Inep divulga balanço preliminar e anuncia gabarito oficial para quinta-feira (20); reaplicações ocorrerão em dezembro.
Enem 2025: 70% dos inscritos compareceram aos dois dias de prova
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que cerca de 70% dos mais de 4,81 milhões de inscritos confirmados participaram dos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizados nos domingos 9 e 16 de novembro. A taxa de abstenção no primeiro dia foi de 27%.
O balanço divulgado é preliminar. Os dados definitivos serão apresentados junto ao resultado do exame, previsto para janeiro de 2026. O gabarito oficial do segundo dia de provas será publicado na próxima quinta-feira (20), segundo o ministro da Educação, Camilo Santana.
Novidades para 2026
O Ministério da Educação anunciou que, a partir de 2026, o Enem será utilizado para avaliação do ensino médio, substituindo a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A mudança busca aproveitar o maior engajamento dos estudantes com o Enem, considerado o principal meio de acesso ao ensino superior.
De acordo com o Inep, a estratégia permitirá aferir com mais precisão a qualidade da educação básica, já que os alunos dedicam maior esforço ao exame. O instituto concluiu estudos técnicos para implementar essa nova forma de avaliação.
Outra proposta em análise é a aplicação do Enem em capitais do Mercosul para brasileiros e estrangeiros. As cidades previstas são Buenos Aires (Argentina), Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai). O modelo digital está sendo estudado, com conclusão prevista para março de 2026.

Ocorrências e reaplicação
Durante o segundo dia de provas, cerca de 1,7 mil candidatos foram eliminados por condutas inadequadas, número abaixo da média histórica. A aplicação ocorreu sem grandes incidentes, exceto por falta de energia no Rio Grande do Sul e ocorrências pontuais no Ceará.
No Rio de Janeiro, devido a um tiroteio na Avenida Brasil, candidatos do Ciep 173 Rainha Nzinga Angola, em Acari, terão as provas reaplicadas em 17 de dezembro. Participantes afetados por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas poderão solicitar reaplicação entre 17 e 21 de novembro, pela Página do Participante no site do Inep. As provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.
No Paraná, o exame foi suspenso em Rio Bonito do Iguaçu após um tornado destruir 90% do município. Os pedidos serão analisados individualmente, conforme regras do edital.
Aplicação regular e inovação
No segundo dia, os candidatos responderam questões de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia). Pela primeira vez, o exame utilizou a metodologia testlet, que agrupa itens em torno de um texto para avaliar letramento e compreensão.
A aplicação ocorreu em todas as 27 unidades da federação, em cerca de 165 mil salas equipadas com detectores de metais, distribuídas em 12 mil locais de prova, em 1.805 municípios. Mais de 585 mil colaboradores participaram da logística, incluindo equipes do Inep, Correios, AGU, Samu, forças policiais e bombeiros.
O Enem 2025 também voltou a permitir certificação do ensino médio para maiores de 18 anos que atingirem a pontuação mínima. Quase 100 mil inscritos indicaram essa finalidade. Outra novidade foi a pré-inscrição para alunos do ensino médio.
Calendário especial no Pará
Por causa da COP30, os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba terão aplicação do Enem nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Finalidade do exame
As notas do Enem podem ser usadas para ingresso em universidades públicas, bolsas em instituições privadas, financiamento estudantil, acesso a faculdades sem vestibular, estudo em Portugal, autoavaliação e certificação do ensino médio. Estudantes do programa Pé-de-Meia que participaram dos dois dias de prova receberão incentivo adicional de R$ 200.
Foto: Angelo Miguel/MEC/Marcelo Camargo/Agência Brasil
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







