montagem

Bailarinos do Giradança fazem residência para montagem de novo espetáculo

Bailarinos do Giradança fazem residência para montagem de novo espetáculo

Novas práticas e experimentos corporais estão presentes na coreografia que estreia em outubro

A companhia potiguar Giradança prepara novo espetáculo que será um despertar para a sensibilidade das possibilidades dos corpos em comunicação. “Por favor feche os olhos” está em fase de montagem, com residência/coreografia realizada em colaboração da companhia com os bailarinos Eduardo Fukushima e Bia Sano, e tem estreia marcada para o mês de outubro.

A residência teve início no final de julho e segue em um ritmo intenso. Em média, os bailarinos têm dedicado 8 horas por dia na construção do espetáculo, participando de aulas, discussões e experimentos cênicos. Tudo isso realizado pelo Programa Funarte de Ações Continuadas 2023 com ações continuadas de pesquisa, produção e difusão dos trabalhos da companhia.

Esta primeira etapa de montagem da obra está sendo conduzida pelo coreógrafo e dançarino paulista Eduardo Fukushima. O dançarino traz elementos da filosofia e práticas corporais chinesas e japonesas como Taoísmo, Seitai-ho e Zen Budismo que se entrelaçam com a dança.

A segunda fase da preparação, que inicia no mês de setembro, conta com a presença da também coreógrafa e dançarina Bia Sano, que pratica no Brasil as técnicas seitai-ho e teatro nô, ligadas à cultura japonesa, desde o ano de 2011.

O contato com estas técnicas, trazidas pelos coreógrafos, é algo novo para a companhia Giradança. Álvaro Dantas, que divide a direção artística da companhia com a bailarina Ana Vieira, afirma que todo o elenco está percebendo o corpo de outras maneiras e descobrindo outros modos de se mover, e acrescenta: “grandes surpresas estão por vir e estamos felizes e ansiosos para estrear ‘Por favor feche os olhos’ em Natal”.

De acordo com a Companhia, ‘Por favor feche os olhos’, que tem temporada agendada para o mês de outubro, na Casa da Ribeira, será um convite para adentrar em um outro tempo, tempo de cada corpo, de cada gesto, de cada palavra: um “tempo bom”.

O projeto “Por favor, feche os olhos” foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo Rio Grande do Norte, com o apoio da Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o patrocínio do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Fotos: André Rosa

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Bailarinos do Giradança fazem residência para montagem de novo espetáculo Read More »

Projeto Trapiá Semente realiza aulão teatral e apresentações em Caicó

Projeto Trapiá Semente realiza aulão teatral e apresentações em Caicó

Nesta terça-feira (18), mais de 130 jovens do Seridó se reúnem em encontro da fase Cultivar que visa promover a manutenção dos 16 grupos de teatro formados pelo projeto desde 2022

Nesta terça-feira (18), o Trapiá Semente realiza a ação Cultivar de seu projeto, que visa promover a formação de grupos de teatro com adolescentes da região do Seridó. Para marcar o momento, será realizado, em Caicó, um Aulão de Atuação para mais de 130 jovens, além da apresentação da esquete de abertura “Como Manter um Grupo de Teatro” e do espetáculo “Condenadxs”. A programação acontecerá no Centro Cultural Adjuto Dias, das 14h às 17h.

“Essa atividade tem uma beleza especial, porque reúne os 16 grupos participantes desde 2022. A ideia é que todos os jovens tenham a oportunidade de assistir a uma peça dentro de um teatro. Essa experiência amplia a percepção da linguagem teatral e para muitos será a primeira vez”, ressalta Tatiane Fernandes, diretora da Mapa Realizações Culturais, produtora cultural da iniciativa.

Ao longo de 2022, 2023 e 2024, o Projeto Trapiá Semente desenvolveu cursos livres de teatro em 16 cidades do Seridó, sendo estruturado em quatro fases: Semear, Regar, Florescer e Cultivar.

Na primeira etapa, os municípios recebem o espetáculo “Menino Pássaro” da Trapiá Cia Teatral para a comunidade escolar. No decorrer do ano, é desenvolvida a fase Regar, com oficinas dedicadas ao processo de criação e montagem do espetáculo e ensaios que culminam na fase Florescer, com a estreia da peça teatral encenada pelos jovens que contam sua história e exibem os símbolos da cultura de cada município.

No ano seguinte, cada município que acolheu as três primeiras ações recebe a fase Cultivar, que fortalece a manutenção dos grupos e apresenta o espetáculo “As Pelejas de Baltazar”, da Trapiá Cia Teatral.

O Trapiá Semente é produzido pela Mapa Realizações Culturais e foi contemplado no Edital Transformando Energia em Cultura, com patrocínio da Neoenergia Cosern, do Instituto Neoenergia, da Fundação José Augusto, da Secretaria Extraordinária de Cultura e do Governo do Rio Grande do Norte, através da Lei Câmara Cascudo.

Serviço:

Fase Cultivar do Projeto Trapiá Semente
Local: Centro Cultural Adjuto Dias – Caicó/|RN
Data: Terça-feira (18)
Horário: 14h às 17h

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Projeto Trapiá Semente realiza aulão teatral e apresentações em Caicó Read More »

Fãs já se aglomeram em frente a palco do show da Madonna no Rio

Fãs já se aglomeram em frente a palco do show da Madonna no Rio

Espetáculo terá início às 21h45 nas areias da Praia de Copacabana

Ainda era pouco antes das 9h deste sábado (4), quando dezenas de pessoas correram afobadas para se posicionar na grade em frente ao palco do show da cantora Madonna, que começa às 21h45.

O espaço era mantido isolado, por tapumes, desde o início dos trabalhos de montagem da megaestrutura, erguida nas areias da praia de Copacabana, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, para marcar o encerramento da turnê mundial da artista norte-americana.

A turista argentina Gloria González mantinha seu lugar próximo aos tapumes desde a noite de sexta-feira (3). Ela chegou ao Rio no meio da semana, especialmente para acompanhar o show da cantora, de quem é fã mas a quem nunca assistiu ao vivo.

Mesmo após a retirada dos tapumes, segurança ainda mantinham um cordão de isolamento. Quando eles permitiram que os fãs se aproximam da grade, os mais atentos conseguiram correr antes e se posicionar melhor. Gloria estava distraída e acabou chegando depois. Por sorte, a argentina fez amizade com uma brasileira que conseguiu reservar um lugar em que as duas conseguiram ficar encostadas na grade.

“Vamos ficar aqui até a hora do espetáculo, porque provavelmente é a minha última oportunidade de vê-la. Depois não sei onde ela vai se apresentar e nem se ela vai se apresentar de novo”, disse a turista, que se protegia do sol já forte com um chapéu preto, onde se lia “Madonna no Rio: eu fui”.

A fã mineira Adriana Cruzeiro veio para o Rio de Janeiro com o marido em um ônibus fretado. Chegou por volta das 5h30 da manhã e já buscou um lugar junto às grades, que nem são tão perto do palco, uma vez que há uma área VIP, para a qual o acesso é restrito a convidados dos organizadores, no meio do caminho.

“Estou disposta a ficar aqui até o final, porque outra oportunidade dessa, não vou ter nunca mais na minha vida. Vim com meu marido e três funcionários dele. Vamos ficar revezando aqui, para guardar o lugar até o show, mas depois de um certo horário, acho que vai ser impossível sair daqui”.

O paulista George Oliveira não faz questão de estar colado na grade, mas já tinha reservado um lugar, junto com o namorado e amigos, próximo dali. Sua estratégia para ver Madonna de perto? Um binóculo que pegou emprestado com o irmão. “Quero ver ela cantando, mexendo a boca. Se eu conseguir ver isso com o binóculo, já ganhei meu dia”, conta o esperançoso fã.

Outra estratégia usada para visualizar melhor o palco é subir em um banquinho. O ambulante Adálisson Pereira anunciava a venda do banco, apelidado de “camarote da Madonna”, por R$ 40. “Já vendi mais de 100 desde ontem. Por enquanto o preço está R$ 40, mas vai subir mais perto do show”.

Show

A prefeitura do Rio de Janeiro estima um público de 1,5 milhão na noite deste sábado, em Copacabana. O espetáculo da cantora, que começa às 21h45, terá duas horas de duração. O evento será aberto com DJ Barata, a partir das 18h45, e Diplo, às 20h, em um palco secundário, localizado próximo ao principal. Logo após o show de Madonna, haverá apresentação do DJ Pedro Sampaio.

Mais de 3 mil policiais devem garantir a segurança do evento, que contará com pontos de revista e câmeras de reconhecimento facial. O bairro será fechado a veículos particulares a partir das 18h e a ônibus e táxis, a partir das 19h30. As melhores opções para chegar ao show são o metrô e os ônibus.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fãs já se aglomeram em frente a palco do show da Madonna no Rio Read More »

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade