Especialista esclarece mitos e verdades sobre lentes de contatos dental

Especialista esclarece mitos e verdades sobre lentes de contatos dental

De acordo com o especialista, muitos mitos e verdades ainda circulam sobre o tratamento

Uma febre entre famosos e anônimos, o uso das lentes de contato dental tem se popularizado no Brasil nos últimos anos. Conhecidas como facetas, ela é responsável por transformar o sorriso, desde forma, cor a tamanho e alinhamento, sendo uma ótima solução em muitos casos. É o que explica o dentista avaliador da Odontologia Integrada Natal, Lucas Liberato.

De acordo com o especialista, muitos mitos e verdades ainda circulam sobre o tratamento. Uma dessas dúvidas é sobre os desgastes feitos nos dentes naturais. “O desgaste, quando necessário, é o mínimo possível. As lentes são acomodadas sobre a estrutura dentária, feitas após toda uma avaliação e estudo. Quando o desgaste se faz necessário, é feito sob anestesia local para evitar desconfortos”, explica .

Lucas Liberato esclarece que as lentes de contato podem melhorar a aparência dos dentes, deixando o sorriso mais harmônico. “Elas são indicadas nos casos em que há descontentamento na colocação, formato e disposição dos dentes, além de fechar espaçamento dentário e dentes fraturados”, pontua.

Segundo o especialista, as lentes de contato dental não são permanentes. “Há um mito grande nesse ponto. Embora a cerâmica, usada no tratamento, seja conhecida por sua estabilidade de cor, dureza e resistência, as pesquisas mostram que as facetas não são permanentes. A durabilidade das lentes é influenciada por cuidados de higiene, dieta e visitas regulares ao dentista”, destaca o dentista avaliador da Odontologia Integrada Natal.

Um verdade é que as lentes de contato dental requerem cuidados especiais. O especialista lembra que ao realizar o tratamento deve-se ter alguns cuidados. “É preciso evitar alimentos excessivamente duros, evitar morder objetos ou abrir embalagens com os dentes restaurados, manter uma boa higienização e visitas regulares ao dentista”

O dentista avaliador salienta que uma correta indicação e execução do tratamento promove excelentes resultados estéticos e funcionais.

“As lentes são indicadas também com a finalidade funcional. Um dente da frente fraturado não desempenha sua função corretamente quando é necessário cortar um alimento, logo a devolução da sua anatomia o torna apto a realizar a função mastigatória de forma satisfatória, além de devolver a estética através de um sorriso mais harmônico”, finaliza.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo