Ex-empregada denuncia desvios financeiros e é humilhada por chefe
Uma ex-empregada do restaurante Habib’s foi indenizada em R$ 20 mil por danos morais após ser mantida em cárcere privado e sofrer assédio moral por parte de seus chefes. O caso ocorreu em Natal, no Rio Grande do Norte, em julho de 2022. O caso foi divulgado nesta terça-feira (13.dez.2023) pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT 21).
A autora do processo, que trabalhou para o Habib’s de 2018 a 2023, denunciou ao superior de seus chefes que eles estariam cometendo desvios financeiros. No dia seguinte à denúncia, ela foi trancada em uma sala por sua chefe imediata e passou a sofrer insultos, ameaças físicas e psicológicas.
A ex-empregada afirma que a situação resultou em danos psíquicos e emocionais severos. Ela procurou ajuda médica e foi diagnosticada com síndrome do pânico e depressão.
Em sua defesa, a empresa alegou que a ex-empregada sempre foi respeitada e bem tratada e que jamais ocorreram os fatos alegados por ela.
No entanto, a desembargadora Auxiliadora Rodrigues, relatora do processo no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), entendeu que a empresa não tomou as medidas necessárias para investigar a denúncia de desvios financeiros e, ao contrário, revelou a denúncia à chefe da autora do processo.
“O tratamento do gestor da unidade demonstra total frieza e descaso”, afirmou a desembargadora. “Pelo contrário, o teor da denúncia foi compartilhado justamente com os denunciados, que rapidamente trataram de ameaçar a empregada, bem como deslegitimar sua sanidade mental frente aos demais colegas de trabalho.”
A decisão da Primeira Turma do TRT-RN foi por unanimidade e alterou o julgamento da 5ª Vara do Trabalho de Natal, que tinha, originalmente, quantificado em R$ 5 mil o valor da indenização por dano moral.
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.