Previsão para próximo trimestre é de chuvas acima da média no RN

Previsão para próximo trimestre é de chuvas acima da média no RN

Especialistas da EMPARN analisam tendências climáticas e destacam impacto das temperaturas oceânicas no RN

A previsão climática para os próximos meses (maio, junho e julho) aponta para um cenário de chuvas acima da média no Rio Grande do Norte, especialmente ao longo do seu litoral. Esse prognóstico é resultado da análise conduzida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), em conjunto com especialistas de meteorologia da região nordestina, durante uma reunião realizada no último dia 25.

Contrariando as expectativas inicialmente anunciadas para os meses de março e abril, as chuvas no estado superaram as médias históricas, desafiando previsões estabelecidas em outubro de 2023. Esse fenômeno inesperado ocorreu em meio à presença do El Niño, que, globalmente, tem sido associado a condições de seca no Nordeste.

No entanto, segundo Gilmar Bristot, chefe da unidade de Meteorologia da EMPARN, há indícios de enfraquecimento do El Niño e uma possível transição para o padrão oposto, conhecido como La Niña, que favorece a ocorrência de chuvas na região. Esse cenário é corroborado pelo aumento das temperaturas superficiais do oceano Atlântico, que têm atingido marcas históricas, oscilando entre 29°C e 30°C.

Desde novembro de 2023, o Rio Grande do Norte tem registrado chuvas regulares, com volumes acima da média em diversas áreas, incluindo o Seridó Oriental, normalmente menos chuvoso. Com base nos modelos meteorológicos atuais, a previsão é de um trimestre mais úmido, o que demanda acompanhamento constante para orientar as ações governamentais.

Chuvas e Monitoramento

O Sistema de Monitoramento da EMPARN registrou chuvas em todas as regiões do estado na sexta-feira (26.abr.2024), com maiores acumulados no Leste Potiguar, onde se encontra a região metropolitana de Natal. Destacam-se os volumes em Natal (36,2 mm), São Gonçalo do Amarante (26,8 mm), Ceará Mirim (22,2 mm) e Parnamirim (14,4 mm) nas últimas 6 horas.

Para o fim de semana, a previsão é de continuidade das chuvas em todo o estado, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical, associada ao sistema ondulatório de leste, que favorece a circulação de ventos do oceano em direção ao território.

Chuva mínima esperada – maio, junho e julho 2024

  • Estado: 283,6mm
  • Leste: 559,7mm
  • Agreste 266,4mm
  • Oeste 175,2mm
  • Central 133,1mm

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador
Pular para o conteúdo