Assaí acelera estratégia de retail media e busca parceiros para novos formatos

Assaí acelera estratégia de retail media e busca parceiros para novos formatos

Com mais de 40 milhões de clientes mensais em suas lojas, rede oferece oportunidades de ativação que acompanham o(a) cliente desde o estacionamento até as diversas seções internas das unidades

Após o lançamento e a estruturação da área de Retail Media em março deste ano, o Assaí está acelerando sua atuação neste segmento. Agora, a rede explora novos formatos e busca parcerias para expandir sua presença nesse mercado. A meta é criar um ecossistema colaborativo que ofereça formatos variados de anúncios, com foco em impulsionar a conversão e ampliar a relevância das marcas junto aos(as) clientes.

Entre os novos formatos em estudo, destaca-se o retail media colaborativo, que envolve a troca de espaços publicitários, ou uma comercialização conjunta desses espaços, com varejistas de setores não concorrentes. Além disso, a estratégia inclui a atração de parceiros não endêmicos, ou seja, anunciantes de setores cujos produtos e serviços não são vendidos no atacarejo. Esses parceiros têm a oportunidade de alcançar o público que frequenta as lojas Assaí, o que facilita o contato com novos(as) consumidores(as) em um contexto fora do habitual.

“Ao criar essa segmentação de negócios em conjunto, ambas as empresas expandem sua visibilidade, alcançando diferentes perfis de público, gerando potenciais clientes e compartilhando as melhores práticas para otimizar campanhas em uma relação de ganha-ganha,” comenta Jonatas Calábria, gerente de marketing do Assaí. “Nossa sólida base de CRM nos permite conhecer detalhadamente o perfil dos(as) clientes e personalizar as ações. Com as parcerias, aprimoramos a experiência do público, atendendo a suas necessidades, e fortalecemos o relacionamento entre marcas em um ambiente de negócios benéfico para todos os envolvidos.”

Experiências imersivas nas lojas

Com uma frequência superior a 120 mil pessoas por loja mensalmente e uma base de mais de 290 lojas, o Assaí oferece uma variedade de experiências de retail media que começam a partir do momento em que o(a) cliente entra no estacionamento. Atualmente, o atacadista já conta com 18 lojas com projetos de retail media instalados em diversas regiões do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, por exemplo.

Entre as ativações já realizadas, destaca-se a parceria com a PepsiCo, com a instalação de um túnel da marca Cheetos sobre a esteira rolante de acesso às lojas, entregando uma experiência imersiva e diferenciada ao público ao mesmo tempo que reforça a marca no canal.

Ao longo de 2024, o Assaí também já implementou ações de retail media com marcas de higiene, beleza, limpeza e alimentos, utilizando formatos como painéis, totens interativos e estandes modulares que geram experiências diversificadas e aumentam a visibilidade das marcas.

Expansão digital: phygital como diferencial estratégico

Além das ativações físicas, o Assaí também investe em canais digitais, como o aplicativo Meu Assaí, com mais de 14 milhões de clientes cadastrados, e atuações em redes sociais, site, e-mail marketing e WhatsApp. Essa estratégia phygital combina a experiência da loja física com a conveniência do digital, impactando o público por diversos canais.

Por se tratar de um atacarejo, aproximadamente 45% dos clientes do Assaí são jurídicos (como comerciantes do setor alimentício). Isso representa uma oportunidade adicional para anunciantes que desejam atingir esse público específico em um ambiente de alta circulação.

“A estratégia de retail media traz vantagens para todos: o público é impactado com ações imersivas e diferenciadas, melhorando a experiência de compra, enquanto os anunciantes destacam suas marcas em um local de alta frequência, elevando as taxas de conversão e as vendas. Além disso, oferecemos um acompanhamento de performance detalhado em todas as etapas do funil e rápida mensuração dos resultados,” finaliza Jonatas Calábria.

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí Atacadista é uma Corporation (empresa sem um único controlador) que opera no setor de atacarejo há 50 anos e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). É uma das maiores varejistas nacionais, tendo registrado faturamento de R$ 72,8 bilhões em 2023. Nascido em São Paulo (SP), atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia seja comprando a varejo ou a atacado.

As ações do Assaí são as únicas de uma empresa somente de atacarejo negociadas tanto na B3 (ASAI3) quanto na NYSE (ASAI). Atualmente, tem mais de 290 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 84 mil colaboradores(as), sendo eleita uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil pela Great Place to Work (GPTW). Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí, que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar.

O Assaí é a melhor empresa de Atacado e Varejo do Melhores e Maiores 2024 da Exame e a marca mais lembrada do varejo físico e digital, segundo o Branding Brasil. A Cia é ainda o único varejista alimentar no top 10 da carteira IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com os melhores indicadores em diversidade racial e de gênero.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo