Podcast potiguar gravado em praças públicas estreia neste domingo (29) com episódio sobre cultura popular

Podcast potiguar gravado em praças públicas estreia neste domingo (29) com episódio sobre cultura popular

Idealizado pelo jornalista Wender Gomes, projeto é pioneiro e e estará disponível nas plataformas digitais Spotify, Deezer, Apple Music e YouTube

O podcast PracinhaCast estreia sua primeira temporada neste domingo, 29 de junho, às 17h, nas plataformas digitais Spotify, Deezer, Apple Music e no YouTube.com/@poss.youtube. Criado e apresentado pelo jornalista e produtor cultural Wender Gomes, o projeto é pioneiro ao unir o formato dos podcasts com a ocupação cultural das praças públicas. “Com paisagens urbanas ao fundo e histórias potentes em primeiro plano, o PracinhaCast convida o público a reencontrar as praças como espaços de memória, criação e pertencimento”, explica o jornalista.

Gravado ao ar livre, diretamente de espaços públicos em Natal e Parnamirim, o PracinhaCast propõe uma escuta sensível sobre arte, território, afetos e identidade. “A primeira temporada conta com cinco episódios, sendo três gravados em Natal e dois em Parnamirim, com convidados que atuam nas mais diversas frentes da cultura potiguar”, revela o criador do podcast.

O episódio de estreia foi gravado na Praça Maria Elizete da Fonseca, na Zona Norte de Natal, e recebe a cordelista Tonha Mota, presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Literatura de Cordel, reconhecida como Mestra da Cultura Popular pela Funcarte. Em uma conversa leve e potente, Tonha fala sobre sua trajetória, sua relação com a literatura de cordel e os desafios e conquistas da cultura popular nos dias de hoje.

Idealizador do projeto, Wender Gomes é jornalista com atuação na cobertura cultural do Rio Grande do Norte, com passagem por veículos de imprensa, projetos culturais e autor de um blog dedicado à difusão da produção artística do estado. Com o PracinhaCast, ele consolida uma proposta inovadora de diálogo entre novas mídias e os espaços tradicionais de convivência comunitária. “O PracinhaCast nasce das boas lembranças que tenho das praças na minha cidade Canguaretama com a vontade de criar um produto audiovisual inovador. Estou muito animado com tudo que está por vir”, completa o apresentador.

O PracinhaCast é uma realização do Governo Federal e do Ministério da Cultura, por meio do Programa Nacional Aldir Blanc, com apoio da Prefeitura do Natal, Secretaria Municipal de Cultura e FUNCARTE, além da Prefeitura de Parnamirim e da Secretaria Municipal de Cultura de Parnamirim, através da Lei Paulo Gustavo. A produção audiovisual é assinada pela FCD Filmes.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber