Instituto Assaí expande projeto de apoio alimentar para comunidades em seis cidades no Nordeste

Instituto Assaí expande projeto de apoio alimentar para comunidades em seis cidades no Nordeste

O projeto Mais Escolha foi criado para promover dignidade e autonomia alimentar, oferecendo suporte fundamental a comunidades que enfrentam insegurança alimenta

O Instituto Assaí, responsável pelo investimento social do Assaí Atacadista, iniciou a segunda fase do projeto Mais Escolha, que apoia famílias em vulnerabilidade social. Nesta nova etapa, o programa triplicou o número de cidades atendidas e chega a nove municípios do Norte e Nordeste, beneficiando cerca de 2 mil pessoas.

No Nordeste, o projeto vai atender famílias de seis cidades:

  • AEACA O Consolador, em Maceió/AL
  • Instituto Maria da Penha, em Cabo de Santo Agostinho/PE
  • Instituto Ágatha, em Aracaju/SE
  • IDESQ, em Fortaleza/CE
  • Fundação Cajuína, em Teresina/PI
  • Casa do Sol Padre Luís Lintner, em Salvador/BA

O projeto Mais Escolha foi criado para promover dignidade e autonomia alimentar, oferecendo suporte fundamental a comunidades que enfrentam insegurança alimentar. O programa opera em duas frentes: cada família recebe um cartão recarregado mensalmente por seis meses, que pode ser utilizado na compra de alimentos nas lojas Assaí, além de participar de atividades de educação alimentar e nutrição, com o objetivo de aprimorar a relação com os alimentos.

Cada beneficiário recebe R$ 105 mensais, valor calculado com base no critério de pobreza extrema do governo federal. As famílias são indicadas por organizações locais parceiras, priorizando lares chefiados por mulheres negras e monoparentais.

Na primeira fase, que ocorreu entre setembro de 2023 e maio de 2024 em Santarém (PA), Serrinha (BA) e no bairro Capão Redondo, em São Paulo (SP), os resultados foram positivos, incentivando a ampliação da iniciativa. “Combater a fome no Brasil é uma missão diária. Quando lançamos o Mais Escolha em 2023, priorizamos as regiões Norte e Nordeste por serem as mais afetadas pela desigualdade social no país. Esta expansão reafirma nosso compromisso com uma sociedade mais justa”, declara Fabio Lavezo, Gerente de Investimento Social e Sustentabilidade do Assaí.

A nova fase conta com o suporte de diversas organizações locais do Norte e Nordeste, responsáveis pelo mapeamento e seleção das famílias que receberão o benefício. Além do auxílio alimentar, o Instituto Assaí também distribui materiais educativos sobre alimentação e nutrição para incentivar escolhas conscientes.
Paralelamente ao Mais Escolha, o Instituto também atua com outros projetos de segurança alimentar, como o programa Cozinhas Solidárias, que distribui refeições em comunidades de extrema pobreza, beneficiando pessoas em situação de rua, e as Doações Emergenciais, que já distribuíram mais de 3,5 milhões de refeições entre janeiro e setembro de 2024 em todo o país.

Sobre o Instituto Assaí

O Instituto Assaí é a organização social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, e tem como propósito promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e esporte. Mais informações: https://institutoassai.org.br/

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo