Dados reforçam a presença e a relevância da UnP, que alia formação acadêmica de qualidade à prestação de serviços essenciais à comunidade
UnP realiza mais de 35 mil atendimentos à população em Natal e Mossoró ao longo de 2025
A Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, realizou mais de 35 mil atendimentos à população, em Natal e Mossoró, ao longo de 2025. Os serviços, entre gratuitos e de baixo custo, são feitos por alunos de graduação, supervisionados por professores e profissionais experientes.
Os dados são referentes a quatro importantes serviços de extensão universitária: o Centro Integrado de Saúde (CIS), Centro Médico Veterinário (CMV), Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). Os números reforçam o impacto social gerado pela instituição ao aliar formação acadêmica e prestação de serviços essenciais à comunidade.
“Acreditamos que a educação vai muito além da sala de aula. Nossa missão é devolver à sociedade o conhecimento que produz, transformando vidas, fortalecendo comunidades e formando profissionais capacitados para fazer a diferença no mundo”, afirma a reitora Bárbara Azevedo.
Natal
Somente o CIS contabilizou 27.307 atendimentos em 2025, um crescimento de aproximadamente 15% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 23.823 atendimentos. Desde o início das atividades, em 2016, o CIS já ultrapassou a marca de 242 mil atendimentos, beneficiando diretamente a população potiguar em diversas áreas da saúde.
Os atendimentos envolvem cursos como Medicina, integrante da Inspirali, Ecossistema que atua na gestão de 15 escolas médicas em diversas regiões do Brasil, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, entre outros.
Além da saúde humana, a UnP também atua na área de saúde animal por meio do Centro Médico Veterinário. Em 2025, o serviço registrou 2.194 atendimentos. O Núcleo de Prática Jurídica realizou 1.266 atendimentos do Direito Cível e o objetivo é expandir os atendimentos com a oferta dos atendimentos jurídicos na Unidade da UnP Zona Norte. Já o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal realizou mais de 484 atendimentos em mutirões do Imposto de Renda, regularização de CPF e apoio a microempreendedores.
Mossoró
Na capital do Oeste Potiguar, a Clínica Integrada de Saúde (CIS) realizou 3.916 atendimentos nas áreas de Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Psicologia. No espaço, a comunidade tem acesso a serviços, como consultas, vacinação, realização de curativos, sessões de fisioterapia e atendimentos psicológicos, contribuindo para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população.
No Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), a UnP contabilizou 1.236 atendimentos, incluindo audiências e suporte jurídico. Em 2025, além dos atendimentos realizados no campus e durante ações como o projeto Saúde na Praça, o NPJ ampliou sua atuação, levando a Prática Jurídica até a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e o Albergue de Mossoró (Albem).
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) realizou 120 atendimentos. Em parceria com a Receita Federal, o Núcleo prestou orientação gratuita para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, auxiliou a população com pendências fiscais e financeiras e ofereceu suporte a Microempreendedores Individuais (MEI).
Para 2026, a UnP prevê a ampliação dos serviços ofertados à comunidade com os atendimentos voltados à saúde animal. O Centro Médico Veterinário (CMV) oferecerá consultas clínicas, exames laboratoriais e de imagem.
UnP Natal – Atendimentos realizados em 2025:
- Centro Integrado de Saúde (CIS): 27.307 atendimentos;
- Centro Médico Veterinário (CMV): 2.194 atendimentos;
- Núcleo de Prática Jurídica (NPJ): 1.266 atendimentos;
- Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF): 484 atendimentos.
UnP Mossoró – Atendimentos realizados em 2025:
- Clínica Integrada de Saúde (CIS): 3.916 atendimentos;
- Núcleo de Prática Jurídica (NPJ): 1.236 atendimentos;
- Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF): 250 atendimentos.
Foto: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







