Agenda Cultural de Natal e do Rio Grande do Norte; os principais lançamentos da Música, Cultura Pop, Literatura e dos Games você encontra publicado aqui, no Por dentro do RN.
Marca amplia expansão em Natal com nova unidade no Natal Shopping e reforça conexão com o público potiguar.
Noha Shoes inaugura nova loja no Natal Shopping e reforça presença na capital potiguar
A Noha Shoes, marca nacional de calçados e acessórios masculinos que se destaca por unir elegância, autenticidade e design contemporâneo, acaba de ampliar sua atuação em Natal. A nova loja, instalada no piso L2 do Natal Shopping, consolida o crescimento da marca na capital potiguar, que já conta com uma unidade de sucesso no Midway Mall.
Com desempenho expressivo no estado, a operação do Midway Mall é hoje a segunda loja que mais vende em todo o Brasil, ficando atrás apenas das unidades de Pernambuco — berço da marca e onde estão concentradas várias lojas do grupo. O resultado reforça a forte conexão da Noha com o público potiguar e a relevância do mercado local para a expansão nacional.
Reconhecida por transformar o cenário da moda masculina no Brasil, a Noha Shoes aposta em produtos que combinam estilo, conforto e sofisticação, acompanhando o homem moderno em todas as ocasiões — do casual ao social. Inspirada no design europeu e nas principais tendências internacionais, a marca oferece linhas que valorizam a identidade masculina, com peças que dialogam com diferentes estilos de vida.
Noha Shoes inaugura nova loja no Natal Shopping
Com mais de 20 lojas distribuídas pelo país e um e-commerce em plena expansão, a Noha segue fortalecendo sua presença no mercado nacional e ampliando conexões com consumidores que buscam qualidade, versatilidade e personalidade. A nova unidade no Natal Shopping chega para oferecer um espaço moderno, completo e acolhedor, pensado para quem valoriza praticidade e elegância em um só lugar.
Mais do que uma marca de calçados e acessórios, a Noha se apresenta como um movimento de expressão e autenticidade. Cada produto carrega o propósito de inspirar homens a se posicionarem no mundo com atitude, segurança e estilo próprio.
Edição celebra trajetória do Auto mais antigo do Estado, reforça impacto social e cultural e marca caminho rumo ao título de Patrimônio Imaterial do RN.
Espetáculo “Um Presente de Natal” celebra 28 anos com parceria inédita com a UFRN e clama “Grita no mundo o amor” em 2025
O espetáculo natalino mais tradicional do Rio Grande do Norte, “Um presente de Natal”, anuncia com entusiasmo sua 28ª edição em 2025. Marcado para os dias 19 e 20 de dezembro de 2025, o evento retorna ao anfiteatro do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), prometendo uma experiência artística e social de profundo significado para o público potiguar. Conhecido por sua grandiosidade cênica, trilha sonora emocionante e performances cativantes que tradicionalmente encantam milhares de pessoas, o “Um presente de Natal” é assinado pelo texto de Claudia Magalhães, música de Danilo Guanais e direção geral de Diana Fontes.
Sob o tema central “GRITA NO MUNDO O AMOR”, esta edição fará uma releitura da emblemática montagem de 2005, que se tornou um divisor de águas ao inovar a narrativa do nascimento de Jesus com situações cotidianas. A escolha do tema não é apenas uma homenagem à rica história do espetáculo, mas um convite vibrante à reflexão sobre a capacidade humana de conexão, empatia e transformação. Em um mundo que cada vez mais anseia por mensagens de união, “Um presente de Natal” se propõe a ser um farol de esperança, reavivando a chama da solidariedade e da beleza nas celebrações de fim de ano.
A edição de 2025 marca um capítulo inovador e estratégico para o projeto, que passa a integrar as ações de extensão da UFRN. Esta parceria inédita eleva não apenas o alcance acadêmico e social do espetáculo, mas também se concretiza como uma oportunidade transformadora para cinco jovens estudantes. Selecionados para atuar no mercado criativo, esses talentos terão a chance de desenvolver suas habilidades e expandir seus horizontes profissionais, consolidando “Um presente de Natal” como um verdadeiro celeiro de oportunidades e um catalisador de desenvolvimento socioeconômico para a juventude potiguar. A iniciativa reflete uma visão de longo prazo que investe no futuro e na sustentabilidade do ecossistema cultural.
Espetáculo “Um Presente de Natal”
O espetáculo, já reconhecido como o Auto mais antigo do Estado, terá sua trajetória ainda mais valorizada em 2025, quando, sob nova proposição do Deputado Ubaldo Fernandes, passará a ser oficialmente Patrimônio Imaterial Cultural do Rio Grande do Norte.
A realização da 28ª edição conta com o patrocínio fundamental do Governo do Estado, Secretaria de Cultura do RN, Fundação José Augusto, Dore, Rio Center, Super Cola e Júlia Arruda. O apoio cultural é da UFRN, do NAC (Núcleo de Arte e Cultura) e do Deputado Ubaldo Fernandes. A produção é da Diana Fontes – Produção Cultural.
Sobre o Projeto “Um presente de Natal”: “Um presente de Natal” é um espetáculo cultural que se tornou um marco nas celebrações de fim de ano no Rio Grande do Norte. Conhecido por sua mensagem de esperança, união e celebração da vida, o Auto mais antigo do Estado busca inspirar e emocionar o público de todas as idades, reforçando valores essenciais e o verdadeiro espírito natalino através de produções grandiosas e uma mensagem profundamente humana. Sobre a Diana Fontes – Direção e Produção Cultural: Com uma trajetória consolidada no cenário cultural brasileiro, a Diana Fontes – Direção e Produção Cultural é uma referência na criação e execução de projetos artísticos de grande porte. Liderada por Diana Fontes, a empresa é reconhecida por sua excelência, inovação e compromisso com a qualidade, promovendo experiências culturais memoráveis e de impacto social relevante.
Artista apresenta visão abstrata do sertão contemporâneo com experiências sensoriais e peças 3D; abertura acontece em 10 de dezembro
Sertão e misticismo guiam nova mostra de AZOL em Natal
A partir do dia 10 de dezembro, a Pinacoteca Potiguar, localizada no Palácio Potengi, recebe a exposição “Reinos do Imaginário”, o novo projeto do artista potiguar AZOL, que explora o sertão nordestino com novas técnicas. Famoso por suas pinturas e fotografias, com peças tridimensionais em madeira, barro, metal, porcelana, tapeçaria e mobiliário sob uma ótica mística e de inspiração medieval. A programação terá entrada gratuita ao público.
Dividida em quatro módulos, a exposição articula pintura, objetos, escultura e instalação. Cada etapa possui uma cor, um aroma e uma trilha sonora específica que constroem atmosferas com o objetivo de traduzir a invenção de um sertão moderno. São eles o Reino do Encoberto, Reino do Silêncio Ardente, Reino da Cruz Errante e o Reino do Chão das Promessas.
AZOL conta que a ideia surgiu em estudos para sua última exposição, O Sertão Virou Mar, em 2022. Mas foi em viagens recentes, no ano de 2024, que o artista intensificou sua construção de elementos gráficos inspirados na arquitetura sertaneja. Ao perceber que as casas do interior nordestino, representadas de maneira fragmentada, lembravam coroas surgiu a ideia de colocar um elemento humano, um perfil, um nariz, um olho, de forma expressionista abstrata.
“Ao ampliar isso, surgiu a figura do rei e da rainha com traços do fenótipo indígena e afrodescendente como uma ferramenta de fortalecimento dessa identidade, somada a essa ideia monárquica de reinos que simbolizam uma verdadeira mitologia”, relata.
O artista percorreu cerca de 3 mil quilômetros coletando depoimentos e memórias das expressões populares de fé e simbologias, como o movimento religioso masculino Penitentes do Crato. As cidades de Canudos (BA), São
José do Belmonte (PE), onde está localizado o ponto de peregrinação da Pedra do Reino que inspirou Ariano Suassuna, e o Cariri cearense foram visitados e todos os registros foram alicerce para criar os Reinos do Imaginário que segmentam a exposição.
Responsável pela curadoria da mostra, Manoel Onofre destaca que “em cada obra, reverbera o eco de um tempo que não passa, mas pulsa — onde o invisível é matéria, o sagrado é gesto e a memória, território vivo”.
“Reinos do Imaginário se firma, assim, como um convite à travessia interior: um percurso simbólico por entre ruínas de fé, fragmentos de mitos e promessas de futuro, onde a arte se torna ferramenta de encantamento, reconexão e permanência”, avalia.
Entre os destaques da exposição que poderá ser visitada pelo público a partir de dezembro, está uma instalação modular em madeira que remete a um castelo, cujos nichos abrigam diferentes cabeças de reis, somado a tronos, totens, ex-votos e um gazebo que simboliza a divisão entre os reinos. Outra peça que promete chamar atenção é inspirada nas cúpulas do Castelo de Zé dos Montes, cartão postal do município de Sítio Novo (RN).
A exposição Reinos do Imaginário conta com apoio institucional do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA), que administram o Palácio Potengi, onde está instalada a Pinacoteca do Estado.
Especialistas em luto orientam sobre como lidar com a saudade nas celebrações de Natal e Ano Novo
O peso da ausência: como enfrentar as festas de fim de ano após uma perda
As festas de Natal e Ano Novo costumam ser associadas a reencontros, celebrações e tradições familiares. No entanto, para quem perdeu alguém, esse período pode acentuar a falta, despertar memórias dolorosas e reabrir emoções que pareciam estabilizadas.
De acordo com a psicóloga especialista em luto da funerária e crematório Morada da Paz, Simône Lira, o fim de ano funciona como um amplificador emocional. “A ausência torna-se mais perceptível quando a rotina da celebração é interrompida pela falta de quem sempre esteve”, observa. Ela explica que o sofrimento não representa uma regressão no processo de luto, mas sim a confirmação da importância dos vínculos construídos com quem partiu.
Entre as orientações para enfrentar esse período, a psicóloga destaca:
● Não forçar alegria, permitindo que a tristeza tenha espaço legítimo; ●Manter rituais afetivos, como orações, lembranças e pequenos gestos simbólicos; ● Compartilhar memórias em família, falando abertamente sobre quem partiu; ● Não se isolar completamente, aceitando convites e apoio emocional de pessoas de confiança.
Simône acrescenta: “É importante compreender que viver o luto durante o Natal ou o Ano Novo não significa atrapalhar a celebração dos demais. Cada pessoa tem sua forma de atravessar a saudade, e acolher essa experiência faz parte do cuidado emocional coletivo.”
O peso da ausência
Como alternativa simbólica e acessível para homenagear quem partiu, o Grupo Morada, holding responsável pelas marcas Morada da Paz, Morada da Paz Essencial e Morada da Paz Pet, disponibiliza a plataforma Morada da Memória (http://www.moradadamemoria.com.br ). O espaço funciona como um memorial digital gratuito, onde familiares e amigos podem criar perfis em homenagem a entes falecidos, adicionar fotos, vídeos, mensagens, acender velas virtuais e compartilhar lembranças. A iniciativa reforça que o amor vivido permanece e pode ser celebrado de forma afetiva mesmo na ausência física.
Biblioteca de Projetos, criada pela empreendedora Carol da Silva, reúne ferramentas e formação para apoiar artistas na escrita de propostas culturais
Plataforma que ajuda artistas a estruturar projetos culturais é lançada no Rio Grande do Norte
A startup potiguar de economia criativa Arte Marca anunciou, na última sexta-feira (28), o lançamento oficial da Biblioteca de Projetos, plataforma digital criada para apoiar artistas e produtores culturais na elaboração de propostas para editais e leis de incentivo. A ferramenta já está disponível em artemarca.net e foi apresentada ao público nas redes sociais da iniciativa.
O lançamento ocorre em um momento em que cresce o número de editais e chamadas públicas no país, ao mesmo tempo em que muitos artistas ainda encontram dificuldades para lidar com a complexidade técnica exigida nesses processos. Nesse cenário, a Biblioteca de Projetos surge como uma alternativa acessível para quem busca autonomia e profissionalização dentro do setor cultural.
Durante o vídeo de apresentação, a fundadora da Arte Marca, Carol da Silva, afirmou que “a Arte Marca nasce da urgência de transformar o fazer artístico em estrutura, uma ponte entre arte e estratégia, tradição e tecnologia, ancestralidade e futuro”. Ela acrescentou que, após meses de desenvolvimento, “abre agora seu território” ao público.
A plataforma reúne, em um único ambiente digital, orientações de escrita, modelos de estruturação, videoaulas introdutórias e um painel atualizado com editais abertos. A proposta é oferecer uma experiência formativa contínua, que permita ao artista compreender o processo de elaboração de projetos e ampliar sua autonomia criativa.
Plataforma que ajuda artistas a estruturar projetos culturais é lançada no Rio Grande do Norte
Carol destaca que a ferramenta foi pensada para quem já atua com editais e também para iniciantes. “Nosso objetivo é democratizar a gestão cultural, permitindo que cada pessoa compreenda o processo, organize suas ideias e transforme suas expressões em projetos consistentes. A plataforma integra tecnologia, metodologia e acolhimento para tornar esse caminho mais claro e acessível”, explica.
Além disso, a Biblioteca de Projetos oferece recursos exclusivos que permitem escrever propostas a partir de modelos práticos, assistir a videoaulas sobre temas essenciais — como objetivos, orçamentos e análise de oportunidades — e acompanhar, no mesmo espaço, editais e chamadas públicas em todo o país. A combinação de escrita guiada, formação e monitoramento de oportunidades diferencia a plataforma dentro do mercado cultural brasileiro.
Criada em 2023, a Arte Marca vem se consolidando como iniciativa voltada ao fortalecimento do empreendedorismo criativo no Nordeste. A startup já participou do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), teve projetos aprovados pela PNAB em dois estados e foi contemplada pela bolsa Sócio Empreender, do programa de aceleração Startup NE, do Sebrae.
Carol reforça que a atuação da Arte Marca está alinhada a um compromisso social. “Acreditamos em processos inclusivos e no fortalecimento de quem faz cultura, especialmente mulheres e pessoas negras. A plataforma integra esse esforço de ampliar acesso, oferecer formação e apoiar trajetórias criativas com ferramentas simples e eficientes”, afirma.
Com alcance nacional e foco em diferentes perfis de artistas, a Arte Marca busca se consolidar como referência em inovação e inclusão no setor cultural, estimulando o afroempreendedorismo e contribuindo para a profissionalização das práticas criativas no Brasil.
Mais informações sobre a plataforma estão disponíveis em artemarca.net e no perfil oficial da Arte Marca no Instagram (@artemarcapro).
Solenidade comemorativa destaca legado do Sinduscon/RN, reconhece grandes nomes da engenharia potiguar e formaliza programa que impulsionará o acesso à moradia no RN.
Medalha José Nilson de Sá e assinatura do RN + Moradia marcam solenidade histórica dos 80 anos do Sinduscon
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (Sinduscon/RN) celebrou seus 80 anos de história em uma solenidade marcada por homenagens, avanços estruturantes para o setor e uma forte mensagem em defesa do desenvolvimento econômico do Estado.
O evento, realizado na última sexta-feira (28) no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), teve dois momentos centrais: a entrega da Medalha José Nilson de Sá, uma das mais altas honrarias da engenharia potiguar, e a assinatura do Programa RN + Moradia, em parceria entre o Governo do Estado, a FIERN, o Sinduscon/RN e o Sinduscon Oeste.
Em seu discurso, o presidente do Sinduscon/RN, Sérgio Azevedo, destacou que celebrar 80 anos da entidade é reconhecer o papel decisivo da construção civil na evolução urbana e econômica do Rio Grande do Norte.
“Celebrar 80 anos do Sinduscon é celebrar a força de um setor que ajudou, e continua ajudando, a construir a história do Rio Grande do Norte. Cada obra, cada profissional e cada empresa desta trajetória representam o nosso compromisso com a inovação, com o trabalho e, sobretudo, com as pessoas”, afirmou.
Azevedo reforçou que o Sindicato chega aos 80 anos mais moderno, técnico e preparado, após décadas de desafios superados. “A construção civil de hoje é responsável, segura, comprometida com a vida e com o futuro. Colocamos a técnica e o respeito às pessoas no centro das decisões”, completou.
Medalha José Nilson de Sá e assinatura do RN + Moradia
Honrarias
O ponto alto da solenidade foi a entrega da Medalha José Nilson de Sá, em cumprimento a um compromisso do Sinduscon/RN de resgatar e valorizar a memória do trabalhador potiguar.
José Nilson de Sá foi um dos maiores engenheiros e empreendedores da história do Estado. À frente da EIT, fundada em 1951, liderou obras emblemáticas como a Via Costeira, a Rota do Sol, a Barragem de Umari, trechos da Transamazônica e o Gasoduto Brasil–Bolívia. Na fruticultura irrigada, foi pioneiro com o Projeto Maísa, em Mossoró. Também presidiu a Fiern e se tornou referência nacional em infraestrutura.
Para o presidente Azevedo, fazer justiça ao nome de Zé Nilson é fazer justiça a todos os que construíram este Estado com as próprias mãos. “Sem memória, não há raízes. Sem raízes, não há alicerces — e sem alicerces firmes não se ergue obra duradoura.”
Foram homenageados com distinção:
Thiago Mesquita, pela liderança técnica na revisão do Plano Diretor de Natal e modernização de ZPAs, Código de Obras e AEITPs;
Carlos Eduardo Xavier (Cadu), secretário da Fazenda e defensor do programa RN + Moradia;
Ana Adalgisa, com mais de 25 anos de dedicação à entidade;
Sílvio Bezerra, ex-presidente por três mandatos e responsável pela modernização institucional do Sindicato;
Engenheiro José Maria Fabiano Veras, decano do Sinduscon, referência de ética e técnica no Rio Grande do Norte e em Pernambuco.
A solenidade também reconheceu as empresas fundadoras mais antigas: Construtora A. Azevedo, A. Gaspar S/A, Certa Construções Civis e Industriais e Ecocil, além de celebrar o futuro da entidade com a homenagem à Terra Invest Group, 80ª empresa filiada, e à mais jovem associada, a Camelo & Azevedo.
Medalha José Nilson de Sá e assinatura do RN + Moradia
Assinatura do RN + Moradia
Em um momento histórico para o setor, foi assinado o RN + Moradia, programa que concede crédito presumido de ICMS de até R$ 20 mil por unidade para ampliar o acesso à casa própria por famílias da Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida.
A etapa piloto prevê 1.000 unidades e impacto estimado de R$ 20 milhões em crédito fiscal.
“O programa representa um passo significativo para reduzir o déficit habitacional, estimular a economia e fortalecer a cadeia da construção civil”, afirmou Cadu Xavier, secretário da Fazenda do RN.
A construção civil como motor da economia potiguar
O setor responde por 44.501 empregos formais e reúne 7.859 empresas ativas, o equivalente a 13% de todos os estabelecimentos potiguares. Com salário médio 46% acima do mínimo, a atividade movimenta anualmente R$ 1,26 bilhão em renda do trabalho e representa R$ 4,66 bilhões no PIB do Rio Grande do Norte.
Diante desse cenário, o presidente da Fiern, Roberto Serquiz, ressaltou a relevância da construção civil para o desenvolvimento econômico. “Quando a construção avança, toda a cadeia econômica se movimenta junto, gerando desenvolvimento e oportunidades.”
Protagonismo e compromisso com o futuro
O evento encerrou com o atual presidente destacando a contribuição dos ex-presidentes que marcaram a trajetória do Sindicato — Fabiano Veras, Fernando Bezerra, Arnaldo Gaspar Júnior, Sílvio Bezerra e Flávio Azevedo.
Enfatizou também que o atual cenário exige unidade e responsabilidade do setor. “O Rio Grande do Norte vive desafios significativos, mas temos capacidade técnica, maturidade institucional e disposição para construir soluções. O Sinduscon seguirá sendo uma casa de portas abertas ao diálogo, à cooperação e ao desenvolvimento”, declarou Azevedo.
Na ocasião, Azevedo registrou agradecimento à diretoria e às 84 empresas filiadas, responsáveis por movimentar mais de R$ 3 bilhões ao ano e por gerar milhares de empregos em todo o estado.
Marca aposta em tradição, novidades e afeto para tornar o Natal ainda mais doce
Sodiê lança linha especial de fim de ano com sabores inéditos, panetones recheados e kits presenteáveis
O fim de ano tem sabor especial nas lojas da Sodiê Doces, que apresenta sua linha completa para as celebrações com o mote “Tudo o que o seu Natal merece”. Com opções que vão da sobremesa principal à lembrança perfeita, a marca aposta na combinação de tradição, novidades e afeto para estar presente em todos os momentos de confraternização, da ceia à troca de presentes.
O grande lançamento da temporada é a taça Red Velvet, sobremesa montada em camadas com o clássico bolo vermelho e creme suave, cujo preço sugerido na rede é de 120 reais. Além dela, o cardápio inclui o pudim, nas versões tradicional e zero açúcar, além das já consagradas tortas açucaradas da rede.
A Sodiê lança também sua linha de panetones recheados de 650g, grandes protagonistas na hora de presentear. As novidades são o Panetone de Pistache, com gotas de chocolate e um pacotinho extra de granulê para decorar (119,90 reais), e o Dois Amores. Os outros sabores da linha são Chocomoça, Doce de Leite, Alpino e Brigadeiro, com preço tabelado de 79,90 reais
Entre os bolos natalinos exclusivos, o Santa Claus traz massa de nozes, recheios de doce de leite com crocante de nozes e baba de moça, finalizado com mousse branca e fios de ovos. O Natale combina massa de nozes, trufas brancas, frutas secas e crocante de nozes, em uma versão sofisticada e cheia de texturas. Para quem prefere o estilo caseiro e tradicional, o Bolo Caseiro de Natal é preparado com essência de panetone, raspas de laranja, frutas cristalizadas, fondant e um toque de limão.
Sodiê lança linha especial de fim de ano com sabores inéditos
As tortas salgadas também ganham espaço nas ceias de fim de ano, com destaque para a versão de frango com requeijão, feita com massa artesanal e recheio cremoso, e a clássica torta de palmito, ótima escolha para os adeptos da culinária vegetariana. Outras opções salgadas podem variar conforme a disponibilidade de cada unidade.
A linha de chocolates premium presenteáveis e os kits personalizados completam o portfólio, com embalagens elegantes e combinações montáveis, ideais para quem deseja surpreender com carinho e bom gosto.
A Sodiê mantém ainda sua linha completa Zero Açúcar, com bolos e docinhos desenvolvidos para quem busca bem-estar, segue dietas específicas ou possui restrições alimentares, garantindo que ninguém fique de fora das comemorações.
Os pedidos podem ser feitos diretamente nas lojas, via delivery, e-commerce da rede (app.thrsodie.com.br) ou pelas plataformas iFood e 99. Para garantir produtos frescos e disponíveis para as festividades, a Sodiê orienta que as encomendas sejam feitas com antecedência mínima de 24 horas, sendo o ideal realizar o pedido com alguns dias de antecedência.
Em Natal, as lojas estão localizadas na Avenida Engenheiro Roberto Freire, 721, Capim Macio (funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, 12h às 20h) e na Av. Ayrton Senna, 1995, Nova Parnamirim, Container 5, Shopping Cidade Verde (funcionamento: todos os dias: 10h às 21h30). Os pedidos podem ser feitos e retirados nas lojas ou no aplicativo Sodiê Doces Oficial, disponível nos dispositivos IOS e Android e via delivery por Whatsapp (Capim Macio 84 9423-5680 | Nova Parnamirim 84 99854-6040 e/ou iFood. Mais informações: (84) 3346-0020 2020-0592 @sodiedocesnatal.
Em simpósio nacional, pesquisador potiguar reforça que falsas denúncias e invisibilidade institucional afetam não só homens, mas toda a estrutura familiar.
Professor Carlos André participa do II Simpósio Nacional pelos Direitos Humanos Masculinos no Rio de Janeiro
O pesquisador e professor potiguar Carlos André, referência nacional nos debates interdisciplinares entre Direito, comportamento social e políticas de proteção à infância e à família, marcou presença no II Simpósio Nacional pelos Direitos Humanos Masculinos, realizado no último dia 29 de novembro, no Shopping Recreio, no Rio de Janeiro.
O encontro reuniu juristas, psicólogos, terapeutas, pesquisadores, representantes da sociedade civil e formuladores de políticas públicas para discutir temas urgentes que afetam diretamente a vida de milhares de famílias brasileiras: falsas acusações, violência doméstica contra homens, alienação parental e a necessidade de aprimoramento de mecanismos de justiça, acolhimento e prevenção.
Durante sua participação, Carlos André reforçou a importância de ampliar o diálogo acadêmico e social sobre esses fenômenos, destacando como a falta de reconhecimento institucional sobre tais violências pode aprofundar vulnerabilidades, gerar invisibilidade das vítimas e comprometer o equilíbrio das relações familiares.
O professor ressaltou não apenas a gravidade das injustiças enfrentadas por homens vítimas desses processos, mas também um ponto sensível e pouco debatido: as falsas denúncias prejudicam profundamente as mulheres que realmente precisam de proteção. Isso porque consomem tempo, energia e recursos do Ministério Público, desviando esforços para a apuração de fatos inexistentes enquanto mulheres em situação real de risco aguardam atendimento, medidas urgentes e prioridade no sistema de justiça.
Professor Carlos André participa do II Simpósio Nacional pelos Direitos Humanos Masculinos
“Debater esses temas de forma séria, técnica e humana é essencial para proteger famílias inteiras. Quando um pai sofre uma acusação falsa, quando um homem é vítima de violência ou quando há alienação parental, todos ao redor — filhos, mães, avós, irmãs — também são impactados. E quando o sistema é sobrecarregado com denúncias infundadas, quem realmente precisa acaba ficando desassistida”, destacou.
O Simpósio também reforçou o papel fundamental das mulheres – esposas, mães, filhas, irmãs e avós – que convivem diretamente com os impactos dessas injustiças e participaram ativamente das discussões. A presença feminina foi reconhecida como essencial para fortalecer o movimento e ampliar a compreensão sobre os danos sociais provocados pela desinformação, pelo uso indevido de mecanismos legais e pela falta de políticas de prevenção.
A edição deste ano consolidou o Simpósio como um dos principais fóruns nacionais sobre os direitos humanos masculinos, ampliando o debate, rompendo tabus e fortalecendo a necessidade de práticas profissionais e políticas públicas mais eficazes e equilibradas.
Autor best-seller defende que entender pessoas é a principal tecnologia de vendas da nova era.
Patrick Suyti destaca força das Vendas Comportamentais e inspira público no Fórum Negócios 2025
O Fórum Negócios 2025 recebeu, nesta quinta-feira (27), uma das palestras mais aguardadas do evento. Autor do best-seller “Quem Entende de Comportamento Vende Mais”, Patrick Suyti, referência nacional em comportamento aplicado às vendas, apresentou uma visão prática e centrada no ser humano sobre como vender em um mercado cada vez mais competitivo. A plateia reuniu empreendedores e profissionais interessados em novas estratégias de crescimento para 2026.
Suyti resgatou sua experiência na formação e gestão de mais de 2 mil vendedores nos últimos cinco anos, além de sua atuação em uma operação comercial que movimentou mais de R$ 4 bilhões. Essa vivência, somada ao estudo contínuo do comportamento humano, deu origem à metodologia de Vendas Comportamentais, amplamente reconhecida por sua eficiência.
O impacto do comportamento nas vendas
Um dos alertas de Suyti durante a palestra foi sobre o cenário empresarial brasileiro. Ele apresentou o dado de que 2,4 milhões de empresas fecharam as portas em 2024, alta de 12,1% em comparação com o ano anterior. Para o autor, o problema é menos econômico e mais comportamental.
“Vendas mudaram. O cliente mudou. A forma de decidir mudou. E quem ainda vende como antigamente está ficando para trás”, explicou. Ao invés de temor, Suyti trouxe clareza ao mostrar que existe espaço para quem entende de pessoas. “Quem entende de comportamento vende mais. E quem vende mais vive melhor”.
Patrick Suyti destaca força das Vendas Comportamentais
Da visão do vendedor à visão do cliente
Patrick reforçou que a mudança começa ao trocar a lógica do vendedor pela lógica do cliente. Um dos conceitos centrais de sua metodologia ganhou destaque entre o público: “O cliente não compra pelos motivos do vendedor. Ele compra pelos motivos dele”. Segundo ele, muitos argumentos comerciais falham porque refletem expectativas do vendedor e não as dores, prioridades e motivações do comprador.
Suyti também lembrou que toda venda é emocional e guiada por crenças: “O cliente só compra quando acredita que o amanhã será melhor do que hoje. O vendedor é o mensageiro dessa visão”. Compreender comportamento, afirmou, facilita identificar medos, resistências e ambições, tornando o processo de vendas mais consultivo e eficiente.
Equilíbrio emocional como ferramenta de performance
Outro ponto de forte identificação foi a defesa do equilíbrio emocional como base para alta performance. Suyti afirmou que atingir grandes resultados não exige desgaste físico ou mental: “O vendedor da nova era não precisa se destruir para bater meta. Ele precisa se conhecer”. Ele incentivou profissionais a monitorarem hábitos, energia e limites, buscando constância e clareza no dia a dia.
A participação de Patrick Suyti encerrou a manhã do Fórum Negócios 2025 com aplausos e relatos positivos. Empreendedores afirmaram ter saído com novas perspectivas para o próximo ano, enquanto vendedores destacaram o ganho imediato de clareza ao entender o comportamento do cliente. A apresentação reforçou a proposta central do evento: a tecnologia avança, mas o comportamento humano continua sendo a maior ferramenta de vendas do mercado.
Trio que lota o Teatro Riachuelo todos os anos chega à cidade com novo concerto que une música erudita, pop lírico e emoção em alto nível
Amazing Tenors volta a natal com espetáculo dedicado a Andrea Bocelli
Natal mais uma vez se prepara para receber um dos espetáculos vocais mais emocionantes do país. Conhecidos por esgotarem ingressos em todas as suas passagens pela capital potiguar, os Amazing Tenors retornam ao Teatro Riachuelo no dia 29 de novembro de 2025, às 21h, com a nova turnê “Amazing Tenors – Sings Bocelli”, em mais uma realização da Idearte Produções.
O concerto celebra a obra de Andrea Bocelli, ícone mundial da música erudita e do pop lírico, em uma apresentação que combina potência vocal, repertório marcante e arranjos exclusivos. No palco, os tenores Henrique Moretzsohn, Murilo Trajano e Paulo Paolillo interpretam os grandes sucessos que consagraram o artista italiano, entregando ao público uma experiência de arrepiar.
Acompanhados por uma orquestra ao vivo, os três tenores exploram a estética crossover que mistura clássico, romântico e contemporâneo — característica que tornou o gênero mundialmente popular. No repertório estão obras emblemáticas da música italiana como “Canto della Terra”, “Granada”, “Cinema Paradiso”, além de clássicos eternizados por Bocelli, entre eles “Vivo Per Lei”, “Com Te Partirò”, boleros, tangos e trilhas de cinema que marcaram gerações.
Amazing Tenors volta a natal
A estrutura artística do show reforça o alto padrão da produção: direção musical do maestro Eduardo Pereira, produção de Diego Sanchez e direção geral de Bruno Rizzo, nome responsável por grandes espetáculos nacionais como Queen Experience In Concert, Pink Floyd Experience In Concert, Abba Experience In Concert, Embalo de Sábado à Noite – O Musical e Broadway In Night.
Com 90 minutos de duração, Amazing Tenors – Sings Bocelli entrega intensidade, emoção e excelência vocal em um espetáculo que já faz parte do calendário afetivo do público potiguar — sempre com casa cheia e noites memoráveis.
SERVIÇO
AMAZING TENORS – SINGS BOCELLI 29 de novembro de 2025 21h Teatro Riachuelo – Natal Realização: Idearte Produções Duração: 90 minutos Classificação: 16 anos (menores apenas acompanhados dos pais ou responsável)
Evento reúne chefs, restaurantes e atrações culturais, com aulas ao vivo, música e pratos exclusivos que celebram a gastronomia potiguar
Com entrada gratuita, Festival Sabores D’Praia acontece neste fim de semana no Largo do Atheneu
Natal volta a respirar os aromas e sabores da culinária potiguar neste fim de semana com mais uma edição do Festival Sabores D’Praia, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro, no Largo do Atheneu, com entrada gratuita todos os dias a partir das 15h. O evento, já consolidado como uma das principais celebrações gastronômicas do estado, reúne restaurantes, chefs, produtores e especialistas que fortalecem a identidade potiguar e convidam o público a viver uma experiência completa de gastronomia, cultura e lazer.
Mais do que uma feira gastronômica, o Sabores D’Praia reafirma seu papel como plataforma de valorização regional, apresentando operações como Meu Barraco Boteco Bistro, Rocco Pizza Bar, Restaurante Navarro, Tabu e o recém-incorporado projeto Smoke Squad, assinado pelo chef Marcos Nery, que chega ao festival com sua identidade gastronômica marcada pelo fogo, pelas técnicas de defumação e pela valorização de ingredientes locais. Ao longo dos dois dias, o público poderá degustar pratos exclusivos, acompanhar aulas ao vivo, vivenciar experiências guiadas, curtir atrações musicais e aproveitar o clima aconchegante que transforma o Largo do Atheneu em um verdadeiro ponto de encontro da cidade.
No sábado, dia 29, a programação da Cozinha Show começa às 15h com o chef Marcos Nery, que ensinará o preparo da sua tainha frita recheada com farofa de camarão rosa, servida com ovas de curimã e vinagrete de ostra com caju, prato que exalta a força da culinária potiguar e a conexão entre sertão e mar. Em seguida, o chef Fernando Liberato (@serialgrillerofc) apresenta o passo a passo do seu já aguardado Burger de meca com bacon, melaço picante, maionese de dendê e pão de leite. O sábado também conta com uma edição especial do Papo de Bar, que acontecerá simultaneamente ao cozinha show, trazendo o barista João Lucas, que apresentará a oficina “Drinks alcoólicos com café” e, às 17h, conduz uma imersão nos “Métodos coados de café”, explorando diferentes formas de preparo e suas nuances de sabor. Ainda no sábado, os visitantes poderão acompanhar ao vivo a transmissão da Final da Libertadores, que promete movimentar o festival e criar um clima especial de torcida no espaço.
[11:20, 11/22/2025] Helô: Foto: @my.lens1911
[10:36, 11/24/2025] Ullysses Freire: Claro, agendei pra amanhã
[10:37, 11/24/2025] Helô: Obrigada!
[09:15, 11/26/2025] Ullysses Freire: CONVITE!
Olá, tudo bem? 😊
Gostaria de lhe fazer um convite especial!No dia 05 de dezembro, às 17h, acontece a Grande Inauguração do Viva Park Brasil, o mais novo parque indoor & food park que promete conquistar toda a família! Será um prazer receber você para conhecer o espaço em primeira mão.📍 R. Francisco Gurgel, 899 – Ponta Negra
📲 Por favor, confirme sua presença respondendo esta mensagem.Sua participação é muito importante para nós!
[10:32, 11/26/2025] Helô: Oiii! Pode confirmar. Vou ver se arrasto Danilo comigo no lugar de Thiago, ok?
[11:46, 11/26/2025] Ullysses Freire: Claro
[19:28, 11/26/2025] Ullysses Freire: Globo grava edições especiais do “Caldeirão com Mion” no Nanii, em São Miguel do GostosoA Globo está em São Miguel do Gostoso (RN) gravando edições especiais do “Caldeirão com Mion”, que irão ao ar em janeiro de 2026. A produção reúne grandes nomes da música e mobiliza uma equipe numerosa que desembarcou no litoral potiguar para captar conteúdos exclusivos no destino. Nesta quarta-feira (26), as gravações contaram com apresentações de Xand Avião, Pablo e Matheus Fernandes.As filmagens acontecem no Nanii, um dos espaços mais sofisticados e recentes do turismo potiguar. Inaugurado no fim do ano passado dentro do condomínio de luxo Uhane Luxury Villas, o hotel se destaca pela arquitetura contemporânea, ambientação refinada e atmosfera exclusiva. Sua estrutu…
[08:41, 11/27/2025] Ullysses Freire: Com entrada gratuita, Festival Sabores D’Praia acontece neste fim de semana
No domingo, dia 30, a Cozinha Show retorna às 15h com Rodrigo Andrade, que ensinará um crudo de camarão acompanhado de fettucine na manteiga de limão e coentro e caramelo de caju. Em seguida, Jonatã Canela apresenta sua aula dedicada ao mar e à alta gastronomia. A chef Rani Vasconcelos também integra a programação da Cozinha Show no domingo, com o tema já confirmado, porém com o prato ainda a ser anunciado. o Papo de Bar que acontece no mesmo horário do cozinha show recebe Marcos Mindelo, da Extrema Destilaria, e a especialista Elilza Nóbrega, que conduz uma degustação de vinhos e espumantes da Baobá Vino. Para fechar a noite e o festival com muita energia, o domingo terá show da banda Uskaravelho às 18h.
Com experiências que unem sabor, conhecimento e entretenimento ao ar livre, o Festival Sabores D’Praia transforma o fim de semana em uma celebração da gastronomia local, em um espaço democrático e acessível a toda a família. O evento, que reforça a importância da cultura alimentar potiguar e estimula o consumo da produção regional, é uma realização da RS Promoções e Eventos e conta com o patrocínio do Governo do Rio Grande do Norte, através da Lei Câmara Cascudo, da Secretaria de Cultura do RN e da Fundação José Augusto, com incentivo de Coca-Cola, Eisenbahn e Sadio Alimentos, além do apoio também da Unimed Natal. A programação completa e demais atualizações podem ser acompanhadas nas redes oficiais do festival: @saboresdpraia.
A ação beneficiará mais de 100 mulheres privadas de liberdade
Em uma iniciativa inédita que integra impacto social, educação e empreendedorismo, o Fórum Negócios e a Editora Gente vão inaugurar uma biblioteca com 300 títulos na Penitenciária Feminina Dr. João Chaves, localizada na Zona Norte de Natal. A ação beneficiará mais de 100 mulheres privadas de liberdade, ampliando o acesso à leitura e contribuindo para processos de ressocialização e desenvolvimento pessoal.
A iniciativa marca o ponto de partida de um projeto que será ampliado para diversas capitais brasileiras, tendo Natal como cidade pioneira. A entrega oficial da biblioteca acontecerá durante o Fórum Negócios, o maior evento de empreendedorismo do Nordeste, que será realizado nos dias 27, 28 e 29 de novembro, no Centro de Convenções de Natal.
“Estamos construindo um legado que vai muito além do evento. Trata-se de gerar impacto real, transformar vidas e evidenciar a força do empreendedorismo quando caminhamos lado a lado com a responsabilidade social”. Destaca Jean Valério, CEO do Fórum Negócios.
Luiza Helena Trajano – madrinha do projeto
A iniciativa terá como madrinha a empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza e uma das maiores lideranças empresariais do país. Sua presença no Fórum Negócios reforça a relevância do projeto, que contará com seu acompanhamento direto no momento do lançamento da biblioteca.
A ação é resultado da parceria entre o Fórum Negócios e a Editora Gente, que enxergam no conhecimento um instrumento decisivo para a transformação social, a ressocialização e a construção de novas perspectivas de futuro.
Roselly Boschini, CEO da Editora Gente, destaca a importância do projeto: “Fico muito feliz em viabilizar para Natal a primeira biblioteca deste projeto. Vamos investir nessas mulheres e em suas possibilidades de futuro. Por meio do acesso ao conhecimento, elas poderão ampliar suas oportunidades de reinserção social, além de contarem com a remissão de pena prevista pela legislação.”
O maior evento de negócios do Nordeste
O Fórum Negócios 2025 reunirá grandes nomes do país e terá uma programação intensa de aceleração empresarial ao longo de três dias, com mais de 60 estandes, conteúdos de alto nível e a expectativa de mais de 6 mil participantes por dia.
Entre os palestrantes confirmados estão: Joel Jota; Pablo Marçal; João Kepler; Carol Paiffer, além de outros nomes de destaque do cenário nacional
O Fórum se consolida como o maior evento de empreendedorismo e negócios do Nordeste, aproximando empresários, líderes, investidores e inovadores para discutir tendências, oportunidades e estratégias de crescimento.
Sobre o Projeto Biblioteca
O projeto tem como objetivo implantar bibliotecas em penitenciárias femininas de diferentes regiões do Brasil, promovendo acesso à educação, ampliando perspectivas e reforçando a dignidade de mulheres que buscam reescrever suas trajetórias.
Natal será o ponto de partida dessa iniciativa, que pretende impactar centenas de vidas em todo o país.
Tendência entre consumidores, canal de comunicação impulsiona data promocional em novembro em conversa direta com os clientes
Na hora de fazer as compras, todo mundo gosta de um desconto. E em meio a um mar de ofertas preparadas para a Black Friday, entre vitrines online e presenciais, mapear onde está a melhor oportunidade pode ser difícil. Foi neste cenário que o Natal Shopping lançou o seu próprio grupo de ofertas para se destacar na data celebrada na última sexta-feira de novembro (28). Na comunidade, o empreendimento divulga as principais promoções dos lojistas e já alcança mais de 300 pessoas interessadas em economizar.
A estratégia segue uma tendência em ascensão nas redes sociais e em aplicativos de mensagens como o Whatsapp ou o Telegram, onde o que faz sucesso são os “achadinhos”, resultado de uma verdadeira curadoria que ajuda o público a identificar onde está o menor valor de um produto.
O shopping viu no movimento uma oportunidade para aumentar seu fluxo no final do ano. De acordo com Felipe Furtado, superintendente do empreendimento, unir as compras online e presenciais é um caminho indispensável para os shopping centers sobressair como local de compra atualmente.
“Como empreendimento e marca, sabemos da importância de fazer parte da vida dos nossos clientes. E por meio da nossa presença digital, nas redes sociais e nos aplicativos, conseguimos isso. O grupo é mais uma ferramenta de fidelização e por onde podemos manter um canal de comunicação direto com cada um dos nossos clientes”, avalia.
Além da comunidade de ofertas, que recebe atualizações diárias, o empreendimento conta com a Ana, assistente de compras no Whatsapp, e aplicativo próprio onde o público pode registrar suas notas fiscais para conquistar brindes e vantagens através do programa de relacionamento MaisNAT, e resgatar cupons para atividades diversas realizadas no shopping.
“Trabalhamos para que o grupo e o aplicativo sejam uma vitrine das ofertas na palma da mão e seguimos com o nosso diferencial, que é a experiência premium presencialmente. Sabemos que o contato humano é insubstituível, e indispensável quando vem com o bom atendimento, um espaço agradável e, claro, ofertas de verdade”, complementa Felipe.
Atividade será ministrada online com acesso gratuito.
Comitê Estadual de Cultura do RN promove oficina de prestação de contas
Cumprindo sua missão de promover a mobilização social e o fortalecimento das políticas culturais no estado, o Comitê Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte promove nesta terça-feira (25,) a oficina de Prestação de Contas com Iara Carvalho em formato online com acesso gratuito.
Formado por representantes da sociedade civil, o Comitê é uma instância consultiva e propositiva do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, iniciativa do Ministério da Cultura que estimula a participação cidadã na construção e acompanhamento das políticas culturais em todo o país.
A oficina atividade vai apresentar orientações práticas para quem atua na produção cultural e precisa organizar, executar e prestar contas de seus projetos com segurança e tranquilidade. Uma oportunidade para tirar dúvidas, fortalecer habilidades e ampliar a autonomia na gestão cultural.
Iara Carvalho é escritora, pesquisadora, produtora e gestora cultural. É graduada em Letras e Mestra em Estudos da Linguagem, pela UFRN, e, atualmente, é pós-graduanda no curso de Gestão em Organizações do Terceiro Setor e Projetos Sociais. É uma das fundadoras do Casarão de Poesia, espaço cultural e biblioteca comunitária, referência potiguar em projetos socioculturais há 18 anos. Atua como parecerista em editais de cultura de âmbito estadual e nacional. Possui mais de 1.000 horas de qualificação certificada em gestão e produção cultural. Atualmente, exerce a função de Coordenadora Executiva do Comitê de Cultura do RN na região do Seridó.
A atividade é gratuita, aberta a todos os públicos e oferece certificado de participação. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio do formulário eletrônico disponível em: https://linktr.ee/comitedeculturadorn
Comitê Estadual de Cultura do RN
Encontro Nacional
Fortalecendo as articulações políticas, o Comitê Estadual de Cultura do RN participou do Encontro do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, realizado na última semana. Com o lema “A gente é da cultura, a cultura da gente”, o evento, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), reuniu mais de 5 mil pessoas em quatro dias de programação, com a participação de Agentes Territoriais de Cultura de todo o país, gestores públicos, equipes dos Escritórios Estaduais da Pasta e representantes da sociedade civil.
Para a secretária da Secretaria de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, Roberta Martins, responsável pela coordenação do Programa, o Encontro marcou um momento histórico. “Ver todos os nossos agentes e comitês reunidos hoje, aqui em Brasília, é a prova viva de que o PNCC transformou a presença do Ministério da Cultura nos territórios. Construímos uma rede que alcança o Brasil profundo, valorizando saberes locais, fortalecendo vínculos e ampliando o acesso às políticas culturais onde antes elas não chegavam. É uma alegria enorme celebrar esse encontro e reconhecer a força coletiva que sustenta o Programa Nacional dos Comitês de Cultura”, celebrou.
O Coordenador Metodológico do Comitê Estadual de Cultura do RN, Felipe Nunis, destacou a importância política e formativa do encontro: “Foi um espaço fundamental de formação, articulação e fortalecimento da participação social na política cultural brasileira. Com oficinas, seminários e rodas de conversa, o encontro aprofundou debates sobre a territorialização das políticas culturais, lançou a Rede Nacional de Comunicadores Populares e reforçou o papel estratégico do PNCC na construção do Sistema Nacional de Cultura. Destaco a diversidade dos participantes, que representaram fortemente a cara do Brasil e os territórios onde as políticas públicas de cultura precisam chegar: populações indígenas, quilombolas, negras e LGBTQIAPN+.”
A programação contou com mesas temáticas, oficinas, rodas de conversa, grupos de trabalho e apresentações culturais, promovendo a troca de experiências e o planejamento de novas ações para o fortalecimento das políticas culturais no país.
O Comitê de Cultura do RN é coordenado pelo Grupo Facetas, Casarão da Poesia e Companhia Cultural Ciranduís, através do Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Material mostra olhares sobre cinema, cidades, identidade e sonhos.
URBANOCINE lança videocartas com narrativas latino-americanas
Com o objetivo de construir pontes, afetos e novas narrativas que reafirmam o papel do audiovisual como ferramenta de expressão, pertencimento e transformação social, o festival URBANOCINE acaba de lançar no YouTube uma série de videocartas que apresentam as ações desenvolvidas pelo projeto ao longo de 2025.
Criado em 2013, o URBANOCINE é um projeto potiguar que atua com exibições públicas, projeções em espaços não convencionais e oficinas formativas que estimulam o debate sobre questões sociais, identitárias e territoriais a partir do cinema. A iniciativa busca democratizar o acesso ao audiovisual e fortalecer o diálogo entre comunidades, artistas e públicos diversos.
O idealizador do projeto, Gustavo Guedes, destaca que a edição de 2025 expandiu a atuação do URBANOCINE, tanto em território quanto em linguagem:
“2025 foi um ano muito proveitoso para o URBANOCINE. Ampliamos nosso repertório territorial e de linguagem, trazendo mais elementos da fotografia, da musicalidade e aprofundando o formato da videocarta. A produção de videocartas nesses locais foi muito positiva, especialmente porque este ano desenvolvemos uma parceria com a Escola Internacional de Cinema e Televisão (EICTV), em San Antonio de Los Baños, em Cuba. Isso trouxe outra perspectiva para o festival, ampliando nosso diálogo com instituições latino-americanas que trabalham com cinema e educação.”
“Enxergo isso como uma grande conquista para o URBANOCINE e para o audiovisual do Rio Grande do Norte. Expandir nosso olhar para a cinematografia latino-americana revela como somos mais fortes juntos. Reivindicar nossa identidade no RN também faz parte de um movimento que atravessa toda a América Latina, e o cinema é uma ferramenta poderosa para nos afirmarmos enquanto povos indígenas, negros, ciganos e latino-americanos.As fronteiras são apenas geográficas: nossas histórias são parecidas, e estamos aqui para continuar contando essas narrativas. Espero que em 2026 possamos seguir ampliando esse diálogo sobre cinema, cidade e identidade”, completa Gustavo.
A sétima edição do Festival URBANOCINE é uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte e Governo do Estado do RN, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal. A produção é da Ilha Deserta.
As ações do projeto podem ser acompanhadas pelo Instagram @urbanocine e pelo site oficial www.urbanocine.com.br.
URBANOCINE 2025 em números
Assú/RN
Casa de Cultura e Cine Teatro Pedro Amorim – 10 participantes
Comunidade Quilombola de Bela Vista / Piató – 40 participantes
Macaíba
Comunidade Indígena do Tapará – 50 participantes
Comunidade Quilombola de Capoeiras – 50 participantes
San Antonio de Los Baños (Cuba)
Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV) – 30 estudantes
Evento reúne dezenas de artistas de diferentes perfis em cinco palcos na Ribeira com entrada gratuita na primeira hora e valores populares de ingresso
Festival DoSol 2025 fecha circuito em Natal com dois dias de música, diversidade e energia no Centro Histórico
Nos dias 28 e 29 de novembro, a capital potiguar vai se transformar em um verdadeiro polo da música nova e emergente do Brasil. Após viajar por quatro cidades do interior do RN, o Festival DoSol encerra sua 22ª edição em Natal, no bairro histórico da Ribeira – onde tudo começou – com uma agenda que reúne nomes locais, nacionais e internacionais em múltiplos palcos e shows ao ar livre.
O evento, que é Patrimônio Cultural e Imaterial do RN pela Lei n° 12.075/2025, começa na sexta-feira (28), a partir das 19h, com atrações nos dois palcos do Galpão 292. Já no sábado (29), a programação começa às 17h e atinge seu ápice com dois palcos no Largo da Rua Chile, além de estruturas no Ribeira Music, Galpão 292 e Clube Frisson.
“Esse perímetro da Ribeira sempre foi a nossa casa. Nascemos e queremos continuar atuando lá sempre que for possível. É um símbolo importante que um festival de 22 anos como o DoSol continue ocupando o nosso centro histórico”, afirma Anderson Foca, produtor geral do Festival.
Reforçando o caráter democrático do evento, o público terá direito à entrada gratuita na primeira hora de festa. O acesso será por ordem de chegada, conforme a lotação. Para quem for chegar mais tarde, os ingressos estão à venda a preços populares na plataforma Outgo pelo site https://outgo.com.br/festivaldosol2025.
A 22ª edição do Festival DoSol tem patrocínio da Cerveja Sol através da Lei Câmara Cascudo, Governo do RN, Fundação José Augusto e Secretaria Estadual de Cultura do RN. Também tem patrocínio da Unimed Natal através da Lei Djalma Maranhão, Capitania das Artes e Prefeitura de Natal.
Filiado à Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin), o Festival DoSol contabiliza mais de 80 apresentações de 73 artistas nessa temporada, com apresentações que passaram por quatro cidades do interior do RN.
Festival DoSol 2025 fecha circuito em Natal
Artistas do RN até à Ásia
O line up da 22ª edição do Festival DoSol opera como uma vitrine da produção musical potiguar, brasileira e internacional de diferentes perfis. Em Natal, sobem ao palco o indie-rock do Terno Rei (SP), o folk pop do Tuyo, o hardcore do Rancore (SP), o punk do Mukeka di Rato (ES) e o baile tropical de Felipe Cordeiro (PA), que mescla ritmos amazônicos como a guitarrada e o carimbó com elementos da música pop contemporânea.
Além disso, as atrações Linda Martini (Portugal) e Octopoulpe (Coreia do Sul) complementam a programação com o melhor do post-rock e math-rock internacional.
O festival também mantém um compromisso sólido com o cenário musical do RN e traz para a agenda de shows a música eletrônica do grupo Taj Ma House, o punk felino recém-lançado da banda Bixanu, o samba e brasilidade de Dani Cruz, o dream pop neo-psicodélico de Gracinha e o reggae da Sourebel com participação especial de Cami Santiz e Ale du Black.
O DoSol 2025 também vai relembrar sons que marcaram uma geração, com apresentações de Talma&Gadelha, Camarones Orquestra Guitarrística e Dusouto. E para fechar com chave de ouro, a programação vai até às 5h com set de DJs mulheres na Frisson.
SERVIÇO – Festival DoSol 2025
O que: 22ª edição do Festival DoSol Quando: Sexta e sábado, 28 e 29 de novembro Onde: Cinco palcos no Centro Histórico, na Ribeira: Largo da Rua Chile, Galpão 292, Ribeira Music e Frisson. Entrada gratuita na primeira hora em Natal Ingressos: https://outgo.com.br/festivaldosol2025 Mais informações em www.instagram.com/festivaldosol
Confira programação completa:
FESTIVAL DOSOL NATAL
Sexta, 28/11Galpão 292
Palco Blackout19h – Bixanu (RN) 20h – Valvulosa (RN) 21h – Backdrop Falls (CE) 22h – Kobracaio e os Vida Cobra (DF) 23h20 – Antiklan (RN)
RIBEIRA MUSIC18h20 – Maré Tardia (ES) 19h40 – Jovens Ateus (PR) 21h20 – Terraplana (PR) 23h – Octopoulpe (Coréia do Sul) 00h50 – Sourebel convida Cami Santiz e Ale Du Black (RN) 02h20 – Taj Ma House (RN)
GALPÃO 29217h40 – Test & Deaf kids (RJ/SP) 19h – Zepelim e o Sopro do Cão (PB) 20h30 – Desalmado (SP) 22h10 – The Renegades Of Punk (SE) 00h – Mukeka Di Rato (ES) 01h20 – Leptospirose (SP)
SLAM NA RUA18h40 – Santos Noctua (RN) 19h50 – Zael (RN) 21h – Ravia (RN) 22h10 – Dona Liberdade (RN)
CLUBE FRISSON18h20 – DJ Tesoura (RN) 19h40 – Nandrill (RN) 21h – Marti (RN) 22h20 – Bessa (RN) 23h40 – T-Light (RN) 01h – Dandarona (PE) 02h20 – Jennify C. (RN) 03h40 – Emma (RN)
Evento gratuito integra a programação do projeto Movimento Sinfônico, que segue com atividades de formação e campanha de arrecadação de alimentos
OSRN apresenta Concerto Oficial de Novembro nesta quarta (26), no TAM
A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) realiza, nesta quarta-feira (26), o Concerto Oficial de Novembro, sob regência do maestro Linus Lerner, no Teatro Alberto Maranhão (TAM). A apresentação, que integra o Projeto Movimento Sinfônico, contará com a participação da pianista Fanya Lin (China/EUA) e do flautista brasileiro Roberto Silva. O concerto será às 19h30, com entrada gratuita.
O programa reúne obras de diferentes períodos e escolas da música clássica. A abertura fica por conta da ópera “Ruslan e Ludmila”, de Mikhail Glinka, marco da tradição orquestral russa do século XIX. Em seguida, Roberto Silva, flautista reconhecido pela versatilidade e trajetória artística dedicada ao ensino e à divulgação da música de concerto, interpreta a “Fantasia Brilhante sobre Carmen”, de François Borne.
Na sequência, o público vai conferir um solo da pianista Fanya Lin, que apresenta o Concerto nº 2 para Piano, de Sergei Rachmaninoff, obra central do período romântico russo. Descrita pela Musical America e pelo The New York Times como uma “intérprete impressionante” que oferece uma “apresentação dedicada e sincera”, Fanya Lin é uma das pianistas mais reconhecidas de sua geração.
“Teremos obras que vão do brilho russo de Glinka à força emocional de Rachmaninoff, com a presença da pianista Fanya Lin, uma artista de grande sensibilidade com quem já tive o prazer de trabalhar. Também será uma alegria dividir o palco com o flautista Roberto Silva, em uma peça cheia de virtuosismo e energia. Vai ser um concerto cheio de emoção e grandes momentos musicais”, afirma o maestro Linus Lerner.
Encerrando a noite, a OSRN executa as Danças Polovetsianas, de Alexandr Borodin.
OSRN apresenta Concerto Oficial
Formação e impacto social
Com o compromisso de democratizar o acesso à música de concerto, o projeto Movimento Sinfônico realiza atividades formativas abertas ao público. Nesta segunda-feira (24), às 19h, o Teatro Alberto Maranhão recebe a Masterclasse de Piano com Fanya Lin, voltada para estudantes e profissionais da área. Já na terça (25), às 14h, será realizado um Ensaio Aberto, também no TAM, oferecendo ao público a oportunidade de acompanhar de perto o processo de preparação da orquestra.
Além disso, segundo a produtora da Mapa Realizações Culturais, Tatiane Fernandes, ampliar o impacto social é uma das metas do projeto Movimento Sinfônico. “Por isso, seguimos com a nossa campanha de arrecadação de alimentos, que será destinada à comunidade de Nova Descoberta e à Attransparência, associação potiguar que atua no acolhimento de pessoas transexuais e travestis”, destaca.
O Movimento Sinfônico é realizado por meio da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto (FJA), Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern, e produção da Mapa Realizações Culturais. A OSRN é o maior e mais antigo grupo artístico mantido pelo Governo do Estado do RN.
Serviço
O quê: Concerto Oficial de Novembro – OSRN Regência: Maestro Linus Lerner Solistas: Fanya Lin (piano – China/EUA) e Roberto Silva (flauta – Brasil) Quando: Quarta-feira (26), às 19h30 Onde: Teatro Alberto Maranhão (Natal/RN) Ingressos:
2º lote presencial: retirada 1h antes do concerto, na bilheteria do TAM
Atividades formativas:
Masterclasse de Piano com Fanya Lin – segunda (24), às 19h, no TAM
Ensaio Aberto da OSRN – terça (25), às 14h, no TAM
Doação de alimentos: voluntária, destinada à comunidade de Nova Descoberta e à ONG Attransparência RN. Mais informações: @osrn.oficial | @maparealizacoesculturais
Evento celebra 10 anos conectando líderes e empreendedores, reúne grandes nomes do mercado e abre lote extra com os últimos 100 ingressos disponíveis.
Fórum Negócios abre lote extra com os últimos 100 ingressos; Pablo Marçal é anunciado como especialista confirmado na edição de 10 anos
O Fórum Negócios Experience 2025, maior evento de empreendedorismo e negócios do Brasil, acaba de abrir um lote extra com os últimos 100 ingressos disponíveis após a alta demanda que esgotou os lotes iniciais com rapidez inédita. A edição histórica, que celebra 10 anos de transformação no ecossistema empreendedor, acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de novembro, no Centro de Convenções de Natal/RN, reunindo mais de 6 mil líderes, empreendedores, executivos, investidores e profissionais de diversas regiões do país. Com expectativa recorde de público, o evento consolida Natal como um dos maiores polos nacionais para debates sobre inovação, performance, negócios e futuro do mercado.
Entre as atrações mais aguardadas está o empresário e estrategista Pablo Marçal, anunciado oficialmente como um dos especialistas confirmados para o palco principal. Reconhecido por sua forte atuação em desenvolvimento humano, mentalidade estratégica e construção de alta performance, Marçal apresentará uma palestra intensa e provocativa, com foco em líderes que desejam romper barreiras, ampliar visão, fortalecer decisões estratégicas e elevar seus resultados. Sua presença reforça o compromisso do Fórum Negócios em trazer nomes de grande relevância nacional, capazes de impactar e transformar a mentalidade de milhares de empreendedores que buscam protagonismo em seus setores.
Fórum Negócios abre lote extra com os últimos 100 ingressos
Além dele, o Fórum Negócios 2025 reunirá um line-up que agrega algumas das maiores referências contemporâneas do empreendedorismo brasileiro, como Luiza Helena Trajano, Joel Jota, Carol Paiffer e João Kepler. Cada palestrante contribuirá com abordagens complementares sobre performance, investimentos, gestão, inovação, liderança e futuro dos negócios no Brasil. Essa diversidade de especialistas proporciona ao público uma imersão ampla, estratégica e totalmente alinhada às exigências do mercado atual, marcado por rápidas mudanças, competitividade crescente e a constante necessidade de adaptação.
A edição comemorativa é promovida pelo Fórum Negócios Group, organização responsável por transformar Natal ao longo da última década em um dos principais destinos para grandes encontros empresariais do país. O evento oferecerá uma programação extensa, com mais de 50 palestras, feira de negócios, ativações de grandes marcas, rodadas de networking e ambientes exclusivos para relacionamento corporativo, criando um ecossistema vibrante que conecta pessoas, ideias e oportunidades reais. O Fórum Negócios 2025 não apenas celebra sua trajetória, mas reafirma seu papel como ponte entre conhecimento, inovação e novas possibilidades para quem empreende e lidera.
Com os ingressos praticamente esgotados e apenas 100 unidades disponíveis no lote extra, esta é a última chance para quem deseja garantir presença nesta edição histórica. A abertura do lote extra reforça a força da marca Fórum Negócios e a credibilidade construída ao longo dos anos, gerando impacto econômico, turístico e empresarial significativo na capital potiguar durante os três dias de evento.
Serviço Data: 27, 28 e 29 de novembro Local: Centro de Convenções de Natal/RN Ingressos: www.forumnegocios.com.br
Apresentação: BrisaNet
Co-realização: Visite Rio Grande do Norte
Patrocínio: Sebrae RN, Viver Saúde, Ademicon Natal, Natal Airport, Locainfo, Proseg, Aerotour, Editora Gente, 3 Corações, Noova Academia, Kiwify, Humana Saúde, Cazzabela, Althaia/Equaliv, Rafaela Fontes, Elite Consultores, Factorial, Fecomércio (Senac), Petisqueria, Lion Brazil, OCERN, UNIMED, PREFEITURA DE NATAL, WRL BONÉ, Potigás, Inovanet, Mercado Potiguares, Petisqueria, Grupo Scopo, Casa Nacre, Desenvolve RN, Woopo, PROBEL COLCHÕES, CLICK MASSA, Casa de Apostas Arena Das Dunas, Empório Nutricare, UNP, Mirantes Empreendimentos, Zendry, Solut-e Energia, Wisecont, TOP FOODS, NEW SISTEM, PONTO CERTO, CARNATAL, Inova Marketing, Meireles e Freitas, Cajumel, Jr Fire, Pão Cadice, Produtiva Jr, Acqua Coco, Empreende Brasil, América FC, Por Sinal, Prevenção, MonteSanto, Mútua, Presente de Anjo, HC Cardio, Probel Colchões, Constel, MOV, BYD Carmais, BOLD, AWE, Ocean Palace.
Apoio: Top Foods, Bemove, Potencialize Resultados, True Source, Essential, Botoclinic, Vida Veg. AR Geradores, MB Limpeza, Spasso Luz, Hospital do Coração, Baratão das embalagens, Mirella Procópio, Fast Escova, O Borrachão, Radiocom, Cintia Senna, Veluska Leitão, Banco do Nordeste.
Imersão Cultural transforma a comunidade em território de criação e saberes ancestrais até o dia 28 de novembro
Projeto Quilombarte movimenta comunidade de Capoeiras, em Macaíba
A cerca de 65 km de Natal, em Capoeiras, Macaíba, tradição e criatividade caminham juntas na maior comunidade quilombola do Rio Grande do Norte. Até o dia 28 de novembro, o Projeto Quilombarte promove uma Imersão Cultural que celebra a Semana da Consciência Negra, reunindo atividades formativas, artísticas e comunitárias que fortalecem identidade, território e ancestralidade. O evento é gratuito e aberto ao público.
Ao longo da semana, moradores e visitantes encontram vivências que atravessam artes visuais, artesanato, cultura alimentar, folclore e educação patrimonial. O projeto, que integra turismo de base comunitária e economia criativa, reúne mestres, jovens, mulheres artesãs, lideranças e artistas convidados em ações que conectam gerações e ampliam o pertencimento comunitário.
A programação contempla ocupações artísticas, exposições, oficinas e rodas de conversa que discutem temas essenciais, como memória, sustentabilidade e acesso à água. Durante toda a Semana da Consciência Negra, artistas visuais realizam uma ocupação de grafite em parceria com o projeto Cores do Meu Quilombo, transformando espaços públicos em um circuito artístico que dialoga com ancestralidade, território e expressões culturais quilombolas. Participam da intervenção Leila Lua, Rast, CJ Grove e Jorake.
As ações também incluem a Oficina de Lambe-Lambe, no dia 26, às 10h, ministrada pela multiartista Sunsarara, com foco em jovens e mulheres, além da Roda de Conversa sobre Educação Ambiental e Acesso à Água, promovida pela Associação Quilombola no dia 27, às 9h.
O ponto alto da semana acontece na sexta-feira, dia 28 de novembro, com uma tarde inteira de celebração. Feira quilombola, roda de conversa, apresentações culturais, lançamento do livro “Raízes que Ecoam”, de Aline Moura, e o show de encerramento com Jobay. Um encontro que reafirma a força da comunidade e o papel da cultura negra como fundamento de futuro.
O Quilombarte conta com patrocínio da Potigás, por meio do edital Natural Como Fazer o Bem, e realização de Larissa Bianca Produções, Associação Quilombola dos Moradores de Capoeiras e Coletivo de Cultura Baobá. A iniciativa tem apoio institucional da Prefeitura de Macaíba, Coletivo Mangue, Na Prática Produções, Farolete Produções e Goiamum das Artes.
Projeto Quilombarte movimenta comunidade de Capoeiras, em Macaíba
SERVIÇO
Semana da Consciência Negra – Comunidade Quilombola de Capoeiras Local: Ponto de Cultura Baobá e espaços públicos da comunidade, Macaíba/RN
26 de novembro, 10h: Oficina de Lambe-Lambe com Sunsarara
27 de novembro, 9h: Roda de Conversa – Educação Ambiental e Acesso à Água
28 de novembro
13h às 17h – Feira Quilombola 13h – Abertura oficial do evento • Boas-vindas e apresentação da programação • Lançamento do Roteiro do Projeto Quilombarte – Turismo de Base Comunitária
14h – Apresentação do Grupo de Percussão Baobá 14h30 – Roda de Conversa • Consciência Negra, Ancestralidade e Território Quilombola
15h – Apresentações culturais • Boi de Reis (CERU Encena) • Roda de Capoeira • Quadrilha Capuz de Fusca • Pau Furado Raiz • Apresentação Cultural – Escola Santa Luzia • Pretas do Quilombo
16h – Lançamento do livro “Raízes que Ecoam”, de Aline Moura 17h – Show de encerramento com Jobay
SONORIZA – Sons que Conectam o Mundo será realizado no dia 06 de dezembro na Pinacoteca Potiguar com entrada gratuita.
Festival conecta arte e sustentabilidade em Natal
A música como linguagem universal é capaz de atravessar fronteiras, unir culturas e transformar pessoas. Com esse propósito nasce o SONORIZA – Sons que Conectam o Mundo, festival inédito no Rio Grande do Norte que integra arte, sustentabilidade e engajamento social. O evento será realizado no dia 6 de dezembro, na Pinacoteca Potiguar, em Natal.
A programação valoriza as raízes culturais do estado e inclui apresentações de grupos tradicionais, como o lendário Pau e Lata, que transforma resíduos em instrumentos musicais, e o Congos de Combate, manifestação reconhecida como patrimônio imaterial do RN e originária de São Gonçalo do Amarante.
Idealizador do festival, o produtor cultural Júnior Limeira destaca que o SONORIZA surge da necessidade de ampliar o debate ambiental. “No ano da COP30 no Brasil, entendemos a importância de trazer para dentro de um festival musical temas urgentes relacionados ao aquecimento global. Vamos discutir o descarte têxtil, um dos grandes vilões ambientais, em parceria com a Arara Social, que trabalha a reutilização de materiais com cooperativas de costura. Também abordaremos o lixo eletrônico e promoveremos a reciclagem dos resíduos gerados pelo próprio evento, tudo isso valorizando a cultura potiguar e o trabalho de mulheres artistas: negras, indígenas e independentes”, afirma.
Festival conecta arte e sustentabilidade
Com entrada gratuita mediante doação de uma peça de roupa para reuso e/ou resíduo eletrônico, o SONORIZA reunirá nomes de destaque da música potiguar, com sonoridades que passam pelo pop rock, MPB, ritmos urbanos e batuques ancestrais.
O festival reforça o compromisso de unir reflexão ambiental, diversidade artística e protagonismo feminino, consolidando-se como uma nova plataforma de sustentabilidade na cena cultural potiguar.
“SONORIZA – Sons que Conectam o Mundo” é uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Sistema Nacional de Cultura, através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Turnê da 22ª edição do evento promove diversidade musical no interior do RN antes do gran finale, em Natal
Festival DoSol segue programação com shows gratuitos em Mossoró neste sábado (22)
O Festival DoSol 2025 segue sua turnê pelo interior do Rio Grande do Norte com shows na cidade de Mossoró neste sábado (22). A programação antecede o gran finale em Natal nos dias 28 e 29, e reforça o compromisso do festival em descentralizar a cena musical potiguar, levando ao público de diferentes regiões uma mostra vibrante da produção autoral e independente. Toda a programação tem entrada gratuita.
A partir das 17h30, o som ecoa no Memorial da Resistência, com dois palcos simultâneos: no Palco BNB, nomes como V’Motta (RN), Cabocla de Jurema (RN), Swave (SP), Gracinha (RN), Camarones Orquestra Guitarrística (RN) e Black Pantera (MG) conduzem a noite. Já o Palco Memorial destaca a força das bandas locais Crise, Boats, Manjeronna, Ocular Jack e Mess the Cage, reafirmando o RN como um forte polo criativo da música independente.
“Incluir o interior do RN na nossa agenda é sempre um desafio, mas é algo que não abrimos mão porque nos traz muita alegria espalhar ações culturais por várias localidades. Sabemos da importância de ir além dos grandes centros, por isso escolhemos começar pelo interior, em Caicó e Currais Novos, passamos por Assu e agora em Mossoró, antes do nosso evento na capital”, afirma Ana Morena, coordenadora geral do Festival.
As ações do DoSol no interior são viabilizadas por meio de emenda cultural do mandato da Deputada Estadual Isolda Dantas, com apoio do Banco do Nordeste Cultural Mossoró e da Prefeitura de Currais Novos.
Gran finale em Natal
Após circular por Caicó, Currais Novos, Assú e Mossoró, o Festival DoSol 2025 chega ao seu ponto alto nos dias 28 e 29 de novembro, em Natal. O evento vai reunir mais de 80 apresentações de 73 artistas em dois dias de celebração, mantendo a tradição de ocupar o bairro histórico da Ribeira, onde o festival nasceu.
“Esse perímetro da Ribeira sempre foi a nossa casa. Nascemos e queremos continuar atuando lá sempre que for possível. É um símbolo importante que um festival de 22 anos como o DoSol continue ocupando o nosso centro histórico”, ressalta Anderson Foca, coordenador geral do Festival.
A 22ª edição do Festival DoSol tem patrocínio da Cerveja Sol através da Lei Câmara Cascudo, Governo do RN, Fundação José Augusto e Secretaria Estadual de Cultura do RN. Também tem patrocínio da Unimed Natal através da Lei Djalma Maranhão, Capitania das Artes e Prefeitura de Natal.
Serviço – Festival DoSol 2025 Quando: 22 de novembro Onde: Mossoró (Memorial da Resistência) Entrada gratuita
Reconhecimento destaca qualidade e inovação da marca, que atua há mais de sete décadas no mercado potiguar
Empresa Vila conquista prêmio internacional inédito para o Rio Grande do Norte
A Empresa Vila alcançou, nesta quinta-feira (20), um feito inédito para o Rio Grande do Norte, ao receber o Troféu Latin American Quality Awards 2025, mais alto reconhecimento concedido pela Latin American Quality Institute (LAQI). É a primeira vez que uma marca potiguar, fundada, estruturada e consolidada no estado, conquista a premiação. Com isso, o RN passa a figurar entre os principais destaques brasileiros no cenário empresarial latino-americano.
O Latin American Quality Awards é destinado a organizações que demonstram excelência operacional, inovação contínua e compromisso sólido com padrões avançados de qualidade em gestão e serviços. A conquista reforça a liderança da Empresa Vila no setor funerário e evidencia seu impacto no mercado.
Fundado na Cidade do Panamá em 2001, o LAQI é uma organização privada e sem fins lucrativos dedicada a promover a competitividade empresarial na América Latina. Seu modelo de atuação integra pilares como qualidade, sustentabilidade, responsabilidade social e governança, estimulando práticas alinhadas às exigências do mercado global.
Para Alessandra Vila, CEO da marca, o reconhecimento representa um avanço importante para além da história da empresa. “Este prêmio não celebra apenas a nossa trajetória, mas também o potencial de iniciativas que nascem aqui, acreditam na nossa terra e investem em qualidade, inovação e responsabilidade. Representar o RN em um reconhecimento dessa magnitude nos motiva a seguir avançando e honrando a confiança das famílias potiguares que caminham conosco há mais de sete décadas”, destaca.
Empresa Vila conquista prêmio internacional inédito
Sete décadas de história e compromisso com o RN
Com uma história de 77 anos marcada pelo bem servir, a Empresa Vila acolhe milhares de famílias potiguares e paraibanas em um dos momentos mais delicados da vida, que é a perda de um ente querido.
Sinônimo de tradição, credibilidade, inovação, respeito aos clientes, parceiros e colaboradores. Oferece serviços reconhecidos pela sociedade, com unidades no Rio Grande do Norte e Paraíba, como a Sempre de Assistência Familiar, Crematório e Central de Velórios São José, Cemitério e Crematório Sempre Zona Norte, Vila Pet em Natal-RN, Cemitério Sempre Caicó, e Cemitério Sempre Mossoró.
Também se dedica à responsabilidade social e ao incentivo à cultura, com o objetivo de preservar a arte, a história e a memória do povo potiguar. Parte significativa dos seus investimentos anuais é direcionada a essas áreas, seja por meio de iniciativas diretas ou através de leis de incentivo à cultura. Entre os projetos culturais apoiados estão a publicação do livro Memórias: Fatos de uma Vida, de Magno Vila; a websérie Dissonância; e o projeto Encãotro, entre outros.
Equipe e alunos de Medicina Veterinária acompanham mais de 200 equinos durante o percurso para garantir bem-estar animal na Cavalgada da Luz
UnP leva suporte veterinário para tradicional Cavalgada da Luz em Mossoró
Cerca de 200 cavalos devem participar da 19ª edição da tradicional “Cavalgada da Luz”, em Mossoró. Para acompanhar os animais durante todo o percurso, estudantes e docentes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de educação de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, atuarão no suporte técnico e no monitoramento da saúde.
A ação tem como objetivo garantir o bem-estar dos equinos desde a concentração, realizada junto à Missa do Vaqueiro, até a chegada no Parque de Exposições Armando Buá, no bairro Costa e Silva. O evento é um dos pontos altos que antecedem os festejos de Santa Luzia, padroeira da cidade.
A concentração da equipe veterinária da UnP começa às 14h, na Capela São Francisco, no bairro Belo Horizonte. Nesse primeiro momento, que coincide com a Missa do Vaqueiro e a bênção dos cavalos, estudantes e professores realizam uma inspeção visual completa em cada animal. O objetivo é identificar possíveis sinais de cansaço ou estresse, além de garantir a hidratação adequada, verificando a necessidade de água e oferecendo suporte imediato. Às 16h, com a saída prevista da cavalgada para atravessar a cidade, o monitoramento segue ao longo do percurso.
A segunda etapa do acompanhamento acontece na Feira do Bode, local de chegada, a partir das 18h. Nesse momento, a equipe realiza uma reavaliação minuciosa dos cavalos, observando parâmetros respiratórios, sinais vitais e eventuais impactos do esforço da marcha. Além da avaliação técnica, os profissionais e estudantes da UnP também dialogam com os responsáveis pelos animais, reforçando orientações de manejo e atestando o estado geral de saúde de cada um.
“Nossa participação garante que a tradição seja celebrada com responsabilidade, colocando o bem-estar dos cavalos em primeiro lugar. É uma aula prática de campo essencial para os nossos alunos e um serviço importante para a comunidade de vaqueiros e cavaleiros que celebram Santa Luzia”, diz a professora da UnP, Kátia Freire.
Evento gratuito integra a programação do projeto Movimento Sinfônico, que segue com atividades de formação e campanha de arrecadação de alimentos
A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) realiza, na próxima quarta-feira (26), o Concerto Oficial de Novembro, sob regência do maestro Linus Lerner, no Teatro Alberto Maranhão (TAM). A apresentação, que integra o Projeto Movimento Sinfônico, contará com a participação da pianista Fanya Lin (China/EUA) e do flautista brasileiro Roberto Silva. O concerto será às 19h30, com entrada gratuita.
O programa reúne obras de diferentes períodos e escolas da música clássica. A abertura fica por conta da ópera “Ruslan e Ludmila”, de Mikhail Glinka, marco da tradição orquestral russa do século XIX. Em seguida, Roberto Silva, flautista reconhecido pela versatilidade e trajetória artística dedicada ao ensino e à divulgação da música de concerto, interpreta a “Fantasia Brilhante sobre Carmen”, de François Borne.
Na sequência, o público vai conferir um solo da pianista Fanya Lin, que apresenta o Concerto nº 2 para Piano, de Sergei Rachmaninoff, obra central do período romântico russo. Descrita pela Musical America e pelo The New York Times como uma “intérprete impressionante” que oferece uma “apresentação dedicada e sincera”, Fanya Lin é uma das pianistas mais reconhecidas de sua geração.
“Teremos obras que vão do brilho russo de Glinka à força emocional de Rachmaninoff, com a presença da pianista Fanya Lin, uma artista de grande sensibilidade com quem já tive o prazer de trabalhar. Também será uma alegria dividir o palco com o flautista Roberto Silva, em uma peça cheia de virtuosismo e energia. Vai ser um concerto cheio de emoção e grandes momentos musicais”, afirma o maestro Linus Lerner.
Encerrando a noite, a OSRN executa a “Suíte O Pássaro de Fogo” (versão de 1919), de Igor Stravinsky, composta a partir do balé homônimo que consolidou o autor como uma das principais figuras da música do século XX.
Formação e impacto social
Com o compromisso de democratizar o acesso à música de concerto, o projeto Movimento Sinfônico realiza atividades formativas abertas ao público. Nesta segunda-feira (24), às 19h, o Teatro Alberto Maranhão recebe a Masterclasse de Piano com Fanya Lin, voltada para estudantes e profissionais da área. Já na terça (25), às 14h, será realizado um Ensaio Aberto, também no TAM, oferecendo ao público a oportunidade de acompanhar de perto o processo de preparação da orquestra.
Além disso, segundo a produtora da Mapa Realizações Culturais, Tatiane Fernandes, ampliar o impacto social é uma das metas do projeto Movimento Sinfônico. “Por isso, seguimos com a nossa campanha de arrecadação de alimentos, que será destinada à comunidade de Nova Descoberta e à Attransparência, associação potiguar que atua no acolhimento de pessoas transexuais e travestis”, destaca.
O Movimento Sinfônico é realizado por meio da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto (FJA), Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern, e produção da Mapa Realizações Culturais. A OSRN é o maior e mais antigo grupo artístico mantido pelo Governo do Estado do RN.
Serviço
O quê: Concerto Oficial de Novembro – OSRN Regência: Maestro Linus Lerner Solistas: Fanya Lin (piano – China/EUA) e Roberto Silva (flauta – Brasil) Quando: 26 de novembro (quarta-feira), às 19h30 Onde: Teatro Alberto Maranhão (Natal/RN) Ingressos:
Masterclasse de Piano com Fanya Lin – segunda (24), às 19h, no TAM
Ensaio Aberto da OSRN – terça (25), às 14h, no TAM
Doação de alimentos: voluntária, destinada à comunidade de Nova Descoberta e à ONG Attransparência RN Mais informações: @osrn.oficial | @maparealizacoesculturais
Com a exposição Reinos do Imaginário, artista apresenta peças tridimensionais inéditas em módulos imersivos que reinterpretam o sertão contemporâneo
AZOL estreia nova fase artística em dezembro na Pinacoteca do RN
A partir de dezembro, o artista plástico potiguar AZOL traz para o Palácio Potengi, onde fica localizada a Pinacoteca Potiguar, a sua nova exposição “Reinos do Imaginário”. O projeto inaugura um novo ciclo criativo marcado pela expansão de técnicas, linguagens e das narrativas que retratam o interior nordestino, explorando as vivências e memórias populares, imaginando as expressões de fé e simbologias sob uma ótica mística e de inspiração medieval.
“A ideia foi criar um sertão possível de se viver e não apenas sobreviver, idealizado através de uma fábula que escrevi sobre um artista que segue por essa região em busca de descobrir os cantos encantados desse espaço, assim como fizeram Cascudo e Ariano Suassuna em suas obras literárias. Queremos fazer esse resgate e convocar o público a embarcar nessa jornada poética de olhar com outros olhos, explorar uma outra realidade possível”, explica.
O projeto nasceu após a circulação da mostra O Sertão Virou Mar, lançada em Natal em 2022 e que passou por outras seis capitais brasileiras. À época, o artista começou a experimentar elementos gráficos inspirados na arquitetura sertaneja, base de sua pesquisa e repertório visual. A partir dessas formas, surgiram estudos que evoluíram para a criação dos quatro módulos chamados de reinos que compõem a nova produção.
Reinos que nascem do sertão
Dividida em quatro módulos, a exposição articula pintura, objetos, escultura e instalação. Cada etapa possui uma cor, um aroma e uma trilha sonora específica que constroem atmosferas com o objetivo de traduzir a invenção de um sertão moderno. São eles o Reino do Encoberto, Reino do Silêncio Ardente, Reino da Cruz Errante e o Reino do Chão das Promessas.
AZOL estreia nova fase artística
Volume, novos materiais e o salto para o tridimensional
Conhecido pela forte atuação na pintura, fotografia e desenho, AZOL se desafia nessa nova fase ao explorar o tridimensional com maior protagonismo.
“O estímulo surgiu em conversa com o curador Manoel Onofre, no fim de 2023, e eu gostei do desafio de dar volume às minhas criações, desenvolvendo instalações, objetos e esculturas com materiais como madeira, barro, metal, porcelana, tapeçaria e mobiliário. Eu ia olhando para as pinturas e dali tive a inspiração para criar peças em 3D, que foram confeccionadas em parceria com artesãos locais especializados em cada técnica”, descreve.
Mais do que apresentar os novos trabalhos, o artista deseja que o visitante se reconheça ao caminhar pelos reinos. “Quero que cada pessoa embarque nessa jornada poética comigo, enxergue um outro sertão possível e desperte memórias que tragam a avó, a infância, a vivência do interior. Quando isso acontece, o público também vira autor. Ele enxerga sentidos que eu talvez jamais imaginasse, e a obra se completa”.
A exposição Reinos do Imaginário conta com apoio institucional do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA), que administram o Palácio Potengi, onde está instalada a Pinacoteca do Estado.
Entre os destaques da exposição que poderá ser visitada pelo público com entrada gratuita a partir de dezembro, está uma instalação modular em madeira que remete a um castelo, cujos nichos abrigam diferentes cabeças de reis, somado a tronos, totens, ex-votos e um gazebo que simboliza a divisão entre os reinos. Outra peça que promete chamar atenção é inspirada nas cúpulas do Castelo de Zé dos Montes, cartão postal do município de Sítio Novo (RN).
Turnê da 22ª edição do evento promove diversidade musical no interior do RN antes do gran finale, em Natal
Festival DoSol segue programação com shows gratuitos em Assú e Mossoró
O Festival DoSol 2025 segue sua turnê pelo interior do Rio Grande do Norte com duas paradas importantes esta semana: começando pela cidade de Assú, na sexta-feira (21), e depois em Mossoró, no sábado (22). A programação antecede o gran finale em Natal nos dias 28 e 29, e reforça o compromisso do festival em descentralizar a cena musical potiguar, levando ao público de diferentes regiões uma mostra vibrante da produção autoral e independente. Toda a programação tem entrada gratuita.
Em Assú, o Sobrado da Baronesa, sede da Casa de Cultura, se transforma em palco para uma noite de conexões sonoras. A partir das 18h, o público confere o dream pop e a neo-psychedelia de Gracinha (RN), a energia da cantora Cinthia (RN) e o rock pesado da banda Scavenger (RN). O grupo Camarones Orquestra Guitarrística (RN), projeto veterano dos anfitriões da festa, promete incendiar o público com seus riffs tropicais antes da catarse final com os mineiros da Black Pantera (MG), às 22h.
No sábado, o som ecoa no Memorial da Resistência, em Mossoró, com dois palcos simultâneos: no Palco BNB, nomes como V’Motta (RN), Cabocla de Jurema (RN), Swave (SP), Gracinha (RN), Camarones Orquestra Guitarrística (RN) e, novamente, Black Pantera (MG) conduzem a noite. Já o Palco Memorial destaca a força das bandas locais Crise, Boats, Manjeronna, Ocular Jack e Mess the Cage, reafirmando o RN como um forte polo criativo da música independente.
“Incluir o interior do RN na nossa agenda é sempre um desafio, mas é algo que não abrimos mão porque nos traz muita alegria espalhar ações culturais por várias localidades. Sabemos da importância de ir além dos grandes centros, por isso escolhemos começar pelo interior, em Caicó e Currais Novos, e agora em Assu e Mossoró, antes do nosso evento na capital”, afirma Ana Morena, coordenadora geral do Festival.
As ações do DoSol no interior são viabilizadas por meio de emenda cultural do mandato da Deputada Estadual Isolda Dantas, com apoio do Banco do Nordeste Cultural Mossoró e da Prefeitura de Currais Novos.
Festival DoSol segue programação com shows gratuitos
Gran finale em Natal
Após circular por Caicó, Currais Novos, Assú e Mossoró, o Festival DoSol 2025 chega ao seu ponto alto nos dias 28 e 29 de novembro, em Natal. O evento vai reunir mais de 80 apresentações de 73 artistas em dois dias de celebração, mantendo a tradição de ocupar o bairro histórico da Ribeira, onde o festival nasceu.
“Esse perímetro da Ribeira sempre foi a nossa casa. Nascemos e queremos continuar atuando lá sempre que for possível. É um símbolo importante que um festival de 22 anos como o DoSol continue ocupando o nosso centro histórico”, ressalta Anderson Foca, coordenador geral do Festival.
A 22ª edição do Festival DoSol tem patrocínio da Cerveja Sol através da Lei Câmara Cascudo, Governo do RN, Fundação José Augusto e Secretaria Estadual de Cultura do RN. Também tem patrocínio da Unimed Natal através da Lei Djalma Maranhão, Capitania das Artes e Prefeitura de Natal.
Projeto do Kurta na Kombi passou pelas cidades de Touros, Rio do Fogo, Taipu e Espírito Santo.
Cine Sementeira conclui etapa 2025 e celebra resultados
O ‘Cine Sementeira: Reflorestar o Futuro com Cinema’, promovido pelo coletivo Kurta na Kombi, conclui a etapa 2025 e celebra os resultados. O projeto realizou mostras cinematográficas ao ar livre movidas a energia solar, oficinas e rodas de conversa sobre preservação do meio ambiente no interior do Rio Grande do Norte.
Para Marcelle Silva, produtora do Kurta na Kombi, o projeto reafirma o cinema como aliado da transformação social. “Pensamos o Cine Sementeira como uma forma de promover o desenvolvimento social e sustentável por meio do cinema. As mostras, realizadas em assentamentos rurais e comunidades quilombolas do Rio Grande do Norte, valorizaram narrativas audiovisuais de temática socioambiental, reconhecendo os modos de vida e as lutas de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais”.
“Realizamos quatro sessões de cinema ao ar livre, movidas a energia solar em quatro cidades da região leste potiguar. Além das exibições, tivemos quatro oficinas beneficiando 83 crianças de escolas públicas municipais de Touros, Rio do Fogo e Espírito Santo, e do Núcleo Municipal de Atendimento Multidisciplinar de Inclusão de Taipu/RN, tudo isso pensando na democratização do acesso ao cinema nacional e potiguar”, completa Marcelle.
Com curadoria feminina composta por Dênia Cruz e Alessandra Augusta, o Cine Sementeira apresentou uma seleção de filmes que dialogam com questões sociais, culturais e ambientais. Nas sessões do programa foram exibidos os filmes: Menina Semente (PE), Erva que cura, erva que benze (BA), Festa de Pajés (AM), Yby Katu (RN), Mangaraquilombo (RJ), Iyá Luciene, Nascida do Fogo (RN), Boi Brinquedo (CE) e Vermelho Urucum, Preto Jenipapo (MS e SP).
Cine Sementeira conclui etapa 2025
Para Marília Silva de Barros, presidente da Associação de Moradores do Quilombo Baixa do Quinquim, em Touros, e que atuou como produtora local do projeto, a chegada do cinema à comunidade teve uma importância profunda. “Os filmes nos ajudaram a reconhecer a nossa riqueza cultural local e a fortalecer nossa identidade. Mostraram o meio ambiente de uma forma diferente do que estamos acostumados a ver. A gente acaba aprendendo com toda aquela mística, com as músicas, com as plantas presentes em alguns filmes, e também com outras obras, não apenas as que falavam sobre a cultura quilombola, mas também as que abordavam o universo indígena e a cultura popular”.
“Eu fiquei muito tocada por uma das pessoas que estava ali assistindo. E acredito que, se aquilo me tocou e me transformou de alguma maneira, certamente também mexeu com muita gente presente naquele dia. Para mim, o cinema foi uma porta aberta para o aprendizado e para a transformação social na vida de quem esteve lá”, completa Marília.
Beneficiando diretamente cerca de 600 pessoas, o Cine Sementeira uniu cinema e preservação ambiental fortalecendo o enfrentamento às mudanças climáticas e contribuindo para a construção de um futuro mais justo, igualitário e sustentável. Ao aproximar arte, natureza e comunidade, o projeto semeou conhecimento, diálogo e consciência coletiva. Há planos para outra edição em 2026 em outros territórios para seguir a transformação.
Acompanhe as novidades do Kurta na Kombi no Instagram @kurtanakombi.
O projeto “Cine Sementeira: Reflorestar o Futuro com Cinema” é uma produção do Kurta na Kombi, com apoio do IDEMA RN, INCRA RN, Prefeitura Municipal de Taipu, Prefeitura Municipal de Touros, Prefeitura Municipal de Rio do Fogo e Prefeitura Municipal de Espírito Santo; realização Fundação José Augusto, Secretaria Estadual de Cultura do RN, Sistema Nacional de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Kurta na Kombi
O Kurta na Kombi é um coletivo, ponto de cultura, cinema itinerante e cineclube, criado em 2019 na cidade do Natal/RN, que realiza continuamente iniciativas culturais com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema brasileiro por meio de atividades de formação, circulação e exibição audiovisual. Suas ações transformam praças, quadras, parques e vias públicas em salas de cinema ao ar livre movido a energia solar, com acesso gratuito, especialmente em territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Formado pela UFRN, Gonzaga Neto figura no ranking global do Cannes Lions Talent Report 2025.
Potiguar é destaque entre os 10 publicitários mais premiados do mundo em 2025
O potiguar Gonzaga Neto acaba de ser reconhecido como um dos dez redatores mais premiados do mundo pelo Talent Report 2025, publicação que destaca os profissionais por trás das campanhas vencedoras do Cannes Lions, o mais importante festival internacional de criatividade e publicidade.
O ranking reúne talentos de diversas áreas, redatores, diretores, estrategistas e executivos, responsáveis pelas ideias que se destacaram globalmente ao longo do último ano. Atualmente, Gonzaga atua como redator sênior na Artplan São Paulo, uma das maiores agências independentes do mundo.
“É um sonho e uma honra figurar nesse ranking. Mas sempre gosto de lembrar que, mesmo sendo individual, o reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo. Por isso, é impossível falar sobre isso sem citar meus companheiros de jornada: Rhalybe Aizann, Rafa Gil, Rodrigo Almeida (Monte), Marcelo Noronha, Pedro Galdi, Pedro Rosas, Jaime Agostini, Vinicius Turani, Amanda Vitor, Aurora Blotta e toda a equipe da Artplan, que colocou um monte de trabalho incrível na rua este ano”, afirma Gonzaga.
O novo reconhecimento chega após um feito histórico: no início de 2025, o publicitário conquistou cinco prêmios no Cannes Lions, incluindo o primeiro Grand Prix brasileiro na categoria Industry Craft, além de dois Ouros e dois Bronzes. Entre os trabalhos premiados estão “Nigrum Corpus”, vencedor do Grand Prix, e “Cheering for the Rain”, premiado com Bronze em Entertainment.
Potiguar é destaque entre os 10 publicitários mais premiados do mundo
Entre os trabalhos premiados, destacam-se “Nigrum Corpus”, criado para o IDOMED, e “Cheering for the Rain”, desenvolvido para a Globo. O primeiro transformou o corpo negro em manifesto visual contra o racismo estrutural na saúde, unindo arte e denúncia em um livro e filme que conquistaram o Grand Prix em Industry Craft, além de Ouro em Design e Health & Wellness. Já o segundo resgatou o ritual brasileiro de torcer por chuva nas corridas de Ayrton Senna, liberando automaticamente a série Senna by Ayrton no Globoplay sempre que chovia na cidade do espectador, em uma ideia que conectou tecnologia e emoção e rendeu o Bronze em Entertainment no festival.
Além de integrar o ranking, Gonzaga concedeu uma entrevista ao Talent Report 2025, na qual compartilhou suas inspirações, desafios e visão sobre o papel da criatividade. Ele relembrou o início da trajetória, quando trabalhava como porteiro na Liga Contra o Câncer. “Dez anos atrás, eu escrevia roteiros e ideias em uma folha de papel enquanto trabalhava na portaria da Liga Contra o Câncer. Hoje, vejo várias dessas ideias ganhando o mundo”, contou.
A conquista torna Gonzaga Neto o primeiro potiguar a figurar entre os dez redatores mais premiados do mundo, fortalecendo a presença do Rio Grande do Norte no cenário internacional da criatividade e inspirando novas gerações de profissionais da região. A entrevista completa pode ser acessada no site do Talent Report 2025 em: https://www.lovethework.com/en/reports/the-cannes-lions-talent-report-2025
Sobre o Cannes Lions
Realizado anualmente em Cannes, na França, desde 1954, o Cannes Lions International Festival of Creativity é considerado o maior festival de criatividade do mundo. A premiação reconhece as melhores ideias em categorias como mídia, design, impacto social, inovação e craft, celebrando o talento e a excelência na comunicação global.
Sobre Gonzaga Neto
Formado em Publicidade e Propaganda pela UFRN, Gonzaga iniciou a carreira em agências de Natal, teve experiências internacionais e hoje é Redator Sênior na Artplan São Paulo.
Executivo da Idearte participa do X CBPE em São Paulo e fortalece a presença do RN nas discussões nacionais sobre o setor de eventos
Amaury Veríssimo Júnior representa o Rio Grande do Norte no maior congresso de entretenimento do país
O CEO do Grupo Idearte, Amaury Veríssimo Júnior – nome à frente de grandes produções como o Projeto Seis & Meia, Palco Brasil, Muitos Carnavais, RN Music 360, Festin, Playground Game – esteve em São Paulo esta semana cumprindo uma agenda dedicada ao setor de entretenimento, com participação no X Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos (CBPE). O executivo representou o Rio Grande do Norte em um dos principais espaços de discussão do mercado nacional.
O congresso reuniu nomes como Doreni Caramori, Arthur Lira e Felipe Carreras, e abordou temas ligados à organização do setor, impactos das recentes mudanças legislativas e desafios que influenciam a cadeia produtiva. Para Amaury Júnior, acompanhar essas discussões é essencial para entender o cenário que deverá orientar o segmento no próximo ano. Além da participação nos painéis, Amaury manteve reuniões de negócios com empresas e profissionais do entretenimento, avaliando formatos, possibilidades de circulação de atrações e modelos de projetos que podem integrar o calendário potiguar.
1
Amaury Veríssimo Júnior representa o Rio Grande do Norte
O CEO destacou que os debates e encontros da semana contribuem para o planejamento das ações e para o alinhamento das perspectivas do setor de eventos para 2026, que incluem atenção ao ambiente regulatório, eficiência operacional e atualização constante diante das mudanças do mercado.
A presença da Idearte no congresso reforça a inserção do Rio Grande do Norte no circuito nacional e mantém ativa a articulação com outros estados e empresas filiadas à ABRAPE, ampliando oportunidades de conexão e negócios.
Evento realizado em Natal reuniu colaboradores e representantes de instituições financeiras para debater inovação e fazer integração do setor.
Convenção Eleva Prime reforça protagonismo do RN no setor de crédito e impulsiona capacitação de profissionais e agentes financeiros
A Convenção Eleva Prime 2025, realizada na última semana, em Natal, marcou um novo capítulo na história da Prime Correspondente Financeira, empresa potiguar com 16 anos de atuação no setor. O encontro reuniu mais de 70 colaboradores da Prime e mais de 60 representantes, entre diretores e gerentes, das maiores instituições de crédito consignado do país, reforçando o protagonismo do Rio Grande do Norte como polo de referência no segmento.
Durante cinco dias de imersão, a programação combinou treinamentos técnicos, palestras e dinâmicas corporativas, abordando temas centrais como estratégias de vendas e gestão de informação, além de pontos sobre novidades no mercado e novas previsibilidades do mercado. Também foram promovidas ações de integração, painéis de liderança e workshops de performance comercial, além de um momento dedicado ao reposicionamento estratégico da marca, que vive uma fase de expansão nacional e modernização institucional.
Entre os destaques da programação, estiveram as apresentações sobre tendências do mercado financeiro e novas soluções de crédito, ministradas por representantes de bancos parceiros; rodas de conversa sobre ética e responsabilidade no atendimento; além de dinâmicas motivacionais voltadas ao fortalecimento da cultura organizacional.
Fotos: DivulgaçãoConvenção Eleva Prime
“Momentos como o Eleva Prime fortalecem ainda mais a nossa relação comercial com os parceiros e instituições que caminham conosco. Esse encontro nos permite alinhar estratégias, ouvir o mercado e identificar pontos de melhoria que possam potencializar resultados e gerar mais oportunidades para todos os envolvidos”, destaca Bebeto Leandro, CEO e sócio-fundador da Prime.
Já Juliana Leandro, sócia-diretora, destacou o papel transformador do encontro: “Mais do que um evento, a Eleva Prime é uma plataforma de evolução. Investimos em conhecimento e integração porque entendemos que o desenvolvimento do mercado começa pelo fortalecimento de cada profissional.”
A Prime Correspondente Financeira atua no modelo B2B, oferecendo suporte e estrutura para empresas que operam crédito consignado e outros produtos financeiros em todo o Brasil. Com sede em Natal e presença nacional, a empresa consolida-se como referência em crédito consciente, transparência e inovação, promovendo encontros regionais que contribuem para o avanço do setor e para a formação de líderes cada vez mais preparados.
Musical inspirado no universo K-pop traz fantasia, aventura e coreografias marcantes ao Teatro Alberto Maranhão em apresentação inédita
Natal recebe espetáculo “Guerreiras Mágicas do K-Pop”, união de fantasia, dança e cultura pop coreana
Natal será palco de uma experiência inédita que promete encantar o público fã do universo K-pop e admiradores de grandes produções teatrais. Pela primeira vez no Teatro Alberto Maranhão, o espetáculo “Guerreiras Mágicas do K-Pop” desembarca na capital potiguar, trazendo uma fusão vibrante de fantasia, coreografias precisas e narrativa emocionante. A apresentação acontece no dia 22 de novembro, com sessões às 16h e 17h30.
Inspirado no sucesso da Netflix K-Pop: Demon Hunters, o musical apresenta ao público o trio Huntr/x — Rumi, Mira e Zoey — estrelas globais que, nos bastidores, assumem papéis de guardiãs encarregadas de proteger o mundo de forças sombrias. No palco, esse enredo se transforma em uma produção que combina dança, projeções, música contagiante e um apelo visual pensado para envolver espectadores de todas as idades.
O espetáculo aposta na energia do K-pop para contar uma história sobre amizade, coragem e união. As coreografias — marca registrada do gênero — ganham destaque e estão alinhadas a elementos cênicos que criam uma atmosfera de aventura e fantasia.
A montagem faz parte de uma turnê nacional que já passou por São Luís, Manaus, Recife, Cuiabá e Teresina, reunindo plateias entusiasmadas em todas as cidades. Após Natal, o espetáculo segue para Fortaleza, Campo Grande, Salvador e Porto Alegre, ampliando seu alcance entre fãs do gênero e famílias que buscam experiências culturais envolventes.
Voltado para fãs do K-pop, crianças e famílias, o musical aposta na interação, na vibração do público e na força das performances ao vivo como fio condutor da experiência. Os ingressos estão disponíveis em olhaoingresso.com.br.
Mostra interativa abrirá normalmente de quinta a domingo, das 9h às 18h, inclusive nos feriados do Dia da Consciência Negra e de Nossa Senhora da Apresentação
Exposição “Mundo Zira” é opção cultural gratuita para o feriadão em Natal
A exposição interativa “Mundo Zira” funcionará normalmente durante o feriadão em Natal. De quinta-feira (20) a domingo (23), o público poderá visitar a mostra das 9h às 18h, no Museu do Complexo Cultural Rampa, em Santos Reis. A entrada é gratuita, com retirada antecipada de ingressos pelo Sympla ou diretamente na bilheteria, conforme lotação do espaço.
Em cartaz desde o dia 6 de novembro, “Mundo Zira” une arte, literatura e tecnologia para celebrar a vida e obra de Ziraldo. Com curadoria de Adriana Lins e Daniela Thomas, a mostra convida visitantes de todas as idades a mergulhar no universo criativo do autor de “O Menino Maluquinho”, “A Turma do Pererê”, “Flicts” e mais de 200 títulos literários.
A mostra oferece uma série de experiências imersivas que combinam projeções interativas, painéis sensíveis ao toque, recursos sonoros e pintura virtual, permitindo ao público manipular cores, criar personagens, brincar com elementos gráficos e ativar efeitos típicos do universo das histórias em quadrinhos, tornando-se coautor da obra de Ziraldo.
Exposição “Mundo Zira” é opção cultural gratuita
Idealizada e produzida pela Lumen Produções, “Mundo Zira” conta com patrocínio oficial da BB Asset, realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet, apoio do Instituto Ziraldo e parcerias locais do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA).
A exposição já passou por Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, atraindo cerca de 400 mil pessoas. Em Natal, é a primeira vez que chega ao Nordeste.
Hamburgueria temática Beco Mágico recebe a chegada oficial do Papai Noel com experiência imersiva e programação especial para toda a família em Natal.
Papai Noel chega ao Beco Mágico Natal e inaugura oficialmente a temporada natalina no espaço temático
O espírito natalino ganhou um novo e fascinante capítulo em Natal. O Beco Mágico — hamburgueria temática inspirada em um universo bruxo que combina gastronomia criativa, cenografia imersiva e experiências encantadas — anuncia a chegada oficial do Papai Noel ao seu espaço, convidando visitantes de todas as idades para viver momentos de pura fantasia.
Nesta terça-feira, dia 18, às 19h30, o Bom Velhinho desembarca em um ambiente especialmente cenografado para receber famílias, tirar fotos e envolver o público em uma atmosfera acolhedora e mágica. A ambientação, marcada por elementos clássicos do universo bruxo, promete surpreender e emocionar quem visitar o espaço.
A presença do Papai Noel integra a proposta do Beco Mágico de oferecer experiências completas, que vão além da gastronomia temática. No cardápio, seguem em destaque itens queridinhos do público, como o hambúrguer Pomo de Ouro, a tradicional cerveja amanteigada e sobremesas temáticas que reforçam a imersão sensorial.
Papai Noel chega ao Beco Mágico Natal
“Trazer o Papai Noel para o nosso universo é mais uma forma de reforçar a fantasia que faz parte da experiência do Beco Mágico. Queremos proporcionar uma noite memorável para as famílias potiguares”, destaca Franscisca Araújo, franqueada do Beco Mágico em Natal.
Devido à grande procura, o Beco Mágico reforça a importância de realizar a reserva antecipadamente para garantir participação neste momento especial. As reservas podem ser feitas pelo link: https://dg.dguests.com/reserva_mesa/bmnatal
O Beco Mágico fica na Av. Miguel Castro, 751 – Lagoa Nova. Mais informações: WhatsApp: (84) 9108-9353 e Instagram: @becomagiconatal.
Com o tema “Cinema, educação e sustentabilidade”, o festival recebeu mais de 1225 filmes inscritos de todo o país. As exibições percorreram seis municípios do Seridó Potiguar
8º Curta Caicó encerra programação cultural premiando filmes de todo o Brasil
O Curta Caicó encerrou sua oitava edição no sábado (15) se consolidando como uma das principais iniciativas de difusão do audiovisual no interior do Rio Grande do Norte. Mais de 2 mil pessoas participaram das sessões que foram realizadas em seis municípios da região do Seridó. A praça da catedral de Sant’Anna, no centro de Caicó, foi o local escolhido para sediar o encerramento da programação cultural com direito a homenagens a personalidades do audiovisual, exibição de filmes produzidos na região e a premiação de curtas em quatro categorias – Mostra Seridó, Mostra Potiguar, Mostra Nacional e Prêmio da Crítica.
No último dia de exibição de filmes, o Curta Caicó celebrou os novos talentos do cinema Potiguar, com a Mostra de filmes do LAB RN – Laboratório de Roteiro do Festival. O público pode conferir cinco filmes produzidos por jovens do Seridó Potiguar, que mostraram histórias diversas com sensibilidade para com as suas comunidades. São eles: Queimadas, de Flávia Silva; Carta D´água, de Nattan Pereira; Fardo, de Joelson Bezerra; O Som das Serras, de Eduarda Medeiros e Fartura, de Agnes Félix.
8º Curta Caicó encerra programação cultural
Destaque também para a valorização das mulheres que se dedicam ao audiovisual. As atrizes Tânia Maria e Múcia Batista, e a realizadora Jussara Queiroz, três nomes fundamentais para a consolidação da cena regional, foram homenageadas pela sua trajetória profissional e dedicação ao cinema nacional. Momento de emoção e reconhecimento pela trajetória profissional dessas mulheres, junto às produções potiguares.
O 8º Curta Caicó é uma realização da Agência Referência, com patrocínio do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria Extraordinária de Cultura, Fundação José Augusto e Programa Cultural Câmara Cascudo, além da Neoenergia Cosern e do Instituto Neoenergia. O projeto conta ainda com o apoio do Sistema Fecomércio, por meio do Sesc RN, e das instituições Místika, Roteiraria, Filmes Urgentes e Inter TV, além dos parceiros LABRFF, ACCIRN, 9ª Direc e 10ª Direc.
8º Curta Caicó encerra programação cultural
Confira a lista de filmes premiados na 8ª edição do Curta Caicó:
Mostra Potiguar
Melhor Filme: Divagar (Lupa Silva)
Melhor Direção: Entre Dunas (Manoel Batista)
Melhor Roteiro: Liberdade Sem COnduta (Dênia Cruz)
Melhor Fotografia: Nilsão (Evelyn Freitas)
Melhor Som: Divagar (Sidenei da Silva)
Melhor Montagem: Entre Dunas (Wallace Santos e Manoel Batista)
Melhor Atuação/Personagem: Nilsão
Menção Honrosa: Canto de Acauã
Prêmio Mîstika: R$ 8.000,00 em serviços de pós-produção : Divagar (Lupa Silva)
Mostra Seridó
Melhor Filme: Pupá (Osani)
Melhor Direção: Pupá (Osani)
Melhor Roteiro: Corraveara (Julhin de Tia Lica)
Melhor Fotografia: Cordões (Alex Macêdo)
Melhor Som: Quanta Violência uma Cidade Tão Pequena Suporta?
Melhor Montagem: Pupá (Alex Macêdo)
Melhor Atuação: Mariana e Ludovina (Tony Silva e Múcia Teixeira)
Menção Honrosa: Maria Fulô e o Chafariz
Prêmio Mistika: R$ 8.000,00 em serviços de pós-produção: Pupá (Osani)
Prêmio Filmes Urgentes: R$ 8.000,00 em serviços de locação de equipamentos : Pupá (Osani)
LABRFF: filme selecionado para o Los Angeles Brasilian Film Festival/2026 : Pupá (Osani)
Mostra Nacional
Melhor Filme: Ladeira Abaixo (Ismael Moura)
Melhor Direção: Ladeira Abaixo (Ismael Moura)
Melhor Roteiro: Ladeiro Abaixo (Ismael Moura)
Melhor Fotografia: A Sombra de um Futuro (Bianca Ono)
Melhor Som: A Sombra de um Futuro (Desenho de Som: Tulio Borges; Mixagem de Som: Luiz Lepchak)
Show de luz e som inaugura decoração natalina e marca primeiro Natal patrocinado do empreendimento, em parceria com O Boticário e Instituto Gentil
Um espetáculo imperdível de luzes, música e encantamento vai levar o espírito natalino para o Natal Shopping. Neste sábado, 15 de novembro, o público é convidado a viver a magia das festas de final de ano com a chegada do Papai Noel e o lançamento oficial do Natal da Gentileza, realizado em parceria com O Boticário, grupo Gentil Negócios e o Instituto Gentil.
A celebração artística tomará conta dos corredores do empreendimento a partir das 17h, com um cortejo de personagens temáticos e a apresentação emocionante das canções que marcam essa época, reproduzidas por uma orquestra de crianças e adolescentes do Instituto Gentil. A organização é o braço social do grupo Gentil Negócios que atua desde 1996 em Campo Grande (RN) com projetos voltados à educação, cultura e empregabilidade.
O ponto alto da noite será a chegada do bom velhinho na Praça de Eventos do shopping, onde as famílias natalenses serão recebidas em um cenário criado para encantar crianças e adultos.
“O Natal da Gentileza nasce de um propósito de espalhar amor e cuidado, reforçando o Natal Shopping como um espaço onde boas ações acontecem. Para começar esse movimento, vamos promover um show deslumbrante que vai reforçar a mensagem de impacto social positivo e transformação que queremos gerar nesta temporada e perpetuar pelo novo ano que se inicia em breve”, destaca Diana Petta, gerente de marketing do Natal Shopping.
Natal da Gentileza
O Natal da Gentileza é uma iniciativa inédita que une grandes marcas em torno de uma mesma mensagem: pequenas atitudes podem transformar o mundo. Com conceito inspirado no Movimento Ser Gentil, criado pelo poeta Bráulio Bessa e pelo músico Toquinho, as atividades festivas da campanha convidam o público a resgatar o verdadeiro espírito do Natal: aquele que se revela em atos de empatia, afeto e solidariedade.
Até 24 de dezembro, o Natal Shopping vai promover ações sociais e de sustentabilidade inspiradas nos versos do cordelista que dizem que “ser gentil é ser semente que faz o bem florescer […] É ser luz, conhecimento que faz o mundo acender”.
O Melhor do Natal é Compartilhar
O “Natal da Gentileza” integra a campanha institucional da Ancar Ivanhoe, rede administradora do Natal Shopping, que neste ano celebra o tema “O Melhor do Natal é Compartilhar”. O conceito reforça o poder dos vínculos e da solidariedade como essência da celebração natalina.
Neste cenário, todos os shoppings do grupo aderem pelo nono ano consecutivo à campanha Natal Sem Fome, da ONG Ação da Cidadania, mobilizando lojistas e clientes na arrecadação de alimentos para famílias em vulnerabilidade social.
“Acreditamos que marcas fortes precisam gerar valor social e emocionar as pessoas, por isso, mais do que uma ação promocional, o Natal da Gentileza vem para ser um movimento de transformação. É uma honra para o Natal Shopping ser ponte entre quem precisa de ajuda e quem quer ajudar, espalhando a mensagem de que ser solidário é o melhor presente que podemos dar”, afirma Felipe Furtado, superintendente do empreendimento potiguar.
Este ano, a rede Ancar Ivanhoe possui a maior meta de arrecadação de todos os anos: 200 toneladas de alimentos, que vão apoiar pessoas em insegurança alimentar em todo o país. Além das doações físicas, o público também poderá contribuir digitalmente, por meio de PIX, em parceria com a plataforma Doare, e cada R$ 20 doados equivalem a 4 kg de alimentos.
“O Natal sempre foi um momento especial para a Ancar Ivanhoe, e hoje representa a essência do que acreditamos: que a verdadeira celebração acontece quando compartilhamos o que temos de melhor. Mais do que uma campanha, é um movimento coletivo de esperança, união e empatia”, afirma Cecília Ligiéro, diretora de Marketing e Inovação da Ancar Ivanhoe.
Circulação inclui apresentações, exibição de filme e rodas de conversa com acesso gratuito.
Grupos potiguares realizam circulação teatral pela Paraíba e pelo Rio Grande do Norte
Os grupos potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa iniciam neste sábado (15) e domingo (16), em João Pessoa (PB), uma nova circulação artística que une teatro de rua, cinema e debate. A caravana segue até Patos, no dia 18 de novembro, e depois percorre municípios do Rio Grande do Norte (Baía Formosa, Caicó, Lagoa Nova e Apodi) com apresentações da obra “Ubu: o que é bom tem que continuar!”, exibição do documentário “Um filme sem fim: uma história dos Clowns de Shakespeare”, de Carito Cavalcanti, e a roda de conversa “Como fazer teatro no mei’ do mundo?”.
O projeto, que também passará por duas comunidades indígenas e uma quilombola, busca fortalecer o diálogo entre arte e território, ampliando o acesso a experiências culturais diversas. Todas as apresentações contam com intérprete de LIBRAS, e o filme será exibido com legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), garantindo acessibilidade ao público.
“‘Ubu’ é um espetáculo que criamos pensando o seguinte: tem que ser uma obra que a gente consiga levar e apresentar em diferentes territórios e pros públicos mais diversos. E pra nossa felicidade isso tem acontecido bastante. Além de várias capitais do Brasil, a gente já circulou por muitos territórios desse Brasil profundo — e queremos mais! Além disso, nessa circulação vou apresentar pela primeira vez na cidade em que nasci, Patos, e terei a oportunidade de ter minha família na plateia”, compartilha Paula Queiroz, atriz do grupo Clowns de Shakespeare.
Em João Pessoa, a circulação começa no dia 15 de novembro, às 19h, com a exibição do filme “Um Filme Sem Fim” no Coletivo Alfenim, localizado na Rua José Gonçalves Júnior, 182, no bairro Castelo Branco. No dia seguinte, 16 de novembro, às 19h, o público poderá assistir ao espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!” na Praça do Coqueiral, em Mangabeira. Essa apresentação integra a programação do Festival de Teatro de Mangabeira.
Em Patos, a programação acontece no dia 18 de novembro, com a exibição do filme “Um Filme Sem Fim” às 10h40 no IFPB Patos, e, às 19h, a apresentação do espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!” na Praça do CEPA.
Esta circulação foi contemplada no BLOCO III – Edital de Fomento ao Teatro 14/2024, nos termos da Lei nº 14.399/2022 (PNAB/RN).
Grupos potiguares realizam circulação teatral
SOBRE UBU: O QUE É BOM TEM QUE CONTINUAR!
Criado coletivamente pelos grupos Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa, o espetáculo é uma obra de teatro de rua inspirada nas personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica peça Ubu Rei, de Alfred Jarry. A montagem propõe uma continuação da história original, deslocando as figuras para um território fictício com atmosfera latino-americana, onde seguem em sua jornada absurda e faminta por poder. Misturando humor, crítica política e referências populares, Ubu dialoga diretamente com o público e provoca reflexões sobre injustiças sociais, manipulação da informação e os excessos do poder.
SOBRE UM FILME SEM FIM
Dirigido por Carito Cavalcanti, o documentário acompanha a trajetória dos Clowns de Shakespeare ao longo de quase três décadas. O material começou a ser filmado em 2013, quando o grupo completava 20 anos, e só foi concluído em 2022. A obra traz um olhar íntimo e afetivo sobre o processo artístico e humano de uma das companhias mais reconhecidas do teatro potiguar.
PROGRAMAÇÃO NA PARAÍBA
JOÃO PESSOA Local: Coletivo Alfenim – Rua José Gonçalves Júnior, 182, Castelo Branco Data: 15 de novembro de 2025 – 19h | Exibição do filme Um Filme Sem Fim
Local: Praça do Coqueiral, Mangabeira Data: 16 de novembro de 2025 – 19h | Espetáculo Ubu: o que é bom tem que continuar!
PATOS Local: IFPB Patos Data: 18 de novembro de 2025 – 10h40 | Exibição do filme Um Filme Sem Fim
Local: Praça do CEPA Data: 18 de novembro de 2025 – 19h | Espetáculo Ubu: o que é bom tem que continuar!
Primeiro fim de semana da edição 2025 do evento leva destaques da nova música potiguar e nacional ao Seridó com entrada gratuita
Festival DoSol inicia programação com shows em Caicó e Currais Novos
O Festival DoSol 2025 dá a largada da sua 22ª edição neste fim de semana, dias 15 e 16, com apresentações nas cidades de Caicó e Currais Novos. Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio Grande do Norte pela Lei n° 12.075/2025, o evento celebra a diversidade da música potiguar e nacional, com programação totalmente gratuita no interior do RN.
No sábado (15), a Ilha de Santana, em Caicó, será o ponto de partida do circuito, a partir das 18h. O público vai conferir o synthwave da Cacto Neon, de Santa Cruz (RN), seguido pela mistura de ritmos da banda O Pantim (RN), o peso do metal sludge da Unokkai (RN) e o horror punk da Sertão Sangrento (RN).
As paulistas da The Mönic, uma das bandas femininas mais potentes da cena independente, sobem ao palco antes da Camarones Orquestra Guitarrística (RN). A noite termina em alta voltagem com o thrash metal dos mineiros da Black Pantera (MG).
No domingo (16), é a vez de Currais Novos receber a musicalidade e a poética regional de Julhin de Tia Lica (RN) e Wescley Gama (RN), seguidos pelas bandas Noscopia (RN), The Mönic (SP), Camarones Orquestra Guitarrística (RN) e Black Pantera (MG), que encerra a programação na Praça Tetê Salustino, em mais uma performance intensa.
Festival DoSol inicia programação
“Incluir o interior do RN na nossa agenda é sempre um desafio, mas é algo que não abrimos mão porque nos traz muita alegria espalhar ações culturais por várias localidades. Sabemos da importância de ir além dos grandes centros, por isso não vemos a hora de pegar a estrada e fazer isso acontecer”, adianta Ana Morena, coordenadora geral do evento.
As ações do Festival DoSol no interior do RN são viabilizadas através da emenda cultural do mandato da Deputada Estadual Isolda Dantas e tem o apoio do Banco do Nordeste Cultural Mossoró e da Prefeitura de Currais Novos.
Depois do Seridó, o circuito segue viagem para Assu (21), Mossoró (22) e encerra o mês em Natal (28 e 29), somando mais de 80 apresentações de 73 artistas em toda a edição.
A 22ª edição do Festival DoSol tem patrocínio da Cerveja Sol através da Lei Câmara Cascudo, Governo do RN, Fundação José Augusto e Secretaria Estadual de Cultura do RN. Também tem patrocínio da Unimed Natal através da Lei Djalma Maranhão, Capitania das Artes e Prefeitura de Natal.
Angiologista e cirurgiã cardiovascular Dra. Ilana Barros destaca avanços que permitem tratar varizes com segurança e resultados em poucos dias.
Em busca do fim das varizes no verão, tratamentos modernos oferecem alívio rápido e sem dor
Com o avanço das tecnologias médicas, tratar varizes deixou de ser sinônimo de cirurgia e longos períodos de recuperação. A angiologista e cirurgiã cardiovascular Dra. Ilana Barros explica que métodos modernos, como laser endovenoso, radiofrequência e escleroterapia com espuma, permitem eliminar as veias doentes de forma segura, sem cortes e com retorno quase imediato às atividades. “Hoje conseguimos tratar varizes sem internação, com anestesia local e resultado visível em poucos dias. Isso é perfeito para quem quer curtir o verão sem dor ou constrangimento”, afirma a médica.
Estudos publicados no Journal of Vascular Surgery apontam que as técnicas de termoablação (laser e radiofrequência) têm eficácia superior a 95%, com mínima dor e baixo risco de complicações. Já a escleroterapia com espuma guiada por ultrassom é indicada para veias calibrosas e tem melhora clínica em até 90% dos casos, segundo o European Journal of Vascular and Endovascular Surgery. Outro recurso popular no verão é o laser transdérmico, ideal para microvarizes e vasinhos. Sem agulhas ou cortes, ele oferece melhora estética imediata e sem tempo de recuperação.
Além dos ganhos visuais, os tratamentos também aliviam sintomas como dor, inchaço e sensação de peso nas pernas — comuns nos dias quentes. “É possível tratar agora e aproveitar o restante da estação com autoestima e bem-estar”, reforça a Dra. Ilana Barros.
Para escolher o melhor método, é essencial avaliação médica com exame de ecodoppler. “Cada paciente tem um tipo de veia e um grau de insuficiência. Com o diagnóstico certo, a gente trata de forma personalizada e eficaz”, conclui.
Para mais informações e orientações, acesse o Instagram: @drailanabarros
Sobre Dra. Ilana Barros:
Formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador-BA, e com Residência Médica em Cirurgia Vascular no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife-PE. Além de sua formação inicial e residências, a Dra. é especializada em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular na ANGIORAD, em Recife-PE, e Pós-graduada em Laser, Cosmiatria e Procedimentos no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo-SP.
Projeto vai promover mostra cinematográfica, bate-papo e muita música em dois dias de programação.
URBANOCINE realiza programação gratuita na Casa da Ribeira
O festival URBANOCINE retorna a Natal (RN) após uma intensa jornada de intercâmbio cultural em Cuba, onde realizou oficinas de vídeo-cartas, musicalidades afro-latinas e fotografia documental nas cidades de San Antonio de los Baños e Havana. Agora, o projeto promove dois dias de programação na Casa da Ribeira, nos dias 13 e 14 de novembro, com mostras de cinema, bate-papos com realizadores e discotecagem do DJ Samir.
Criado em 2013, o URBANOCINE é um projeto potiguar que atua com exibições públicas, projeções em espaços não convencionais e oficinas formativas que estimulam o debate sobre questões sociais, identitárias e territoriais a partir do cinema. A iniciativa busca democratizar o acesso ao audiovisual e ampliar o diálogo entre comunidades, artistas e públicos diversos.
O idealizador do projeto, Gustavo Guedes, destaca a experiência recente em Cuba como um marco no intercâmbio latino-americano promovido pelo festival. “O cinema é um idioma comum. Conseguimos trocar experiências sobre o que é ser jovem e latino-americano, e essas conexões estarão refletidas na sétima edição do URBANOCINE”, comenta Gustavo.
O festival segue fortalecendo o diálogo entre o cinema potiguar e o latino-americano, construindo pontes, afetos e novas narrativas que reafirmam o papel do audiovisual como ferramenta de expressão, pertencimento e transformação social.
URBANOCINE realiza programação gratuita
A programação desta quinta-feira, 13 de novembro, na Casa da Ribeira, começa às 15h com a Mostra Infantojuvenil, exibindo os filmes Minha Cidade Ideal, Passa a Bola, Flores da Macambira, Seu Vô e a Baleia, Quarentena e Descamar, com classificação livre e para 12 anos.
Das 18h em diante, o DJ Samir comanda o som, trazendo uma trilha vibrante e tropical para embalar a transição das sessões. Às 19h, tem início a Mostra Potiguar I, com os filmes Memórias de uma Samaumeira, Pupá e Estou Adaptado a uma Cidade Não Adaptável. Em seguida, às 20h, acontece um bate-papo com realizadores potiguares, mediado por Rosy Nascimento. A programação segue às 20h40 com a Mostra Nacional I, que apresenta Vozes do Mangue, Meia-Noite Vilelense, Sertão 2138 e Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz. O encerramento está previsto para as 22h. A entrada é gratuita.
No dia 14 de novembro (sexta-feira), a programação se repete: das 15h às 17h, a Mostra Infantil; às 18h, abertura com DJ Samir – Latinidades; às 19h, a Mostra RN, com três filmes potiguares; às 19h50, o bate-papo com os realizadores, mediado por Rosy; e às 20h20, a Mostra BR, com quatro filmes nacionais. O encerramento será animado por DJ Samir, às 21h30, no hall de entrada, seguido do encerramento oficial às 22h.
A sétima edição do Festival URBANOCINE é uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte, Governo do Estado do RN, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. A produção é da Ilha Deserta.
Todas as ações podem ser acompanhadas pelo perfil no Instagram (@urbanocine) e pelo site oficial do projeto: www.urbanocine.com.br .
Primeira revista comercial do Rio Grande do Norte a ser distribuída na plataforma global, publicação firmada por José Patrício Neto transforma leitura em solidariedade.
Revista Essência é pioneira na Amazon e reverte vendas para a Casa Durval Paiva
Nesta sexta-feira, 14 de novembro, a Revista Essência escreve um novo capítulo na história da comunicação potiguar. Pioneira ao ser a primeira revista comercial do Rio Grande do Norte a chegar à Amazon, a publicação idealizada pelo comunicador José Patrício Neto une propósito, emoção e impacto social. Todo o valor arrecadado com as vendas da publicação será integralmente doado à Casa Durval Paiva, instituição referência no acolhimento de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas.
Mais do que uma revista, a Essência é um manifesto sobre o poder da palavra e da empatia. A publicação propõe uma forma de comunicar sensível, humana e transformadora que mergulha nas histórias e valoriza o que realmente importa: as conexões entre pessoas. “Desde o início, a proposta da Essência foi comunicar com alma. E essa parceria com a Casa Durval Paiva é a expressão mais genuína disso: transformar conteúdo em cuidado, palavra em ação”, afirma José Patrício Neto.
Com subedição e branding assinados por Tainan Cruz, a Essência destaca o talento potiguar e amplia o alcance da comunicação produzida no estado. A chegada da revista à Amazon representa não apenas uma conquista editorial, mas também um passo simbólico de esperança e solidariedade — mostrando que é possível comunicar e, ao mesmo tempo, fazer o bem.
Parceira dessa iniciativa, a Casa Durval Paiva atua há 30 anos oferecendo apoio multidisciplinar a pacientes e familiares, promovendo dignidade, acolhimento e qualidade de vida durante o tratamento oncológico e hematológico. Cada exemplar adquirido representa uma doação direta para essa causa.
Neste 14 de novembro, cada leitura será um gesto de amor e solidariedade. A Revista Essência será disponibilizada pela versão digital e pode ser adquirida pela Amazon, o link de compra estará disponível pelo o Instagram: @revistaessenciaoficial | https://www.instagram.com/revistaessenciaoficial
Com 88% dos tutores considerando animais como membros da família, cresce o número de pessoas que formalizam em cartório quem cuidará do pet e como ele será mantido
Tutela e reserva financeira para pets passam a integrar testamentos no Brasil
Em um movimento que reflete um novo entendimento sobre os vínculos afetivos, cada vez mais, cães e gatos têm sido incluídos no planejamento sucessório dos brasileiros. Segundo pesquisa divulgada em 2024 pela Petz, 88% dos tutores consideram o pet como membro da família. Com essa percepção, cresce a preocupação em garantir, de forma legal, que o animal seja acolhido e amparado quando o tutor não estiver mais presente.
Esse cuidado tem levado muitas pessoas a recorrerem ao testamento, ou outro documento equivalente que sirva de instrumento jurídico, para definir quem ficará responsável pelo animal. Em alguns casos, brasileiros também já reservaram um valor financeiro para isso. A prática acompanha uma mudança significativa no perfil dos tutores e busca prevenir situações de abandono ou conflitos entre familiares.
Para a psicóloga e especialista em luto da Empresa Vila, Anna Cláudia Abdon, essa prática está associada à responsabilidade afetiva que muitas pessoas desenvolvem com seus animais.
“Quando alguém se preocupa em garantir o bem-estar do animal mesmo na ausência, demonstra cuidado e evita um sofrimento adicional. Planejar não é antecipar a dor, e sim assegurar dignidade para si e para quem se ama, incluir o pet no testamento é também uma forma de acolhimento”, afirma a psicóloga.
Tutela e reserva financeira para pets passam a integrar testamentos
Por onde começar?
No Brasil, atualmente, não é permitido deixar bens diretamente para o animal, já que, juridicamente, ele não pode ser herdeiro. Entretanto, o testamento permite nomear uma pessoa ou instituição que ficará responsável pelo pet e receberá recursos destinados ao bem-estar do mesmo. Assim, o tutor garante uma rede de cuidado e um responsável formal, com condições de manter alimentação, saúde, acompanhamento veterinário e demais necessidades.
De acordo com Juliana Rocha, docente do curso de Direito da Estácio e presidente da Comissão Especial de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/RN, o responsável deve formalizar o desejo em cartório, por meio de testamento público ou particular, detalhando quem será o responsável pelo animal e quais recursos serão reservados para seu cuidado.
“Esse procedimento deve ser realizado com o apoio de um advogado, garantindo toda a orientação necessária. Assim, caso o tutor venha a falecer antes do animal, há a segurança de que o pet não ficará desamparado”, conclui a docente.
Sobre a Empresa Vila
Com mais de 76 anos de história, a Empresa Vila acolhe milhares de famílias potiguares e paraibanas em um dos momentos mais delicados da vida: a despedida de um ente querido. A marca é sinônimo de tradição, credibilidade, inovação e respeito, atuando em diferentes unidades no Rio Grande do Norte e na Paraíba, como a Sempre de Assistência Familiar, Crematório e Central de Velórios São José, Cemitério e Crematório Sempre Zona Norte, Vila Pet em Natal-RN, Cemitério Sempre Caicó e Cemitério Sempre Mossoró.
Além dos serviços funerários, a Vila também se destaca por sua atuação social e cultural, destinando parte significativa de seus investimentos para iniciativas que preservam a memória, a história e a arte do povo potiguar. Entre os projetos apoiados estão a publicação do livro Memórias: Fatos de uma Vida, de Magno Vila, a websérie Dissonância e o projeto Encãotro, entre outros.
Eros Motel estreia no Festival Gastronômico de Caicó com prato à base de carne de sol e queijo de manteiga, unindo sabor e criatividade no Circuito de Bares e Restaurantes.
Motel oferece prato especial no Festival Gastronômico de Caicó
Bares e restaurantes caicoenses estão participante do Circuito de Bares e Restaurantes, promovido pelo 3º Festival Gastronômico de Caicó. Na edição desse ano, os estabelecimentos inscritos estão oferecendo pratos criativos à base de Carne de Sol e Queijo. A novidade é que o Motel Eros, instalado no BR-427, no bairro Itans, decidiu participar pela primeira vez e oferecer uma opção gastronômica, em um local diferente.
“O melhor filé de Caicó você come no Eros Motel”, brincou o empresário Ary Ovídio destacando que o motel trabalha com hospedagens e refeições e que o Festival é uma excelente oportunidade para divulgar tudo isso. O cliente que escolher o estabelecimento vai ter a disposição um filé a parmegiana tendo a Carne de Sol e queijo de manteiga de Caicó como ingrediente.
A programação segue até o dia 15 de novembro, com o Circuito de Bares e Restaurantes, que movimenta 12 estabelecimentos de Caicó com pratos criativos e cheios de identidade regional. O objetivo do evento é unir sabor, identidade e empreendedorismo em torno de uma das maiores riquezas do Seridó: a culinária regional. O Circuito reúne os seguintes estabelecimentos e seus pratos concorrentes:
Motel oferece prato especial no Festival Gastronômico de Caicó
* Armazém 400 – Seridoense Moderno
* Casa Virgulino – Terra de Sant’Ana
* La Nonna – Arancine do Sol e Linguine di Soll
* Caiçara 21 – Sol do Seridó
* Bar do Coreto – Filé do Coreto
* Botequim Guedes – Caldo Sertanejo
* Burguers – Mano do Sertão
* Doha – Esfiha Nordestina
* Dona Bela – Sertão Sinfônico
* Eros Motel – Filé do Eros
* Farinno Pizzas – Pizza Engenho
* Zeca Barrão – Malassada do Zeca
Durante o período do festival, o público poderá visitar os estabelecimentos, saborear os pratos e votar nos seus preferidos. As premiações contemplam as categorias entrada/petisco, prato principal e sobremesa.
O Festival Gastronômico de Caicó 2025 é uma realização da Agência Referência, com apoio de Sebrae-RN, Movimento Feito Potiguar, Fundação José Augusto, Governo do RN, FESPEG, Ecossistema Local de Inovação, Cáritas Diocesana de Caicó, IFRN Campus Currais Novos, Universidade Potiguar (UnP), ACAF, Deputado Adjuto Dias, Sistema Fecomércio RN, SESC e SENAC. O evento conta com patrocínio de Cachaça Samanaú, Queijaria Dona Gertrudes, FAS Produções e Eventos, Cerveja Mufumbo e DSP Eventos.
Evento reúne juristas, educadores e lideranças sociais para debater a proteção da infância e os desafios do sistema de justiça brasileiro.
1º Congresso de Direito das Crianças começa nesta quinta (13) em Natal com especialistas de todo o país e transmissão online nacional
A capital potiguar se prepara para sediar, a partir desta quinta-feira (13), o 1º Congresso de Direito das Crianças, um dos mais importantes eventos do calendário jurídico e social do país. Reunindo magistrados, juristas, educadores, pesquisadores e lideranças sociais, o congresso propõe um mergulho profundo nas temáticas ligadas à proteção da infância e aos desafios enfrentados pelo sistema de justiça e pela sociedade brasileira.
A programação acontece de forma presencial no dia 13 de novembro em Natal/RN e segue com transmissão online na sexta-feira (14), ampliando o alcance do debate para todo o Brasil. No total, serão dois dias de palestras, painéis e mesas temáticas, seguidos do Simpósio Internacional de Pesquisas Acadêmicas no dia 17 de novembro, dedicado à apresentação de estudos e artigos científicos sobre o tema.
Durante os dois dias, serão abordados temas essenciais para a compreensão e aprimoramento das políticas e práticas voltadas à defesa dos direitos das crianças.
1º Congresso de Direito das Crianças começa nesta quinta (13) em Natal
Programação:
13/11 – quinta-feira — Presencial | Natal/RN
14h20 – 15h Dra. Elanne Canuto Tema: Para Além dos Tribunais: A Mediação Extrajudicial na Solução de Conflitos Familiares
15h10 – 15h50 Dra. Emanuelli Gondim Tema: Infâncias Roubadas: Políticas de Combate à Adultização Precoce
16h – 16h40 Prof. Carlos André Tema: Uso de Pseudociência nos Tribunais Brasileiros
17h – 17h40 Dr. Cyrus Benavides Tema: Pais em Guerra, Filhos em Risco: Desafios Jurídicos
17h50 – 18h30 Dr. Flaviano Gama Tema: Depoimento Especial: Garantindo a Escuta Protegida e a Validade da Prova
19h20 – 20h Dra. Luciana Dantas Tema: Desafios dos Direitos Humanos na Proteção da Criança Contra a Violência
20h10 – 20h50 Prof. Sérgio Lima Tema: A Escola como Espaço de Proteção: Identificando Sinais e Construindo Vínculos de Confiança
21h – 21h40 Dr. Herval Sampaio Tema: O Olhar do Magistrado: Desafios e Perspectivas na Condução do Depoimento Especial
14/11 – sexta-feira – Transmissão online para todo o Brasil
14h – 14h15 Abertura oficial do 2º dia Boas-vindas e introdução ao dia de debates sobre justiça e proteção da infância.
14h20 – 15h00 Evandro Moreira Tema: A Sensação de Impunidade: Como a Baixa Efetividade Penal Alimenta o Ciclo de Violência
15h10 – 15h50 João Victor • Luís Felipe • Débora Dias Tema: Quando a Lei Maria da Penha Silencia Crianças: A Banalização do Mal no Sistema de Justiça
16h00 – 16h40 Silvana Fernandes Tema: Alienação Parental: Quando a Criança é Usada como Arma na Separação
16h50 – 17h30 Dra. Andrea Galliza e Heloísa de Lima Tema: Entre Laços e Cicatrizes: o Direito de Filhos de Mães Narcisistas à Reconstrução da Identidade
17h40 – 18h20 Vereadora Ana Carolina Oliveira Tema: Abuso, Exploração Sexual e Outras Formas de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
O 1º Congresso de Direito das Crianças nasce como um marco na história da proteção infantil no Brasil, unindo o conhecimento científico, a prática jurídica e o compromisso social em prol da infância.
Com uma programação plural e de alta relevância, o evento promete deixar um legado de conhecimento, sensibilização e compromisso com o futuro das novas gerações, e superou todas as expectativas — todas as vagas foram preenchidas com mais de 30 dias de antecedência!
Educador aborda o papel da escola na proteção infantil em palestra que integra a programação do 1º Congresso do Direito das Crianças, no UNI-RN.
Professor Sérgio Lima realiza palestra no 1º Congresso do Direito das Crianças em Natal/RN
O Professor Sérgio Lima é um dos palestrantes confirmados do 1º Congresso do Direito das Crianças, evento promovido pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) que começa no dia 13 de novembro.
Com o tema “A Escola como Espaço de Proteção: Identificando Sinais e Construindo Vínculos de Confiança”, a palestra de Sérgio Lima será realizada das 20h10 às 20h50, trazendo reflexões sobre o papel da escola como ambiente de escuta, acolhimento e prevenção de situações de vulnerabilidade infantil.
Reconhecido por sua atuação na área da Educação e por iniciativas voltadas à formação de professores, Sérgio Lima destaca a importância da colaboração entre educadores, famílias e instituições na promoção de uma infância protegida e saudável.
“A escola precisa ser o primeiro espaço de proteção e de confiança. Quando educadores sabem identificar sinais e acolher histórias, eles ajudam a mudar destinos”, afirma o professor.
O 1º Congresso do Direito das Crianças contará com 14 palestras e uma programação híbrida, com abertura presencial no Auditório Central do UNI-RN e transmissão on-line no segundo dia, reunindo profissionais das áreas do Direito, Educação, Psicologia e Comunicação.
Tributo internacional revive os maiores sucessos dos Bee Gees em espetáculo nostálgico no Teatro Riachuelo, com performance da banda argentina Geminis.
“Uma Noite com os Bee Gees” desembarca em Natal nesta sexta(14) com show tributo internacional que revive clássicos eternos do pop mundial
“Stayin’ Alive”, “How Deep Is Your Love”, “Night Fever”, “To Love Somebody”, “Words”, “Massachusetts”… São músicas que atravessaram décadas, embalaram romances, pistas de dança e construíram a trilha sonora de milhões de pessoas ao redor do mundo. Agora, os potiguares terão a chance de reviver essa história no espetáculo “Uma Noite com os Bee Gees”, que chega a Natal no dia 14 de novembro de 2025, às 21h, no Teatro Riachuelo, sob a realização da Idearte Produções.
A apresentação é assinada pela banda argentina Geminis, considerada o maior tributo aos Bee Gees da América Latina, e que retorna ao Brasil com nova turnê após o sucesso de público de 2024 — quando lotou teatros em mais de 27 cidades do país. Criada em Buenos Aires em 1999, a Geminis recria fielmente o trio formado pelos irmãos Barry, Robin e Maurice Gibb, utilizando os mesmos arranjos vocais, figurinos e instrumentos das apresentações originais.
Com mais de 230 shows realizados no Brasil e passagens por 12 países, o grupo celebra mais de cinco décadas de história de uma das bandas mais icônicas do pop mundial. O espetáculo mistura música, emoção e memória, revisitando grandes sucessos que marcaram o auge da disco music nos anos 70, além de canções compostas pelos Bee Gees para outros artistas consagrados como Barbra Streisand, Celine Dion, Dionne Warwick, Frankie Valli e Kenny Rogers.
O show tem cerca de duas horas de duração e é protagonizado por Matias Alvariza (Barry Gibb), Alberto Cánepa (Robin Gibb) e Dani Liberchuck (Maurice Gibb). Entre os momentos mais especiais do tributo está a homenagem ao irmão mais novo dos Bee Gees, Andy Gibb, e a execução de músicas que nunca foram apresentadas ao vivo pela banda original.
“Uma Noite com os Bee Gees”
“Este é um show feito por fãs, para fãs. Nossa missão é recriar o espírito, a energia e o legado dos Bee Gees, levando o público a uma verdadeira viagem no tempo. É impossível assistir sem cantar junto ou se emocionar”, comenta Dani Liberchuck, um dos fundadores da Geminis.
Com produção impecável, figurinos reluzentes e fidelidade musical impressionante, “Uma Noite com os Bee Gees” promete transformar o palco do Teatro Riachuelo em uma grande pista de recordações, ritmo e emoção — uma noite para celebrar a música e o legado dos Irmãos Gibb.
Mostra impulsiona resgate da memória local ao exibir peças de artistas que moldaram a identidade visual do RN; programação fica até dia 23 na Pinacoteca
Últimas semanas da exposição “Feito Potiguar” na Pinacoteca
Após uma temporada de sucesso com mais de 3.500 visitantes registrados, a exposição Feito Potiguar entra em suas últimas semanas na Pinacoteca do RN. A mostra segue aberta à visitação até o domingo, 23 de novembro, no Palácio Potengi, no coração da Cidade Alta, com entrada gratuita para apreciadores das artes visuais e o público que não costuma ter contato com essa produção, entre natalenses, turistas, estudantes e pessoas de todas as idades.
Desde sua abertura, a mostra propõe um mergulho histórico no cenário artístico local, reunindo obras de 51 potiguares já falecidos com peças que datam do fim do século XIX, que destacam a identidade cultural do Rio Grande do Norte por meio da pintura, escultura, tapeçaria e outras formas de expressão.
Além de homenagear os mestres in memoriam, a programação revela as diversas camadas que compõem o ser potiguar com produções pinçadas do acervo da Pinacoteca e outras cedidas por colecionadores. Os registros vão desde a representação da paisagem e do cotidiano até a exaltação da cultura popular, dos personagens que habitam a memória coletiva, da natureza exuberante e do legado feminino na arte.
“Os visitantes responderam de forma muito positiva à proposta levantada pelo Sebrae, com o apoio do Conselho Estadual de Cultura. Foi emocionante ver tantas pessoas se reconhecendo nas obras e se aproximando da arte feita aqui no estado e mostrando a potência do imaginário artístico local”, afirma Manoel Onofre, curador da exposição.
Últimas semanas da exposição “Feito Potiguar”
Dividida em quatro módulos, a programação é uma forma de prestar tributo àqueles que ajudaram a construir o cenário artístico do estado. São eles:
“Poética Fundante”, com paisagens que vão do litoral ao sertão, registros dos casarios históricos, dos trabalhadores do campo e da pesca, e das figura populares;
“Cascudo, as Tradições e o Folclore”, com obras que celebram as festas populares e os ritos de fé, devoção e misticismo que permeiam o cotidiano do povo potiguar;
“Natureza Viva”, que tem como fio condutor a exuberância da flora e fauna potiguar, com destaque para o caju, símbolo maior do RN;
“Feito Feminino”, núcleo que faz um tributo às mulheres potiguares que ousaram romper barreiras e construir um caminho significativo no cenário das artes visuais.
A exposição Feito Potiguar também conta com apoio institucional do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA), que administram o Palácio Potengi, onde está instalada a Pinacoteca do Estado.
A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 17h, até o dia 23 de novembro, na Pinacoteca Potiguar, localizada no Palácio Potengi, Cidade Alta.
Festival une sabores do sertão e do litoral em uma experiência que celebra a cultura, a música e a gastronomia potiguar no Aeroclube de Natal.
Cozinha Sonora destaca a gastronomia potiguar com o tema “Sertão & Mar” nos dias 22 e 23 de novembro
A rica gastronomia do Rio Grande do Norte será a estrela principal da nova edição do Cozinha Sonora, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, no Aeroclube de Natal, com entrada gratuita. O evento convida o público a uma verdadeira viagem sensorial pelas tradições, ingredientes e sabores que conectam o sertão e o litoral potiguar, em uma experiência única que une comida, música e cultura.
Sob o conceito “Raiz Potiguar – Sertão & Mar”, o festival propõe um diálogo entre contrastes e harmonias: da intensidade dos temperos da caatinga à leveza dos frutos do mar, da tradição à inovação. A área gastronômica reúne alguns dos principais nomes e estabelecimentos do estado, que apresentam menus especialmente criados para o evento. Entre os confirmados estão Reis Magos, Japa em Casa, Chef Marcos Nery, Paçoca de Pilão, Peixada do Cumpadre, Crêperie84, FAACA Burgers, Cookitos e Marru Restaurante, oferecendo desde pratos típicos e regionais até releituras contemporâneas.
Mais do que um encontro de sabores, o Cozinha Sonora é uma celebração da identidade potiguar, valorizando o talento dos chefs locais e os produtos regionais que fazem do Rio Grande do Norte um dos polos gastronômicos mais autênticos do Nordeste.
Cozinha Sonora
A experiência será embalada por uma programação musical diversificada, com Grupo Envolvência, Filipe Santos e Pagode do Coxa se apresentando no sábado (22), e Grupo Envolvência, Binho Dubê e Mesa Doze animando o domingo (23).
Com patrocínio da Lei Djalma Maranhão, Prefeitura do Natal e Unimed Natal, o evento reforça o compromisso com a valorização da cultura potiguar e o fortalecimento da economia criativa, integrando música, gastronomia e arte em um só espaço.
Ingressos gratuitos já disponíveis na plataforma Outgo. Mais informações: @cozinhasonora_
Projeto celebra a potência de artistas idosas potiguares unindo teatro e música. A programação é gratuita.
3º Ato celebra a força feminina nas artes
O Teatro Alberto Maranhão recebe, no dia 11 de novembro, o projeto 3º Ato – Mulheres Envelhecentes nas Artes, uma ação sociocultural que celebra a potência de artistas idosas potiguares. A programação é gratuita, com início às 18h, e conta com acessibilidade em Libras.
A iniciativa é protagonizada pelas atrizes do Grupo de Teatro Boca de Cena e pela cantora Dodora Cardoso, que abre a noite com um show boêmio acompanhado pelos músicos Wallysson Santos e Flávio Kioto. Em seguida, às 19h30, o grupo apresenta o espetáculo “Bar Mistérios”, comédia escrita em 2019 por Thayanne Percilla e Rubinho Rodrigues, diretores do coletivo. A peça estreou no Teatro de Cultura Popular no mesmo ano, ganhou versão virtual em 2021 e retorna agora aos palcos.
“É muito bom saber que as pessoas se importam com a cultura na terceira idade, levando esse trabalho onde os idosos estão e ao mesmo tempo também arrecadando alimentos e materiais de higiene pessoal para as instituições que os acolhe, beneficiando a todos. Esse projeto é importante porque reforça nossa missão de estimular as pessoas a envelhecerem fazendo o que amam, porque só assim viver vai valer a pena”, declara Veka Sales, atriz e integrante do grupo.
Na trama, Mirtes, dona do Bar Mistérios, narra as memórias de seu amado estabelecimento, que enfrenta dificuldades financeiras e ameaça fechar as portas. Entre risadas, bebidas, lembranças e muito brega, ela e suas funcionárias decidem organizar um último evento para tentar salvar o bar. O desafio? Enfrentar Dona Socorro, a vizinha encrenqueira.
3º Ato celebra a força feminina nas artes
Além de promover arte e reflexão sobre o envelhecimento nas artes cênicas, o projeto tem caráter solidário: o público é convidado a doar alimentos e itens de higiene, que serão destinados a instituições filantrópicas de apoio a idosos, como o Instituto Juvino Barreto (Natal) e o Lar Espírita Alvorada Nova – LEAN (Parnamirim).
O 3º Ato – Mulheres Envelhecentes nas Artes é uma realização do Grupo de Teatro Boca de Cena e GODIVA Produções, com apoio da Fundação José Augusto, Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Rio Grande do Norte, e realização do Sistema Nacional de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Formação da Escola de Música da UFRN traz repertório de big bands e homenageia compositores brasileiros no palco do Parque das Dunas.
Big Band Jerimum Jazz se apresenta no Som da Mata neste domingo
O Som da Mata deste domingo recebe a Big Band Jerimum Jazz, formada por professores e estudantes da Escola de Música da UFRN (EMUFRN). Com 27 anos de trajetória, a banda realiza concertos de caráter artístico e didático, apresentando personagens marcantes da música popular e obras que se tornaram conhecidas através do som das grandes big bands.
A Jerimum Jazz também atua em parceria com importantes compositores e arranjadores brasileiros, que por meio de seus trabalhos contribuem de forma efetiva para a consolidação do repertório da banda. Dedicada à prática, ao estudo e à divulgação da música instrumental, o projeto oferece aos estudantes uma formação que impulsiona o desenvolvimento de suas carreiras como instrumentistas e aprimora sua vivência artística.
Com o objetivo de apresentar um repertório internacional escrito para esse tipo de conjunto e trabalhar a música brasileira, sobretudo a de autores nordestinos, a Big Band Jerimum Jazz segue contribuindo para a formação de novas plateias, divulgação de compositores e arranjadores da região e a consolidação do repertório de música brasileira voltado a essa formação instrumental.
O projeto Som da Mata acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro da UNIMED Natal, Uniclube, Pet+Saúde, Casa de Saúde São Lucas, além do apoio do IDEMA e da Padaria Hora do Pão.
Campanha inédita é o primeiro Natal patrocinado do empreendimento e celebra o poder transformador dos gestos simples
Natal Shopping apresenta “Natal da Gentileza”, em parceria com O Boticário e Instituto Gentil
Há algo profundamente humano na gentileza de um sorriso, em dizer palavras de incentivo ou oferecer um abraço apertado. Pequenos gestos cotidianos, realizados sem esperar nada em troca porque fazem a diferença. É nessa atmosfera que o Natal Shopping convida o público a viver este fim de ano o “Natal da Gentileza”, uma campanha inédita assinada pelo O Boticário e o Instituto Gentil em torno de um mesmo propósito: espalhar o bem.
O projeto é inspirado no Movimento Ser Gentil, criado pelo poeta Bráulio Bessa e o cantor Toquinho, e configura o primeiro Natal patrocinado do empreendimento, em uma parceria pioneira com o maior franqueado da marca O Boticário no país, o grupo Gentil Negócios. A união simboliza a força do varejo potiguar e o compromisso conjunto de transformar o período mais encantador do ano em uma experiência que inspira empatia e conexão entre as pessoas.
“Gentileza é uma força que se multiplica e, por isso, demos as mãos em parceria com O Boticário e o Instituto Gentil em um projeto que une propósito, encantamento e impacto social, enquanto traduz perfeitamente o que queremos sempre oferecer aos nossos clientes: um Natal que emociona, acolhe e inspira atitudes positivas”, destaca Diana Petta, gerente de marketing do Natal Shopping.
O lançamento oficial acontece no sábado, 15 de novembro, com o Espetáculo da Gentileza, uma celebração aberta ao público que marca a chegada do Papai Noel e a inauguração da decoração temática do Natal Shopping.
O evento promete emocionar famílias com um show de luzes e som que começa com cortejo de personagens natalinos, músicas que tocam o coração e uma orquestra formada por crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto Gentil, organização social do Grupo que atua em Campo Grande (RN) desde 1996 com projetos voltados à educação, cultura e empregabilidade. O espetáculo culmina na tão esperada chegada do Papai Noel.
“Mais do que celebrar o Natal, queremos inspirar as pessoas a viverem o espírito genuíno dessa época: o de compartilhar amor, cuidado e empatia. Cada presente, cada gesto, é uma oportunidade de transformar o dia de alguém — e é isso que nos move”, reitera Glauber Gentil, CEO da Gentil Negócios.
Natal Shopping apresenta “Natal da Gentileza”
Ser Gentil é Compartilhar
A campanha “Natal da Gentileza” integra o movimento nacional de fim de ano da Ancar Ivanhoe, administradora do Natal Shopping, que neste ano lança o tema institucional “O Melhor do Natal é Compartilhar”.
No Natal Shopping – em outros 21 empreendimentos do grupo no país – a magia natalina vem acompanhada de um gesto coletivo: a adesão à campanha “Natal Sem Fome”, da ONG Ação da Cidadania, pelo nono ano consecutivo.
“Acreditamos que marcas fortes precisam gerar valor social e emocionar as pessoas, por isso, mais do que uma ação promocional, o Natal da Gentileza vem para ser um movimento de transformação. É uma honra para o Natal Shopping ser ponte entre quem precisa de ajuda e quem quer ajudar, espalhando a mensagem de que ser solidário é o melhor presente que podemos dar”, afirma Felipe Furtado, superintendente do empreendimento.
Este ano, a rede Ancar Ivanhoe possui a maior meta de arrecadação de todos os anos: 200 toneladas de alimentos, que vão apoiar pessoas em insegurança alimentar em todo o país. Além das doações físicas, o público também poderá contribuir digitalmente, por meio de PIX, em parceria com a plataforma Doare, e cada R$ 20 doados equivalem a 4 kg de alimentos.
“O Natal sempre foi um momento especial para a Ancar Ivanhoe, e hoje representa a essência do que acreditamos: que a verdadeira celebração acontece quando compartilhamos o que temos de melhor. Mais do que uma campanha, é um movimento coletivo de esperança, união e empatia”, afirma Cecília Ligiéro, diretora de Marketing e Inovação da Ancar Ivanhoe.
Superprodução internacional chega ao Teatro Riachuelo com banda ao vivo, bailarinos e coreografias originais de Michael Jackson
O público potiguar vai reviver a magia e o legado do Rei do Pop neste domingo (9), às 19h, no Teatro Riachuelo Natal, com o espetáculo “Tributo ao Rei do Pop”, estrelado por Rodrigo Teaser, considerado pela crítica e pelo público o melhor intérprete de Michael Jackson do mundo. A apresentação é uma realização da Idearte Produções e promete encantar fãs de todas as idades com uma produção grandiosa e fiel à estética original do astro.
Com uma carreira marcada por sucesso absoluto de público em todo o Brasil, Rodrigo Teaser entrega ao público uma reprodução impecável das performances de Michael Jackson, com banda ao vivo, bailarinos, figurinos oficiais e coreografias originais. O show tem quase duas horas de duração e reúne os grandes clássicos do cantor, como “Billie Jean”, “Beat It”, “Thriller”, “Smooth Criminal” e “Black or White”.
A superprodução envolve uma equipe de 25 profissionais, painéis de LED, efeitos especiais, elevadores de palco e lasers, em um espetáculo à altura das grandes turnês internacionais. A direção de coreografia é assinada por LaVelle Smith Jr., vencedor do Grammy e ex-bailarino de Michael Jackson por 28 anos, enquanto a direção musical fica a cargo de Cayo Felipe.
Os últimos ingressos estão à venda no site www.uhuu.com e na bilheteria do Teatro Riachuelo.
Serviço: Espetáculo: Tributo ao Rei do Pop – Rodrigo Teaser Data: 9 de novembro de 2025 (domingo) Horário: 19h Local: Teatro Riachuelo Natal Ingressos: à venda no site uhuu.com e na bilheteria do teatro (terça a sábado, das 14h às 20h, exceto feriados) Classificação: 12 anos (menores apenas acompanhados dos pais ou responsável) Realização: Idearte Produções
Turnê celebra 60 anos de carreira do ícone da MPB e revisita clássicos que marcaram gerações
O público potiguar tem um encontro especial com a história da música brasileira neste sábado (8), às 21h, no Teatro Riachuelo Natal, com o show “Só Tenho Tempo Pra Ser Feliz – 60 Anos de Música”, do cantor, compositor e violonista Toquinho. A apresentação faz parte da turnê comemorativa que celebra seis décadas de carreira de um dos maiores nomes da MPB.
Com mais de 500 músicas gravadas, 90 discos lançados e uma trajetória marcada por parcerias com Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Tom Jobim e Jorge Ben Jor, Toquinho construiu uma obra que atravessa gerações. No repertório, o público vai relembrar clássicos como “Aquarela”, “Tarde em Itapoã”, “O Caderno”, “Samba de Orly”, “Regra Três” e “Eu Sei Que Vou Te Amar”, em um espetáculo que combina emoção, memória e a poesia da música brasileira.
A turnê conta com banda completa, direção musical refinada e a participação especial da cantora Camilla Faustino, que divide o palco com o artista em duetos marcantes. Depois de Natal, o show segue para Fortaleza (14/11), Rio de Janeiro (21/11), Vitória (12/12), Belo Horizonte (13/12), Aracaju (19/12) e Maceió (20/12), encerrando o ciclo nacional antes da agenda internacional prevista para 2026.
Os últimos ingressos estão à venda no site www.uhuu.com e na bilheteria do Teatro Riachuelo.
Serviço Show: Toquinho – Turnê “Só Tenho Tempo Pra Ser Feliz – 60 Anos de Música” Data: 8 de novembro de 2025 (sexta-feira) Horário: 21h Local: Teatro Riachuelo Natal Ingressos: à venda no site uhuu.com e na bilheteria do teatro Classificação: Livre (menores acompanhados dos pais ou responsável autorizado) Realização: Idearte Produções
Festival gratuito reúne chefs, restaurantes e experiências gastronômicas no Largo do Atheneu, celebrando os sabores, a cultura e a identidade potiguar nos dias 29 e 30 de novembro.
Sabores D’Praia celebra a gastronomia potiguar nos dias 29 e 30 de novembro no Largo do Atheneu
Natal volta a respirar os aromas e sabores da sua culinária em mais uma edição do Festival Sabores D’Praia, que agora será realizado nos dias 29 e 30 de novembro, no Largo do Atheneu, com entrada gratuita. O evento promete encantar paladares, celebrar a identidade gastronômica potiguar e oferecer ao público um espaço de lazer e experiências para toda a família.
Mais do que uma feira gastronômica, o festival reafirma seu papel como plataforma de valorização cultural, reunindo alguns dos principais restaurantes da cidade, chefs locais e operações gastronômicas variadas. O Sabores D’Praia se consolida como um encontro que fortalece tradições, estimula o consumo da produção regional e exalta a riqueza da mesa potiguar para moradores e visitantes.
A programação do evento está repleta de experiências que unem aprendizado, sabor e entretenimento. O público poderá acompanhar a Cozinha Show, o Papo de Bar, shows musicais e degustar pratos elaborados por restaurantes selecionados. Entre as operações gastronômicas já confirmadas estão Meu Barraco Boteco Bistro, Rocco Pizza Bar, Restaurante Navarro, Tabu e o tradicional Ginga com Tapioca da Dona Ivonize Januario, que representam o melhor da culinária potiguar.
Na Cozinha Show, nomes como Fernando Liberato (@serialgrillerofc), Jonatã Canela, Marcos Nery, Militão no Fogão, Rodrigo Andrade e Chef Welder Albuquerque comandarão oficinas gratuitas que prometem muita troca de conhecimento e sabor. Entre os destaques, o chef Fernando Liberato ensinará o preparo de um Burger de Meca com bacon, melaço picante e maionese de dendê no pão de leite; Rodrigo Andrade apresentará um crudo de camarão com fettucine na manteiga de limão e coentro e caramelo de caju; e Militão no Fogão ensinará o preparo de uma deliciosa cazuela de mariscos, em uma aula que celebra a potiguaridade e o sabor do mar.
Sabores D’Praia celebra a gastronomia potiguar
O Papo de Bar será outro grande atrativo do festival, com oficinas e degustações guiadas que mergulham no universo das bebidas. Entre os participantes estão Cyro Cavalcanti, Diego Salem, Elilza Nobrega e Marcos Mindelo. A especialista Elilza Nobrega comandará uma degustação de vinhos e espumantes premiados da nova safra da @baobavino, enquanto o mestre Diego Salem ministrará uma aula sobre introdução à cultura cervejeira, ideal para quem deseja descobrir novos sabores e compreender melhor o mundo das cervejas artesanais.
Com uma ambientação acolhedora, o clima do Sabores D’Praia será embalado por uma programação musical que celebra a diversidade cultural do estado e garante a trilha sonora ideal para um fim de semana de experiências, gastronomia e boas vibrações.
O Festival Sabores D’Praia 2025 é uma realização da Viva Promoções e conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, via Lei Djalma Maranhão, incentivado pela Unimed Natal, e do Governo do Rio Grande do Norte, através da Lei Câmara Cascudo, Secult-RN e Fundação José Augusto, incentivado por Coca-Cola Brasil, Sadio Alimentos e Sterbom. A programação completa será divulgada em breve nas redes sociais oficiais: @saboresdpraia.
No palco, nomes que dispensam apresentações garantem o clima de celebração: Jeito Moleque, Pagode do Coxa, Mesa Doze e Banda Pretta
O ritmo contagiante do samba vai tomar conta de Natal neste sábado, 8 de novembro, com a realização do Pé no Samba 2025, a partir das 15h, na Prainha Via Costeira. A festa promete ser um dos grandes momentos do calendário musical potiguar, reunindo alegria, energia e muita música à beira-mar.
No palco, nomes que dispensam apresentações garantem o clima de celebração: Jeito Moleque, Pagode do Coxa, Mesa Doze e Banda Pretta. Um verdadeiro encontro de estilos e gerações que promete animar o público até a madrugada do domingo (9).
Mais do que um simples show, o Pé no Samba é uma experiência completa de confraternização e valorização da cultura popular brasileira, celebrando o samba e o pagode em sua forma mais vibrante.
Com entrada totalmente gratuita, o evento é realizado com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Lei Câmara Cascudo. O sucesso tem sido tanto que os ingressos gratuitos costumam se esgotar rapidamente — e o terceiro e último lote será disponibilizado ainda nesta quarta-feira (5) para quem quiser garantir presença nessa grande celebração.
Mais informações e o link de acesso estão disponíveis no Instagram oficial: @penosambanatal.
Serviço: Evento: Pé no Samba 2025 Data: Sábado, 8 de novembro de 2025 Atrações: Jeito Moleque, Pagode do Coxa, Mesa Doze e Banda Pretta Horário: 15h às 3h Local: Prainha Via Costeira – Natal/RN Entrada: Gratuita (último lote disponível) Mais informações: @penosambanatal
Apresentação no Anfiteatro Pau-brasil destaca a diversidade da música brasileira em arranjos instrumentais repletos de técnica e sensibilidade.
Duo Treze Cordas traz repertório de clássicos da música brasileira ao Som da Mata
Neste domingo o projeto Som da Mata recebe o Duo Treze Cordas, formado pelos professores Degivaldo Avelino (violão 7 cordas) e Guido Alves (violão), da cidade de Mossoró/RN. Nesta apresentação, o duo contará com a participação especial de Fernando Menino (bateria) e Nilsinho Percussa (percussão), ampliando o diálogo rítmico e a energia no palco do Anfiteatro Pau-brasil.
Criado em 2013, o Duo Treze Cordas faz uma combinação entre o swing da música brasileira e o refinamento técnico de suas execuções, resultando em interpretações cheias de sensibilidade e virtuosismo. Ao longo de sua trajetória, o Duo já se apresentou em diversas cidades do RN e do CE, levando sua musicalidade a diferentes palcos e públicos.
Duo Treze Cordas
Com um repertório que transita por nomes como Sivuca, Antônio Carlos Jobim, Luiz Gonzaga e Heitor Villa-Lobos, a diversidade da música brasileira é celebrada em arranjos de peças consagradas, como Tico-Tico no Fubá (Zequinha de Abreu), Jorge do Fusa (Garoto), Bate Coxa (Marco Pereira), João e Maria (Chico Buarque) e Sons de Carrilhões (João Pernambuco).
O projeto Som da Mata acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro da UNIMED Natal, Uniclube, Pet+Saúde, Casa de Saúde São Lucas, além do apoio do IDEMA e da Padaria Hora do Pão.
Projeto Órbita vai promover três dias de atividades com artistas potiguares e ações pela manhã e tarde
Pinacoteca do Estado recebe programação gratuita voltada para o desenho, a partir desta terça (4)
Começa nesta terça (4) e segue até quinta-feira (06), o projeto “Órbita – oficinas de desenho e sessões de observação” na Pinacoteca do Estado, no bairro da Cidade Alta. O evento vai reunir artistas e produtores culturais do Rio Grande do Norte, promovendo gratuitamente oficinas de desenho e sessões de observação. O evento deve reunir cerca de 40 participantes em três dias de atividades, entre artistas, alunos, professores e produtores culturais. A iniciativa busca trazer uma variedade de pessoas, habilidades e trajetórias não só para incluir diversas feituras de arte, mas também promover o acesso a quem pretende iniciar no campo das artes.
“O evento é uma ótima oportunidade para quem nunca teve contato com o traço. Vamos proporcionar um espaço plural dos mais jovens aos mais experientes, promovendo a arte a toda a população”, destacou o Coordenador Geral do evento, Yan Soares. Todas as atividades programadas contaram com oficineiros com larga experiência no campo artístico. As vagas para participar das atividades são gratuitas e foram preenchidas, por meio de inscrições prévias.
As oficinas de desenho acontecem sempre a partir das 10h. No dia 4, acontece a oficina “O Ritmo do Corpo”, ministrada por Eriwelton Machado com foco no desenho de corpos em movimentos, poses sequenciadas, rastros e a sensação de deslocamento. No dia 5 acontece a oficina “Emoções em Cena” ministrada por Daniel Torres com foco no desenho de rostos, expressões faciais e a transmissão de sentimentos. E por fim, no dia 6 será a vez do “Abstração e performance”, uma oficina ministrada por Marcone Soares com foco no desenho abstrato, um treino de experimentação e livre interpretação a partir de estímulos visuais mais ousados.
Além das oficinas, as sessões de observação reforçam o aprendizado do que foi aprendido mais cedo, com a participação de artistas como modelos vivos. No turno vespertino de cada dia, a partir das 14h, o evento convidou dançarinas, atores e performers para dar vida ao trabalho dos alunos. Com a presença das BGirls Vanny e Enay, integrantes do Extreme BGirls, crew feminina de breaking dance; Dos atores Caju e José Medeiros, do Grupo Asavessa de teatro; E no último dia, com a presença da Pequena Sereia Ixtranha e Cajjuina Ixtranha, integrantes da Casixtranha, uma house da cena ballroom.
O projeto “Órbita – oficinas de desenho e sessões de observação” tem apoio da Pinacoteca Potiguar e é uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Sistema Nacional de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Pinacoteca do Estado recebe programação gratuita
Confira a programação:
04/11 | O RITMO DO CORPO
10h – Oficina de desenho de corpos em movimento | Por Eri Welli
14h – Sessão de desenho de observação | Com BGirl Vanny e BGirl Ennay
05/11 | EMOÇÕES EM CENA
10h – Oficina de desenho de expressões faciais | Por Daniel Torres
14h – Sessão de desenho de observação | Com Caju e José Medeiros
06/11 | ABSTRAÇÃO EM PERFORMANCE
10h – Oficina de desenho abstrato e gestual | Por Marcone Soares
14h – Sessão de desenho de observação | Com Pequena Sereia Ixtranha e Cajjuina Ixtranha
Projeto do Kurta na Kombi vai passar pelas cidades de Taipu e Espírito Santo.
Cine Sementeira segue promovendo cinema e debate sobre preservação do meio ambiente
O ‘Cine Sementeira: Reflorestar o Futuro com Cinema’, novo projeto do Kurta na Kombi, segue promovendo mostras cinematográficas, oficinas e rodas de conversa sobre preservação do meio ambiente no interior do Rio Grande do Norte. As atividades iniciaram dia 29 de outubro e esta semana seguem nos municípios de Taipu e Espírito Santo.
O projeto propõe um olhar para o cinema brasileiro como uma semente fecunda capaz de reflorestar imaginários. O projeto evidencia o papel essencial das populações tradicionais na preservação do meio ambiente e no enfrentamento das mudanças climáticas.
Para Marcelle Silva, produtora do Kurta na Kombi, o projeto reafirma o cinema como aliado na construção de um futuro mais justo, igualitário e sustentável. “Pensamos o Cine Sementeira como uma forma de promover o desenvolvimento social e sustentável por meio do cinema. As mostras, realizadas em assentamentos rurais e comunidades quilombolas do Rio Grande do Norte, valorizam narrativas audiovisuais de temática socioambiental, reconhecendo os modos de vida e as lutas de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. Dessa forma, colocamos o cinema a serviço da transformação social”
Com curadoria feminina composta por Dênia Cruz e Alessandra Augusta, o Cine Sementeira apresenta uma seleção de filmes que dialogam com questões sociais, culturais e ambientais.
Cine Sementeira segue promovendo cinema
Nas sessões do programa serão exibidos os filmes: Menina Semente (PE), Erva que cura, erva que benze (BA), Festa de Pajés (AM), Yby Katu (RN), Mangaraquilombo (RJ), Iyá Luciene, Nascida do Fogo (RN), Boi Brinquedo (CE) e Vermelho Urucum, Preto Jenipapo (MS e SP).
Em Taipu, as atividades acontecem na quarta-feira, 5 de novembro. Pela manhã, às 8h, será realizada a Oficina de Brinquedos Ópticos Sustentáveis no Núcleo Municipal de Atendimento Multidisciplinar e Inclusão (NUMAMI). À noite, às 19h, ocorre a Sessão de Cinema movido a energia solar e roda de conversa no Quilombo de Queimadas. Encerrando a programação, o projeto chega a Espírito Santo.
Na quinta-feira, 6 de novembro, às 13h, será realizada a Oficina de Brinquedos Ópticos Sustentáveis na Escola Municipal Lenira Gomes Teixeira. No dia seguinte, sexta-feira, 7 de novembro, às 19h, acontece a Sessão de Cinema movido a energia solar e roda de conversa no Assentamento Mata Verde.
Acompanhe as novidades do projeto no perfil do Kurta na Kombi no Instagram @kurtanakombi.
O projeto “Cine Sementeira: Reflorestar o Futuro com Cinema” é uma produção do Kurta na Kombi, com apoio do IDEMA RN, INCRA RN, Prefeitura Municipal de Taipu, Prefeitura Municipal de Touros, Prefeitura Municipal de Rio do Fogo e Prefeitura Municipal de Espírito Santo; realização Fundação José Augusto, Secretaria Estadual de Cultura do RN, Sistema Nacional de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Kurta na Kombi
O Kurta na Kombi é um coletivo, ponto de cultura, cinema itinerante e cineclube, criado em 2019 na cidade do Natal/RN, que realiza continuamente iniciativas culturais com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema brasileiro por meio de atividades de formação, circulação e exibição audiovisual. Suas ações transformam praças, quadras, parques e vias públicas em salas de cinema ao ar livre movido a energia solar, com acesso gratuito, especialmente em territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Show “Várias Vozes, Um Só Canto” reúne grandes nomes da música potiguar no Teatro Alberto Maranhão em homenagem ao artista de Areia Branca.
Tributo celebra a obra do músico potiguar Tico da Costa
O espetáculo “Várias Vozes, Um Só Canto” chega à sua 12ª edição homenageando o cantor, compositor e violonista potiguar Tico da Costa, um dos artistas mais internacionais do Rio Grande do Norte. O tributo acontece no Teatro Alberto Maranhão, na quinta-feira, 13 de novembro de 2025, às 19h30, com entrada gratuita.
Desde 2009, a capital potiguar sedia anualmente o tributo “Várias Vozes, Um Só Canto” em homenagem ao músico Tico da Costa. O evento reúne artistas locais, nacionais e internacionais que interpretam suas canções, celebrando o legado do artista. Ao longo de onze edições consecutivas, interrompidas apenas durante a pandemia, o tributo já reuniu um público superior a 14 mil pessoas e contou com a participação de mais de 680 artistas, entre músicos, atores, poetas e orquestras.
Para a produtora Sara Fracchia, realizar mais uma edição do show “Várias Vozes, Um Só Canto” é motivo de grande alegria e orgulho. “Mais uma vez, estou felicíssima por conseguir cumprir o meu compromisso anual com o show, que este ano chega à sua adolescência — são 12 anos consecutivos, interrompidos apenas durante o período da pandemia. É sempre um desafio, mas também uma grande satisfação. O propósito é dar a conhecer o imenso legado que Tico da Costa deixou em sua própria terra, o Rio Grande do Norte, já que sua carreira se desenvolveu, em grande parte, no exterior ao longo de 40 anos. Nada mais bonito do que dar voz e timbre à sua obra através de artistas potiguares, nacionais e até internacionais.”
Segundo Sara, o espetáculo mantém seu compromisso com a excelência e a diversidade de vozes. “Daí nasceu o nome do show “Várias Vozes, Um Só Canto”: outros artistas emprestam seus talentos e doam suas vozes para ecoar esse legado de milhares de canções e poesias, alcançando as gerações atuais e as mais novas. Todos os anos fazemos uma curadoria cuidadosa, baseada em um grande rodízio de talentos — já tivemos a participação de músicos, bandas filarmônicas, atores, poetas, intérpretes locais e estrangeiros. Ao longo dessas edições, já somamos cerca de 680 participações. E neste ano não poderia ser diferente: teremos sete cantores renomados da cena potiguar e uma banda com 15 musicistas no palco. Sem dúvida, será uma noite que vai deixar sua marca na alma e no coração de quem for assistir. Tenho certeza disso.”
Mantendo a tradição de revisitar diferentes fases da obra de Tico da Costa, a edição 2025 do show destaca canções do LP “Poesia e Samba”, lançado na Itália em 1976, além de músicas inéditas do compositor.
Sete nomes consagrados da música potiguar sobem ao palco para interpretar obras do artista: Valéria Oliveira, Cida Lobo, Nara Costa, Íris Lima, João Batista, Fernando Luiz e Zeca Brasil. A apresentação terá direção musical e arranjos de Eduardo Taufic, que comanda uma banda composta por músicos de destaque do cenário local.
No palco, o público vai apreciar a sonoridade de: Jubileu Filho (violões e guitarra), Mônica Michelly (baixo elétrico), Jotapê (flauta, sax e clarinete), Silvinha Calixto (bateria), Ramon Gabriel (percussões), além de um quarteto de cordas formado por Malu Sabar e Mariana Holschut (violinos), Isabel Brasiliano (viola) e Diego Paixão (violoncelo). Nos vocais de apoio, Beth Milanez, Jacy Lobo e Marco Rodrigues.
A noite contará ainda com participações especiais de Gilberto Cabral (trombone) e Bruno Cirino (sanfona). A poetisa Deth Haak, presente desde a primeira edição do tributo, será responsável pela condução e apresentação do tributo.
Rede traz bolos e salgados com descontos válidos durante todo o mês
Sodiê Doces segue com calendário de promoções e destaca sabores de novembro
A Sodiê Doces, maior franquia de bolos artesanais do país, segue com seu calendário de promoções, oferecendo aos consumidores diferentes opções de descontos ao longo do mês. Depois de ampliar a campanha em outubro com o lançamento dos Salgados do Mês, a marca mantém o ritmo e anuncia os sabores que estarão em destaque em novembro.
Os Bolos do Mês são o #101 Choc Rosa — feito com massa de chocolate, recheio de mousse de chocolate e mousse de morango, coberto com trufado de chocolate ao leite e raspas de chocolate branco — e o #56 Ganache de Limão, preparado com massa branca, recheio de mousse e ganache de limão, coberto com mousse de limão, raspas e fatias da fruta.
Na linha salgada, os escolhidos de novembro são a Mini Bolinha de Queijo e a Quiche de Alho-Poró, disponíveis até o dia 30 nas mais de 400 unidades da rede em todo o Brasil. O portfólio da linha salgada da Sodiê reúne 55 opções, entre coxinhas, empadas, quibes, tortas e outros produtos.
“As campanhas permitem que o cliente tenha mais oportunidades de conhecer novos sabores e aproveitar o cardápio completo da marca”, afirma Fábio Araújo, diretor-geral da Sodiê Doces.
Em Natal, as lojas estão localizadas na Avenida Engenheiro Roberto Freire, 721, Capim Macio (funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, 12h às 20h) e na Av. Ayrton Senna, 1995, Nova Parnamirim, Container 5, Shopping Cidade Verde (funcionamento: todos os dias: 10h às 21h30). Os pedidos podem ser feitos e retirados nas lojas ou no aplicativo Sodiê Doces Oficial, disponível nos dispositivos IOS e Android e via delivery por Whatsapp (Capim Macio 84 9423-5680 | Nova Parnamirim 84 99854-6040 e/ou iFood. Mais informações: (84) 3346-0020 2020-0592 @sodiedocesnatal.
O lançamento oficial acontece no dia 7 de novembro em Natal e marca a estreia de um novo projeto editorial voltado a empresários e empreendedores que acreditam no poder das conexões humanas.
Comunicador José Patrício Neto lança a Revista Essência, projeto que valoriza histórias e conexões reais
O comunicador José Patrício Neto se prepara para lançar oficialmente a Revista Essência no dia 7 de novembro, em Natal. A publicação chega com a proposta de valorizar histórias reais, inspirar líderes e promover conexões genuínas entre pessoas e marcas. Idealizada e dirigida por José Patrício, a revista nasce como um projeto editorial independente que une estética, propósito e emoção.
Além da versão impressa, a Revista Essência faz história ao se tornar a primeira revista comercial do Rio Grande do Norte a integrar o catálogo online da Amazon, ampliando seu alcance e acessibilidade para leitores de todo o país e do exterior.
A noite de lançamento será marcada por uma programação especial com atrações musicais que prometem embalar a celebração. Estão confirmadas as apresentações do DJ TMF, da cantora Thabata Medeiros e do músico Thiago Novaes, que garantirão o clima de festa e sofisticação do evento.
Antes do lançamento oficial, a revista já começou a criar conexões marcantes. No dia 25 de outubro, um grupo de parceiros e convidados participou de um pré-lançamento especial sobre as águas do Rio Potengi. O passeio, com assinatura da Marina Badauê, reuniu empreendedores, formadores de opinião e anunciantes em um clima de gratidão e celebração. O evento contou com o talento da Kave Casa Café, comandada por Karla Veruska, com cafés especiais e buffet exclusivo, além dos drinks autorais da Mult Coquetel e da animação musical da dupla Denímel, formada por Denísia Diniz e Melky Medeiros.
A capa da primeira edição traz oito mulheres que simbolizam a essência do projeto: inspiração, coragem e impacto. Elas representam trajetórias que marcaram a caminhada profissional e pessoal de José Patrício Neto e foram fundamentais para tornar o sonho da revista possível.
Entre elas estão Gisele Soares, empresária e proprietária da Pirokaria, a primeira doceria erótica do RN; Luciana Tito, jornalista, assessora de comunicação e cerimonialista; Patrícia Vankoke, empresária, estilista e estrategista de imagem; Ana Carla, advogada, comunicadora e apresentadora de TV; Karla Guimarães, empresária, florista e proprietária do Espaço Flor e Flor; Dra. Ilana Barros, angiologista e cirurgiã vascular, além de CEO da Loja Provanza Natal; Tainan Cruz, estrategista digital e mentora de posicionamento; e a eterna Jarlene Marika (in memoriam), psicóloga e fundadora do Instituto Desperta 360 Mind.
A escolha traduz o propósito da publicação de celebrar pessoas que fazem a diferença e constroem relevância com autenticidade.
“A Revista Essência nasceu do desejo de resgatar o valor da comunicação com propósito. É sobre olhar para as pessoas e suas histórias de forma sensível e verdadeira. Cada página é um convite para refletir, inspirar e se reconectar com o que realmente importa”, destaca José Patrício Neto.
Com projeto gráfico sofisticado e conteúdo que transita entre empreendedorismo, comportamento, cultura e estilo de vida, a Revista Essência terá circulação física nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, além de presença digital. O lançamento do dia 7 de novembro marca o início de uma nova fase para o comunicador. Com experiência na imprensa e no marketing, José Patrício Neto reforça a relevância da comunicação potiguar no cenário nacional.
Campanha natalina do Praia Shopping traz programação gratuita, decoração inspirada no fundo do mar e sorteia um cruzeiro de sete noites para os clientes.
Praia Shopping lança “Natal na Imensidão do Mar – O Tesouro da Família” com programação gratuita e sorteio de um cruzeiro
O Praia Shopping dá início à temporada natalina de 2025 com o lançamento do “Natal na Imensidão do Mar – O Tesouro da Família”, uma campanha mágica e solar que promete emocionar e encantar o público da Zona Sul de Natal. A festividade será lançada no dia 5 de novembro, às 8h, com um café da manhã especial para lojistas, imprensa e convidados na Praça de Eventos do shopping, marcando oficialmente o início da programação. Inspirado na relação do empreendimento com o litoral e o clima acolhedor da cidade, o tema deste ano mergulha em um universo encantado, onde o fundo do mar se transforma em cenário de celebração dos laços familiares. Entre conchas reluzentes, estrelas-do-mar e baús de tesouros, o Praia Shopping convida o público a viver uma experiência repleta de cor, brilho e emoção.
A gerente geral do Praia Shopping, Danielle Leal, destaca que o Natal deste ano reflete a essência do empreendimento e a energia da capital potiguar: “Estamos muito felizes em trazer um Natal especial e muito solar, que é a cara da nossa cidade do Sol. Será um espetáculo de cores e alegria feito para toda a família, especialmente para as crianças. Uma celebração gratuita, acessível e com muita magia.”
O ponto alto da campanha será a chegada do Papai Noel, no domingo, 9 de novembro, às 17h, também na Praça de Eventos. O bom velhinho desembarca em meio a um super show da Cia Era Uma Vez, que promete encantar crianças e adultos. Na ocasião, o shopping inaugura oficialmente sua decoração natalina e as luzes de fim de ano. O evento contará com acessibilidade e intérprete de Libras, além de uma área reservada para crianças com mobilidade reduzida, reforçando o compromisso do Praia Shopping em garantir uma experiência inclusiva para todos.
A programação segue ao longo dos meses de novembro e dezembro com apresentações culturais e musicais gratuitas, realizadas em três finais de semana especiais: 23 de novembro, com o espetáculo “Natal na Imensidão do Mar – O Tesouro da Família no Praia Shopping”; 7 de dezembro, com “O Natal da Pequena Sereia: Um Encanto no Fundo do Mar!”; e 21 de dezembro, com “O Natal da Terra do Nunca: Uma Missão no Fundo do Mar!”.
O Papai Noel também estará presente no mall para receber o público e registrar fotos em diversos dias: 15, 16, 20, 21, 22, 23, 29 e 30 de novembro, das 15h às 20h; e 6, 7, 13, 14, 20, 21, 22, 23 de dezembro, das 15h às 20h; além do dia 24, véspera de Natal, das 15h às 19h.
Além das atrações culturais e da decoração temática, o Praia Shopping preparou uma grande promoção que promete movimentar as compras de fim de ano. A cada R$ 100 em compras nas lojas participantes, o cliente ganha um cupom da sorte para concorrer a um cruzeiro de sete noites a bordo do MSC Seaview, com acompanhante, em uma viagem all inclusive pelo litoral brasileiro, em parceria com a CVC. A campanha acontece de 1º de dezembro a 1º de janeiro, e o sorteio será realizado no dia 7 de janeiro, pela Loteria Federal. Neste ano, o sistema de troca de notas será 100% digital — uma inovação inédita em Natal. Os clientes poderão cadastrar suas notas fiscais em múltiplos dispositivos, com sincronização automática dos dados, garantindo praticidade e segurança no processo de participação.
Com o “Natal na Imensidão do Mar – O Tesouro da Família”, o Praia Shopping reforça seu papel como um dos principais centros de compras, lazer e convivência da Zona Sul da cidade. Um espaço onde o encanto do fundo do mar se une ao bem mais precioso que existe: a família.
Apresentação será nesta quarta (5), às 19h30; ingressos disponíveis nas lojas Discol, Sem Etiqueta e também online pela plataforma Outgo
TAM recebe Carlos Zens e Cínthia em noite dedicada à música potiguar
O Teatro Alberto Maranhão (TAM) recebe, nesta quarta-feira (5), às 19h30, um encontro musical entre Carlos Zens e Cínthia. A apresentação integra a programação da Mostra de Cantautores e celebra o diálogo entre diferentes gerações da cena autoral do Rio Grande do Norte. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada e ingresso solidário), disponíveis nas lojas Discol, Sem Etiqueta e também online pela plataforma Outgo.
Compositor, flautista e pesquisador da música brasileira, Carlos Zens é uma das referências da flauta nordestina. Com quase quatro décadas de carreira, o músico transita entre o popular e o erudito, em um trabalho que valoriza a cultura de raiz e o diálogo com mestres da tradição popular. Sua obra contempla quase uma dezena de álbuns e participações ao lado de nomes como Hermeto Pascoal, Dominguinhos e Roberto Menescal.
Já Cínthia apresenta ao público seu trabalho autoral marcado por lirismo e experimentação. A artista lançou em 2022 o EP Caminhante e vem se destacando em festivais como o DoSol e o Concurso de Música da Cidade do Natal, onde conquistou o terceiro lugar em 2023. Sua música, que mescla influências da MPB, do pop e da canção contemporânea, reflete sobre afetos, relações e o cotidiano em composições delicadas e potentes.
Para Esso Alencar, coordenador da Mostra e integrante da Rede Potiguar de Música (RPM), a presença dos dois artistas sintetiza a proposta de conectar gerações. “Ver Zens e Cinthia no palco sintetiza exatamente o que esse projeto quer, permitindo o encontro de trajetórias distintas em uma mesma noite que representa bem a boa música que fazemos aqui. Ele traz a sabedoria de quem vem pavimentando esse caminho e ela a inquietação de uma nova geração que está em busca de sua própria expressão”, afirma.
TAM recebe Carlos Zens e Cínthia
Em sua quinta edição, o projeto vem promovendo o intercâmbio entre músicos e o público, e consolida o TAM como espaço de valorização da produção local. “Essas apresentações mostram que há um público interessado e curioso pela música potiguar. É um movimento que fortalece nossa cena, renova a energia dos artistas e amplia o acesso a esses artistas”, afirma Tatiane Fernandes, da Mapa Realizações Culturais, coprodutora da Mostra.
A iniciativa é realizada pela Rede Potiguar de Música (RPM) e Fundação José Augusto, Secretaria Estadual de Cultura, Governo do Rio Grande do Norte, com apoio do Teatro Alberto Maranhão e produção da Fel Produções de Arte, Mapa Realizações Culturais e Núcleo de Produção Cultural Cooperada.
César Tralli assume a bancada do Jornal Nacional a partir de segunda-feira, enquanto Bonner inicia nova fase no Globo Repórter em 2025
O jornalista William Bonner se despediu oficialmente do Jornal Nacional nesta sexta-feira, 31 de outubro, encerrando um ciclo de 29 anos na bancada do principal telejornal da TV Globo. A despedida ocorreu ao vivo, ao lado de Renata Vasconcellos, e contou com a presença de César Tralli, que assume o comando do noticiário a partir da próxima segunda-feira, 3 de novembro.
Bonner passará a integrar a equipe do Globo Repórter a partir do próximo ano, conforme anunciado pela emissora em setembro.
“Chegou o dia. Dois meses depois do anúncio, estou concluindo esse ciclo”, afirmou Bonner, relembrando o motivo de sua decisão. Na ocasião do anúncio, ele destacou que a escolha foi motivada por questões familiares, afirmando que “a conta não estava fechando”.
Durante a despedida, o jornalista recebeu homenagens e aplausos de colegas e da redação. Bonner e Renata se levantaram da bancada para cumprimentar Tralli com uma salva de palmas. “É sempre um prazer enorme te abraçar”, disse Bonner. Em seguida, Tralli se sentou com os colegas e falou sobre o momento histórico.
“Estou impressionado com a redação lotada. Estou sereno e tranquilo. Passamos um dia tão agradável juntos hoje. Estou em um estado de plenitude e muito feliz de estar aqui com vocês num momento tão histórico”, declarou Tralli, que foi homenageado com uma reportagem especial sobre sua trajetória na emissora.
Bonner relembrou ainda um episódio com Cid Moreira, ex-apresentador do JN, que lhe contou que sempre ficava nervoso antes de entrar no ar. “Estou dizendo isso porque estou muito nervoso”, brincou Bonner, arrancando risadas da redação.
Renata Vasconcellos também destacou a relevância do momento: “Estar nessa bancada é ter a missão honrosa de informar o Brasil”.
Ao fim da homenagem, Bonner manteve o bom humor e declarou que não iria chorar. “Como todos sabemos, eu não choro”, disse, rindo, antes de convidar o público a acompanhá-lo no novo programa. “Vou começar uma carreira nova, inclusive com o direito de ser um fracasso fenomenal. Eu torço para que não, vou fazer o meu melhor, mas a gente nunca sabe. É a aventura de começar algo novo”.
O jornalista encerrou sua participação no telejornal com o tradicional cumprimento. “Esse é o meu último boa noite pelo Jornal Nacional. A gente se vê. Muito obrigado”.
Após a transmissão, Bonner e os colegas se dirigiram à redação da Globo, onde receberam aplausos e foram abraçados por familiares. Entre os presentes estava Manu, filha de Tralli com Ticiane Pinheiro, que chamou atenção ao abraçar a perna de Bonner, em um momento de descontração.
A saída de Bonner marca uma das mudanças mais significativas na história recente do jornalismo televisivo da Globo. A “dança das cadeiras” entre os apresentadores começou na quinta-feira, 30, quando Tralli apresentou sua última edição do Jornal Hoje, que passa a ser comandado por Roberto Kovalick. Já o Hora 1 será apresentado por Tiago Scheuer.
Com recorde de inscrições e diversidade sonora, o Festival MPB84 divulga os finalistas de 2025 e reforça seu papel na valorização da música e dos talentos potiguares.
Festival MPB84 anuncia finalistas da edição 2025 e celebra a força da música potiguar
A música potiguar está em festa. O Festival MPB84, em sua edição regional 2025, anuncia os 16 finalistas do tradicional Concurso de Bandas, consolidando-se como uma das mais importantes vitrines para novos e veteranos talentos do Rio Grande do Norte.
A edição deste ano recebeu 106 inscrições, número recorde que demonstra a vitalidade e o alcance do festival entre compositores, intérpretes e instrumentistas de todas as regiões do estado. Após a curadoria artística, 16 músicas foram classificadas — quatro a mais do que o previsto inicialmente no edital — totalizando 22 compositores finalistas, representando oito municípios potiguares: Natal, Parnamirim, Touros, Macaíba, João Câmara, Caicó, São Gonçalo do Amarante e Jardim do Seridó.
Entre os destaques, o repertório final reúne uma verdadeira celebração dos ritmos e das identidades nordestinas, com forró, xote, baião e outras sonoridades que expressam a autenticidade e a riqueza da cultura regional. No total, cerca de 70 músicos sobem ao palco na grande final, que promete ser um encontro inesquecível entre talento e emoção.
A final do Concurso de Bandas do Festival MPB84 acontece na terça-feira, 4 de novembro, a partir das 18h30, no Solar Bela Vista, em Natal. A entrada é gratuita, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.
O artista vencedor garantirá um show especial na Arena das Dunas, ao lado de atrações nacionais que compõem a programação principal do Festival MPB84.
“Essa edição reafirma o papel do festival como um espaço de descoberta e valorização da música potiguar, mostrando o quanto o Rio Grande do Norte é fértil em talento e diversidade sonora. Chegamos à quarta edição do Concurso de Bandas com uma participação cada vez maior dos compositores e músicos do estado, o que nos enche de orgulho. A final é sempre um grande encontro da música produzida no RN — um momento de celebração, troca e reconhecimento da nossa cena musical”, destaca Marcelo Veni, diretor artístico e coordenador do Concurso de Bandas do Festival MPB84.
Festival MPB84 anuncia finalistas
Finalistas da Edição Regional 2025 – em ordem alfabética:
A Chuva – Almir Felipe (Touros)
A Fé do Sertanejo – Alfredo Neto (Macaíba)
É Desse Lugar Que Eu Sou – Janilson Moura (João Câmara)
E Viva o Forró – Selminha Ferrari (Parnamirim)
Essa Saudade Não Me Deixa – Vlad Formiga (Natal)
Europa Nordestina – Ivando Monte / Luizinho Dantas (Natal)
Fogo Central – Chiquinho da Fé (Caicó)
Forró da Sexta – Leonardo Pinheiro / Alexandre Lacerda (Natal)
Fuleragem – Pablo Jones Souza Amorim (São Gonçalo do Amarante)
Magia, Forró e Poesia – Cristovão Cabral / Jajá do Forró (Parnamirim)
Nó Cego – Rafael Barbosa / Yasmin Martins (Natal)
Oi D’água da Pedra – Julhin de Tia Lica / Mariano da Silva (Jardim do Seridó)
Pôr do Sol Potengi – Itanildo Medeiros (Natal)
Rapadura – Du7 (Natal)
Sabe nem o que Falar – Jane Cortez / Khrystal (Parnamirim)
Sertão Felicidade – Rick Ricardo / Fernandinho Régis (Natal)
Mostra resgata trajetória de 51 nomes das artes visuais potiguares e valoriza o fazer das artes local no Palácio Potengi
Com obras inéditas, exposição Feito Potiguar alcança 3 mil visitantes
Em cartaz na Pinacoteca do Estado, a exposição “Feito Potiguar: Identidade e Memória das Artes Visuais do RN” já recebeu mais de 3 mil visitantes desde a sua abertura. A mostra tem atraído natalenses e turistas interessados em revisitar a trajetória das artes visuais potiguares — um percurso que se inicia no fim do século XIX e chega à produção contemporânea. Ao todo, 51 artistas são homenageados in memoriam no projeto, que é fruto da parceria entre o Sebrae-RN e o Conselho Estadual de Cultura.
Inspirada no programa Feito Potiguar, uma iniciativa do Sebrae-RN que valoriza o fazer local e os produtos de agronegócio, alimentos e bebidas ligados à economia e à identidade do Estado, a exposição propõe traduzir esse mesmo espírito no campo das artes visuais, em parceria com o Conselho Estadual de Cultura.
Segundo Rafael Sordi, profissional responsável pelo design expográfico da exposição, o objetivo foi criar uma experiência de aproximação do público com o fazer artístico. “A ideia foi tirar a arte do pedestal e trazê-la para a escala do corpo e da vida cotidiana”, explica.
Para isso, a montagem utiliza materiais populares e sustentáveis, como lona listrada de feira e madeira reaproveitada como suporte das obras, criando um ambiente que combina o rústico e o simbólico. Logo na primeira sala, o visitante é recebido por um mapa tridimensional do Rio Grande do Norte, criado e executado com esse elemento pela artista Angélica Martins, de São Gonçalo do Amarante, como convite à imersão .
“As bancadas expositivas, dispostas como corredores de feira, convidam o visitante a circular com liberdade, em meio a ritmos visuais que alternam verticalidade e horizontalidade. Os totens distribuídos ao longo do percurso introduzem tridimensionalidade e ajudam a orientar o olhar, criando pausas e reencontros no espaço. Tudo foi pensado para que o visitante se sinta parte da narrativa — não apenas espectador, mas participante de um gesto coletivo”, completa Campos.
Com obras inéditas, exposição Feito Potiguar
Um passeio pela história da arte no RN
A mostra, que segue em cartaz até 30 de novembro, conta também com o apoio institucional do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA).
Com entrada gratuita, o público pode apreciar obras assinadas por nomes como Erasmo Xavier, Moura Rabello, Newton Navarro, Dorian Gray, Xico Santeiro, Maria do Santíssimo, Leopoldo Nelson, Zaíra Caldas e tantos outros. A curadoria de Manoel Onofre organiza as obras em quatro módulos temáticos.
“O primeiro, Poética Fundante, apresenta paisagens que vão do sertão ao litoral, registros de casarios e trabalhadores do campo e da pesca, além de figuras emblemáticas registradas pela primeira geração de artistas até meados de 1930. O segundo destaca elementos do folclore em homenagem à Câmara Cascudo, às tradições e à religiosidade”, detalha Manoel Onofre.
O módulo Natureza Viva celebra a fauna e a flora locais, com destaque para o caju, símbolo maior do Estado. “Por fim, o Feito Feminino exalta as artistas mulheres, pioneiras que se afirmaram mesmo diante das limitações de uma sociedade machista e excludente”, acrescenta.
A exposição também presta tributo a dois nomes marcantes da arte potiguar: Célia Albuquerque, da primeira turma de Artes Visuais do RN, e Vatenor, o “pintor dos cajus”, ambos falecidos recentemente.
Visitas mediadas e agendamento escolar
Além de reunir obras e memórias, a exposição Feito Potiguar também cumpre um papel educativo. Estudantes e professores podem participar de visitas mediadas gratuitas, que transformam a mostra em uma verdadeira sala de aula. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (84) 99127-2625.
A visitação segue o horário da Pinacoteca do Estado, no Palácio Potengi (Praça Sete de Setembro, Cidade Alta): de terça a sexta, das 8h às 16h, e sábados e domingos, das 9h às 16h.
Com humor provocante e reflexivo, Whindersson Nunes retorna a Natal com o espetáculo “Isso definitivamente não é um culto”, em duas apresentações no Teatro Riachuelo.
Whindersson Nunes apresenta “Isso definitivamente não é um culto” neste fim de semana em Natal
Chegou a hora de rir, refletir e se emocionar com Whindersson Nunes em Natal. O comediante sobe ao palco do Teatro Riachuelo neste fim de semana com o espetáculo “Isso definitivamente não é um culto”, nova turnê nacional que promete momentos de humor afiado, ironia e muita autenticidade. As apresentações acontecem sexta-feira (31), às 21h, e sábado (1º), às 18h e 21h.
Os últimos ingressos estão à venda no site uhuu.com e também na bilheteria do Teatro Riachuelo, que funciona de terça a sábado, das 14h às 20h.
No espetáculo, Whindersson traz uma leitura bem-humorada — e por vezes provocante — sobre temas que vão de religião e redes sociais a dilemas existenciais e o fim do mundo, sempre com o estilo espontâneo e reflexivo que o tornou um dos maiores nomes da comédia brasileira.
Whindersson Nunes apresenta “Isso definitivamente não é um culto”
O show tem classificação indicativa de 16 anos. Menores de idade só poderão entrar acompanhados dos pais ou responsável legal.
Além da meia-entrada prevista em lei, há condições especiais:
Clientes Unimed Natal têm 50% de desconto em um ingresso;
Clientes CashMais e colaboradores da RedeMais também garantem 50% de desconto, exclusivamente na bilheteria;
Titulares do Cartão Riachuelo podem adquirir até dois ingressos com 30% de desconto.
Os descontos são limitados, pessoais e não cumulativos.
Com realização da Non Stop Produções e Art Rec Produções, e produção local da Viva Entretenimento, o espetáculo marca o retorno triunfal de Whindersson Nunes aos palcos potiguares, prometendo duas noites de pura energia, risadas e identificação com o público.
Multi-instrumentista sobe ao palco do Anfiteatro Pau-Brasil com repertório autoral e releituras que misturam jazz, baião e clássicos do rock.
Sérgio Groove apresenta show vibrante no projeto Som da Mata
O Som da Mata deste domingo apresenta Sérgio Groove, multi-instrumentista, conhecido por sua capacidade de transformar o instrumento em um verdadeiro laboratório sonoro. Em suas performances, combina contrabaixo, percussão corporal, beatbox, solfejos e pedaleiras em looping, explorando timbres e ritmos de forma envolvente.
Inquieto, performático e curioso, Sérgio Groove adquiriu uma identidade no contrabaixo ao extrair diferentes sons descobertos no instrumento, o fazendo desenvolver técnicas próprias no meio instrumental, que revelam sua criatividade e versatilidade. Com essa liberdade artística, passeia por todos os ritmos, do Jazz ao Baião, passando por diferentes expressões da música mundial.
Nesta apresentação, o artista apresenta um show que mescla composições autorais e releituras instrumentais de clássicos do rock. No palco do Anfiteatro, ele estará acompanhado por Ramon Gabriel (percussão), Eduardo Taufic (piano), Anderson Mello (bateria) e Bruno de Lira (guitarra). O projeto Som da Mata acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro da UNIMED Natal, Uniclube, Pet+Saúde, Casa de Saúde São Lucas, além do apoio do IDEMA e da Padaria Hora do Pão .
Show do ícone da música romântica acontece no dia 5 de novembro, no Teatro Riachuelo; noite terá abertura do potiguar Ary Maia e celebra a história de um dos projetos culturais mais tradicionais do país
Biafra volta a Natal com a turnê “Novelas” em mais uma noite especial dos 30 anos do Projeto Seis e Meia
Um dos grandes nomes da música romântica brasileira, Biafra sobe ao palco do Teatro Riachuelo Natal no dia 5 de novembro de 2025, às 19h, em mais uma noite comemorativa dos 30 anos do Projeto Seis e Meia, para apresentar o espetáculo “Novelas”. Com mais de quatro décadas de trajetória, o cantor promete uma apresentação emocionante, repleta de sucessos que marcaram gerações. Para abrir o espetáculo, o cantor Ary Maia fará um show especial para o público.
Autor de clássicos eternizados como “Sonho de Ícaro”, “Leão Ferido”, “Seu Nome” e “Helena”, Biafra se tornou um dos artistas mais populares dos anos 1980 e parte fundamental da memória afetiva brasileira. Muitas de suas composições foram temas de novelas e programas de televisão, inspirando a criação do show que celebra seu legado musical. Nascido em Niterói (RJ), Maurício Pinheiro Reis, conhecido artisticamente como Biafra, iniciou a carreira como vocalista da banda O Circo na década de 1970 e seguiu carreira solo a partir de 1979. Além de intérprete, é compositor de grandes sucessos gravados por artistas como Roberto Carlos, Simone e Ney Matogrosso. Com 14 álbuns lançados e milhões de discos vendidos, ele segue conquistando diferentes gerações de ouvintes.
Biafra volta a Natal
Ary Maia abre a noite com talento potiguar
Antes da atração principal, o público será recebido pelo cantor potiguar Ary Maia, representante da música romântica regional. Natural de Lagoa Nova (RN), Ary construiu uma carreira sólida no estado e ficou conhecido por sucessos como “Devolva a Passagem” e “Marca de Batom”, disponíveis nas plataformas digitais. Sua apresentação promete emoção e conexão com o público nordestino.
Celebrando três décadas, o Projeto Seis e Meia mantém sua tradição de aproximar grandes artistas nacionais do público local, sempre com abertura de talentos regionais. Em Natal, a realização é da Idearte Produções e Super Star Promoções e tem o patrocínio da CAERN, Grupo SterBom, via Lei Câmara Cascudo do Governo do RN.
Novo projeto do Kurta na Kombi vai passar pelas cidades de Touros, Rio do Fogo, Taipu e Espírito Santo.
Cine Sementeira inicia circulação por cidades do RN
O ‘Cine Sementeira: Reflorestar o Futuro com Cinema’, novo projeto do Kurta na Kombi, inicia nesta semana sua circulação pelo RN promovendo mostras cinematográficas e rodas de conversa. As atividades vão ser desenvolvidas entre os dias 29 de outubro e 7 de novembro, passando pelos municípios de Touros, Rio do Fogo, Taipu e Espírito Santo (RN).
O Cine Sementeira propõe um olhar para o cinema brasileiro como semente fecunda para reflorestar imaginários. As mostras, realizadas em assentamentos rurais e comunidades quilombolas do Rio Grande do Norte, valorizam narrativas audiovisuais de temática socioambiental, que reconhecem os modos de vida e as lutas de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. O projeto destaca o papel fundamental dessas populações na preservação do meio ambiente, no enfrentamento das mudanças climáticas e na construção de um futuro mais justo, igualitário e sustentável. Com curadoria feminina composta por Dênia Cruz e Alessandra Augusta, o Cine Sementeira apresenta uma seleção de filmes que dialogam com questões sociais, culturais e ambientais.
Para Alessandra Augusta, o Cine Cementeira traz ao público filmes impactantes que abordam questões identitárias e humanas. “Fico muito feliz que a Mostra tenha recebido um grande número de filmes para a seleção. São filmes com perspectivas que consideram o lugar de fala, abordando, por exemplo, visões indígenas e de povos originários, os grafismos tradicionais, a convivência e o cotidiano desses territórios”, comenta a curadora. Nas sessões do programa serão exibidos os filmes: Menina Semente (PE), Erva que cura, erva que benze (BA), Festa de Pajés (AM), Yby Katu (RN), Mangaraquilombo (RJ), Iyá Luciene, Nascida do Fogo (RN), Boi Brinquedo (CE) e Vermelho Urucum, Preto Jenipapo (MS e SP). Em Touros, as ações acontecem na quarta-feira, 29 de outubro. Pela manhã, às 7h, será realizada a Oficina de Brinquedos Ópticos Sustentáveis na Escola Municipal Emídio Manoel do Nascimento. À noite, às 19h, haverá Sessão de Cinema movido a energia solar, seguida de roda de conversa, no Quilombo Baixa do Quinquim.
Cine Sementeira
No município de Rio do Fogo, as atividades iniciam na quinta-feira, 30 de outubro, com visita guiada ao projeto de horta “Quintal Produtivo”, desenvolvido pelo assentado e pesquisador Eric Morais Rabelo, graduando em Gestão de Cooperativas pela UFRN, às 9h. À tarde, às 13h, acontece a Oficina de Brinquedos Ópticos Sustentáveis na Escola Municipal Maria Paiva e Silva. Na sexta-feira, 31 de outubro, às 19h, o público participa da Sessão de Cinema movido a energia solar e roda de conversa no Assentamento Zumbi, também em Rio do Fogo.
Em Taipu, as atividades acontecem na quarta-feira, 5 de novembro. Pela manhã, às 8h, será realizada a Oficina de Brinquedos Ópticos Sustentáveis no Núcleo Municipal de Atendimento Multidisciplinar e Inclusão (NUMAMI). À noite, às 19h, ocorre a Sessão de Cinema movido a energia solar e roda de conversa no Quilombo de Queimadas. Encerrando a programação, o projeto chega a Espírito Santo. Na quinta-feira, 6 de novembro, às 13h, será realizada a Oficina de Brinquedos Ópticos Sustentáveis na Escola Municipal Lenira Gomes Teixeira. No dia seguinte, sexta-feira, 7 de novembro, às 19h, acontece a Sessão de Cinema movido a energia solar e roda de conversa no Assentamento Mata Verde. Acompanhe as novidades do projeto no perfil do Kurta na Kombi no Instagram @kurtanakombi.
O projeto “Cine Sementeira: Reflorestar o Futuro com Cinema” é uma produção do Kurta na Kombi, com apoio do IDEMA RN, INCRA RN, Prefeitura Municipal de Taipu, Prefeitura Municipal de Touros, Prefeitura Municipal de Rio do Fogo e Prefeitura Municipal de Espírito Santo; realização Fundação José Augusto, Secretaria Estadual de Cultura do RN, Sistema Nacional de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Kurta na Kombi
O Kurta na Kombi é um coletivo, ponto de cultura, cinema itinerante e cineclube, criado em 2019 na cidade do Natal/RN, que realiza continuamente iniciativas culturais com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema brasileiro por meio de atividades de formação, circulação e exibição audiovisual. Suas ações transformam praças, quadras, parques e vias públicas em salas de cinema ao ar livre movido a energia solar, com acesso gratuito, especialmente em territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Iniciativa oferece imersão no universo da música de concerto para estudantes de 8 a 12 anos; escolas podem agendar pelo e-mail movimentosinfonico@gmail.com
OSRN realiza Concerto Didático para alunos da rede de ensino fundamental, no TAM
A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) realiza, na próxima quarta-feira (29), às 8h30, no Teatro Alberto Maranhão (TAM), o Concerto Didático, voltado a estudantes de 8 a 12 anos das redes pública e privada de ensino. A ação integra o Projeto Movimento Sinfônico e busca aproximar as crianças do universo da música de concerto, promovendo o acesso à cultura e à educação de qualidade, valores alinhados às metas da Agenda 2030 da ONU.
Com cerca de 300 alunos já confirmados, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, a atividade foi estruturada para oferecer uma experiência completa. Desde a recepção ao teatro, onde os estudantes conhecem sua história, arquitetura e importância cultural, até o espetáculo em si, no qual o maestro Willames Costa conduz o público por uma jornada educativa que inclui passeio musical pelos instrumentos, apresentação dos músicos da orquestra e curiosidades sobre o repertório.
Ao final, os alunos têm a oportunidade de subir ao palco e reger a orquestra. “Nosso objetivo é despertar nas crianças a curiosidade e o encantamento pela música, mostrando que a arte está ao alcance de todos. Porque entendemos que experiências como essa podem verdadeiramente transformar a forma como elas percebem o mundo e os espaços culturais. Esta é, afinal, a função mais nobre da arte”, destaca o diretor artístico Linus Lerner, regente titular da OSRN.
OSRN realiza Concerto Didático
Para a produtora cultural Tatiane Fernandes, da Mapa Realizações Culturais, o concerto didático é uma forma concreta de democratizar o acesso à cultura e fortalecer o vínculo entre arte e educação. “Cada edição do Movimento Sinfônico reforça o compromisso da nossa Orquestra Sinfônica com a formação de plateias e com a inclusão cultural. Ao proporcionar esse contato direto com a música e com o teatro, estamos contribuindo para o desenvolvimento sensível e cognitivo das novas gerações”, afirma.
O Projeto Movimento Sinfônico é realizado por meio da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto (FJA), Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern, com produção da Mapa Realizações Culturais.
Capital potiguar é a primeira cidade do Nordeste a receber a mostra, que tem o patrocínio do Banco do Brasil e da BB Asset
“Mundo Zira” vem a Natal com exposição interativa que celebra obra de Ziraldo
Natal recebe, a partir do dia 6 de novembro, a exposição interativa “Mundo Zira”, que une arte, literatura e tecnologia para celebrar a vida e obra de Ziraldo (1932-2024). Com curadoria de Adriana Lins e Daniela Thomas, sobrinha e filha do artista, respectivamente, a mostra ficará à disposição do público potiguar no Complexo Cultural Rampa, em Santos Reis. A entrada é gratuita, com retirada antecipada de ingressos pelo Sympla.
Criador de clássicos como “O Menino Maluquinho”, “A Turma do Pererê” e “Flicts”, Ziraldo deixou um legado de mais de 200 títulos literários, 25 mil desenhos em seu acervo e pelo menos 30 universos de propriedade intelectual. Em “Mundo Zira”, visitantes de todas as idades são convidados a viver uma experiência imersiva e interativa, tornando-se coautores das criações do multiartista.
“A obra dele, em sua essência, já sugere um compartilhamento com o mundo. Ele sempre tinha algo mais a falar depois que as histórias terminavam, ousando, provocando e fazendo com que as pessoas pensassem. Desta maneira, podemos dizer que a obra dele é, por si só, interativa, justamente por estabelecer esse diálogo com o público”, destaca Adriana Lins, diretora do Instituto Ziraldo e curadora artística de “Mundo Zira”.
A exposição já passou por Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, atraindo cerca de 400 mil pessoas. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados por meio da plataforma Sympla, ou ainda na bilheteria da Rampa, a partir do dia 6, conforme lotação da sala.
“É um oportunidade única para se conhecer a magnitude desse multiartista, cuja obra dialoga com pessoas de todas as idades trazendo a essência do nosso país com tanto talento e criatividade, e ainda contando com toda essa tecnologia que aproxima o público da obra de forma lúdica e interativa”, comemora a Secretária de Estado da Cultura, Mary Land Brito.
Mundo Zira
Por dentro do “Mundo Zira”
Em uma projeção inspirada no livro “Flicts (1969), o visitante tem uma experiência sinestésica e pode “reger” as cores que dançam nas páginas, ao som da música composta por Sérgio Ricardo em 1972. Considerado o primeiro livro infantil de Ziraldo, a obra narra a trajetória de uma cor que não encontra seu lugar no mundo e conquistou a crítica e o público, incluindo uma crônica de Carlos Drummond de Andrade.
Além disso, painéis sensíveis ao toque permitem que o público interaja com personagens de “O Menino Maluquinho” (1980), misturando cabeças, troncos e pernas para criar novas combinações. Já em “O Menino Quadradinho” (1989), os visitantes colam balões de fala nas páginas reproduzidas nas paredes, brincando com os elementos gráficos que marcam o universo de Ziraldo.
Outras atividades incluem interações sonoras, em que passos no chão ativam balões de ruídos típicos de histórias em quadrinhos, e pintura virtual, que permite colorir digitalmente ilustrações do artista. “A Turma do Pererê”, primeira história em quadrinhos genuinamente brasileira, aparece em projeções de esconde-esconde, e propõe uma celebração da diversidade cultural e da riqueza da fauna e flora brasileiras.
Idealizada e produzida pela Lumen Produções, a exposição “Mundo Zira” conta com patrocínio oficial da BB Asset, realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet, apoio do Instituto Ziraldo e parcerias locais do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA).
“Como a maior gestora de fundos de investimento do país, sabemos que nosso papel vai além da excelência financeira. Para nós, o apoio à cultura é uma forma concreta de contribuir com a sociedade, transformando e melhorando a vida das pessoas”, diz Gustavo Pacheco, CEO da BB Asset, patrocinadora da exposição.
Para a governadora Fátima Bezerra, “Mundo Zira celebra a genialidade e a sensibilidade de Ziraldo, um artista que atravessou gerações com sua obra e com sua visão humanista, criativa e profundamente brasileira. Trazer essa mostra para Natal, primeira cidade do Nordeste a recebê-la, é motivo de orgulho e reflete o compromisso do nosso Governo em democratizar o acesso à arte e à cultura, valorizando espaços como o Complexo Cultural Rampa e fortalecendo a economia criativa do nosso estado”, ressalta.
Turnê comemorativa “Só Tenho Tempo Pra Ser Feliz” celebra 60 anos de carreira de Toquinho e chega a Natal em novembro de 2025
Toquinho celebra 60 anos de carreira e chega a Natal com turnê histórica no Teatro Riachuelo
A música brasileira tem raízes profundas na memória afetiva do país – e poucas vozes traduzem essa história tão bem quanto a de Toquinho. Dono de uma das trajetórias mais consagradas da MPB, o cantor, compositor e violonista celebra 60 anos de carreira com a turnê “Só Tenho Tempo Pra Ser Feliz – 60 Anos de Música”, que chega a Natal no dia 8 de novembro de 2025, às 21h, no Teatro Riachuelo.
Com mais de 500 músicas gravadas, 90 discos lançados, 8.500 shows realizados e parcerias que atravessam gerações, Toquinho construiu um repertório que faz parte da alma cultural do Brasil. Na turnê comemorativa, ele revisita clássicos que marcaram sua obra e a memória musical de milhões de brasileiros, como “Aquarela”, “Tarde em Itapoã”, “O Caderno”, “Samba de Orly”, “Regra Três” e “Eu Sei Que Vou Te Amar”.
O espetáculo traz um setlist que homenageia também seus grandes parceiros musicais, como Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Chico Buarque e Jorge Ben Jor, além de novas versões para composições que fazem parte do cancioneiro brasileiro. Com direção musical refinada e banda completa, Toquinho conduz o público por uma viagem sensorial que mistura história, emoção e performances impecáveis.
Toquinho celebra 60 anos de carreira
Prestes a completar 80 anos, o artista vive um momento de celebração e maturidade artística. “Só tenho tempo pra ser feliz”, diz ele ao definir o show que percorre o Brasil em teatros lotados. A turnê já passou por capitais como São Paulo e Porto Alegre e segue com shows semanais por terras brasileiras até dezembro. Depois será a vez do artista seguir para uma agenda internacional prevista para 2026.
Em Natal, a apresentação é uma realização da Idearte Produções e promete emocionar o público potiguar com um espetáculo que preserva a essência da MPB e exalta a poesia musical de Toquinho.
Espetáculo apresenta remontagens de “Coppélia” e “Babel”, reunindo 33 bailarinos em 19 coreografias no dia 29 de outubro
Gala Flávia Nery reúne repertório clássico e dança contemporânea no encerramento da temporada no TAM
O Teatro Alberto Maranhão será palco, no dia 29 de outubro, de uma noite dedicada à arte, à sensibilidade e à excelência técnica da dança com a realização da Gala Flávia Nery Ballet Clássico, que chega à sua quarta edição. O espetáculo contará com duas sessões – às 18h e 20h – e reunirá 33 bailarinos em 19 coreografias, em uma celebração do ballet e da dança contemporânea como expressão artística e instrumento de formação humana.
Fundado e dirigido pela bailarina Flávia Nery, o estúdio é referência na formação em ballet clássico pela metodologia Vaganova, com turmas que vão do baby class (a partir dos 4 anos) ao ballet adulto, além de dança contemporânea. Com uma abordagem que alia disciplina, técnica e sensibilidade, o estúdio contribui para o desenvolvimento cultural do Estado e para a formação de novas gerações de bailarinos.
Esta edição da Gala apresenta o espetáculo de encerramento da temporada, reunindo trabalhos realizados pelos alunos ao longo do ano. Além dos solos, duos e variações de repertório, o grande diferencial deste ano é a suíte de “Coppélia” e a obra de dança contemporânea “Babel”, proporcionando ao público momentos de leveza, beleza e reflexão.
A abertura será marcada por uma suíte de “Coppélia”, especificamente a tradicional Cena do Trigo e Amigas de Swanilda, recriando o clima de festa e delicadeza do primeiro ato do clássico. A cena é marcada pela leveza e teatralidade, retratando a comemoração da colheita em uma vila e a crença de que o som do trigo pode revelar um amor verdadeiro.
Gala Flávia Nery reúne repertório clássico e dança contemporânea
O espetáculo também reserva um momento de intensa expressão artística com a apresentação de “Babel”, obra de dança contemporânea coreografada por André Rosa e Thaíse Galvão. A coreografia aborda a imigração forçada e suas dimensões humanas, propondo uma reflexão sobre deslocamento, sobrevivência e dignidade, com trilha imersiva e construção cênica expressiva.
Para Flávia Nery, a Gala é mais do que um espetáculo: é a materialização de um trabalho construído com dedicação, técnica e propósito. “A Gala é um momento de celebrar a evolução artística dos nossos alunos e compartilhar com o público o amor pela dança. Cada movimento carrega estudo, disciplina e emoção. É uma noite para prestigiar a arte e reforçar a importância da cultura na formação das pessoas”, afirma a diretora.
O estúdio conta ainda com o apoio do Physiocore, responsável pela preparação física e reabilitação dos bailarinos, reforçando a importância do cuidado com o corpo como ferramenta essencial para o desempenho técnico. Os ingressos já estão disponíveis e podem ser adquiridos exclusivamente pela plataforma Dança Digital, com venda antecipada no valor promocional de meia-entrada por R$ 55,00. O espetáculo é aberto ao público em geral e indicado para todas as idades.
Startup potiguar Arte Marca une cultura e tecnologia para fortalecer o setor artístico
Empreendedora lança plataforma que auxilia artistas na criação de projetos culturais
Será lançada, no mês de novembro, uma plataforma digital que permite a artistas descrever ideias, aprender sobre o setor cultural e estruturar projetos. A iniciativa, idealizada no Rio Grande do Norte, é desenvolvida pela empreendedora cultural Carol Silva, fundadora da Arte Marca.
Com o título Biblioteca de Projetos, a ferramenta foi criada para ajudar artistas, artesãos e fazedores de cultura a escrever e formatar projetos culturais conforme as exigências de editais e leis de incentivo. A proposta concentra ideias e modelos em um único ambiente digital, facilitando o processo de criação e escrita.
Segundo a idealizadora, a plataforma nasceu de uma necessidade observada nas trocas diárias com outros artistas. “Mais do que um site, a Biblioteca de Projetos é um espaço de fortalecimento e autonomia criativa. O objetivo é democratizar o acesso à gestão cultural e oferecer tecnologia, metodologia e acolhimento em um só lugar”, explica Carol Silva.
A empreendedora afirma que a ferramenta também integrará formação, capacitação e oportunidades. “Com poucos cliques, o usuário pode organizar ideias, estruturar objetivos, elaborar orçamentos e propostas completas, sem depender de intermediários. Além disso, haverá videoaulas curtas e uma aba com editais abertos e oportunidades no setor cultural”, detalha.
Empreendedora lança plataforma
Criada em 2023, a Arte Marca atua como elo entre arte, cultura e empreendedorismo, transformando expressões artísticas em projetos sustentáveis e de reconhecimento nacional. A empresa já participou do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) e teve projetos aprovados pela PNAB em dois Estados. Também foi contemplada com a bolsa Sócio Empreender, do programa de aceleração Startup NE, do Sebrae.
Além da nova plataforma, Carol Silva dedica-se ao empreendedorismo criativo e à profissionalização de artistas. “A Arte Marca nasceu para fortalecer quem faz cultura, especialmente mulheres e pessoas negras, oferecendo ferramentas acessíveis, linguagem próxima e incentivo à autonomia”, diz a fundadora.
Com base no Nordeste e alcance nacional, a Arte Marca se define como uma iniciativa inovadora e inclusiva, que impulsiona o afroempreendedorismo cultural e a profissionalização do setor criativo brasileiro.
A Biblioteca de Projetos está em fase de testes e tem lançamento previsto para novembro. Informações e atualizações estão disponíveis nos canais oficiais e nas redes sociais da empresa.
Ingressos serão distribuídos gratuitamente no dia 27 de outubro, de forma presencial
Roda Potiguar de Forró tem nova edição na quarta-feira (29)
No dia 29 de outubro, às 19h30, os amantes do forró têm encontro marcado no Teatro Riachuelo: é a 8ª edição da Roda Potiguar de Forró. Desta vez, o projeto encabeçado pela cantora e compositora Tanda Macêdo recebe entre os convidados Lucy Alves e Waldonys. Repetindo o sucesso das últimas edições, a Roda mantém o formato pista. A distribuição dos ingressos gratuitos será realizada no dia 27 de outubro, no Midway Mall.
Criada em 2019, a Roda segue com o objetivo de contribuir para a preservação da música potiguar e manter viva a identidade da música nordestina, em especial o forró raiz. A multiartista paraibana Lucy Alves faz sua estreia no projeto. Conhecida por sua potência vocal, versatilidade e presença marcante, ela vem reforçar a força feminina no gênero. Mas ela não será a única mulher a dividir o palco com Tanda, a cantora Khrystal também está entre as convidadas.
Quem também participa da Roda pela primeira vez é o cantor, compositor e educador pernambucano Silvério Pessoa. Completam o time o cantor e compositor cearense Waldonys, que a partir desta edição assume o papel de embaixador da Roda, e o seu filho Luciano Moreno, além do jovem acordeonista Matheus Gabriel, do percussionista Marcelo Mota, do baterista mirim Bernardo Aires e do cantor e compositor Rafael Barbosa.
Todos os convidados desta edição são do Nordeste e o repertório da noite deve passear por clássicos do gênero, de Elino Julião ao forró das antigas. “A Roda é um espaço de celebração da nossa música. Fico muito orgulhosa por contar, pela oitava vez, essa história. Uma história potente, diversa, com muitas mulheres fortes e homens especiais. Artistas que significam tanto para o nosso forró”, destaca Tanda Macêdo.
O show tem direção musical de Jubileu Filho, que também integra a banda base nas cordas, ao lado de Darlan Marley (bateria), Mônica Michelly (baixo), Ranah Duarte (percussão), Lipe Guedes (acordeon), Gilson do Acordeon (acordeon), Lara Maria (voz), Vyda Maria (voz) e Ramon Gabriel (percussão).
A novidade desta edição é a participação do projeto Pé na Roda, criado pela Avivar Complexo Cultural, com patrocínio do Sebrae-RN, que levará bailarinos profissionais para a pista de dança, acompanhando o público e garantindo que ninguém fique sem par.
Roda Potiguar de Forró
INGRESSOS
Os ingressos gratuitos, limitados a dois por pessoa, serão distribuídos presencialmente no dia 27 de outubro, a partir das 18h, no Shopping Midway Mall (piso L1, ao lado da loja C&A), enquanto houver disponibilidade.
Para a retirada das senhas, é sugerida a doação de dois pacotes de leite em pó ou uma lata de suplemento alimentar (Sustagem, Sustain, Nutren, Active ou Sust’up Mais). As doações serão destinadas à Casa de Apoio ao Paciente com Câncer Irmã Gabriela, instituição vinculada à Liga Norteriograndense Contra o Câncer.
Esta edição da Roda Potiguar de Forró conta com patrocínio do Governo do RN, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, Solar Coca-Cola, Sadio, do mandato da deputada estadual Divaneide Basílio, Unimed Natal e Sebrae-RN. O projeto também recebe apoio das marcas Sem Etiqueta e Vankoke.
São Gonçalo do Amarante terá apresentação na sexta (24), e Natal no domingo (26)
Flúvio e o Mar circula no RN com sessões gratuitas
O Coletivo Atores à Deriva apresentará, neste final de semana, o espetáculo infantojuvenil “Flúvio e o Mar”, que discute, de forma poética e educativa, o consumo e a responsabilidade coletiva da sociedade com o mar. As apresentações são gratuitas e acontecem em duas cidades: São Gonçalo do Amarante, no Teatro Municipal Poti Cavalcanti, com sessões às 9h e 14h do dia 24 de outubro, e Natal, na Casa da Ribeira, no dia 26 de outubro, às 17h.
A peça teatral estreou em 2010 e, desde então, soma passagens por festivais nacionais e mostras internacionais. O espetáculo afirma a pesquisa artística do Atores à Deriva, voltada para questões de impacto social, dramaturgia autoral e estética relacional. A montagem se adapta a diferentes espaços e, com a plateia, transforma o teatro em um imenso mar azul.
A peça conta a história de Flúvio, um menino que sonha conhecer o mar. No caminho, ele encontra figuras e personagens que o alertam sobre escolhas de consumo. Depois de uma tempestade, Flúvio vê o mar coberto por lixo e esgoto, resultado de decisões acumuladas pela sociedade.
“Educação ambiental começa pela experiência sensível, e o teatro desperta esse sentimento nas crianças. ‘Flúvio e o Mar’ fala de cuidar do que é nosso. Ter o patrocínio do Grupo Marquise é simbólico e reforça que a transformação nasce quando unimos teatro, infância e responsabilidade ambiental”, afirma Arlindo Bezerra, produtor do projeto Flúvio e o Mar.
Flúvio e o Mar
Para o ator Doc Câmara, fundador do coletivo, “Flúvio é um convite poético à consciência ambiental, uma convocatória para constatar realidades indesejáveis e transformá-las com o olhar da arte”.
O projeto tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e da Marquise Ambiental, do Grupo Marquise, da Ecofor e do Ceará Cidadão. A produção é da Bobox Produções. A realização é do Atores à Deriva, do Ministério da Cultura e do Governo Federal. Em São Gonçalo do Amarante, as sessões receberão alunos da rede pública municipal, em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura e a Prefeitura Municipal.
Espetáculo tem nova data e local; ingressos seguem válidos para março de 2026 no Teatro Riachuelo Natal
Adiamento do espetáculo “Enaldinho em: A Origem de Happy & Angry” em Natal
O Grupo Idearte informa que o espetáculo “Enaldinho em: A Origem de Happy & Angry”, que seria realizado em Natal no dia 25 de outubro de 2025, foi adiado para o dia 22 de março de 2026. A apresentação também terá novo local, passando a ocorrer no Teatro Riachuelo Natal.
A decisão foi tomada em comum acordo com a produção nacional do espetáculo, com o objetivo de garantir a melhor experiência ao público, mantendo a qualidade técnica e artística que o evento exige.
Os ingressos já adquiridos permanecem válidos para a nova data, sem necessidade de troca. Caso o comprador opte pelo reembolso, o pedido deve ser feito diretamente pelo e-mail sac@guichelive.com.br . O Grupo Idearte reforça seu compromisso com o público e agradece a compreensão de todos. Esperamos por vocês em março para uma apresentação inesquecível.
A peça traz uma profunda reflexão sobre os corpos femininos
Companhia Giradança apresenta “Graça” com entrada gratuita neste fim de semana
Celebrando 20 anos de trajetória, a companhia potiguar Giradança volta ao palco com a peça coreográfica “Graça”, em curta temporada neste fim de semana, em Natal. As apresentações acontecem nos dias 25 de outubro, às 20h, e 26 de outubro, às 19h, no Espaço Cultural Gira Dança, na Ribeira. A entrada é gratuita, com ingressos disponíveis pelo Sympla e na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo.
Em “Graça”, o grupo se debruça sobre narrativas que desafiam arquétipos de beleza, fertilidade e êxtase. Inspirada em mitologias que atribuem aos corpos femininos múltiplas qualidades e possibilidades, a montagem reúne três bailarinas em cena que entrelaçam movimentos, erotismo e camadas de tinta lilás e vermelha.
Durante a apresentação, o público é convidado a mergulhar em uma experiência sensorial marcada por dança circular, mitos narrados em primeira pessoa e pela ausência de trilha sonora incidental, em uma proposta que destaca a expressividade dos corpos.
A coreografia é assinada por Elisabete Finger, em colaboração com o grupo. Nesta temporada, sobem ao palco as bailarinas Francisca Angélica, Jânia Santos e Joselma Soares.
A sessão do dia 26 contará com audiodescrição, e haverá intérprete de Libras nas apresentações dos dois dias. A classificação indicativa é 18 anos.
A iniciativa integra a programação do projeto Giradança 20 anos e tem produção da Listo! Produções Artísticas, com apoio da NUBUS. A realização é da Fundação José Augusto, Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Norte, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
Companhia Giradança
Companhia Giradança
A Companhia Giradança foi fundada em Natal/RN em 2005. Desde o início, destaca-se por sua capacidade de criar coreografias inovadoras que exploram as relações entre corpos com e sem deficiência. Ao longo de quase duas décadas de trabalho, a companhia tem se apresentado em todo o Brasil, desafiando preconceitos e ultrapassando limites estabelecidos na dança contemporânea, conquistando vários prêmios com mais de 14 espetáculos no repertório, com apresentações em 15 estados brasileiros e 5 países.
Evento acontece no sábado (25) com entrada gratuita, em clima de esquenta para festival que toma conta da Arena das Dunas em novembro
Ribeira Boêmia comanda noite de Samba no Alpendre do Natal Shopping
O clima de celebração e boa música toma conta do Natal Shopping neste sábado (25), com mais uma edição do Samba no Alpendre. A atração da vez é o grupo Ribeira Boêmia, que promete embalar o público com um repertório repleto de clássicos e sucessos contemporâneos do gênero, em uma noite marcada por ritmo, descontração e energia contagiante. O evento começa às 19h, no Alpendre, área ao ar livre do shopping, com entrada gratuita.
Com uma trajetória que valoriza as raízes do samba e reúne grandes nomes da cena potiguar, o Ribeira Boêmia é sinônimo de alegria. No show deste sábado, o grupo apresenta uma seleção musical que vai de Cartola e Paulinho da Viola a hits que dominam as rodas de samba pelo Brasil, em uma experiência que promete colocar todo mundo para cantar junto.
Além da música, o Samba no Alpendre é um convite para aproveitar o melhor da gastronomia local e viver momentos de lazer com amigos e família. O espaço conta com uma grande operação do Ô Bar, especializado em petiscos e drinks autorais. E para as famílias, há ainda uma área kids com monitores especializados, garantindo diversão segura para os pequenos enquanto os adultos curtem o evento.
“Esse projeto já se tornou uma das programações mais queridas do Natal Shopping, unindo boa música, gastronomia e um ambiente acolhedor. É um formato que valoriza a cultura local e reforça o Alpendre como um ponto de encontro para quem busca experiências completas e cheias de alegria”, destaca Diana Petta, gerente de Marketing do empreendimento.
Os visitantes também podem aproveitar descontos no ÔBar e brindes exclusivos disponíveis para resgate pelo app do Natal Shopping, disponível gratuitamente na App Store e Google Play.
Ribeira Boêmia
Esquenta para show na Arena das Dunas
O evento no Natal Shopping é um esquenta para o 5° Festival De Samba Ribeira Boêmia, que acontece em 15 de novembro na Arena das Dunas, com um line up que reúne Samba Dobrado com Daniela Fernandes e Dani Cruz (RN), Quarteto Linha (RN), Tiee (RJ), Fundo de Quintal (RJ), Paulinho da Viola (RJ) e Xande de Pilares (RJ) na Arena das Dunas. Desde já, os clientes podem aproveitar para garantir os ingressos com desconto exclusivo de 30% para o festival pelo aplicativo do Natal Shopping.
Perfomance com jovens da comunidade tem apresentações gratuitas dias 23 e 24
SAL, como durar no tempo estreia em Felipe Camarão
Depois de doze dias de residência artística conduzida pela Torta Plataforma em parceria com o Coletivo A Gente, chega à Felipe Camarão, a dança-performance “SAL, como durar no tempo”. Serão duas apresentações nos dias 23 e 24 de outubro, às 16h30, na Praça Santa Paula Frassinetti. O acesso é gratuito e contará com audiodescrição e libras.
A criação é resultado de um processo que reuniu mais 15 artistas de diferentes trajetórias em torno de uma pergunta comum: como durar no tempo? O sal, elemento simbólico e ancestral, surge como metáfora da resistência e da permanência. Na cena, a dança é atravessada por afetos, precariedades e gestos cotidianos que revelam modos de existir à margem dos grandes centros e circuitos da arte contemporânea.
Mediada por Alexandre Américo e Pedro Vitor, a residência propôs um espaço de experimentação inspirado nos happenings dos anos 1960, cruzando linguagens da dança, do teatro, das artes visuais e do cinema. O processo reflete sobre a potência de corpos dissidentes e sobre a criação artística em contextos de vulnerabilidade social, deslocando o olhar para a periferia de Natal como território de invenção estética.
“É uma peça sobre a capacidade de manter-se vivo, por meio da inteligência oculta que rege os corpos que dançam, mesmo em ambientes fora do comum. Como Durar no Tempo reflete as condições precárias de um agrupamento de artistas, majoritariamente com deficiência, que tentam esticar suas próprias existências e querem se fazer ver”, explica Alexandre Américo, artista e pesquisador que coordena a direção do projeto.
A maior parte do elenco é formada por jovens da própria comunidade de Felipe Camarão, reunindo dez dançarinos, um músico, dois narradores, uma VJ, uma artista visual, um intérprete de Libras, um fotógrafo e um videomaker. A multiplicidade de funções e expressões reforça o caráter colaborativo e expandido da montagem, que se constrói como uma rede de interações artísticas e criação compartilhada.
Raphael Formiga, 23 anos, morador de Felipe Camarão, é um dos participantes da montagem. Para ele, a construção coletiva é um ato de resistência e afeto. “Cada pessoa que participa deixa um rastro vivo, e é dessa soma contínua e persistente que nasce algo que realmente dura e que vive. Doa a quem doer, estamos aqui”, afirma. “SAL, como durar no tempo” é uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Sistema Nacional de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
SAL, como durar no tempo
Os criadores
Alexandre Américo é artista caiçara e neurodivergente, pesquisador da dança com licenciatura e mestrado pelo PPGARC/UFRN. Atuante na investigação em arte contemporânea, tem foco em estruturas performativas, improvisação e dramaturgias do corpo. Foi diretor artístico da Cia Giradança (2018–2023) e é co-fundador da Torta Plataforma de Arte Expandida, criada em 2024.
Pedro Vitor é artista potiguar multimídia e PCD (TEA), graduando em Comunicação Social – Audiovisual pela UFRN. Colabora conceitualmente com artistas e companhias de dança no RN e no Nordeste, pensando a cultura a partir de coletividades dissidentes e da experiência da Torta Plataforma, onde desenvolve suas pesquisas entre corpo, imagem e som.
Já o Coletivo A Gente surge a partir de um ato de coragem, movido por sonhos. Atualmente, gestado por quatro jovens artistas potiguares pertencentes a Zona Oeste de Natal, RN, o grupo vem atuando de forma independente, desenvolvendo ações de arte-educação para transformar a realidade dos territórios em que atuam, especialmente, o bairro de Felipe Camarão. O Coletivo A Gente é formado por jovens negros e pertencentes a comunidade LGBTQIAPN+, moradores da periferia da cidade de Natal, RN. Homens e mulheres, cis e trans, negros e branco, neurodivergentes.
Show encerra o III Festival Manoca Barreto e celebra 50 anos de trajetória do violonista Alessandro Penezzi
O Som da Mata recebe o III Festival Manoca Barreto com show de Alessandro Penezzi
O Som da Mata recebe nesse domingo, o show “50 Anos” do violonista e multi-instrumentista Alessandro Penezzi , um dos grandes nomes da música instrumental brasileira. Natural de Piracicaba (SP), Penezzi é reconhecido por sua virtuosidade e pelas parcerias com artistas como Dominguinhos, Yamandú Costa, Zimbo Trio, Danilo Brito e Carlos Malta , além de passagens por orquestras e turnês em mais de 15 países.
A apresentação integra o encerramento do III Festival Manoca Barreto, realizado em parceria com a Escola de Música da UFRN (EMUFRN) que presta homenagem ao saudoso guitarrista e professor Manoca Barreto (in memoriam) , um dos pioneiros na inserção da música popular no ensino acadêmico e o primeiro artista a se apresentar no palco do Som da Mata.
O festival é coordenado pelo professor Cléber Campos , com vice coordenação de Anderson Pessoa , reafirmando o compromisso da EMUFRN e do Som da Mata com a valorização da música popular, o legado de seus mestres e o fortalecimento da cena instrumental potiguar. O projeto Som da Mata acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro da UNIMED Natal, Uniclube, Pet+Saúde, Casa de Saúde São Lucas, além do apoio do IDEMA e da Padaria Hora do Pão.
Grupo potiguar apresenta o espetáculo “Ubu: O Que é Bom Tem Que Continuar!” na Comunidade da África, na Redinha.
Clowns de Shakespeare realiza apresentação gratuita na Zona Norte de Natal
Após circular por cidades das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, o grupo de teatro potiguar Clowns de Shakespeare retorna a Natal para uma apresentação gratuita do espetáculo “Ubu: O Que é Bom Tem Que Continuar!”. A sessão acontece no dia 25 de outubro, às 17h30, na Comunidade da África, no bairro da Redinha, Zona Norte da capital. Haverá tradução para Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição.
Fundado em 1993, o Clowns de Shakespeare integra a Rede Pavio e é um dos grupos teatrais mais reconhecidos de Natal. Ao longo de sua trajetória, foi premiado com o Shell de Teatro e o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), além de realizar turnês por todo o Brasil e em diversos países da América Latina e da Europa.
“É uma felicidade estar voltando a apresentar em Natal. Faz tempo que a gente não se apresenta na cidade em um formato mais aberto para a comunidade. Então é sempre bom voltar, especialmente à Zona Norte, onde será apenas a segunda apresentação do Ubu em toda a história do espetáculo. Dessa vez, ainda teremos a alegria de estrear na Comunidade da África e fazer essa parceria com o Carcará, o que nos deixa muito felizes”, comenta Diogo Spinelli, integrante do grupo.
Clowns de Shakespeare
“Ubu: O Que é Bom Tem Que Continuar!” é uma obra de rua e popular, criada pelos grupos potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa. Inspirada nas personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica peça “Ubu Rei”, de Alfred Jarry, a montagem propõe uma continuação da história original, ambientando os personagens em um país imaginário com traços latino-americanos. Entre influenciadores e cachos de banana, Pai e Mãe Ubu seguem em sua jornada absurda e insaciável pelo poder. Assim como na obra original, a sátira política perpassa toda a encenação, abordando temas como injustiças sociais e manipulação da informação.
A apresentação integra a Seleção Pública nº 020/2024 – FIC – Edital Clarice Palma, que apoia financeiramente espetáculos teatrais em territórios em situação de vulnerabilidade social no município do Natal, e conta com o apoio cultural da Prefeitura do Natal.
No mês em que se comemora o Dia do Nordestino, a potiguar Iranilda Albuquerque convida o público para um espetáculo que celebra o forró, a cultura e a alma nordestina
Deusa do Forró celebra 40 anos de carreira com show no Teatro Riachuelo e homenageia a força do Nordeste
Ela carrega no nome a essência do ritmo mais característico do Nordeste. Deusa do Forró, como é conhecida a potiguar Iranilda Albuquerque, chega aos 40 anos de carreira celebrando o amor pela música nordestina e a força de suas raízes. No dia 24 de outubro de 2025, às 20h, ela sobe ao palco do Teatro Riachuelo Natal, com o seu tradicional triângulo na mão, para um espetáculo emocionante e cheio de simbolismo: “Deusa, 40 anos de Forró Raiz e Resistência”.
O show, que acontece justamente no mês em que se comemora o Dia do Nordestino, é uma homenagem ao legado de um povo que transforma luta em poesia e saudade em canto. “De onde eu venho, meu cantar é um lamento”, costuma dizer a artista, resumindo em uma frase o sentimento que guia sua trajetória e a paixão que dedica à cultura popular.
Natural de Acari-RN e radicada em Parnamirim desde a infância, Deusa se consolidou como uma das principais vozes do forró tradicional, reverenciando mestres como Luiz Gonzaga, Marinês e Jackson do Pandeiro. Sua presença de palco, marcada por autenticidade e emoção, faz dela uma verdadeira guardiã da música nordestina — uma mestra do forró de raiz, reconhecida por público e crítica.
Com uma carreira que ultrapassa fronteiras, a artista já representou o Brasil no III Festival de Artes e Cultura Popular de Pequim, em 2010, e participou do Baião in Lisboa em 2023, ao lado do maestro Marcos Farias. Em 2024, foi destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), levando o som autêntico do Nordeste como símbolo da identidade e do turismo potiguar.
Deusa do Forró celebra 40 anos de carreira
Na televisão, brilhou em rede nacional, conquistando nota máxima no quadro “Dez ou Mil” do Programa do Ratinho (2019) e encantando o público no Música na Band, com Zeca Camargo, em 2021. Entre seus prêmios mais recentes estão o Troféu Cultura 2023 (Melhor Cantora do RN), o Prêmio Hangar 2024 (categoria Forró) e o título de Mestra em Forró de Raiz pela Lei Paulo Gustavo.
No palco, Deusa emociona com espetáculos que unem arte e memória, como “Deusa, Gente de Marinês”, que tem percorrido escolas e teatros do estado. Em festivais, reafirma sua originalidade, como ao vencer o Festival MPB 84 com a música autoral “Triângulo, Zabumba e Sanfona”. Encerrando o ano de 2024, embarca novamente para a Europa, com shows marcados em Paris, Lille e Stuttgart, levando o forró potiguar além-mar.
Com 4 DVDs, 5 CDs e 1 EP lançados, Deusa do Forró celebra quatro décadas de arte com o mesmo brilho de quem nunca se afastou de suas origens. No palco, ela entrega emoção, poesia e ritmo — reafirmando que o forró continua sendo o coração pulsante do Nordeste brasileiro.
O espetáculo é uma realização da Idearte Produções, uma das produtoras mais experientes em shows e espetáculos ao vivo do Nordeste, e promete uma noite inesquecível para quem carrega o amor pelas tradições e pela música de raiz. A artista interpretará grandes sucessos autorais e da musica nordestina.
Projeto promove oficinas, intercâmbio cultural e mostra cinematográfica internacional
URBANOCINE RN leva o cinema potiguar a Cuba
Durante o mês de outubro, o Festival URBANOCINE (RN) realiza uma série de atividades em Cuba, incluindo oficinas de vídeo-cartas, musicalidades afro-latinas e fotografia documental nas cidades de San Antonio de los Baños e Havana. As ações acontecem em parceria com a histórica Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV), referência mundial na formação audiovisual latino-americana.
Criado em 2013, o URBANOCINE atua por meio de exibições públicas, projeções em espaços não convencionais e oficinas formativas que estimulam o debate sobre questões sociais, identitárias e territoriais a partir do cinema. Com uma trajetória marcada pela descentralização e pela inclusão, o projeto busca democratizar o acesso à produção e à fruição audiovisual, especialmente em comunidades afastadas dos grandes centros urbanos.
“O convite surgiu a partir de uma pesquisa que eu vinha desenvolvendo sobre o cinema latino-americano. Há muitos anos participei de um longa-metragem na Paraíba e conheci Dani, que foi estudar na EICTV. Dessa conexão nasceu a ideia de criarmos um festival de intercâmbio entre o cinema potiguar e o cinema cubano, aproximando nossas realidades e estéticas. Por meio de Dani, Gabs e da própria instituição, firmamos essa parceria que será uma atividade continuada”, explica Gustavo Guedes, idealizador do projeto.
Segundo Guedes, a programação em Cuba inclui oficinas de vídeo-cartas com comunidades locais, nas quais serão apresentadas produções realizadas no Rio Grande do Norte. A partir dessa troca, novas vídeo-cartas serão criadas em resposta às brasileiras, promovendo um diálogo audiovisual entre os dois países.
“Nosso objetivo é realizar uma semana de atividades em outubro e, com o material produzido, promover posteriormente em Natal uma mostra com as vídeo-cartas e filmes criados tanto no Rio Grande do Norte quanto em Cuba. Além disso, exibiremos obras potiguares, brasileiras e cubanas selecionadas a partir desse encontro em Havana”, completa o idealizador.
URBANOCINE
Entre os dias 18 e 25 de outubro, o URBANOCINE leva o cinema potiguar para Havana e San Antonio de los Baños. A programação inclui oficinas, apresentações de vídeo-cartas e a Mostra de Cinema Potiguar na EICTV, com filmes legendados em espanhol. O projeto também participará da produção de um curta-metragem em solo cubano, fortalecendo ainda mais o intercâmbio artístico entre os dois territórios. É o cinema potiguar e latino-americano em diálogo, criando pontes, afetos e novas narrativas. O URBANOCINE segue firme em seu propósito de fortalecer o audiovisual como ferramenta de expressão, pertencimento e transformação social.
A sétima edição do Festival URBANOCINE é uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte, Governo do Estado do RN, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. A produção é da Ilha Deserta. Todas as ações podem ser acompanhadas pelo perfil no Instagram (@urbanocine) e pelo site oficial do projeto: www.urbanocine.com.br.
Atividade será realizada no domingo(19) na Vogue Prime com entrada gratuita
Comitê Estadual de Cultura do RN promove encontro sobre cultura ballroom e profissionalização
O Comitê Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte realiza no dia 19 de outubro, às 16h, o Círculo de Cultura “Cultura Ballroom como Profissão e Modo de Vida para a População LGBTQIAPN+”, com a artista Tasha Kaiala. O encontro acontece na Vogue Prime, em Natal, e será seguido de um ball às 18h30. A entrada é gratuita e as inscrições estão disponíveis em https://linktr.ee/comitedeculturadorn.
Tasha Kaiala é MC, performer, mulher trans e artista independente, atualmente residente em São Paulo. Com presença marcante e expressão autêntica, transforma vivências em arte e emoção em discurso. Fundadora e força criativa da House of Dengo, Tasha é uma das referências da cena ballroom brasileira, unindo estética, performance e afeto em suas criações. Sua trajetória reflete coragem, liberdade e a potência de fazer da arte uma forma de existir e resistir.
O Círculo de Cultura propõe um debate sobre a cultura ballroom e sua dimensão profissional, destacando como essa expressão artística se estrutura e oferece caminhos de atuação para quem vive essa realidade. A atividade também busca ampliar o entendimento sobre os espaços e oportunidades de inserção dentro da comunidade.
O Comitê Estadual de Cultura do RN é coordenado pelo Grupo Facetas, o Casarão da Poesia e a Companhia Cultural Ciranduís, integrando o Programa Nacional dos Comitês de Cultura, uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Com duas décadas dedicadas ao entretenimento, produtor cultural potiguar será jurado em uma das maiores festas da música brasileira
Produtor cultural Jarbas Filho é convidado para integrar a Academia do Prêmio Multishow 2025
O produtor cultural e empresário Jarbas Filho, da Viva Promoções, foi convidado para integrar o time de jurados da Academia do Prêmio Multishow 2025, uma das mais importantes celebrações da música brasileira.
A cerimônia acontecerá no dia 9 de dezembro, ao vivo, com transmissão simultânea pelo Multishow, TV Globo e Globoplay, direto do Riocentro, no Rio de Janeiro. Nesta edição, o evento contará com apresentação de Tadeu Schmidt e Kenya Sade, além da participação especial de Milton Cunha, que promete levar sua irreverência e energia para o palco da grande festa da música nacional.
Com mais de 20 anos de atuação no entretenimento, Jarbas Filho é referência na produção de grandes eventos, festivais e projetos culturais no Rio Grande do Norte e no Nordeste. À frente da Viva Promoções, já realizou shows de nomes consagrados como Chico Buarque, Marisa Monte, Roberto Carlos, Skank, Titãs e Jota Quest, além de festivais que se tornaram parte do calendário cultural potiguar, como o Festival MPB84, o Pipa MPB Fest e o Festival Histórico de Natal.
Reconhecido por sua contribuição à cultura potiguar, Jarbas recebeu recentemente a Medalha de Mérito Cultural Djalma Marinho, concedida pelo colunista Toinho Silveira, em homenagem às personalidades que se destacam no incentivo à arte e ao desenvolvimento cultural do Rio Grande do Norte.
Sobre o convite, Jarbas Filho destaca a importância de representar o estado potiguar em um evento de tamanha relevância: “É uma grande honra fazer parte da Academia do Prêmio Multishow e contribuir com essa celebração da música brasileira. Tenho profundo respeito por todos os artistas que constroem nossa cultura e me sinto realizado em poder representar o Rio Grande do Norte nessa importante premiação.”
Com a nomeação, Jarbas Filho se junta a um seleto grupo de profissionais responsáveis por votar e decidir os ganhadores do Prêmio Multishow 2025, reforçando o protagonismo potiguar na cena cultural brasileira.
Evento reúne mais de 30 atrações na Arena das Dunas com transmissão nacional pela TV e internet
Festival Mada 2025: confira horários dos shows em Natal nos dias 17 e 18
O Festival Mada 2025 acontece nesta sexta-feira (17) e sábado (18) na Casa de Apostas Arena das Dunas, em Natal, reunindo mais de 30 atrações musicais em dois dias de evento. A programação oficial com os horários dos shows foi divulgada nesta terça-feira (14).
Com dois palcos principais montados no gramado e o tradicional Palco TIM – Baile da Amada, o festival terá abertura dos portões às 19h em ambos os dias. Os shows serão transmitidos pela Inter TV Cabugi para 45 emissoras da TV Globo nos estados do Nordeste, Norte e Sudeste, além de cobertura ao vivo pelo portal g1.
Entre os destaques da edição estão Mano Brown, Marina Sena, Liniker, BaianaSystem e o projeto “Dominguinho”, que reúne João Gomes, Mestrinho e Jota.Pê.
Festival Mada 2025
Sexta-feira, 17 de outubro de 2025
Abertura dos portões: 19h
Palcos principais:
19h30 – Dani Cruz (Palco 2)
20h30 – Melly (Palco 1)
21h30 – Boogarins (Palco 2)
22h30 – Marina Sena (Palco 1)
23h40 – Dominguinho: João Gomes, Mestrinho e Jota.Pê (Palco 2)
1h20 – Don L (Palco 1)
Palco TIM – Baile da Amada:
20h – Jadsa
21h15 – MC RB KBLZ convida Mika
22h30 – Tinoc
23h30 – Afreekasia
0h30 – Bateu Pode Comemorar
1h30 – D. Silvestre
2h45 – Febem
4h – Kenya20HZ
5h – Jennify C convida Casixtranha
Sábado, 18 de outubro de 2025
Abertura dos portões: 19h
Palcos principais:
19h50 – Guto Brant (Palco 2)
20h40 – Sourebel (Palco 1)
21h30 – Potyguara Bardo (Palco 2)
22h20 – Rachel Reis (Palco 1)
23h30 – BaianaSystem (Palco 2)
1h – Liniker (Palco 1)
2h30 – Mano Brown (Palco 2)
Palco TIM – Baile da Amada:
20h – Cheiro do Queijo
21h15 – Edgar
22h15 – Val Pescador
23h30 – Taj Ma House
0h30 – Brisa
1h30 – Seed Selector
2h45 – Katy da Voz e As Abusadas
3h50 – Irmãs de Pau
4h40 – Aya Ibeji
O Festival Mada é reconhecido por promover diversidade musical e reunir artistas consagrados e emergentes da cena nacional. A edição de 2025 reforça o compromisso com a valorização da cultura brasileira e a democratização do acesso à música.
Programação gratuita reúne música, teatro, dança e espaços recreativos para crianças e adultos em mais uma edição do Domingo na Arena
Dança, teatro e música animam o Domingo na Arena com programação gratuita para toda a família
O projeto Domingo na Arena realiza neste domingo, 19 de outubro, mais uma edição especial em homenagem ao Mês das Crianças, com uma programação repleta de dança, teatro, música e atividades recreativas. O evento acontece das 16h às 20h, na Praça Sul da Arena das Dunas, com entrada gratuita.
A tarde começa às 16h30 com uma aula de dança do FitDance Rio Grande do Norte, prometendo contagiar o público com coreografias animadas e muita energia. Em seguida, às 17h30, a Fábrica das Maravilhas apresenta o espetáculo “As Aventuras de Peter Pan”, que leva ao palco uma nova versão da clássica história sobre Wendy, Peter e Sininho em uma missão para impedir os planos do terrível Capitão Gancho.
Encerrando as apresentações, às 18h30, a cantora Rouxinol apresenta o show “Em Nome de Gal”, uma homenagem à obra de Gal Costa. Paulistana criada no tradicional bairro do Bixiga, Rouxinol iniciou sua trajetória nos palcos em 2004, atuando como cantora e backing vocal em bandas de diversos estilos. Atualmente reside em Natal, onde é aluna do curso técnico em Canto Popular da UFRN e da licenciatura em Música da UERN. No palco, estará acompanhada por Fernandinho Régis (violão), Adrielly Moura (bateria) e Anna Íris (saxofone alto).
Dança, teatro e música
Além das atrações artísticas, o evento oferece espaços de lazer e recreação com brinquedos infláveis, cama elástica, futmesa, carrinhos elétricos, bicicletas do Bora de Bike e as bolhas de sabão gigantes do Universo Bolhástico. A estrutura conta ainda com praça de alimentação, acessibilidade pelo projeto Bike sem Barreiras, interpretação em Libras e a ação ambiental “Um Abraço Tudo Muda”, com distribuição de mudas de plantas.
O Domingo na Arena é uma realização da Poti Produções, com patrocínio da Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão, e da Unimed Natal.
Projeto da Rede Potiguar de Música celebra a música autoral potiguar e reúne artistas de diferentes gerações; ingressos à venda nas lojas Discol, Sem Etiqueta e Outgo
Cantautores: TAM recebe Iury Matias e Rousi Flor de Caeté nesta sexta (17)
O Teatro Alberto Maranhão (TAM) recebe, nesta sexta-feira (17), às 19h30, a edição de outubro da Mostra de Cantautores da Música Potiguar. Na ocasião, Iury Matias e Rousi Flor de Caeté realizam um encontro geracional e de ritmos que passeiam pelo samba, pelas sonoridades afro-indígenas e experimentações poéticas. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada e ingresso solidário), disponíveis nas lojas Discol, Sem Etiqueta e também online pela plataforma Outgo.
Promovida pela Rede Potiguar de Música (RPM) e pela Fundação José Augusto (FJA), a Mostra tem como objetivo valorizar a canção autoral produzida no Rio Grande do Norte, ao promover um intercâmbio entre artistas de diferentes gerações, origens e estilos. Os shows ocorrem mensalmente e já receberam nomes como Trio Toró, Jô Bay, Ismael Dumang, NUNIS e Júlio Lima.
”Estamos protagonizando uma experiência até aqui exitosa, com um elenco de artistas incríveis e público excelente, formado principalmente por estudantes. Temos a perspectiva de consolidar a Mostra como uma alternativa à programação de eventos da cidade e pleitear sua inclusão ao calendário cultural de Natal, oferecendo uma ótima opção de interação entre a comunidade e a arte produzida localmente”, destaca o atual coordenador da Mostra e também integrante da RPM, Esso Alencar, que abriu a temporada no TAM.
Cantautores
Iury Matias e Rousi Flor de Caeté
O cantor, compositor e instrumentista natalense Iury Matias construiu uma trajetória sólida que atravessa fronteiras. Já se apresentou em palcos no Brasil e no exterior, colaborando com artistas como Elza Soares, Zezé Motta, Aiace e Livia Mattos. Seu álbum mais recente, “Outro Tempo”, reafirma seu compromisso com uma música que une sofisticação instrumental, identidade nordestina e diálogo contemporâneo. Em 2023, foi reconhecido com o Prêmio Profissionais da Música.
A multiartista Rousi Flor de Caeté, por sua vez, traz ao palco um repertório que entrelaça natureza, ancestralidade e transformação. Nascida em Maceió e radicada em Pium, Rousi transita por diferentes linguagens (da música à literatura, passando por artes visuais, moda e design) em uma obra que reflete espiritualidade e engajamento social. Com nove anos de carreira, lançou em 2023 o álbum “Cantos de Transição”, indicado ao Prêmio Hangar e ao Troféu Cultura.
Até dezembro, o projeto segue com edições mensais, reunindo ao todo 12 artistas em seis encontros. Além dos shows, a iniciativa aposta na formação de plateia, na articulação entre agentes culturais e na defesa de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva da música. “Esses encontros revelam a pluralidade e a qualidade da nossa produção musical, reafirmando o papel da Mostra como um espaço de fruição e encantamento”, destaca a produtora Tatiane Fernandes, da Mapa Realizações Culturais.
A Mostra de Cantautores da Música Potiguar é realizada pela Rede Potiguar de Música (RPM) e Fundação José Augusto, Secretaria Estadual de Cultura, Governo do Rio Grande do Norte, com apoio do Teatro Alberto Maranhão e produção da Fel Produções de Arte, Mapa Realizações Culturais e Núcleo de Produção Cultural Cooperada.
Espetáculo reúne obra clássica de Stravinsky e cosmogonias originárias
Companhia de Dança Deborah Colker se apresenta em Natal nos dias 14 e 15 de outubro
O Ministério da Cultura, a Petrobras e a Vale apresentam “Sagração”, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O espetáculo realiza duas apresentações no Teatro Alberto Maranhão, nos dias 14 e 15 de outubro.
Na versão dirigida por Deborah Colker, a música clássica de Stravinsky encontra ritmos brasileiros no espetáculo inspirado por visões ancestrais sobre a origem do mundo. “Sagração” estreou no dia 21 de março de 2024 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Fundada em 1994, a Companhia realizou mais de duas mil apresentações em mais de 100 cidades de 35 países, totalizando um público de cerca de 4 milhões de pessoas em todas as suas performances.
“Durante esses anos, assistimos e participamos de muitas transformações na cultura, na política e na economia. Chegamos até aqui porque temos este espírito de evolução, que é um tema muito precioso para o novo espetáculo”, avalia o diretor executivo João Elias, que fundou a companhia de dança com Deborah Colker.
O processo criativo de “Sagração” durou dois anos e meio. O espetáculo é uma livre adaptação de “A Sagração da Primavera”, obra composta pelo russo Igor Stravinsky, que ganhou projeção mundial pela montagem estreada em Paris em 1913, com coreografia de Vaslav Nijinsky e produção de Sergei Diaghilev para os Ballets Russes. A composição musical é considerada revolucionária por introduzir estruturas rítmicas e harmônicas nunca antes utilizadas em partituras.
“Quando decidi recontar esse clássico, pensei que teria de ser a partir da cosmovisão de povos originários do Brasil”, lembra Deborah, que também é pianista. “Stravinsky foi responsável por pontos de ruptura e provocação entre o erudito e o primitivo. ‘A Sagração da Primavera’ representa esses pontos de evolução da humanidade”.
Companhia de Dança Deborah Colker
Foi em uma viagem para o Xingu, durante o Kuarup, e no encontro com as aldeias indígenas Kalapalo e Kuikuro, que Deborah conheceu Takumã Kuikuro. O cineasta contou à ela como o povo do chão recebeu o fogo do Urubu Rei. Essa história é dançada e acompanhada por narração do próprio Takumã e faz parte da coleção de cosmogonias que a diretora reuniu para montar a dramaturgia do espetáculo.
“Tudo só poderia ter começado com uma mulher. Uma avó. A avó do mundo”, conclui Deborah, que, com a assessoria de Nilton Bonder, revisitou a mitologia judaico-cristã. Do livro “Gênesis”, as passagens sobre Eva e a serpente e também Abraão ganham cenas que destacam momentos de ruptura. “São dois mitos que elaboram sobre a consciência humana: pela autonomia de uma mulher que desperta para caminhos interditados e transgride; e de um homem que sai da sua casa e cultura em direção a si mesmo”, destaca Nilton Bonder. Além das alegorias bíblicas, a coreógrafa também buscou referências na literatura científica.
“A versão mais recente da nossa espécie é a Homo sapiens sapiens que, assim como outros seres, precisa se adaptar constantemente”, pontua Deborah, destacando a presença das personagens que representam bactérias, herbívoros e quadrúpedes no espetáculo. “Nossa dramaturgia é feita da poesia presente em mitos e teorias que pensam a existência da vida em nosso planeta”. A coreógrafa, em parceria com o diretor musical Alexandre Elias, introduziu à partitura instrumental de Stravinsky a sonoridade pujante das florestas e ritmos brasileiros.
Boi bumbá, coco, afoxé e samba foram introduzidos à criação de Stravinsky. Aos acordes de instrumentos de orquestra, o diretor musical adicionou flauta de madeira, maracá, caxixi e tambores. Os paus de chuva também entram em cena no arranjo executado ao vivo pelos bailarinos. Para dar vida às narrativas e trajetórias do espetáculo, o cenógrafo Gringo Cardia incorpora 170 bambus de 4 metros de altura que simbolizam resistência e flexibilidade.
As inscrições são gratuitas e acontecem entre os dias 4 e 6 de novembro, na Pinacoteca do estado
Projeto Órbita promove oficina gratuita de desenho e sessões de observação em Natal
Com objetivo de promover a arte contemporânea em Natal, o projeto Órbita Sessions promove entre os dias 4 e 6 de novembro, o “Órbita – oficinas de desenho e sessões de observação” na Pinacoteca do Estado, no bairro da Cidade Alta. O evento vai reunir artistas e produtores culturais do Rio Grande do Norte, promovendo gratuitamente oficinas de desenho e sessões de observação, uma arte milenar que proporciona uma integração entre as artes visuais e performativas. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no instagram @orbita_sessions
O projeto “Órbita – oficinas de desenho e sessões de observação” busca trazer uma variedade de pessoas, habilidades e trajetórias não só para incluir diversas feituras de arte. Para participar não precisa ter experiência com a arte do desenho, visto que todas as atividades programadas contaram com oficineiros com larga experiência no campo artístico. “O evento é uma oportunidade de reunir artistas dos mais variados segmentos culturais, ao mesmo tempo em que a gente proporciona uma janela formativa para quem nunca teve contato com o traço. Dos mais jovens aos mais experientes, o projeto Órbita quer promover o acesso a arte a toda a população”, destacou o Coordenador Geral do evento, Yan Soares.
As oficinas de desenho acontecem entre os dias 4 e 6 de novembro, sempre a partir das 10h. Os temas são diferentes e os participantes podem se inscrever em mais uma. No dia 4, acontece a oficina “O Ritmo do Corpo”, ministrada por Eriwelton Machado com foco no desenho de corpos em movimentos, poses sequenciadas, rastros e a sensação de deslocamento, treino para a anatomia e expressividade corporal. No dia 5 acontece a oficina “Emoções em Cena” ministrada por Daniel Torres com foco no desenho de rostos, expressões faciais e a transmissão de sentimentos, treino para a anatomia do rosto, e para a sensibilidade em geral. E por fim, no dia 6 será a vez do “Abstração e performance”, uma oficina ministrada por Marcone com foco no desenho abstrato, um treino de experimentação e livre interpretação a partir de estímulos visuais mais ousados.
Além das oficinas, as sessões de observação reforçam o aprendizado da técnica do desenho com a participação de artistas no local. No turno vespertino de cada dia, o evento convidou atores, dançarinos e performances para dar vida ao trabalho dos alunos. Com a presença das BGirls Vanny e Enay, integrantes do Extreme BGirls, crew feminina de breaking dance. Os atores Caju e José Medeiros, que vão auxiliar nas sessões. E no último dia, a sessão vai contar com a presença de artistas performances como a Pequena Sereia Ixtranha e Cajjuina Ixtranha, integrantes da Casixtranha, uma house da cena Ballroom.
O projeto “Órbita – oficinas de desenho e sessões de observação” tem apoio da Pinacoteca Potiguar e é uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Sistema Nacional de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Projeto Órbita
Confira a programação:
04/11 | O RITMO DO CORPO
Oficina de desenho de corpos em movimento | Por Eri Welli
Sessão de desenho de observação | Com BGirl Vanny e BGirl Ennay
05/11 | EMOÇÕES EM CENA
Oficina de desenho de expressões faciais | Por Daniel Torres
Sessão de desenho de observação | Com Caju e José Medeiros
06/11 | ABSTRAÇÃO EM PERFORMANCE
Oficina de desenho abstrato e gestual | Por Marcone Soares
Sessão de desenho de observação | Com Pequena Sereia Ixtranha e Cajjuina Ixtranha
Como única produção gravada fora do eixo Rio-São Paulo, Pracinhacast concorre com nomes como Fernanda Paes Leme
Jornalista Wender Gomes é indicado como Melhor Apresentador de Videocast em premiação internacional
O jornalista e comunicador potiguar Wender Gomes, natural de Canguaretama/RN, foi indicado ao prêmio de Melhor Apresentador de Videocast no Rio WebFest 2025, um dos maiores festivais de conteúdo digital do mundo, com reconhecimento internacional. A premiação reúne produções de mais de 20 países e celebra criadores e projetos que inovam na linguagem audiovisual e fortalecem a diversidade de narrativas. A indicação é fruto do trabalho à frente do PracinhaCast, videocast potiguar também indicado na categoria Melhor Videocast.
Concorrem ao mesmo prêmio as apresentadoras Fernanda Paes Leme, do videocast Grande Surto (SP), e Giovana Fagundes, do DR – Discutindo Relações (RJ), nomes já consolidados no cenário nacional. Entre os dez indicados ao Prêmio de Melhor Apresentador(a) em Videocast, nove produções são do Sudeste, tendo o Rio Grande do Norte como o único representante fora do eixo Rio–São Paulo.
O projeto se destaca como uma proposta pioneira no país ao unir a cultura das praças públicas a um formato contemporâneo de videocast, rompendo com os estúdios fechados e levando o podcast diretamente para o território, ao ar livre, onde a vida pulsa. “As praças sempre foram lugar de conexão e muito afeto, lugar de contar e ouvir boas histórias. Temos lindas histórias no nosso Rio Grande do Norte e precisamos valorizar essas vozes. Receber esse reconhecimento internacional já é um prêmio”, afirma Wender Gomes.
O PracinhaCast transforma espaços urbanos em ambientes de escuta, afeto e partilha. A cada episódio, artistas, educadores e fazedores da cultura popular potiguar, pertencentes aos bairros de cada praça, compartilham suas vivências e memórias.
Jornalista Wender Gomes é indicado como Melhor Apresentador
Idealizado e apresentado por Wender Gomes, o videocast tem direção do premiado ator José Neto Barbosa, sendo uma realização da POSS Comunicação e Cultura, em parceria com a FCD Filmes. A primeira temporada foi produzida com apoio institucional das prefeituras de Natal e Parnamirim, além do Ministério da Cultura.
Os episódios estão disponíveis nas plataformas de áudio e no canal YouTube.com/poss.youtube. A cerimônia do Rio WebFest 2025 acontece em novembro, no Rio de Janeiro, reunindo criadores do Brasil e de diversos países, e reafirma a força das produções independentes e regionais no cenário global do audiovisual digital.
Grupo apresenta repertório autoral e releituras da música brasileira no Anfiteatro Pau-brasil, neste domingo
Jubileu Filho Trio se apresenta no Som da Mata
Neste domingo, o Som da Mata apresenta o Jubileu Filho Trio , em um show instrumental que promete encantar o público no Anfiteatro Pau-brasil. O guitarrista e violonista Jubileu Filho sobe ao palco ao lado de Paulo de Oliveira (contrabaixo) e Anderson Mello (bateria), em um repertório que reúne composições autorais dos seus três álbuns e releituras de clássicos da música brasileira, com arranjos que valorizam a musicalidade e a interação entre os músicos.
Com uma trajetória marcada por apresentações recentes em projetos como o Quarta Autoral (Natal/RN), o programa Jazz em Cena (CCBNB Fortaleza) e o Espaço Cultural DoSol (Natal/RN), o trio vem consolidando sua sonoridade sempre com uma proposta artística sofisticada, envolvente e cheia de identidade. O projeto Som da Mata acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro da UNIMED Natal, Uniclube, Pet+Saúde, Casa de Saúde São Lucas , além do apoio do IDEMA e da Padaria Hora do Pão.
Ela foi vencedora do Oscar de Melhor Atriz em 1977
Vencedora do Oscar de Melhor Atriz de 1977 pelo filme Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, Diane Keaton morreu neste sábado (11), aos 79 anos, segundo um comunicado divulgado por sua família. Ainda não há detalhes das causas.
Diane começou sua carreira no teatro e em 1970 chegou ao cinema e à TV, fazendo participações em filmes menores e em seriados. Seu primeiro longa foi As Mil Faces do Amor. Depois disso fez aparições em algumas séries e em 1971 entrou para o elenco de O Poderoso Chefão, que seria lançado em 1972. Ela já se tornou bem conhecida por sua atuação neste clássico de Francis Ford Coppola e sua carreira deslanchou rapidamente depois disso. No mesmo ano atuou em Sonhos de um Sedutor ao lado de Woody Allen. Em 1974, trabalhou em O Poderoso Chefão 2.
Já com bastante reconhecimento, Diane seguiu em grandes produções em Hollywood. Em 1977 ganhou o Oscar de Melhor Atriz por Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, mais uma colaboração sua com o diretor e roteirista Woody Allen.
A atriz teve uma longa carreira e seguiu trabalhando bastante até recentemente. Seu último trabalho nas telas foi Summer Camp, mas ela também atuou em outras produções famosas nos últimos anos como De Repente 70, Procurando Dory (dublagem), Tudo em Família, O Pai da Noiva etc.
Diane nasceu em Los Angeles, em 1946, e nunca se casou oficialmente. Ela deixa dois filhos: Dexter e Duke.
Iniciativa destina renda obtida com a venda de souvenirs da marca para instituição referência no cuidado de crianças e adolescentes com câncer
Exposição Feito Potiguar une arte e solidariedade com ação em parceria com a Casa Durval Paiva
A exposição “Feito Potiguar: Identidade e Memória das Artes Visuais do RN”, em exibição no Palácio Potengi – Pinacoteca do Estado, também é palco de solidariedade. Além de celebrar a cultura potiguar com a exibição de telas e peças artísticas, a mostra reverte a renda da venda dos souvenirs em doações para a Casa Durval Paiva, referência no acolhimento e assistência a crianças e adolescentes com câncer e outras doenças hematológicas crônicas.
Participam da iniciativa os itens da marca Feito Potiguar, como camisas, bonés, canecas, cadernos e ecobags que podem ser adquiridos pelos visitantes como forma de apoiar a instituição filantrópica.
De acordo com o diretor superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, a ideia de criar uma ação solidária dentro da exposição é uma extensão natural do propósito do projeto. “O Feito Potiguar nasceu para fortalecer o sentimento de pertencimento e o orgulho de ser potiguar. Incluir a dimensão solidária é reafirmar que a identidade do nosso povo também se expressa pela empatia e pela capacidade de cuidar do outro”, destaca Zeca Melo.
Rilder Campos, presidente da Casa Durval Paiva, ressalta que a ação vai além do caráter beneficente ao fortalecer o elo entre cultura e responsabilidade social. “Cada produto vendido na exposição representa não apenas o talento do nosso povo, mas também esperança e cuidado para as crianças e famílias que acolhemos todos os dias”, afirma.
Exposição Feito Potiguar
Sobre a exposição
A exposição “Feito Potiguar: Identidade e Memória das Artes Visuais do RN” reúne obras assinadas por 51 artistas potiguares já falecidos que pavimentaram o cenário artístico do estado desde o fim do século XIX. Para o curador da exposição, Manoel Onofre, essa é uma oportunidade do público potiguar fortalecer a sua identidade cultural através de uma seleção que dá destaque a peças inéditas ou raramente vistas pelo público.
Dividida em quatro módulos temáticos — “Poética Fundante”, “Cascudo, as Tradições e o Folclore”, “Natureza Viva” e “Feito Feminino” — a exposição é um convite ao público para redescobrir o imaginário potiguar por meio de paisagens, tradições, personagens populares e referências à natureza local.
Entre os nomes presentes estão mestres como Erasmo Xavier, Moura Rabello, Newton Navarro, Dorian Gray, Xico Santeiro, Maria do Santíssimo, Leopoldo Nelson, Zaíra Caldas, além dos homenageados especiais Célia Albuquerque e Vatenor, o “pintor dos cajus”.
A programação inclui Mostra de Cinema infantil e oficina audiovisual com Thiago Lima.
URBANOCINE RN realiza ações em alusão ao Dia da Criança
O Festival URBANOCINE (RN) realiza hoje (9) ações em alusão ao Dia da Criança na Escola Estadual Newton Braga de Faria, no bairro do Alecrim, a partir das 13 horas. A programação inclui Mostra de Cinema infantil e oficina audiovisual com Thiago Lima.
Criado em 2013, o URBANOCINE atua através de exibições públicas, projeções em espaços não convencionais e oficinas formativas que promovem o debate sobre questões sociais, identitárias e territoriais a partir do cinema. Em uma trajetória marcada pela descentralização e inclusão, o projeto busca democratizar o acesso à produção e à fruição audiovisual, principalmente em comunidades afastadas dos grandes centros urbanos.
“Em dez anos, o URBANOCINE vem trabalhando cinema, identidade e cidadania, buscando incluir e dar acesso a pessoas que não estão inseridas em circuitos convencionais de cinema, seja em sua produção ou exibição. Acreditamos em um cinema como fator socializador, uma experiência coletiva e individual, capaz de acessar nossas emoções através da luz, do som e da imagem e essa ação que realizamos com as crianças já virou uma tradição”, afirma Gustavo Guedes, idealizador do projeto.
URBANOCINE RN
Atividades em Cuba
A partir do dia 18 de outubro, o URBANOCINE leva o cinema potiguar para as cidades de Havana e San Antonio de los Baños, em Cuba.
Até o dia 25 de outubro vão ser realizadas atividades como: oficina, apresentação de vídeo-carta, além de Mostra de cinema potiguar na EIC/TV {filmes legendados em Espanhol – ainda em processo de escolha} e Gravação/produção de um curta-metragem em Cuba.
Todas as ações podem ser acompanhadas através do perfil no Instagram @urbanocine e no site do projeto: https://urbanocine.com.br/
Edição especial do Som da Mata destaca jovens talentos da Ilha de Música em celebração ao Dia das Crianças
“Sonzinho da Mata” celebra o Dia das Crianças com a Ilha de Música no Parque das Dunas
O Som da Mata deste domingo especial de Dia das Crianças, apresenta o Sonzinho da Mata, uma ação que celebra os jovens músicos potiguares. O projeto recebe o grupo musical da Ilha de Música, formado por 23 crianças e adolescentes participantes das “Oficinas na Ilha’’, iniciativa promovida pela ONG. Sob a direção musical de Gilberto Cabral, o grupo sobe ao palco do Anfiteatro Pau-brasil, apresentando um repertório que mescla composições próprias, músicas populares brasileiras e cantigas infantis.
Fundada em 2006 por Gilberto e Inês Latorraca, a Ilha de Música é um projeto social que atua na comunidade da África, na Redinha (zona norte de Natal), que oferece aulas gratuitas de instrumentos musicais e promove a inclusão social por meio da educação musical. Durante anos, o grupo é a atração principal do Sonzinho da Mata, reforçando a proposta do Som da Mata de valorizar a música instrumental potiguar em um encontro onde o talento e a arte transformam vidas.
O projeto Som da Mata acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro da UNIMED Natal, Uniclube, Pet+Saúde, Casa de Saúde São Lucas, além do apoio do IDEMA e da Padaria Hora do Pão.
Artista paraibana firma parceria com a Luan Promoções e prepara novos projetos na música e na atuação
Lucy Alves assina contrato com a Luan Promoções e inicia nova fase na carreira
A cantora, compositora e atriz Lucy Alves acaba de oficializar sua parceria com a Luan Promoções, marcando o início de um novo capítulo em sua trajetória artística. A assinatura do contrato aconteceu nesta terça-feira (30) e promete abrir novas possibilidades na carreira da artista paraibana.
Referência no mercado do entretenimento, especialmente no forró, a Luan Promoções gerencia atualmente artistas como Mano Walter, Limão com Mel e Samyra Show. O escritório também já esteve à frente de carreiras como as de Wesley Safadão, Gabriel Diniz, Calypso e Saia Rodada, consolidando-se como uma das principais empresas do setor no país.
Reconhecida pela sua versatilidade e presença marcante tanto na música quanto nas artes cênicas, Lucy Alves chega à nova fase com grandes expectativas. Após se destacar em novelas, séries e em uma bem-sucedida carreira musical, ela se prepara para mergulhar em novos projetos que devem fortalecer ainda mais sua conexão com o público e sua representatividade no forró.
Projeto oferece 50 bolsas integrais e curso gratuito de formação em danças regionais com início em novembro
Escola de Danças Populares abre inscrições para curso de formação em 2025
A valorização e preservação das tradições culturais do Rio Grande do Norte ganham um novo espaço com a abertura das inscrições para a Escola de Danças Populares, que oferecerá um curso gratuito de formação em danças regionais. O processo seletivo está aberto até 10 de outubro de 2025, exclusivamente pelo site www.escoladedancaspopularesdorn.com.
O projeto é uma realização da RS Eventos, com aceleração cultural da Viva Promoções, e viabilizado pelo Programa Cultural Câmara Cascudo, mecanismo estadual de incentivo à cultura. Ao todo, serão ofertadas 50 vagas para alunos bolsistas, com bolsa no valor de R$ 400,00, ajuda de custo para transporte e lanche durante as aulas.
O curso terá duração de quatro meses (novembro/2025 a março/2026), totalizando 160 horas/aula. As turmas serão divididas nos turnos matutino (8h às 12h) e vespertino (13h30 às 17h30). Podem se inscrever estudantes a partir de 14 anos, matriculados na rede pública de ensino, além de profissionais da área de dança que desejem capacitação e possam comprovar atuação.
A grade contempla disciplinas como Psicomotricidade e Brincadeiras Rítmicas, Danças Folclóricas, Composição Coreográfica, Encenação e Montagem, entre outras, com foco em manifestações como caboclinho, coco de roda, araruna, boi, pastoril, baião e quadrilha.
Escola de Danças Populares
A seleção será feita em três etapas:
Pré-seleção virtual (11 a 14 de outubro);
Audições presenciais (20 a 22 de outubro), realizadas caso o número de inscritos seja maior que as vagas;
Matrículas presenciais (28 e 29 de outubro).
As aulas começam no dia 04 de novembro de 2025, em local a ser divulgado pela organização.
Essa exposição celebra a transformação de vidas por meio da cirurgia de fissura labiopalatina e marca o retorno da Operação Sorriso à cidade após 19 anos.
Exposição fotográfica celebra a força da transformação e marca o retorno da operação sorriso a Natal
Entre os dias 13 e 19 de outubro, o público potiguar está convidado a visitar a exposição “É Tempo de Sonhar”, no Natal Shopping, (Avenida Senador Salgado Filho, 2234, Av. das Brancas Dunas, 47 – Candelária, Natal – RN, 59064-900). A mostra fotográfica celebra a transformação de vidas por meio da cirurgia de fissura labiopalatina e marca oretorno da Operação Sorriso à cidade após 19 anos.
Com um olhar sensível e poético, a exposição reúne retratos captados pela fotógrafa Laíne Paiva, que registrou histórias emocionantes de crianças, jovens e adultos que tiveram suas vidas transformadas pelo trabalho voluntário da Operação Sorriso. As imagens revelam que sonhar não tem idade: cada fotografia é testemunho do instante em que um desejo íntimo deixa de ser imaginação e se torna realidade, como no caso de Dona Josefa, que realizou sua cirurgia aos 70 anos.
Exposição fotográfica
Mais do que uma mostra de arte, “É Tempo de Sonhar” é um convite à reflexão sobre a força do sonho coletivo e o impacto que a solidariedade pode ter na vida das pessoas. A exposição faz parte das atividades da Operação Sorriso em Natal, que entre os dias 13 e 18 de outubro realizará cirurgias gratuitas para crianças e adolescentes com fissura labiopalatina e promoverá capacitações para equipes de saúdelocais, em parceria com o NAIF – Núcleo de Atendimento Integral ao Fissurado e o Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes.
A iniciativa reunirá mais de 30 profissionais de saúde voluntários do Brasil e do exterior, com atuação em diversas especialidades, incluindo cirurgia plástica, anestesia, fonoaudiologia, odontologia e pediatria. A ação busca não apenas devolver sorrisos, mas também fortalecer a rede pública de saúde e deixar um legado duradouro na cidade.