
“Essa atitude covarde não é nova: uma série de parlamentares feministas e LGBTs têm recebido esse tipo de ameaça. Apesar disso, essa ação não deixa de ser grave e me impactar, enquanto parlamentar e mulher. Apesar de tudo, não irão nos paralisar! Continuaremos na luta por um mundo livre da LGBTfobia e do machismo heteropatriarcal e essa ameaça não irá nos calar. Tomaremos todas as medidas possíveis para identificar o autor e para que isso não aconteça mais. Não nos calarão!”, escreveu Brisa, pelas redes sociais.
Foto: Francisco de Assis/CMNat/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.