Vigilante que sacou arma em manifestação no Alecrim é filiado ao PSOL; partido iniciou processo de expulsão do homem

Homem flagrado sacando arma para mulheres em manifestação no Alecrim é filiado ao PSOL; partido iniciou processo de expulsão do vigilante

Mulheres do Partido Socialismo e Liberdade (PSol) no Rio Grande do Norte exigem a expulsão do vigilante que sacou arma durante manifestação na última quarta-feira.

Betuel Silva Chagas, o vigilante que sacou arma para as mulheres que se manifestavam no Alecrim na última quarta-feira, 25 de agosto, é filiado ao PSOL. De acordo com uma nota oficial divulgada pelo partido na tarde desta quinta-feira, 26, os trâmites para que Betuel seja “julgado e punido nas instâncias legais” já foram iniciados.

Vigilante que sacou arma em ato no Alecrim faz BO contra mulheres; Betuel Chagas alega ‘infração ao direito de ir e vir’

Além disso, o PSOL também alega que já requisitou a retirada imediata dos direitos políticos de Betuel dentro da legenda e aguarda a expulsão do vigilante dos quadros do partido. De acordo com informações, Betuel Silva Chagas, de 39 anos, apesar de não ser militante, tem seu nome ligado à sigla.

VÍDEO: Homem saca arma e aponta para mulheres que participavam de ato em alusão ao Agosto Lilás no Alecrim

Confira a nota oficial do PSOL em que pede expulsão de vigilante que sacou arma e ameaçou mulheres:

Unidas, mulheres de vários partidos, coletivos e movimentos sociais foram às ruas no dia de ontem, 25/08/2021, em ato de alusão ao mês do Agosto Lilás, construído com o objetivo de chamar atenção da sociedade sobre os diversos tipos de violência sob as quais estamos submetidas, e a urgente necessidade de que o Estado assuma a responsabilidade e garanta a segurança e vida das mulheres. Nesse sentido, o bairro do Alecrim, em Natal/RN, foi o local escolhido, por ter sido cenário do assassinato brutal de Joice Cilene, morta pelo seu companheiro no dia 11/08/2021 a facadas numa das calçadas das lojas do centro.

É com muito pesar e revolta, que semana a semana temos presenciado nos noticiários, os crescentes casos de feminicídio em nosso Estado, um dos mais letais do país para mulheres e pessoas LGBT. Calcula-se pelo menos 23 vítimas, desde o início da pandemia até agora, enquanto a violência doméstica cresceu em até 44,3%. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Sou da Paz (ISP) e publicada pelo jornal Folha de São Paulo mostrou que nos últimos 20 anos, 51% das mortes de mulheres vítimas de violência letal foram mortas por disparo de arma de fogo por arma de fogo, onde 70,04% dessas mulheres são negras, 51, 8% eram jovens de até 29 anos e 43% das vítimas fatais residiam no Nordeste do Brasil.

Apesar desse cenário, nos últimos anos, o desmonte das verbas destinadas à segurança e vida das mulheres tem sido ainda mais acelerado, e é expressiva a relação entre o aumento da violência feminicida, e a redução dessas políticas públicas. o Governo Bolsonaro nessa direção praticamente zerou o orçamento do Ministério da mulher, da família e dos direitos humanos, enquanto concentra os seus esforços em facilitar o acesso de armas a sociedade civil, mesmo diante da crise econômica, política e sanitária que estamos vivenciando, aprofundada por seu governo, e institucionalizando nos mais diversos campos e domínios a sua política de morte.

Nós, mulheres do PSOL, nas esferas do município, do estado e nacionalmente, sempre estivemos presentes nas lutas em defesa das nossas vidas e da vida de todas as mulheres. Nossa atuação se reflete desde o enfrentamento aos setores mais conservadores por dentro do parlamento, diante de nossa bancada feminista, como por fora dele, expressivamente nas ruas, desde a fundação do nosso partido. Organizamos campanhas, debates e diversos atos país afora. Nos comprometemos diariamente com a construção de uma nova sociedade, anticapitalista, e que necessariamente perpassa pela construção de um movimento feminista forte, e capaz de denunciar e fazer os devidos enfratamentos da violência heteropatriarcal, capitalista e racista de onde quer que ela venha.

Diante disso, é com muita revolta que presenciamos um filiado do nosso partido, mesmo que não militante e não atuante em nossas instâncias, sacar uma arma em direção ao movimento de mulheres que participava do último ato do agosto lilás. É sintomático que em um ato de enfrentamento à violência contra as mulheres um homem se sinta encorajado a enfrenta-las, armado. As imagens que estão nas mídias sociais mostram nitidamente que tenta avançar com sua moto em cima de mulheres e crianças que carregavam apenas faixas e cartazes. O mesmo saca uma arma e vai até as manifestantes apontando em direção à elas que, incrédulas, correm, gritam e pedem respeito. Uma manifestação construída por mulheres pelo fim do feminicídio foi brutalmente atacada por um homem com uma arma!

Grupo Proteg emite nota oficial e diz que identificará se homem que sacou arma para mulheres no Alecrim é funcionário da empresa

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês