Por Thiago Martins – thiagolmmartins@gmail.com
Mobilidade em Pauta

A situação da frota que opera o transporte Interbairros de Parnamirim continua a causar preocupação e revolta entre os usuários. A coluna recebeu, nesta semana, uma imagem que escancara o estado precário dos veículos: um micro-ônibus circulando enquanto libera uma densa fumaça preta pelo escapamento, sinal evidente de falta de manutenção e descumprimento das normas ambientais e de segurança.
O veículo, do modelo Volare V8, foi fabricado em 2005 – e conta atualmente com 20 anos em atividades. Ele também não tem o padrão visual indicando a linha que opera – linha 1.

O registro reforça uma realidade já denunciada em outras ocasiões: a frota que opera nas linhas interbairros é composta, em grande parte, por veículos antigos, desgastados e com condições mecânicas visivelmente comprometidas. Muitos dos micro-ônibus que operam no Interbairros foram fabricados há mais de 10 anos, muito além da vida útil recomendada para o transporte coletivo de passageiros.
Há ainda veículos do tipo “van” fabricadas em 1998 e 2000, completando quase 30 anos em operação.
Passageiros relatam que, além da fumaça e do barulho excessivo, há veículos com bancos danificados, sem acessibilidade e ventilação quase inexistente – problemas que afetam diretamente o conforto e a segurança de quem depende desse serviço diariamente.
O caso registrado nesta semana evidencia também uma falha grave de fiscalização. Veículos nessas condições não deveriam estar circulando, especialmente transportando pessoas em áreas densamente povoadas como Nova Parnamirim, Cohabinal, Rosa dos Ventos e outros bairros atendidos pelo sistema Interbairros.
A emissão intensa de fumaça preta, além de comprometer a saúde da população, representa uma infração ambiental grave e pode indicar problemas sérios no motor ou no sistema de combustão. Apesar disso, os veículos seguem em operação sem que se veja qualquer ação efetiva dos órgãos responsáveis pela fiscalização do transporte urbano no município.
O transporte público deveria garantir segurança, acessibilidade e respeito ao passageiro. No entanto, a realidade das ruas de Parnamirim mostra o oposto: uma frota envelhecida, mal conservada e, muitas vezes, perigosa. A população, que paga por esse serviço, continua exposta a riscos diários, enquanto o poder público se mantém inerte diante de uma situação que beira o colapso.
Fotos: Divulgação

Sobre Thiago Martins, colunista do Por Dentro do RN
Thiago Martins é jornalista formado pela UFRN e há 15 anos dedica-se ao estudo e à cobertura do setor de mobilidade urbana. Escreve sobre o tema desde o início da carreira, colaborando com portais de notícias especializados e acompanhando de perto as transformações na mobilidade ativa, no setor de transportes e na infraestrutura urbana. É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem autorização do autor e sem a inserção dos créditos, de acordo com a Lei nº 9610/98.
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