Boletim do Programa Água Azul aponta áreas com risco à saúde dos banhistas
Cinco trechos litorâneos do Rio Grande do Norte apresentam condições impróprias para banho, conforme revelado pelo mais recente Boletim de Balneabilidade das praias do programa Água Azul, divulgado nesta sexta-feira (10.mai.2024). As áreas afetadas são:
- Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;
- Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;
- Ponta Negra (Morro do Careca), em Natal;
- Areia Preta (Praça da Jangada), em Natal;
- Redinha (Rio Potengi), em Natal.
Foram coletadas e avaliadas 51 amostras de água em 33 pontos distintos ao longo da costa dos municípios de Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul, Nísia Floresta, Parnamirim, Natal, Extremoz, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Macau, Areia Branca, Grossos e Tibau. O objetivo é fornecer aos frequentadores das praias informações precisas sobre a qualidade das águas monitoradas.
O Boletim da Balneabilidade baseia-se na análise da presença de coliformes termotolerantes nas águas, seguindo as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Sua validade é semanal, fornecendo uma visão atualizada das condições das praias.
O estudo é conduzido em colaboração com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
Foto: ASCOM/IDEMA
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.