Categoria Docente Avalia Cenário e Participa Ativamente de Decisões Cruciais
Em uma assembleia marcada pela ampla participação dos docentes sindicalizados ao ADURN-Sindicato, a categoria decidiu, na tarde desta segunda-feira (17.jun.2024), pelo encaminhamento de um novo plebiscito sobre a greve dos professores e pela não continuidade da discussão sobre a desfiliação da entidade ao PROIFES-Federação. A atividade ocorreu de forma híbrida, com presença no auditório da reitoria e participação remota via Zoom.
O presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, destacou a importância do debate e do respeito às divergências. “Vivemos um momento estratégico. A Assembleia é um espaço para confronto de ideias e posicionamentos políticos e ideológicos. É fundamental prezar pelo respeito e pelo debate qualificado”, afirmou Negrão, em referência às ameaças recebidas pela direção da entidade nas redes sociais nos últimos dias. Ele alertou sobre o perigo de tratar opositores como inimigos, prejudicando o debate qualificado e o Estado Democrático de Direito.
A discussão sobre a permanência do ADURN-Sindicato no PROIFES-Federação durou mais de quatro horas, com manifestações favoráveis e contrárias. A votação seguinte resultou em 344 votos pela não continuidade da discussão sobre a desfiliação, mantendo assim a entidade filiada à federação, enquanto 241 votaram pela continuidade e 16 docentes se abstiveram.
Na segunda parte da assembleia, foi debatida a continuidade ou não da greve geral por tempo indeterminado da categoria. Os docentes decidiram pela realização de um plebiscito com a seguinte pergunta: “Você concorda com o encerramento da greve geral por tempo indeterminado da categoria docente da UFRN?”. A consulta ocorrerá das 8h de quarta-feira (19) às 17h de quinta-feira (20), no site do ADURN-Sindicato.
Oswaldo Negrão ressaltou a importância da participação de todos nos debates. “Os professores e professoras da UFRN demonstraram a força de mobilização da categoria. Tivemos intervenções qualificadas no debate de duas discussões importantes para o Movimento Docente. Foi um momento histórico”, afirmou o dirigente.
Além dos debates sobre a greve e a filiação ao PROIFES-Federação, a assembleia também abordou outras pautas relevantes, como a atualização das estratégias de negociação com o governo e a necessidade de fortalecer a unidade da categoria diante dos desafios impostos pela conjuntura atual. A direção do sindicato reafirmou seu compromisso com a defesa dos direitos dos docentes e com a busca por melhorias nas condições de trabalho e na qualidade da educação oferecida pela UFRN.
Foto: Adurn-Sindicato
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.