monumento

Ventania derruba galinha gigante às margens da BR-304 em Assú

Ventania derruba galinha gigante às margens da BR-304 em Assú

Monumento de 6 metros caiu após fortes ventos; estrutura será reconstruída

Ventania derruba galinha gigante às margens da BR-304 em Assú

Um monumento em formato de galinha gigante, instalado às margens da BR-304, no município de Assú, no Oeste do Rio Grande do Norte, foi derrubado por uma ventania nesta quinta-feira (23). A estrutura, com cerca de 6 metros de altura, estava localizada em um posto de combustíveis e era considerada um símbolo da entrada da cidade.

A escultura caiu completamente, restando apenas os pés fixados no local original. Apesar do impacto, ninguém ficou ferido. Parte da estrutura permaneceu intacta, e o posto responsável pela instalação informou que iniciará a reconstrução do monumento nesta sexta-feira (24).

Ventania derruba galinha gigante
Ventania derruba galinha gigante

Atração local

O monumento havia sido ampliado recentemente, ganhando uma versão mais imponente que chamava a atenção de motoristas e turistas que passavam pela rodovia. Desde sua instalação, a galinha gigante se tornou um ponto de referência e curiosidade na região.

A queda foi registrada em vídeo por moradores e rapidamente repercutiu nas redes sociais. O local onde a escultura estava instalada foi isolado para segurança e para os trabalhos de remoção e reparo.

Foto: Thalis Lucena/Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ventania derruba galinha gigante às margens da BR-304 em Assú Read More »

Nova Avenida do Contorno será testada para fluxo de trânsito em Natal

Nova Avenida do Contorno será testada para fluxo de trânsito em Natal

Obra revitaliza Centro Histórico, criando áreas de lazer, ciclovias e facilitando o acesso entre bairros

Nesta terça-feira (19.nov.2024), a Prefeitura de Natal abrirá a nova Avenida do Contorno para teste operacional, visando a avaliação do trânsito de veículos. A operação assistida será monitorada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), que ajustará o fluxo conforme necessário. O projeto faz parte da revitalização do Centro Histórico, com investimento de aproximadamente R$ 45 milhões.

O trecho renovado inclui pistas de cooper, ciclovias e espaços de contemplação, transformando a avenida em uma área propícia para lazer e o turismo, com vista para o pôr do sol sobre o Rio Potengi. A gestora da STTU destacou que a obra promove a valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade.

A segunda etapa da obra removeu o canteiro central da avenida e prevê a instalação de uma rotatória no cruzamento do Viaduto do Baldo, substituindo um semáforo. A reconfiguração da área promete melhorar a mobilidade entre a Ribeira, o Centro e o Alecrim, fortalecendo o turismo na Cidade Baixa.

Além disso, a Prefeitura segue com as obras na Pedra do Rosário, incluindo melhorias nas ruas adjacentes e a construção de um monumento em homenagem à padroeira, Nossa Senhora da Apresentação.

Foto: Miguel Trigueiro/STTU/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Nova Avenida do Contorno será testada para fluxo de trânsito em Natal Read More »

No RN, governo inaugura monumento em homenagem a centenário de Paulo Freire e às '40 horas de Angicos'

No RN, governo inaugura monumento em homenagem a centenário de Paulo Freire e às ’40 horas de Angicos’

O Governo do Estado inaugurou neste domingo (19) um monumento em homenagem ao centenário de Paulo Freire e ao episódio conhecido como “As 40 horas de Angicos”. O equipamento está localizado no quilômetro 180 da BR-304, no lado esquerdo da rodovia no sentido Natal-Angicos, próximo ao pico do Cabugi, na região Central potiguar.

A obra é de autoria do escultor Guaraci Gabriel, e mede 12 metros de altura, 7 metros de largura. Instalada no terreno da Fazenda Serra Talhada, tem cerca de 3,5 toneladas em materiais de ferro que foram usados na confecção da escultura. Paulo Freire é considerado patrono da Educação brasileira, e há cerca de 58 anos alfabetizou, em Angicos, 300 adultos, entre homens e mulheres do campo.

40 horas de Angicos

A experiência, inédita no Brasil e implantada em Angicos, tinha uma meta ousada: alfabetizar adultos em 40 horas. O método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.

O método Paulo Freire foi desenvolvido no início dos anos 1960 no Nordeste, onde havia um grande número de trabalhadores rurais analfabetos e sem acesso à escola. Com a ditadura militar de 1964, Paulo Freire foi preso e exilado, e seu trabalho interrompido.

Foto: Raiane Miranda/Governo do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

No RN, governo inaugura monumento em homenagem a centenário de Paulo Freire e às ’40 horas de Angicos’ Read More »

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade