Previsão para próximo trimestre é de chuvas acima da média no RN

Previsão para próximo trimestre é de chuvas acima da média no RN

Especialistas da EMPARN analisam tendências climáticas e destacam impacto das temperaturas oceânicas no RN

A previsão climática para os próximos meses (maio, junho e julho) aponta para um cenário de chuvas acima da média no Rio Grande do Norte, especialmente ao longo do seu litoral. Esse prognóstico é resultado da análise conduzida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), em conjunto com especialistas de meteorologia da região nordestina, durante uma reunião realizada no último dia 25.

Contrariando as expectativas inicialmente anunciadas para os meses de março e abril, as chuvas no estado superaram as médias históricas, desafiando previsões estabelecidas em outubro de 2023. Esse fenômeno inesperado ocorreu em meio à presença do El Niño, que, globalmente, tem sido associado a condições de seca no Nordeste.

No entanto, segundo Gilmar Bristot, chefe da unidade de Meteorologia da EMPARN, há indícios de enfraquecimento do El Niño e uma possível transição para o padrão oposto, conhecido como La Niña, que favorece a ocorrência de chuvas na região. Esse cenário é corroborado pelo aumento das temperaturas superficiais do oceano Atlântico, que têm atingido marcas históricas, oscilando entre 29°C e 30°C.

Desde novembro de 2023, o Rio Grande do Norte tem registrado chuvas regulares, com volumes acima da média em diversas áreas, incluindo o Seridó Oriental, normalmente menos chuvoso. Com base nos modelos meteorológicos atuais, a previsão é de um trimestre mais úmido, o que demanda acompanhamento constante para orientar as ações governamentais.

Chuvas e Monitoramento

O Sistema de Monitoramento da EMPARN registrou chuvas em todas as regiões do estado na sexta-feira (26.abr.2024), com maiores acumulados no Leste Potiguar, onde se encontra a região metropolitana de Natal. Destacam-se os volumes em Natal (36,2 mm), São Gonçalo do Amarante (26,8 mm), Ceará Mirim (22,2 mm) e Parnamirim (14,4 mm) nas últimas 6 horas.

Para o fim de semana, a previsão é de continuidade das chuvas em todo o estado, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical, associada ao sistema ondulatório de leste, que favorece a circulação de ventos do oceano em direção ao território.

Chuva mínima esperada – maio, junho e julho 2024

  • Estado: 283,6mm
  • Leste: 559,7mm
  • Agreste 266,4mm
  • Oeste 175,2mm
  • Central 133,1mm

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber