Inmet emite alerta de chuvas intensas para todo o RN e eleva risco em 99 cidades

Inmet emite alerta de chuvas intensas para todo o RN e eleva risco em 99 cidades

Alerta do Inmet prevê aumento no volume de chuvas e ventos fortes em 99 municípios do Rio Grande do Norte, incluindo Natal

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas para todo o Rio Grande do Norte, com mudança no nível de risco prevista para este domingo (12). O aviso inicial, classificado na cor amarela, começou a valer no sábado (11) e abrange todos os municípios do estado.

De acordo com o órgão, a partir deste domingo, o alerta evolui para a cor laranja em 99 cidades potiguares, incluindo a capital Natal. O nível laranja representa um grau mais elevado de severidade em relação às condições meteorológicas, indicando maior volume de chuvas e intensificação dos ventos.

No alerta amarelo, válido inicialmente para todas as cidades, a previsão indica precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos com intensidade entre 40 e 60 km/h. Nesse cenário, o Inmet aponta baixo risco de ocorrências como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Com a mudança para o alerta laranja em parte significativa do estado, os volumes de chuva previstos aumentam. A estimativa passa a ser de precipitações entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia, além da possibilidade de ventos intensos variando entre 60 e 100 km/h. Segundo o instituto, esse cenário eleva o risco de impactos como interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, pontos de alagamento e incidência de descargas elétricas.

Diante das condições previstas, o Inmet orienta a população a adotar medidas de segurança em situações de rajadas de vento. Entre as recomendações, está evitar abrigo sob árvores, devido ao risco de queda e de descargas elétricas. Também é indicado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, estruturas que podem ser afetadas pela força dos ventos.

Outra orientação é, sempre que possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia como forma de reduzir riscos durante as instabilidades. O órgão também destaca a importância de buscar informações atualizadas junto aos canais oficiais.

Em casos de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, serviços responsáveis pelo atendimento a ocorrências relacionadas a situações de risco provocadas por condições climáticas adversas.

Municípios presentes no alerta laranja

  • Assú
  • Afonso Bezerra
  • Alto do Rodrigues
  • Angicos
  • Apodi
  • Areia Branca
  • Arez
  • Campo Grande
  • Baía Formosa
  • Baraúna
  • Barcelona
  • Bento Fernandes
  • Bodó
  • Bom Jesus
  • Brejinho
  • Caiçara do Norte
  • Caiçara do Rio do Vento
  • Canguaretama
  • Caraúbas
  • Carnaubais
  • Ceará-Mirim
  • Cerro Corá
  • Espírito Santo
  • Extremoz
  • Felipe Guerra
  • Fernando Pedroza
  • Galinhos
  • Goianinha
  • Governador Dix-Sept Rosado
  • Grossos
  • Guamaré
  • Ielmo Marinho
  • Ipanguaçu
  • Itajá
  • Jandaíra
  • Boa Saúde
  • Jardim de Angicos
  • João Câmara
  • Jundiá
  • Lagoa d’Anta
  • Lagoa de Pedras
  • Lagoa de Velhos
  • Lagoa Salgada
  • Lajes
  • Macaíba
  • Macau
  • Maxaranguape
  • Montanhas
  • Monte Alegre
  • Monte das Gameleiras
  • Mossoró
  • Natal
  • Nísia Floresta
  • Nova Cruz
  • Paraú
  • Parazinho
  • Parnamirim
  • Passa e Fica
  • Passagem
  • Pedra Grande
  • Pedra Preta
  • Pedro Avelino
  • Pedro Velho
  • Pendências
  • Poço Branco
  • Porto do Mangue
  • Pureza
  • Riachuelo
  • Rio do Fogo
  • Ruy Barbosa
  • Santa Cruz
  • Santa Maria
  • Santana do Matos
  • Santo Antônio
  • São Bento do Norte
  • São Gonçalo do Amarante
  • São José de Mipibu
  • São José do Campestre
  • São Miguel do Gostoso
  • São Paulo do Potengi
  • São Pedro
  • São Rafael
  • São Tomé
  • Senador Elói de Souza
  • Senador Georgino Avelino
  • Serra Caiada
  • Serra de São Bento
  • Serra do Mel
  • Serrinha
  • Sítio Novo
  • Taipu
  • Tangará
  • Tibau
  • Tibau do Sul
  • Touros
  • Upanema
  • Várzea
  • Vera Cruz
  • Vila Flor

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade