Além dos aspectos físicos e emocionais característicos da adolescência, o 5º ano da Casa Escola está abordando questões sobre saúde, cuidado e respeito com o corpo
Sucesso de bilheteria nos cinemas, Divertida Mente 2 foi o ponto de partida para uma atividade desenvolvida com a turma do 5º ano, na Casa Escola. Intitulado “Meu Corpo e os Outros”, o projeto surgiu a partir de demandas apresentadas pelos alunos e aborda questões como puberdade, transformações na adolescência, limites e cuidados com o corpo, indo além dos aspectos biológicos característicos desta fase da vida.
As mudanças físicas e as famosas emoções experimentadas pela personagem Riley abriram espaço para que os alunos refletissem sobre as transformações que eles próprios estão vivenciando. De acordo com a professora da turma, Débora Nascimento, a ideia é abordar o assunto de forma holística, integrando o conhecimento científico e as discussões sobre saúde e respeito ao corpo.
“Inicialmente, fizemos uma resenha crítica, individual e coletiva, sobre o filme e depois aprofundamos o estudo sobre o sistema endócrino. Mas queremos ir além, tratando do aspecto político, de conscientização e de prevenção, trazendo para a discussão a importância de entender as partes do corpo que não devem ser tocadas ou estimuladas precocemente, e o senso de alerta diante de possíveis situações que possam configurar abuso”, explica a professora.
Para o coordenador do Ensino Fundamental 2 na Casa Escola, Jorge Raminelli, que também é professor de Biologia, neste período de transição da infância para a adolescência, em que os alunos estão na iminência da puberdade, surgem naturalmente dúvidas sobre as mudanças físicas e emocionais que começam a sentir. Segundo ele, são essas inquietações que determinam o momento certo para abordar cada tema.
“O acesso ao saber não tem idade, mas é muito importante que nós, como educadores, tenhamos a sensibilidade de perceber o momento mais adequado para apresentar as diversas temáticas que permeiam a vida. Os próprios alunos são termômetros ao trazer essas questões, e a escola precisa estar preparada para acolher essas demandas que, dependendo do assunto, podem ser pouco tratadas em casa”, destaca.
Pedagogia de Projeto
A Casa Escola pratica a chamada Pedagogia de Projeto, uma abordagem educacional centrada no aluno, onde o aprendizado ocorre através do desenvolvimento de projetos que integram diferentes áreas do conhecimento. Ao contrário do ensino tradicional, que frequentemente segue um currículo rígido e linear, esta metodologia permite que os alunos escolham temas de seu interesse, que tenham significado para eles.
“Aqui na Casa Escola, todo questionamento é válido e não existe pergunta sem resposta. E o Projeto ‘Meu Corpo e os Outros’ é um ótimo exemplo disso. Desta forma, conseguimos realmente engajar os nossos alunos e respeitar a sua curiosidade de maneira positiva e acolhedora. Isso faz com que consigamos produzir sujeitos com mais autonomia e preparados para a vida. Porque, sem participação, a aprendizagem não se concretiza”, resume a diretora Priscila Griner.
Fotos: Divulgação
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