RN define medidas para combater praga na uva após confirmação pelo Mapa

RN define medidas para combater praga na uva após confirmação pelo Mapa

Secretaria de Agricultura do RN discute estratégias contra Xanthomonas campestris pv. Viticola em reunião com Ministério da Agricultura

RN define medidas para combater praga na uva após confirmação pelo Mapa

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Sape) vai se reunir na próxima semana com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para definir estratégias de combate à praga Xanthomonas campestris pv. Viticola, bactéria que afeta plantações de uva e é considerada uma das mais preocupantes para a viticultura brasileira. A confirmação da presença da praga no estado foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (10), por meio da portaria nº 1.443.

Segundo Guilherme Saldanha, titular da Sape, a produção de uvas no RN é recente, com cerca de três anos, e ainda tem volume reduzido. “Atualmente, existem no máximo 50 hectares em produção em cerca de 10 propriedades rurais. Algumas fazendas trabalham com produção de vinho, mas tudo o que é produzido fica no Rio Grande do Norte”, afirmou.

Medidas em análise

Duas frentes estão sendo discutidas para conter a praga: a erradicação dos pomares ou o reconhecimento oficial da ocorrência da doença no estado, acompanhado de monitoramento sanitário para evitar o transporte de material vivo das plantas. “Estamos discutindo com o Mapa qual medida vamos adotar em conjunto. Na próxima semana teremos uma reunião para, depois disso, tomarmos uma decisão”, explicou Saldanha.

A praga, conhecida como Cancro-Bacteriano da videira, não altera o aspecto da fruta, mas compromete o desenvolvimento das plantas. Quando não controlada, pode levar à morte da videira. A doença provoca lesões em folhas, ramos e frutos, com sintomas iniciais caracterizados por pequenos pontos escuros de 1 a 2 milímetros, que podem evoluir para necrose de grandes áreas do tecido foliar. Nos ramos e cachos, surgem manchas escuras e alongadas que evoluem para fissuras negras, os chamados cancros. As bagas podem apresentar áreas necróticas e deformações.

RN define medidas para combater praga na uva
RN define medidas para combater praga na uva

Controle e prevenção

De acordo com a Embrapa, o monitoramento constante é essencial durante todo o ciclo da planta. Entre as principais medidas de controle estão o uso de mudas sadias, eliminação de ramos infectados e desinfecção das ferramentas após o uso em plantas doentes. O transporte de material vegetativo de regiões afetadas, como Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), para outras áreas do país é proibido para evitar disseminação.

A praga foi identificada pela primeira vez na Índia, em 1969, e chegou ao Brasil em 1998, no Vale do São Francisco. Em 2001, foi detectada no Ceará e, desde então, também tem registros em Roraima.

Posicionamento da Faern

A Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do RN (Faern) divulgou nota nesta quarta-feira (12) afirmando que acompanha a situação e reforçando que a doença não oferece risco à saúde humana nem compromete o consumo das frutas. Embora não exista cura, a entidade destacou que o cancro da videira é controlável com práticas adequadas de manejo e erradicação dos focos.

A Faern recomenda que produtores adquiram mudas com Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), higienizem ferramentas e comuniquem ao Idiarn qualquer suspeita de contaminação. A federação também ressaltou que estados vizinhos convivem com a praga há anos sem prejuízos significativos à expansão da viticultura.

O RN deve definir as medidas após reunião com o Mapa, garantindo suporte técnico aos produtores e ações para evitar a propagação da doença.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado