Ano Novo: dicas para escolher o champanhe ideal para celebrar a virada

Ano Novo: dicas para escolher o champanhe ideal para celebrar a virada

Tamiris Pitana, nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil, explica quais as variações da bebida típica para brindar nesse Réveillon

Seja para brindar com amigos ou familiares, o champanhe é a pedida certa para o Réveillon. Com opções que variam de acordo com o nível de doçura, acidez e complexidade, a bebida oferece uma diversidade de sabores e características que podem ser combinadas com diferentes pratos da mesa de Ano Novo, e até com o próprio clima da festa. Pensando nisso, a nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil, Tamiris Pitana, destaca os diferenciais de cada um deles para brindar durante a virada.

Brut

O champanhe Brut é seco, com baixa doçura e uma acidez refrescante. É o mais popular da categoria e é ideal para quem deseja uma bebida elegante e fácil de ingerir. O líquido combina perfeitamente com canapés, patês e aperitivos salgados, como queijo brie e castanhas, além de frutos do mar, por exemplo, camarões, ostras e sushi.

Demi-Sec

O Demi-Sec conta com um leve toque adocicado, mas tem uma boa acidez. É uma opção mais suave para festas descontraídas ou para montagem de drinques. Ele combina com sobremesas, como tortas de frutas, mousses de chocolate ou com pratos que tenham um toque doce, por exemplo, carne de porco com molho agridoce ou frango ao molho de laranja. Essa opção também harmoniza com queijos azuis e ou aqueles com maior teor de gordura, como camembert e roquefort.

Extra Brut

Essa versão é mais seca do que o Brut e possui um perfil mais intenso e ácido. O champagne tem menos açúcar e oferece uma experiência pura da bebida, indicado para quem busca sofisticação nas celebrações. Perfeito para eventos refinados, harmoniza com pratos de sabor mais acentuado, como foie gras, caviar, carpaccio, peixe assado, frutos do mar grelhados e carnes brancas, além de aperitivos com queijos curados e gosto mais forte, como parmesão, pecorino e gruyère.

Rosé

O champanhe Rosé é conhecido por suas notas florais com um leve sabor de frutas vermelhas. Pode ser encontrado em versões seca ou mais doce, dependendo da produção. Ele é indicado para ocasiões românticas e íntimas, mas também é uma opção muito buscada para agradar mais paladares no Réveillon. A bebida combina com pratos mais delicados e com um toque de doçura, como canapés de salmão, queijos cremosos, pratos de peixes gordos, por exemplo, salmão grelhado ou atum, e pratos à base de frango, como frango ao curry.

Sec

Essa versão é um pouco mais doce que o Extra Brut, mas não tão adocicado como o Demi-Sec. A opção é indicada para almoços ou festas mais informais e acompanha bem com queijos leves, saladas, peixe assado ou massas com molho branco e legumes. O champanhe também é indicado para harmonizar com sobremesas, como tortas de maçã ou maçã caramelizada.

Sidra de Maçã ou Pêssego

Apesar de não ser champagne, a sidra é muito consumida na virada de ano por ser uma bebida fermentada feita a partir da maçã, podendo variar entre seca e doce. Possui um sabor frutado, leve e refrescante, sendo uma alternativa mais acessível. Ideal para eventos mais casuais, o líquido combina bem com aperitivos leves, como queijos frescos, presunto, frango grelhado, tortas salgadas e pratos com vegetais.

Sobre a Água Doce:

Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das versões vegetarianas de palmito e alho-poró. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades em sete estados. Além do conceito de restaurante completo, a rede possui dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away.

Foto: Freepik

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN Festival Vem Verão 2024 começa hoje em Natal Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado
Pular para o conteúdo