Inadimplência das famílias no RN atinge recorde

Inadimplência das famílias no RN atinge recorde

Endividamento das famílias potiguares dispara e supera média nacional

O Rio Grande do Norte desponta como líder nacional em inadimplência familiar, revela a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Com um índice de 55,9% em abril, o estado enfrenta uma situação financeira delicada, refletida na dificuldade de muitas famílias em honrar seus compromissos.

De acordo com a Fecomércio-RN, esse percentual alarmante traduz-se em 149.418 lares potiguares com contas em atraso. Além disso, dados do SPC Brasil, fornecidos pela CDL Natal, apontam um aumento de 4,42% no número de pessoas inadimplentes no RN no último mês, superando a média regional do Nordeste (0,77%) e nacional (2,84%) no mesmo período.

A pesquisa ainda revela um crescimento de 10,75% na quantidade de dívidas em atraso no estado, comparando abril de 2024 com o mesmo período do ano anterior. Esse índice de endividamento, segundo o economista William Eufrásio Nunes, está associado não apenas ao desemprego, mas também ao comportamento do consumidor, que tende a parcelar compras quando reintegrado ao mercado de trabalho, aumentando assim as chances de atrasos no pagamento.

A análise isolada do Rio Grande do Norte demonstra uma conjuntura complexa, onde a alta taxa de endividamento é influenciada não somente pelo desemprego e baixos salários, mas também pela retomada do consumo após períodos de recessão. Em contraste com outros estados, percebe-se um menor desenvolvimento nos índices de emprego e renda, fatores determinantes para a escalada da inadimplência.

Em números concretos, a situação é alarmante: dos 236.296 lares endividados no RN, mais da metade enfrenta a inadimplência. Entre os tipos de dívidas mais comuns estão o cartão de crédito, carnês e cheque especial.

Foto: Nataliya Vaitkevich/Pexels

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo