Produtores culturais protestam contra resultados de editais da Lei Paulo Gustavo em Parnamirim

Produtores culturais protestam contra resultados de editais da Lei Paulo Gustavo em Parnamirim

Grupo aponta possíveis irregularidades, como empresas sem histórico ou residência no município

Produtores culturais e artistas de Parnamirim, cidade da Região Metropolitana de Natal, protestaram na manhã desta segunda-feira (11.dez.2023) contra os resultados dos editais da Lei Paulo Gustavo. As informações foram publicadas pelo portal g1 RN.

O grupo alega que as empresas contempladas não atendem aos critérios estabelecidos pelo edital, como ter histórico de produções audiovisuais ou artísticas ou residir no município.

Segundo a diretora, atriz e roteirista Márcia Lohss, uma das organizadoras do protesto, “aparece magicamente produtores audiovisuais que ninguém conhece, mas que tem foto com a vice-prefeita, o que levou a maior pontuação”.

A secretária de Cultura de Parnamirim, Kátia Pires, que também é vice-prefeita, disse que o processo foi transparente e responsável e que, caso seja identificada alguma irregularidade, a empresa será desclassificada.

Os editais têm o investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão e contemplam a produção de curtas e longa-metragem, documentários, cinema itinerante, produção em celular, produção de podcast em série, cursos de formação e outras vertentes da área.

O grupo de produtores culturais solicitou à Secretaria de Cultura os portfólios das empresas vencedoras, mas não teve retorno.

“Eu já trabalho aqui no cinema há 30 anos em Parnamirim e até agora não conheço essas pessoas”, disse o cineasta e diretor Daniel Rizzi.

O período para recursos dos editais se encerra nesta terça-feira (12). A secretária de Cultura disse que, se no período de recursos for identificada alguma irregularidade, a empresa será desclassificada.

Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN Festival Vem Verão 2024 começa hoje em Natal Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste
Pular para o conteúdo