Vereadores de Natal visitam Ponta Negra e discutem situação dos ambulantes

Vereadores de Natal visitam Ponta Negra e discutem situação dos ambulantes

Sete vereadores de Natal realizaram uma visita técnica na Praia de Ponta Negra, na zona Sul da capital, ao lado de representantes de secretarias municipais para averiguar e discutir a situação dos trabalhadores informais e as propostas para efetivação do plano de ordenamento para donos de quiosques e ambulantes.

Estiveram presentes na praia os vereadores Nivaldo Bacurau (PSB), Brisa Bracchi (PT), Klaus Araújo (SDD), Luciano Nascimento (PTB), Robson Carvalho (PDT), Nina Souza (PDT) e Hermes Câmara (PTB). Eles pontaram sugestões para uma melhor organização da orla mais famosa do estado.

A visita à orla realizada ontem foi resultado de reunião que foi realizada na Prefeitura Municipal, na última terça-feira (17), proposta pelo vereador Raniere Barbosa (Avante). Na ocasião, os participantes trataram a situação de mais de 300 famílias que têm suas rendas dependentes do turismo na praia, como trabalhadores informais, os ambulantes e artesãos.

“Estamos aqui defendendo o direito destas pessoas continuarem trabalhando de forma organizada e controlada, sem gerar uma crise e revolta da parte dos que precisam trabalhar e são alvos de fiscalização. Vamos tentar construir um consenso entre os ambulantes e a Prefeitura”, disse Raniere Barbosa, que preside a Comissão de Finanças Orçamento Controle e Fiscalização da Casa.

O presidente da Comissão de Turismo da Câmara, vereador Hermes Câmara, considerou que a visita tem o propósito de contribuir com os trabalhadores da praia: “São pessoas que precisam trabalhar e estamos lutando para que tenham condições de trabalhar e não impedi-los de terem sua renda através do trabalho na praia”, afirmou.

De acordo com o supervisor-chefe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Leonardo Almeida, o objetivo da iniciativa com os vereadores é reorganizar o plano de ordenamento determinado pela justiça em 2016. “O Plano proíbe toda e qualquer ocupação no calçadão, assim como a manipulação de alimentos na praia. Há uma série de restrições que essa decisão traz, mas sabemos que a realidade que temos extrapola essa decisão. Nessa vistoria estamos avaliando e buscando propostas para encontrarmos um meio termo que atenda os trabalhadores e a lei”, explicou o supervisor.

A vereadora Nina Souza, líder da bancada governista, destacou que é necessário garantir o trabalho dos ambulantes, mas de forma organizada. “Sabemos que essas pessoas dependem desse trabalho, mas tem que ser feito de forma organizada. A gente precisa encontrar um meio termo e isso só se consegue com organização. A Prefeitura precisa saber quem são, quantos são, o que fazem, para poder estabelecer regras. Enquanto não estabelecer regras, não pode punir”, disse a parlamentar.

Foto: Francisco de Assis/Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês