Espanhol acusado de exploração sexual de adolescente em Natal é preso na Espanha pela Interpol

Espanhol acusado de exploração sexual de adolescente em Natal é preso na Espanha pela Interpol

Caso ocorreu em Ponta Negra no ano de 2014

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve, com o apoio da Interpol, a prisão de um cidadão espanhol foragido da Justiça brasileira. O homem, que é réu em um processo criminal na 15ª Vara Criminal de Natal, responde pelo crime de exploração sexual de adolescente, conforme tipificado na legislação penal do Brasil. A prisão foi efetuada na Espanha no último dia 12 de março.

De acordo com a denúncia do MPRN, os fatos ocorreram em fevereiro de 2014, no bairro de Ponta Negra, em Natal. O acusado teria abordado um adolescente de 16 anos em um shopping center e oferecido um trabalho temporário em sua residência. Uma vez no local, ele teria induzido a vítima à prática de atos libidinosos, oferecendo pagamento em dinheiro em troca.

Após o ocorrido, o investigado deixou o Brasil com destino a Portugal. Registros oficiais apontam que a saída do país ocorreu em 12 de fevereiro de 2014, e ele não retornou desde então. A denúncia formal contra o espanhol só foi apresentada em 2017, depois que a vítima relatou o abuso a um familiar.

Atuação do Gaeco leva à Difusão Vermelha da Interpol

A investigação conduzida pelo MPRN contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que realizou diligências para confirmar a identidade do acusado e localizar seu paradeiro no exterior. Com as informações colhidas, o Ministério Público solicitou à Justiça a expedição de um mandado de prisão preventiva.

Em outubro de 2025, a Justiça potiguar autorizou a inclusão do nome do réu na Difusão Vermelha (Red Notice) da Interpol, um mecanismo de cooperação policial internacional que permite a localização e prisão de foragidos em qualquer um dos países membros. O alerta internacional foi publicado oficialmente em fevereiro de 2026.

Acusado aguarda extradição para o Brasil na Espanha

A prisão foi efetuada por autoridades espanholas no dia 12 de março de 2026. A Polícia Federal brasileira comunicou oficialmente a captura à 15ª Vara Criminal de Natal no dia seguinte, 13 de março.

Atualmente, o acusado permanece detido na Espanha, onde aguarda os trâmites do processo de extradição para o Brasil. Com a confirmação da prisão, a Justiça potiguar determinou a adoção das medidas cabíveis junto ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, órgão do Ministério da Justiça responsável por auxiliar na formalização do pedido de extradição por vias diplomáticas.

O processo criminal, que estava suspenso devido à ausência do réu, deverá ser retomado assim que a extradição for concluída. A medida visa evitar a prescrição do crime e garantir que o acusado seja julgado conforme a legislação brasileira, assegurando sua responsabilização penal. O MPRN segue acompanhando o caso de perto.

Fotos: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade