Tema da redação do Enem 2024 aborda os desafios na valorização da herança africana no Brasil

Tema da redação do Enem 2024 aborda os desafios na valorização da herança africana no Brasil

Exame Nacional do Ensino Médio explora herança cultural africana como tema; Competências exigem argumentação e proposta de intervenção social

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, divulgado neste domingo (3) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, é “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A escolha do tema convida os candidatos a refletirem sobre o impacto da cultura africana na sociedade brasileira e os obstáculos enfrentados para sua valorização.

Neste primeiro dia de prova, além da redação, os participantes responderam a questões de linguagens, códigos e ciências humanas, com início às 13h30 e término previsto para as 19h (horário de Brasília). A redação, que segue o formato dissertativo-argumentativo, exige que os candidatos apresentem até 30 linhas de texto, desenvolvendo uma tese e sustentando-a com argumentos sólidos.

Para obter uma boa pontuação, os estudantes devem dominar cinco competências avaliativas. Primeiramente, demonstrar habilidade na escrita formal da língua portuguesa; compreender e aplicar conceitos de diversas áreas do conhecimento para elaborar o tema de forma crítica; selecionar e organizar informações e argumentos coerentes; usar mecanismos linguísticos que favoreçam a argumentação; e, finalmente, propor uma intervenção ao problema, respeitando os direitos humanos.

Entre os critérios de desclassificação ou nota zero, estão a fuga ao tema, uso de trechos desconexos, redações com menos de sete linhas, e desrespeito à estrutura exigida. A redação do Enem é um dos itens de maior peso no exame, representando uma oportunidade significativa para que os estudantes mostrem sua capacidade crítica e argumentativa.

Foto: Angelo Miguel/MEC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo