Empreendimento segue comprometido com a promoção de práticas sustentáveis, mostrando que a responsabilidade com o meio ambiente é uma prioridade contínua e coletiva
Alinhado com diversas práticas de sustentabilidade, o Natal Shopping marcou presença no 3º Fórum de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Rio Grande do Norte, um dos mais importantes eventos do setor na região Nordeste, que acontece nesta quinta e sexta-feira (13 e 14) na FIERN. O evento reúne especialistas, empresas e instituições comprometidas com a gestão eficiente de resíduos e a preservação dos recursos naturais.
A gerente de marketing do Natal Shopping, Diana Petta, e o gerente de operações, Daniel Lemos, participam do painel “Responsabilidade Compartilhada: Cadeia Produtiva, da Geração à Destinação” e compartilham as iniciativas que o empreendimento adota para promover o descarte correto dos resíduos produzidos por lojistas e clientes, além da educação ambiental.
“A participação no Fórum de Reciclagem reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Queremos compartilhar nossas experiências e aprender com outras iniciativas para continuar evoluindo e fazendo a diferença”, destaca Diana Petta. “Através de ações como a central de triagem e o hub de reciclagem, estamos mostrando que é possível combinar desenvolvimento econômico com responsabilidade socioambiental, beneficiando a comunidade e o meio ambiente”, afirma.
Ações de reciclagem
Com ações inovadoras e efetivas na área, o Natal Shopping tem se destacado entre as empresas potiguares que se preocupam com o meio ambiente. Entre as principais atividades, está a Central de Triagem, implementada neste ano, para gerenciar os resíduos sólidos gerados pelos lojistas. O sistema permite um controle mais rigoroso e eficiente dos materiais recicláveis e não recicláveis, garantindo que cada resíduo tenha a destinação adequada para cooperativas de reciclagem.
Essa inovação garantiu ao empreendimento um aumento de 10% na sua taxa de reciclabilidade desde junho de 2023, quando a média era de 25%, e também beneficiou diretamente a renda de cinco famílias, graças a uma parceria com a associação filantrópica Mãos que Transformam.
Outro destaque é o Hub de Reciclagem, um ponto de coleta na Praça de Alimentação onde os clientes podem descartar os itens produzidos em casa, como papel, papelão, alumínio, plástico, lixo eletrônico, pilhas, baterias, cápsulas de café, tampinhas de plástico, lâmpadas e óleo de cozinha usado. Todo o material coletado é enviado para instituições parceiras, contribuindo significativamente para a redução do impacto ambiental.
Além disso, o shopping implementou um Reciclômetro para incentivar a participação das pessoas nessas ações. Em um painel de LED, o empreendimento mostra em tempo real o volume dos resíduos reaproveitados ou enviados para o descarte correto. Em 2023, mais de 230 toneladas tiveram destinação correta no Natal Shopping, e neste ano, já foram 86 toneladas para a reciclagem, de janeiro a abril.
E os resíduos orgânicos, como as sobras de alimentos deixadas nas bandejas da praça de alimentação, também fazem parte dessa soma. Periodicamente, o material é destinado ao Minhocário de Berg e utilizado na produção de adubo. O produto faz parte de um ciclo e retorna para ser comercializado no shopping, no espaço Sustentabilidade Transforma, ao lado da C&A no piso L2. O valor arrecadado é utilizado em ações socioeducativas, como a compra de sabões ecológicos produzidos pela Associação De Idosos Julieta Barros.
Fotos: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.