Setor da Construção debate em Natal o financiamento para a habitação no Brasil em 2025

Setor da Construção debate em Natal o financiamento para a habitação no Brasil em 2025

O evento é direcionado especialmente aos empresários e profissionais da construção civil e do mercado imobiliário

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promoverá em Natal (RN), nesta segunda-feira (18/11), a primeira edição do seminário Diálogos de Habitação, com o tema ‘Parcerias por um novo amanhã’. Realizado em parceria com os sindicatos da Indústria da Construção do Rio Grande do Norte (Sinduscon-RN) e Sinduscon Oeste-RN, o evento reunirá dirigentes e especialistas do Ministério das Cidades, da Caixa Econômica Federal, de entidades representativas e de empresas do setor para definir um panorama das principais tendências e desafios para o financiamento da construção de moradias no Brasil.

“O nosso principal objetivo é deixar claro quais serão as condições de financiamento para a construção e para a aquisição de imóveis, em um cenário de incertezas sobre crédito. Por isso, discutiremos questões relativas ao programa Minha Casa, Minha Vida e aos fundos de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e de Arrendamento Residencial (FAR), como manutenção, garantia de recursos e previsibilidade orçamentária”, afirma o presidente da CBIC, Renato Correia.

A abertura do Diálogos de Habitação será às 14h, com a presença do secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira; do diretor de Habitação da Caixa, Roberto Ceratto; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz; e dos presidentes do Sinduscon-RN, Sérgio Azevedo, e Sinduscon Oeste-RN, Pedro Escossia; e do vice-presidente de Habitação de Interesse Social da CBIC, Clausens Duarte, além de representantes do governo do estado e do município.

Em seguida, os painéis terão como temas:

  • Contextualização dos desafios da Construção Civil no cenário atual
  • O programa Minha Casa, Minha Vida Cidades e emendas parlamentares
  • Sustentabilidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
  • FGTS: execução orçamentária 2024 e previsão orçamentária 2025
  • Fundo de Arrendamento Residencial (FAR): contratações, expectativas e pendências de contratações em 2024; e execução orçamentária, novas regras e especificações para 2025.

O Diálogos de Habitação é direcionado especialmente aos empresários e profissionais da construção civil e do mercado imobiliário. Ele será realizado no auditório Joaquim Victor de Holanda, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). A participação é gratuita e também terá transmissão via Youtube.

Com foco no fortalecimento da indústria da construção, o evento também visa estimular novas parcerias e fomentar o desenvolvimento do mercado de habitação, que é um dos pilares para o crescimento econômico regional e nacional. O tema tem interface com o projeto ‘Responsabilidade Social na Indústria da Construção’, objetivo 2.6 –‘Segurança habitacional e moradia digna ao trabalhador’, da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi).

Serviço

O que: Seminário Diálogos da Habitação – Parcerias por um novo amanhã
Quando: Segunda-feira, 18 de novembro de 2024, das 14h às 19h.
Onde: Sede da FIERN – avenida Senador Salgado Filho, 2860, Lagoa Nova, Natal (RN)

Foto: Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo