Senado debate ‘saídas temporárias’ após caso Lázaro

Saídas temporárias

Os senadores voltaram a discutir as saídas temporárias de presos no Brasil. O tema voltou a ficar em evidência após o caso do foragido Lázaro Barbosa, acusado de homicídios e estupros e procurado há mais de 15 dias em Goiás e região. Na última quinta-feira (24), os parlamentares retomaram a discussão sobre as regras para a progressão de regime e as saídas temporárias e de presos, pedindo a aprovação de projetos que endurecem as regras para os chamados saidões.

Durante a sessão remota, o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), que é autor do PL 227/2021, que altera a Lei de Execução Penal (Lei 7.210, de 1984) para incluir o estudo como requisito para que presos tenham acesso à progressão do regime da pena, foi um dos falou sobre o caso: “Toda a comoção que estamos vivendo não aconteceria se Lázaro continuasse na prisão. Por causa de assalto e estupro, ele foi preso em 2010. Teve progressão de pena para o semiaberto em 2013 e foi beneficiado com a saída temporária na Páscoa, em 2018. Decidiu que o saidão seria definitivo, e voltou a ser o que é: delinquente. Matou quatro pessoas de uma mesma família e sua fuga é tema obrigatório dos noticiários de rádio e TV em todo o país”, lamentou.

Kajuru lembrou que o projeto foi apresentado em fevereiro, bem antes do caso Lázaro se tornar conhecido, e disse acreditar que a aprovação poderia evitar novos casos como esse. Já o PLS 443/2017, projeto do senador Lasier Martins (Podemos-RS), endurece a pena para quem infringe a lei quando está usufruindo do benefício de saída temporária em situações similares, como a liberdade condicional e a prisão domiciliar, ou por fugitivos do sistema prisional.

De acordo com o projeto, para os crimes cometidos nessas situações, o texto prevê um aumento de pena de um terço até a metade, se também forem cometidos com violência ou grave ameaça à vítima.

“Eu entendo que o Senado não pode se omitir neste problema que não é único; constantemente, tem havido bandidos com crimes semelhantes e estamos vendo uma senda de crimes desse Lázaro Barbosa, disse Lasier na última quarta-feira (23), ao pedir que o projeto entre na pauta.

Caso Lázaro embasa projeto que proíbe saídas temporárias

Com base no caso Lázaro, o senador Reguffe (Podemos-DF) apresentou o PL 2.771/2021, que proíbe as saídas temporárias para condenados por crimes hediondos. O motivo, segundo o senador, é a maior periculosidade desses criminosos: “Como se sabe, inúmeros são os beneficiários dessas ‘saídas temporárias’ que não retornam ao final do prazo estipulado, muitos deles voltando a delinquir, levando extrema insegurança à população de bem que assiste a tudo isso atônita”, explicou o senador ao apresentar o projeto.

Como funciona a lei que permite as saídas atualmente

A Lei de Execução Penal autoriza até 35 dias de “saidão” durante o ano, com no máximo sete dias por cada saída. A concessão depende dos juízes que acompanham a execução penal e tem como requisitos comportamento adequado; cumprimento mínimo de parte da pena e compatibilidade do benefício com os objetivos da pena. Normalmente, o benefício é concedido em datas como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e Ano Novo, mas há estados em que os juízes concedem saídas, por exemplo, nas festas juninas e em outras datas.

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês