OSRN realiza Concerto Didático para alunos da rede de ensino fundamental, no TAM

OSRN realiza Concerto Didático para alunos da rede de ensino fundamental, no TAM

Iniciativa oferece imersão no universo da música de concerto para estudantes de 8 a 12 anos; escolas podem agendar pelo e-mail movimentosinfonico@gmail.com

OSRN realiza Concerto Didático para alunos da rede de ensino fundamental, no TAM

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) realiza, na próxima quarta-feira (29), às 8h30, no Teatro Alberto Maranhão (TAM), o Concerto Didático, voltado a estudantes de 8 a 12 anos das redes pública e privada de ensino. A ação integra o Projeto Movimento Sinfônico e busca aproximar as crianças do universo da música de concerto, promovendo o acesso à cultura e à educação de qualidade, valores alinhados às metas da Agenda 2030 da ONU.

Com cerca de 300 alunos já confirmados, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, a atividade foi estruturada para oferecer uma experiência completa. Desde a recepção ao teatro, onde os estudantes conhecem sua história, arquitetura e importância cultural, até o espetáculo em si, no qual o maestro Willames Costa conduz o público por uma jornada educativa que inclui passeio musical pelos instrumentos, apresentação dos músicos da orquestra e curiosidades sobre o repertório.

Ao final, os alunos têm a oportunidade de subir ao palco e reger a orquestra. “Nosso objetivo é despertar nas crianças a curiosidade e o encantamento pela música, mostrando que a arte está ao alcance de todos. Porque entendemos que experiências como essa podem verdadeiramente transformar a forma como elas percebem o mundo e os espaços culturais. Esta é, afinal, a função mais nobre da arte”, destaca o diretor artístico Linus Lerner, regente titular da OSRN.

OSRN realiza Concerto Didático
OSRN realiza Concerto Didático

Para a produtora cultural Tatiane Fernandes, da Mapa Realizações Culturais, o concerto didático é uma forma concreta de democratizar o acesso à cultura e fortalecer o vínculo entre arte e educação. “Cada edição do Movimento Sinfônico reforça o compromisso da nossa Orquestra Sinfônica com a formação de plateias e com a inclusão cultural. Ao proporcionar esse contato direto com a música e com o teatro, estamos contribuindo para o desenvolvimento sensível e cognitivo das novas gerações”, afirma.

O Projeto Movimento Sinfônico é realizado por meio da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto (FJA), Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern, com produção da Mapa Realizações Culturais.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado