Setor de serviços impulsiona alta enquanto agropecuária apresenta retração; acumulado do ano chega a 3,3%.
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou um crescimento de 0,9% no terceiro trimestre de 2024, segundo dados divulgados nesta terça-feira (3.dez.2024) pelo IBGE. O desempenho foi impulsionado principalmente pelos setores de serviços, que avançaram 0,9%, e da indústria, com crescimento de 0,6%, enquanto a agropecuária recuou 0,9%. Em valores correntes, o PIB somou R$ 3 trilhões.
No acumulado do ano, o crescimento é de 3,3%, com alta de 3,1% nos últimos 12 meses. Frente ao mesmo período de 2023, o PIB avançou 4%, marcando o 15º trimestre consecutivo de crescimento.
Segundo a ministra do Planejamento, Simone Tebet, os números reforçam a recuperação econômica do país. “Esse desempenho mostra um Brasil que avança com responsabilidade fiscal, gerando emprego e renda para a população”, destacou.
Os serviços, principal setor econômico do país, apresentaram crescimento significativo em áreas como “informação e comunicação” (7,8%) e “outras atividades de serviços” (6,4%). Na indústria, a construção civil liderou o avanço com 5,7%, refletindo o aumento de ocupações no setor e a produção de insumos.
Apesar do resultado positivo, a agropecuária registrou queda, influenciada por fatores climáticos e oscilações de mercado. A taxa de investimento foi de 17,6% no trimestre, superando os 16,4% registrados no ano anterior, enquanto a taxa de poupança caiu para 14,9%.
O IBGE também revisou os dados de 2023, ajustando o crescimento do PIB de 2,9% para 3,2%, com revisão positiva no desempenho dos setores de serviços, indústria e agropecuária.
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.