O projeto tem como objetivo acompanhar o percurso do Rio Potengi oferecendo gratuitamente sessões de cinema e oficinas nas cidades de Cerro-Corá, São Paulo do Potengi, São Tomé, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Natal
O projeto ‘Kurta na Kombi: Itinerância O Cinema é Rio’ inicia, a partir do dia 27 de agosto, uma circulação por seis municípios do Rio Grande do Norte. Com uma programação que integra cinema, educação e meio ambiente, o evento passará pelas cidades banhadas pelo Rio Potengi: Cerro-Corá, São Paulo do Potengi, São Tomé, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Natal.
O projeto foca nas questões socioambientais e climáticas atuais, promovendo oficinas, rodas de conversa e mostras de cinema. Seu objetivo é incentivar a reflexão e o engajamento do público em ações que contribuam para um mundo mais justo, igualitário e sustentável.
Luiz Paulo, coordenador geral do Coletivo Kurta na Kombi, ressalta que a itinerância do projeto visa contribuir para os debates e mudanças em prol da preservação ambiental. “Estamos enfrentando uma emergência nas questões ambientais, e o cinema é uma ferramenta poderosa para fortalecer esse diálogo. Além de emocionar e inspirar, ele contribui para a formação integral das pessoas, ajudando-as a refletir e a transformar essa realidade.”
A itinerância ‘O Cinema é Rio’ adota o compromisso global da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em todas as suas atividades, o projeto aborda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A inclusão é um dos pontos fortes do projeto, que oferece recursos de acessibilidade comunicacional durante as mostras de cinema, além de contar com a presença de intérpretes de Libras para tradução simultânea.
Durante a itinerância, serão exibidos curtas-metragens brasileiros que abordam a temática ambiental. As obras audiovisuais foram selecionadas por meio de uma chamada pública, que recebeu mais de 150 inscrições, incluindo cinco curtas potiguares escolhidos pela curadoria.
Veja os filmes selecionados:
A Cabaça da Criação (Dir. Altemir Avlis, Gil Leal e Ramon Bezerra – RN, 2022); A Baleia Mágica (Dir. Douglas Alves Ferreira – SP, 2022); Bati da Vila (Dir. Raquel Cardozo – RN, 2024); Cores Queimam (Dir. Felippy Damian – MT, 2024); Diálogos Indígenas do Nosso Tempo (Dir. Gustavo Guedes – RN, 2023); Lagrimar (Dir. Paula Vanina – RN, 2024); Meu Arado Feminino (Dir. Marina Polidoro – ES, 2021); Mel da Floresta – Xingu (Dir. Leonardo Sant’Ana – MT, 2024); Sobre a Cabeça os Aviões (Dir. Amanda Costa e Fausto Borges – GO, 2024); Vindouro (Dir. Wigna Ribeiro – RN, 2021).
A circulação do Kurta na Kombi: Itinerância O Cinema é Rio é patrocinada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto via programa Cultural Câmara Cascudo, e Potigás via Edital Natural como Fazer o Bem. A produção é do Coletivo Kurta na Kombi e realização: Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Kurta na Kombi
O Kurta na Kombi é um coletivo de cinema itinerante, criado em 2019, na cidade do Natal/RN, que desenvolve gratuitamente atividades de formação, circulação e exibição audiovisual com o objetivo contribuir na democratização do acesso ao cinema brasileiro e potiguar. As ações se propõem à ocupação de espaços públicos acontecendo em ruas, praças, áreas de lazer, escolas e espaços culturais que são transformados em salas de cinema ao ar livre, priorizando territórios em situação de vulnerabilidade. Ao longo dos seus 04 anos de existência, o coletivo realizou 126 sessões de cinema, percorrendo 24 bairros da cidade do Natal, 25 cidades, e 05 estados brasileiros, exibindo 380 curtas-metragens potiguares e atendendo 14.000 pessoas. A trajetória e relevância cultural do coletivo foram reconhecidas em 2023 quando recebeu o certificado como Ponto de Cultura, passando a integrar a Rede Cultura Viva.
SERVIÇO:
Kurta na Kombi: Itinerância O Cinema é Rio
27 e 28/08 Cerro Corá
30 e 31/08 São Paulo do Potengi
03 e 04/09 São Tomé
12 e 13/09 São Gonçalo do Amarante
19 e 20/09 Macaíba
27/09 Natal
Acesso gratuito
Acessibilidade comunicacional durante as mostras de cinema com intérprete de libras para tradução simultânea.
Foto: Cynthia Campos
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.