Setor industrial potiguar se destaca nacionalmente, impulsionado por derivados de petróleo e confecções
A indústria do Rio Grande do Norte apresentou o maior crescimento entre os 18 estados pesquisados pelo IBGE no primeiro semestre de 2024, com um aumento de 22,9%, superando a média nacional de 2,6%. Esse desempenho é puxado principalmente pelos setores de derivados de petróleo e biocombustíveis, além de confecções e vestuário.
A liderança do RN também é confirmada nas comparações trimestrais e anuais, com taxas que chegam a 23,9%. O crescimento do setor industrial no estado é acompanhado pelo aumento da Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que subiu para 78% em julho de 2024, superando a média histórica.
A expansão industrial ocorre em meio à assinatura de um acordo de cooperação técnica entre o Banco do Nordeste (BNB) e a Federação das Indústrias do Estado do RN (Fiern), que visa fortalecer a competitividade industrial potiguar por meio de maior acesso ao crédito e capacitação empresarial.
De acordo com o superintendente estadual do BNB, Jeová Lins, as linhas de financiamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) estão disponíveis para impulsionar ainda mais o setor industrial no estado.
Foto: Edson Lopes Jr/A2 FOTOGRAFIA/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.