Indústria do RN tem retração em todos os setores em fevereiro de 2026

Indústria do RN tem retração em todos os setores em fevereiro de 2026

Produção industrial no RN recua 24,5% em fevereiro e apresenta queda em todos os setores

A produção industrial do Rio Grande do Norte registrou queda de 24,5% em fevereiro de 2026, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O resultado marca a primeira vez, desde o início da série histórica em 2023, em que todos os setores analisados no estado apresentaram desempenho negativo simultaneamente.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal Regional, divulgada nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. De acordo com o levantamento, todas as atividades industriais pesquisadas no estado apresentaram retração no período.

A maior queda foi registrada na fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, com recuo de 31,5%. Em seguida aparecem as indústrias extrativistas, com queda de 19,9%, a fabricação de produtos alimentícios, com retração de 16,8%, e o setor de confecção de artigos do vestuário e acessórios, que registrou redução de 3,9%.

Queda na produção industrial do RN atinge todos os setores

O levantamento indica que o desempenho negativo ocorreu de forma generalizada entre os segmentos industriais analisados. O resultado de fevereiro ocorre em um contexto em que o número de dias úteis foi inferior ao observado no mesmo mês do ano anterior.

Em 2026, fevereiro teve dois dias úteis a menos em relação a fevereiro de 2025. Esse fator é apontado como um dos elementos que podem ter influenciado o desempenho da produção no período.

De acordo com o analista da pesquisa, Bernardo Almeida, o resultado evidencia a continuidade de um movimento observado nos meses anteriores. Segundo ele, os dados indicam perda de ritmo na atividade industrial no estado desde o final do ano passado.

O analista também aponta fatores macroeconômicos como elementos que contribuem para o cenário observado. Entre eles estão a política monetária com taxa de juros em patamares elevados, que impacta o custo do crédito, reduz investimentos e influencia o ritmo da produção industrial.

Indicadores acumulados reforçam tendência de queda

Na variação acumulada no ano, o desempenho da indústria do Rio Grande do Norte em fevereiro acompanhou o resultado registrado em janeiro, com percentuais negativos na maior parte dos segmentos. A exceção foi o setor de confecção de artigos do vestuário e acessórios, que apresentou crescimento de 16,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Nos demais setores, houve retração nas indústrias extrativistas, com queda de 14,2%, na fabricação de produtos alimentícios, com redução de 11,6%, e na fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, com recuo de 35,3%. Com esses resultados, a indústria geral do estado acumulou queda de 24,8% no ano.

Na variação acumulada em 12 meses, o cenário apresenta resultados distintos entre os segmentos. Houve crescimento na confecção de artigos do vestuário e acessórios, com alta de 47,8%, e nas indústrias extrativistas, com avanço de 3,8%.

Por outro lado, foram registradas quedas na fabricação de produtos alimentícios, com recuo de 2,3%, e na fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, com redução de 23,4%. Considerando o conjunto da indústria, o estado acumulou queda de 12,6% nos últimos 12 meses.

Foto: Carmem Félix/Governo do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade