Paralisação geral dos docentes afeta cursos de graduação
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) tomou a decisão de suspender o calendário acadêmico para os cursos de graduação a partir desta segunda-feira (10.jun.2024), em decorrência da greve dos professores. A decisão foi oficializada durante uma reunião extraordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
Na última terça-feira (4.jun), os docentes da UFERSA votaram em assembleia a favor da greve geral. Com 195 votos a favor, 94 contra e sete abstenções, a paralisação foi aprovada, refletindo um movimento de insatisfação com as condições de trabalho e salários. A greve afetou diretamente os alunos de graduação, que terão suas aulas suspensas até que uma solução seja encontrada.
O Consepe, no entanto, optou por manter o calendário dos cursos de pós-graduação e do internato de medicina. A biblioteca universitária terá seu funcionamento reduzido, restringindo-se à sala de estudos, que funcionará em horários especiais: de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 12h. Esta medida visa proporcionar um ambiente para que os alunos que precisam de um espaço para estudo possam continuar suas atividades acadêmicas.
Em relação ao funcionamento dos restaurantes universitários, a decisão será tomada após uma reunião com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae). A UFERSA afirmou que está empenhada em encontrar alternativas para minimizar o impacto da greve, tanto para os estudantes quanto para a comunidade acadêmica.
Foto: Prefeitura de Mossoró/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.