UTI neonatal do Hospital Maria Alice Fernandes suspende novos atendimentos por falta de insumos

UTI neonatal do Hospital Maria Alice Fernandes suspende novos atendimentos por falta de insumos

Unidade opera com metade dos leitos e relata desabastecimento de medicamentos e materiais básicos

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Maria Alice Fernandes, em Natal, suspendeu o recebimento de novos pacientes nesta sexta-feira (8.ago.2025), devido à falta de insumos básicos para atendimento. A unidade conta com 20 leitos, mas apenas 10 estão em funcionamento, sendo que somente cinco permanecem ativos.

De acordo com a médica intensivista Ilka Maria Batista ao portal g1 RN, o hospital enfrenta desabastecimento de medicamentos e materiais essenciais, como fenobarbital (usado para controle de convulsões), cafeína (utilizada em recém-nascidos prematuros), tubos para ventilação mecânica, telas para correção de hérnia diafragmática, cateteres e luvas de procedimento.

O Hospital Maria Alice Fernandes é o único hospital pediátrico do estado do Rio Grande do Norte e atua como referência em áreas como cirurgia pediátrica, cardiologia e nefrologia. “Nós somos referência no estado todo. Então, não pode faltar. Somos o único hospital pediátrico do estado”, declarou a médica em entrevista ao portal de notícias.

Ilka afirmou que a situação de desabastecimento vem sendo comunicada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desde que os materiais começaram a acabar. Segundo ela, apesar das notificações, o problema persiste.

A médica destacou ainda que a abertura da UTI neonatal ocorreu por meio de ordem judicial. Diante do atual cenário, órgãos como o Ministério Público e o Conselho Regional de Medicina foram comunicados sobre a paralisação parcial dos serviços. “Nós precisamos de ajuda, estamos gritando, precisamos de condições para trabalhar”, disse.

Além da falta de insumos, o hospital também enfrenta dificuldades operacionais. O sistema Salux, utilizado para registro de prontuários, admissões, cirurgias, transferências e faturamento, está inoperante desde o dia 24 de julho, após o vencimento do contrato. Desde então, todos os procedimentos estão sendo realizados manualmente.

Nota da Sesap

A Secretaria de Estado da Saúde Pública informou, por meio de nota, que o hospital finalizou recentemente uma licitação para aquisição de insumos. A previsão é de que os pedidos de entrega sejam realizados entre esta sexta-feira (8) e o início da próxima semana, dependendo da disponibilidade orçamentária da pasta.

A Sesap também declarou que não há fila de espera por leitos neonatais na rede estadual e que a regularização dos leitos da UTI neonatal do Hospital Maria Alice Fernandes ocorrerá conforme a entrega dos materiais.

Quanto ao sistema de prontuários, a secretaria informou que está em processo de implantação do prontuário eletrônico em toda a rede estadual, com a substituição dos sistemas antigos. A ação inclui a entrega de novos computadores para as unidades de saúde, com o objetivo de agilizar a modernização e melhorar os fluxos operacionais.

Foto: Arquivo / Assecom / Demis Roussos

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade