Operação da DEFD/Natal desmantela esquema de fraude com perfis falsos na OLX e Facebook Marketplace
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, através da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações de Natal (DEFD/Natal), realizou a operação “Black Market” na manhã de segunda-feira (20.mai.2024) que resultou na prisão preventiva de dois membros de uma associação criminosa especializada em fraudes eletrônicas. As prisões ocorreram no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal.
Os criminosos utilizavam perfis falsos em plataformas como OLX e Facebook Marketplace para anunciar produtos de alto valor, como motocicletas e caixas de som. Durante as negociações, eles combinavam a entrega dos produtos com as vítimas e apresentavam comprovantes de transferência bancária falsificados. Somente após a entrega dos produtos, as vítimas percebiam que o dinheiro não havia sido realmente transferido para suas contas.
O líder do grupo, que é multirreincidente e está sob monitoração eletrônica, organizava o esquema de maneira a evitar sua identificação direta. Ele enviava comparsas para recolher os produtos das vítimas. A investigação identificou 11 casos de estelionato praticados pela associação criminosa entre 2023 e 2024. Além das prisões, a polícia bloqueou as contas bancárias dos suspeitos, retendo valores equivalentes ao prejuízo causado pelos golpes. Outros dois membros da associação estão foragidos e possuem mandados de prisão preventiva decretados.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181, para auxiliar na captura dos criminosos foragidos e em outras investigações.
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.